Onde fica o apêndice?

1.

Posicionamento no Abdômen:

O apêndice é uma pequena estrutura tubular localizada na parte inferior direita do abdômen. Mais especificamente, ele se conecta ao ceco, que é a primeira parte do cólon. O local exato do apêndice pode variar entre indivíduos. A posição mais comum é chamada de posição retrocecal, onde o apêndice está localizado atrás do ceco.

Localização do apêndice

2.

Estrutura do Apêndice:

O apêndice é um pequeno tubo com um comprimento que varia de alguns centímetros a cerca de 10 centímetros. Ele tem uma luz interna, que se comunica com o ceco. A parede do apêndice contém tecido linfático, que desempenha um papel no sistema imunológico.

Estrutura do apêndice

3.

Função do Apêndice:

A função exata do apêndice humano ainda é objeto de pesquisa. Ele contém tecido linfático, sugerindo um papel no sistema imunológico, especialmente em idades mais jovens. Outras teorias sugerem que ele possa ter um papel na manutenção da flora intestinal.

Apêndice

4.

Apendicite:

A apendicite é a inflamação do apêndice. Quando inflamado, o apêndice pode causar dor severa no quadrante inferior direito do abdômen, além de outros sintomas como febre, náusea e vômito.

Foto real do apêndice

Onde fica o baço?

1.

Posicionamento no Abdômen:

O baço é órgão de 10 a 12 cm de comprimento, localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen. Ele se situa imediatamente abaixo do diafragma e ao lado do fundo do estômago.

Onde fica o baço

2.

Relações com Outros Órgãos:

O baço está intimamente associado a outros órgãos do abdômen:

  • Ele se encontra ao lado e atrás do estômago, abaixo do diafragma e do pulmão esquerdo, próximo à cauda do pâncreas e acima do ângulo esplênico do cólon.
Onde fica o baço

3.

Funções do Baço:

O baço faz parte do sistema linfático. Entre suas várias funções, destacam-se:

  • Filtragem do Sangue: O baço desempenha um papel crucial na filtragem e purificação do sangue, removendo células sanguíneas velhas ou danificadas.
  • Função Imunológica: O baço também é um órgão importante do sistema imunológico, produzindo linfócitos e ajudando a combater infecções.
Sistema linfático e baço

Onde fica o estômago?

1.

Posicionamento no Abdômen:

O estômago está localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen, principalmente sob as costelas. Ele fica entre o esôfago e o intestino delgado.

Localização do estômago

2.

Relações com Outros Órgãos:

O estômago está localizado abaixo do diafragma e adjacente ao baço. O pâncreas fica atrás do estômago, e parte do fígado está situada acima dele, à direita. O duodeno, a primeira parte do intestino delgado, começa no final do estômago.

Localização do estômago

3.

Estrutura do Estômago:

  • O estômago é dividido em diferentes áreas: cárdia (onde o alimento entra a partir do esôfago), fundo (parte superior arredondada), corpo (área principal), e antro e piloro (áreas que conduzem ao intestino delgado).
Partes do estômago

4.

Funções do Estômago:

  • O estômago desempenha um papel crucial na digestão, começando a quebra física e química dos alimentos.
  • Ele secreta ácido gástrico e enzimas que iniciam a digestão de proteínas.
  • O estômago também mistura os alimentos com sucos gástricos para formar uma mistura líquida conhecida como quimo, que é então movida para o intestino delgado.
Suco gástrico

Onde fica o fígado?

1.

Posicionamento no Abdômen:

O fígado está localizado na cavidade abdominal, mais precisamente no quadrante superior direito. Ele ocupa uma posição predominante na região sob o diafragma, o que significa que ele fica logo abaixo da caixa torácica.

Onde fica o fígado

2.

Divisão em Lobos:

Anatomicamente, o fígado é dividido em dois lobos principais – o lobo direito e o lobo esquerdo. O lobo direito é muito maior e ocupa a maior parte do espaço sob as costelas direitas.

Lobos do fígado

3.

Relações com Outros Órgãos:

O fígado está em contato íntimo com outros órgãos abdominais. Por exemplo, a vesícula biliar, responsável por armazenar a bile produzida pelo fígado, está localizada na parte inferior do lobo direito do fígado. O estômago e o intestino delgado estão localizados à esquerda e abaixo do fígado. Já o pulmão direito e o coração ficam logo acima.

Relação do fígado com outros órgãos

4.

