Fotos de larva migrans cutânea (bicho geográfico)

O que é larva migrans cutânea?

A larva migrans cutânea (bicho geográfico) é uma doença caracterizada pela formação de um trajeto cutâneo em forma de linhas, provocado pela invasão da pele por larvas de parasitos de cães ou gatos, especialmente Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.

Neste artigo vamos mostrar fotos das lesões provocadas pela larva migrans cutânea. Se você procura informações mais detalhadas sobre a doença, incluindo vias de transmissão, sintomas e tratamento, leia: O que é larva migrans (bicho geográfico)?

Imagens de larva migrans cutânea

Larva migrans
Larva migrans

Inicialmente, uma pápula avermelhada e pruriginosa pode se desenvolver no local de cada penetração das larvas. Se houver exposição a solo altamente contaminado, várias dezenas de pápulas pruriginosas podem se desenvolver.

Larva migrans cutânea
Larva migrans cutânea – Lesão avermelhada
Larva migrans cutânea
Larva migrans cutânea

Poucos dias depois da invasão da pele, rastros intensamente pruriginosos, elevados, de formato serpiginosos e coloração castanho-avermelhada vão surgindo à medida que as larvas migram a uma taxa de vários milímetros (até alguns centímetros) por dia.

Lesão serpiginosa da larva migrans cutânea
Lesão serpiginosa da larva migrans cutânea
Larva migrans no pé com múltiplos pontos de entrada
Larva migrans no pé com três pontos de entrada

As lesões têm aproximadamente 3 mm de largura e podem ter até 15 a 20 mm de comprimento. A larva geralmente está localizada 1 a 2 cm antes da erupção. Normalmente, uma a três lesões estão presentes.

Lesões serpiginosas costumam se desenvolver de dois a seis dias após a exposição, mas podem ocorrer semanas ou mesmo muitos meses após a invasão.

 Larva migrans cutânea na perna
Larva migrans cutânea na perna

A larva migrans cutânea acomete preferencialmente as solas dos pés e membros inferiores, por serem os locais com mais contato com o solo contaminado. Porém, qualquer local pode ser afetado, inclusive os olhos.

Larva migrans no abdômen
Larva migrans no abdômen
Larva migrans no olho
Larva migrans no olho
Larva migrans no dedo da mão
Larva migrans no dedo da mão
Larva migrans no braço
Larva migrans no braço
Larva migrans cutânea extensa no tronco
Larva migrans cutânea extensa no tronco (original: The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene 99, 2)

Referências


Este artigo foi útil?
SimNão