Lista de textos sobre doenças infectocontagiosas, tais como doenças provocadas por bactérias, vírus, fungos e parasitos.
Doenças infecciosas são condições causadas por microrganismos patogênicos, como vírus, bactérias, fungos ou parasitas, que invadem o corpo humano e comprometem sua saúde.
O médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças infectocontagiosas é o infectologista.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Infectologia
A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.
Apesar das taxas de vacinação ainda serem altas na maioria dos países, é cada vez maior o número de pessoas que dizem achar que as vacinas não são seguras.
Verminose ou parasitose intestinal é a condição na qual um parasito invade o sistema gastrointestinal e fica aderido à parede dos intestinos, passando a viver, se alimentar e se reproduzir.
A impinge, também chamada de impigem, Tínea ou Tinha, é o nome popular para as dermatofitoses, um grupo de micoses que podem acometer pele, unhas e cabelos.
Entre os pacientes que desenvolvem sintomas da COVID-19, a grande maioria apresenta um quadro brando, com sintomas leves que podem ser controlados no próprio domicílio.
A psitacose, também chamada de febre dos papagaios, ornitose ou clamidiose, é uma infecção provocada pela bactéria Chlamydia psittaci, que costuma provocar sintomas como febre, tosse e dor de cabeça.
O vírus do molusco contagioso tem o ser humano como único hospedeiro e provoca lesões de pele características, que consistem em pápulas múltiplas, arredondadas, rosadas, com cerca de 2 a 5 mm de diâmetro
O percevejo de cama é um minúsculo inseto parasita, de formato oval e cor acastanhada, que se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos.
O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas, também chamada de onicomicose.
Na maioria dos casos, a esporotricose atinge apenas a pele, o tecido subcutâneo e a cadeia de linfonodos ao redor da lesão inicial, mas em pacientes com algum grau de imunossupressão, o fungo pode também invadir órgãos internos, como articulações e sistema nervoso central.
A gripe é uma infecção aguda do trato respiratório superior provocada pelo vírus influenza, que ocorre em surtos e epidemias em todo o mundo, principalmente durante o inverno.
A nitrofurantoína é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite.
Virose é um termo pouco específico, que significa doença viral ou infecção provocada por um vírus. Se formos interpretar a expressão virose ao pé da letra, estaremos diante de um gigantesco grupo de doenças que engloba centenas de infecções virais diferentes, desde as mais simples, como resfriados e verrugas de pele, até as mais graves, como AIDS, raiva, hepatite e ebola.
Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
As complicações mais frequentes das mordidas de cães são a infecção bacteriana da ferida provocada ou a lesão traumática da pele, músculos, vasos, nervos e dos tendões, principalmente quando a mordida é provocada por cães grandes e com músculos maxilares fortes, tais como Pitbull, Rottweiler, Mastim, Pastor Alemão e Fila brasileiro.
Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.
O eritema infeccioso é provocado por um vírus chamado Parvovírus B19, motivo pelo qual ele também pode ser chamado de parvovirose. A doença também é conhecida por outros nomes, sendo os mais comuns, quinta moléstia ou síndrome da face esbofetada.
A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção potencialmente grave, provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila.
De um modo geral, a pneumonia não é uma doença contagiosa. Entretanto, existem exceções. Há alguns tipos especiais que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, como as de origem viral e algumas formas de pneumonia bacteriana.
A hidradenite supurativa, também conhecida por hidrosadenite ou acne inversa, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios, que, muitas vezes, são equivocadamente diagnosticados como furúnculos ou espinhas grandes.
Enquanto a AIDS é um quadro de imunodeficiência, resultado de anos de destruição do sistema imunológico pelo vírus HIV, a síndrome retroviral aguda é provocada pela rápida multiplicação do HIV nos primeiros dias de contaminação.
O Fluconazol é um medicamento muito usado para o tratamento das micoses, especialmente aquelas provocadas pelas espécies do fungo Candida e as dermatofitoses, como frieiras, micose de unha ou micose na virilha.
O cloridrato de ciprofloxacino (ciprofloxacina) é um antibiótico da família das quinolonas, que é também é composto pelos antibióticos: norfloxacino, ofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, gatifloxacino e gemifloxacino.
Amebíase é o nome da doença causada pela ameba Entamoeba histolytica, um protozoário que pode causar graves sintomas gastrointestinais, como diarreia sanguinolenta e abscesso no fígado.
A oxiuríase é uma parasitose cujo principal sintoma é a uma coceira anal, geralmente intensa e com predomínio noturno, o que costuma atrapalhar o sono dos indivíduos acometidos.
A tinea cruris, também conhecida como micose da virilha ou coceira de jóquei, é uma infeção por fungo extremamente comum. Essa micose pertence a um grupo de infecções fúngicas da pele chamado tinea ou dermatofitoses, que são provocadas pelos fungos dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton.
As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.
A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.
Neste artigo vamos abordar os mais comuns sinais e sintomas da tuberculose pulmonar e da tuberculose extrapulmonar. Como a forma pulmonar é a mais habitual, daremos ênfase aos seus sintomas.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), também chamadas de doenças venéreas, são um importante problema de saúde pública em todos os países. Existem diversos tipos diferentes de DST, algumas mais graves, outras mais brandas.
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus herpes simplex, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas e úlceras dolorosas na região genital.
Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. A otite pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.
Apesar de ser muito grave, o tétano pode ser facilmente prevenido através da vacina. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem essa infecção.
Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso, chamamos de endocardite infecciosa; se o agente infeccioso for uma bactéria, o nome mais correto é endocardite bacteriana.
Um paciente só é considerado como portador de AIDS quando o vírus HIV tiver atacado e destruído uma quantidade tão grande de linfócitos, que o sistema imunológico já encontra-se debilitado.
O vírus Influenza A (H1N1) circula no mundo desde, pelo menos, o início do século XX, tendo sido ele o responsável por grandes epidemias de gripe do passado, como a famosa gripe espanhola de 1918, que levou ao óbito cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria.
A rubéola é uma infecção viral, altamente contagiosa, que costuma surgir na infância. A infecção tem habitualmente um curso benigno, mas quando adquirida durante a gravidez pode causar sérias complicações para o feto em formação.
Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.