Navegando pela Categoria

Farmacologia

VACINAS CAUSAM AUTISMO?

Apesar das taxas de vacinação ainda serem altas na maioria dos países, é cada vez maior o número de pessoas que dizem achar que as vacinas não são seguras.

VACINAS COM ALUMÍNIO SÃO PERIGOSAS?

O que é um adjuvante imunológico? O adjuvante imunológico é um ingrediente usado em algumas vacinas com intuito de criar uma resposta imunológica mais forte, rápida e duradoura, aumentando, assim, a sua eficácia. Em outras palavras, os adjuvantes ajudam as vacinas a funcionar melhor. A maioria das vacinas desenvolvidas atualmente inclui…

O Que Fazer Quando Se Vomita Após Tomar Remédio?

Introdução Os remédios por via oral, sejam eles em forma de comprimidos, cápsulas ou xarope, são uma das formas mais confortáveis para tratar os pacientes, principalmente quando lembramos que as outras opções quase sempre envolvem agulhas e, em alguns casos, supositórios. Pouquíssimos são os medicamentos que possuem uma apresentação em pomadas…

TESTOSTERONA – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Grande parte das características que fazem um macho da espécie humana ter a aparência de um homem vem da ação da testosterona no organismo, incluindo a maior presença de pelos pelo corpo, voz mais grossa, maior massa muscular, maior estatura, desenvolvimento do pênis e dos testículos, etc.

EFEITO PLACEBO – O que é, causas e utilidades

O que é um placebo? Placebo é o nome dado à qualquer forma de tratamento médico que parece ser real, mas que, na verdade, não possui nenhuma propriedade química desenvolvida especificamente para causar melhora clinica nos pacientes. De forma mais simples, podemos dizer que o placebo é um falso tratamento. Qualquer…

MELATONINA – O que é, como tomar e efeitos colaterais

O que é a melatonina? A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. Essa substância age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e…

BEBIDA ALCOÓLICA COM ANTIBIÓTICOS – Quais são os riscos?

Posso beber se estiver tomando antibióticos? Todo mundo já ouviu falar que não devemos consumir bebidas alcoólicas se estivermos tomando algum tipo de antibiótico. Entre os propagados motivos para que essa combinação seja evitada estão a perda de eficácia do antibiótico, o aumento da toxicidade do álcool, a ocorrência de efeitos colaterais e…

ANTIBIÓTICOS CORTAM O EFEITO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL?

Antibióticos e anticoncepcionais Durante muito tempo os antibióticos foram considerados os grandes vilões das mulheres que tomavam a pílula anticoncepcional. A falta de estudos científicos desenvolvidos exclusivamente para pesquisar a interação entre antibióticos e a pílula, associado a relatos pontuais de falha dos anticoncepcionais orais após…

ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ – Quais a grávida pode tomar?

Introdução Mulheres grávidas podem tomar antibióticos? Existem antibióticos seguros durante a gestação? O que fazer quando a grávida tem uma infecção e precisa de tratamento? Com o aumento da prevalência das doenças crônicas e a expansão do arsenal de antibióticos para tratar infecções, é cada vez mais comum o uso de remédios durante a…

Inibidores da Bomba de Próton: Omeprazol, Pantoprazol…

O que é um inibidor da bomba de próton? Medicamentos como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e similares fazem parte do grupo dos inibidores da bomba de próton (IBP), também chamados de anti-ulcerosos, muito utilizados no tratamento de distúrbios do estômago e do esôfago, tais como gastrites, úlcera péptica e refluxo gastroesofágico. Mas o…

10 EFEITOS ADVERSOS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

Introdução A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral, é um método contraceptivo muito confiável, com uma taxa de sucesso ao redor dos 99%. Além de impedir a gravidez, os anticoncepcionais também são benéficos em outras situações, como no tratamento do hiperandrogenismo (excesso de hormônio masculino), da dismenorreia…

COCAÍNA E CRACK – Efeitos e complicações

Introdução A cocaína, cujo nome químico é benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico, é uma substância alcalóide (de caráter alcalino, ou seja, o oposto de ácido) extraída das folhas da Erythroxylum coca, um arbusto muito comum nas montanhas das regiões andinas da América do Sul. Os três países que mais produzem cocaína no mundo são, em…

Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II

O que são os medicamentos IECA e ARA II? O medicamentos anti-hipertensivos das classes dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e os antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II) estão entre os mais utilizados para o tratamento da hipertensão arterial. Entre os medicamentos que fazem parte de ambas as…

Antidepressivos (ISRS) – Escitalopram, Fluoxetina, Sertralina…

O que é um antidepressivo? O antidepressivo é um medicamento de origem psiquiátrica indicada no tratamento dos transtornos do estado do ânimo e do humor. Ao contrário do que o seu nome sugere, os antidepressivos não servem apenas para tratar a depressão; eles também podem ser usados em outros distúrbios psiquiátricos, tais como transtorno…

CREATINA FAZ MAL À SAÚDE?

A creatina é provavelmente o suplemento nutricional para melhorar desempenho mais popular no mundo. Estudos mostram que a substância é eficaz e o melhora o treinamento e o desempenho de exercícios de curta duração e alta intensidade.

CORTICOIDES – Tipos, Para que Serve e Efeitos Colaterais

O que são os corticoides? Os glicocorticoides, também chamados de corticoides ou corticosteroides, são fármacos poderosos, derivadas do hormônio cortisol, produzido pela glândula suprarrenal. Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos…

VITAMINAS – O que são, mitos, carência e superdosagem

O que são as vitaminas? Chamamos de vitaminas o grupo de compostos químicos orgânicos que são essenciais à vida, mas que o nosso organismo não consegue sintetizar em quantidades suficientes, sendo necessária a sua obtenção através de alimentos, de origem animal ou vegetal. As vitaminas são necessárias em pequenas quantidades para o…

REMÉDIOS QUE FAZEM MAL AOS RINS

Apesar de serem um dos principais responsáveis pela "limpeza" do sangue, os próprios rins podem sofrer efeitos adversos de algumas toxinas que eles depuram.

Posso misturar álcool com remédios ou energéticos?

Introdução O uso de remédios junto com álcool é reconhecidamente danoso, mas por incrível que pareça, essa associação ainda é extremamente comum por parte da população. A associação de bebidas alcoólicas com medicamentos pode levar a efeitos colaterais graves, inclusive com risco de morte. O álcool pode tanto potencializar os efeitos de um…

Interações medicamentosas da pílula anticoncepcional

Introdução O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais…

DIURÉTICOS – O que são, como funcionam e indicações

O que é um diurético? Diurético é qualquer substância que promova a diurese, ou seja, que aumente o volume de urina produzida. Existem remédios diuréticos e existem substâncias que podem ter efeito diurético, tais como a cafeína, álcool, chá verde e chá preto. Os diuréticos são uns fármacos mais utilizados na medicina, sendo…

Diferenças entre antibiótico e anti-inflamatório

Antibióticos e anti-inflamatórios são drogas distintas, mas que, por terem nome semelhantes, causam uma tremenda confusão nos pacientes. É muito comum o indivíduo estar tomando um anti-inflamatório e pensar que está sendo tratado com antibiótico e vice-versa.

MACONHA – Principais efeitos no organismo

Introdução A marijuana ou maconha é uma droga produzida a partir da planta da espécie Cannabis sativa. A substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). O THC pode ser consumido através do fumo, da inalação, por via oral ou até intravenoso. A biodisponibilidade do THC quando fumado é de cerca de 20%,…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ok Saiba mais