Dermatologia

Lista de artigos sobre a especialidade Dermatologia – principais doenças de pele e condições estéticas


O que é o médico dermatologista?

Dermatologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas à pele e aos anexos cutâneos (unhas, pelos, mucosas e cabelos). Já dermatovenerologia é uma especialidade dentro da dermatologia que lida com as infecções sexualmente transmissíveis.

Dermatite de estase

Dermatite de estase

Tínea corporis

Impinge (tínea): causas, sintomas e tratamento

A impinge, também chamada de impigem, Tínea ou Tinha, é o nome popular para as dermatofitoses, um grupo de micoses que podem acometer pele, unhas e cabelos.
Psoríase

Fotos de psoríase (todos os tipos)

A psoríase é uma doença de origem autoimune que surge quando o ciclo de vida das células da pele fica muito acelerado, resultando em um rápido acúmulo de células mortas da pele.
Coceira anal

Coceira no ânus: 12 causas, prevenção e tratamento

O prurido anal é um quadro bastante comum que costuma provocar muito incômodo e embaraço. A coceira no ânus é um sintoma, não uma doença em si.
eczema

6 tipos de eczema: causas, sintomas e tratamento

Eczema ou dermatite são os termos usados para descrever um grupo de doenças dermatológicas que provocam inflamação ou irritação da pele.
Eczema numular

Eczema numular: causas, sintomas e tratamento

O eczema numular, também chamado de dermatite numular ou eczema discoide, é uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada por lesões avermelhadas múltiplas, pruriginosas e de forma ovalada ou arrendondada, envolvendo as extremidades e/ou o tronco.
Desidrose

Disidrose (eczema disidrótico)

A disidrose, também conhecida como eczema disidrótico, é uma doença de pele caracterizada por uma erupção em formas de vesículas (pequenas bolhas com líquido no interior), que coçam bastante e costumam se localizar nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Molusco contagioso

Molusco contagioso: sintomas, causas e tratamento

O vírus do molusco contagioso tem o ser humano como único hospedeiro e provoca lesões de pele características, que consistem em pápulas múltiplas, arredondadas, rosadas, com cerca de 2 a 5 mm de diâmetro
percevejo

Percevejo de cama: sintomas, imagens e tratamento

O percevejo de cama é um minúsculo inseto parasita, de formato oval e cor acastanhada, que se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos.
Terbinafina

Cloridrato de Terbinafina: remédio para micoses (bula)

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas, também chamada de onicomicose.
Esporotricose

Esporotricose: causas, sintomas e tratamento

Na maioria dos casos, a esporotricose atinge apenas a pele, o tecido subcutâneo e a cadeia de linfonodos ao redor da lesão inicial, mas em pacientes com algum grau de imunossupressão, o fungo pode também invadir órgãos internos, como articulações e sistema nervoso central.
Rash pruriginoso

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam

Neste artigo nos vamos falar sobre as 8 causas mais comuns de rash pruriginoso, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam coceira.
Rash e febre

12 causas de febre e manchas vermelhas na pele

Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.
Eritrema infeccioso

Eritema infeccioso: sintomas e tratamento

O eritema infeccioso é provocado por um vírus chamado Parvovírus B19, motivo pelo qual ele também pode ser chamado de parvovirose. A doença também é conhecida por outros nomes, sendo os mais comuns, quinta moléstia ou síndrome da face esbofetada.
Lipoma

Lipoma: o que é, sintomas, tratamento, risco de virar câncer

Os lipomas costumam crescer no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele, formando uma protuberância arredondada (um caroço embaixo da pele) que é visível e palpável.
Queloide

Tratamento do queloide e da cicatriz hipertrófica

O queloide é uma forma anormal e esteticamente indesejada de cicatrização da pele, caracterizada por ser uma cicatriz exuberante, grossa, com relevo e de cor avermelhada.
Hidradenite

Hidradenite: sintomas, causas e tratamento

A hidradenite supurativa, também conhecida por hidrosadenite ou acne inversa, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios, que, muitas vezes, são equivocadamente diagnosticados como furúnculos ou espinhas grandes.
Picada de abelha

Picada de abelha ou vespa – sintomas e tratamento

A picada da abelha é incômoda e dolorosa, mas não evolui além disso. A exceção ocorre nos pacientes que são alérgicos ao veneno das Hymenoptera, ordem que engloba as famílias das abelhas e vespas.
Roacutan

Roacutan (isotretinoína) para acne

A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é um medicamento que deve ser administrado com precaução, devido aos seus múltiplos efeitos colaterais possíveis e ao seu risco de provocar má-formações fetais.
Rosácea

Rosácea (acne rosácea): tipos, causas e tratamento

A rosácea é uma doença inflamatória da pele, crônica, sem cura e que afeta predominantemente os adultos. A doença relativamente é comum e está presente em cerca de 16 milhões de pessoas só nos EUA.
Micose virilha

Micose na virilha (tinea cruris): sintomas e tratamento

A tinea cruris, também conhecida como micose da virilha ou coceira de jóquei, é uma infeção por fungo extremamente comum. Essa micose pertence a um grupo de infecções fúngicas da pele chamado tinea ou dermatofitoses, que são provocadas pelos fungos dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton.
Vitiligo

Vitiligo: causas, sintomas e tratamento

O vitiligo é uma doença de origem imunológica que acomete cerca de 1% da população mundial e causa progressiva despigmentação da pele.
Melasma

Melasma: causas, sintomas e tratamento

O melasma, também chamado de cloasma, é um tipo de mancha amarronzada ou escurecida que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face.
Botox

Botox: uso cosmético e terapêutico

O Botox® é a marca comercial e farmacêutica mais famosa da neurotoxina botulínica A, uma proteína tóxica originalmente produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Calvície

Calvície (queda de cabelo): causas e tratamento

Muitas pessoas acham que a calvície é um problema exclusivo dos homens, mas, na verdade, a perda definitiva de cabelos acomete mulheres na mesma proporção. A diferença é que, como no sexo feminino a calvície costuma ser menos intensa e, portanto, mais discreta, ela é mais facilmente camuflável.
Rubéola

Rubéola: sintomas, diagnóstico e tratamento

A rubéola é uma infecção viral, altamente contagiosa, que costuma surgir na infância. A infecção tem habitualmente um curso benigno, mas quando adquirida durante a gravidez pode causar sérias complicações para o feto em formação.