Vascularização:

O fígado tem uma vascularização única, recebendo sangue tanto da veia porta hepática (que traz sangue rico em nutrientes do trato gastrointestinal) quanto das artérias hepáticas (que fornecem sangue oxigenado).

Veia porta

Onde fica o pâncreas?

1.

Posicionamento no Abdômen:

O pâncreas é um órgão alongado localizado na parte posterior do abdômen, atrás do estômago. Ele se estende transversalmente na cavidade abdominal, desde o duodeno (a primeira parte do intestino delgado) até o baço.

2.

Divisão Anatômica:

Anatomicamente, o pâncreas é dividido em três partes principais:

  • Cabeça: Localizada no lado direito, a cabeça do pâncreas está encaixada na curva do duodeno.
  • Corpo: A parte central do pâncreas, que se estende para a esquerda.
  • Cauda: A extremidade esquerda do pâncreas, que se aproxima do baço.
Corpo, cabeça e cauda do pâncreas.

3.

Relações com Outros Órgãos:

O pâncreas está intimamente relacionado com vários órgãos e estruturas importantes. Está situado atrás do estômago e abaixo do fígado. A cabeça do pâncreas encontra-se encostada ao duodeno e sua cauda está próxima do hilo do baço.

Relação do pâncreas com outros órgãos

4.

Funções do Pâncreas:

  • Função Exócrina: Produção de enzimas digestivas que são secretadas no duodeno para auxiliar na digestão de alimentos.
  • Função Endócrina: As ilhotas de Langerhans no pâncreas produzem hormônios importantes, como a insulina e o glucagon, que regulam o metabolismo da glicose no corpo.
Funções do pâncreas

Onde fica a próstata?

1.

Posicionamento no Abdômen:

A próstata é uma glândula que só existe no sexo masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a parte inicial da uretra, que é o tubo responsável pela drenagem da urina da bexiga para fora do corpo.

Onde fica a próstata?

2.

Relações com Outros Órgãos:

A próstata está situada perto da bexiga, de forma que o início da uretra passa pelo seu interior.

O reto está localizado diretamente atrás da próstata, o que permite que ela seja palpada através do exame de toque retal.

Localização da próstata

3.

Tamanho Normal:

A próstata em um adulto jovem tem o tamanho de uma noz, com um volume médio de 20 a 30 cm3. Em termos de dimensões, uma próstata normal tem cerca de 3 cm de altura, 4 cm de largura e 2 cm de profundidade. É importante ressaltar que a próstata pode aumentar com a idade, especialmente após os 50 anos, em um processo chamado hipertrofia benigna da próstata.

Tamanho da próstata

4.

Hipertrofia da Próstata:

Como a uretra passa pelo interior da próstata, quando esta encontra-se muito hipertrofiada ou inchada, pode haver uma constrição da uretra, impedindo a passagem natural da urina e o esvaziamento da bexiga.

Hipertrofia da próstata

Onde ficam os rins?

1.

Posicionamento no Abdômen:

Os rins estão localizados na parte posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral. Eles ficam na região conhecida como retroperitônio, que é a área atrás do peritônio (a membrana que reveste a cavidade abdominal). Os rins se situam na altura entre as últimas vértebras torácicas (T12) e as primeiras vértebras lombares (L3). O rim direito geralmente fica um pouco mais baixo do que o esquerdo.

Onde ficam os rins

2.

Estrutura dos Rins:

Cada rim tem a forma de um feijão, com a parte côncava voltada para o interior, onde entram e saem a artéria renal, a veia renal e o ureter. O rim tem uma cápsula externa, uma área cortical e uma medular interna. No centro do rim, está o sistema coletor, que inclui as pirâmides renais e a pelve renal.

Estrutura dos Rins

3.

Vascularização Renal:

Os rins recebem um suprimento sanguíneo rico em oxigênio e nutrientes através das artérias renais, que se originam diretamente da aorta. As veias renais drenam o sangue filtrado de volta para a veia cava inferior.

Veia e artéria renal

4.

Estruturas Microscópicas:

As néfrons são as unidades funcionais dos rins. Cada rim contém cerca de um milhão de néfrons. Cada néfron é composto por um glomérulo e seu túbulo renal associado. Os glomérulos são responsáveis pela filtragem inicial do sangue. Quando o sangue passa através dos glomérulos, substâncias como água, sais, glicose e resíduos são filtradas para fora do sangue em direção aos túbulos renais e, posteriormente, eliminados em forma urina.

Glomérulo

Em construção
Em construção
Em construção
Em construção