Movimentos fetais: quando sentirei o bebê chutando?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 17 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Quando o bebê começa a se mexer?

Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8.ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Sendo assim, na maioria das gravidezes, os primeiros movimentos fetais podem ser efetivamente percebidos pela mãe somente a partir da 18.ª semana de gestação, época em que o bebê já suficientemente grande.

Se a mãe for magra e já tiver tido outras gestações, ela pode começar a sentir o bebê se mexer um pouco antes, por volta da 16.ª semana.

Por outro lado, se a mãe tiver muita gordura abdominal, se for a primeira gravidez, ou se a placenta estiver posicionada na porção anterior do útero, os primeiros “chutes” do bebê podem surgir somente depois da 22.ª semana.

Sobre os sintomas de gravidez, leia também:

Como é a sensação do bebê mexendo?

Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais.

A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando. Outras descrições comuns incluem: “borboletas na barriga”, “palpitações no útero”, “tremores internos”, “algo rolando dentro da barriga”, “contrações nervosas”, “frio na barriga” ou “peixes nadando”.

Conforme o bebê vai ficando maior, mais forte e mais ativo, você não terá mais dúvidas quando ele estiver se mexendo e começará a sentir os “chutes”, que são movimentos bruscos que distendem a parede do útero.

A partir da 25.ª semana, outras pessoas podem conseguir sentir os movimentos também. Basta pôr as mãos na barriga e esperar.

No terceiro trimestre (28.ª semana em diante), você não só sentirá, como pode até mesmo ver através da barriga o bebê se mexendo e se esticando. Nessa fase, como a parede abdominal está toda esticada pelo aumento do tamanho do útero, qualquer movimento mais brusco do bebê pode ser facilmente notado.

Até quando é normal não sentir o bebê se mexer?

Na primeira gravidez, é possível que você só note os primeiros movimentos lá para 24.ª semana. Isso é especialmente comum se a gestante tiver sobrepeso ou for obesa.

Também é importante destacar que, muitas vezes, a grávida já está sentindo o bebê se mexer, mas ela confunde os movimentos com gases intestinais.

Até a 24.ª semana de gravidez, se estiver tudo normal nos exames do pré-natal, incluindo a ultrassonografia fetal, você não precisa se preocupar se não estiver sentido o bebê se mexer.

Quantas vezes por dia é normal o bebe se mexer?

O bebê não se mexe a toda hora, mas o normal é senti-lo mexer várias vezes ao longo do dia. Não há um número específico de movimentos considerados normais para você poder ficar contando. Cada bebê tem suas características.

Portanto, durante a gravidez, você precisa reconhecer o padrão individual de movimentos do seu bebê. Uma nítida redução ou uma mudança prolongada no padrão pode ser sinal de algum problema.

O número de movimentos tende a aumentar até as 32 semanas de gestação e, em seguida, fica mais ou menos estável até próximo do parto.

Os movimentos costumam cessar quando o bebê dorme, fato que costuma durar de 20 a 40 minutos. Raramente a soneca do bebê demora mais que 90 minutos.

O bebê costuma estar mais ativo à noite, principalmente entre as 9 horas da noite e as 2 horas da madrugada.

Quando o bebê está acordado, ele se mexe cerca de 30 vezes por hora, mas nem todos os movimentos são perceptíveis.

No segundo e terceiro trimestres, estudos com ultrassonografia mostraram que os bebês apresentam uma ampla gama de movimento, incluindo flexões do tronco, soluços, rotações do corpo, alongamentos, movimentos dos membros, movimentos de sucção, protusão da língua, movimentos da cabeça, abertura e fechamento das mãos, etc.

Dos movimentos detectados pela ultrassonografia, aproximadamente 50% dos movimentos isolados dos membros e 80% dos movimentos envolvendo o tronco e um dos membros foram percebidos pela mãe.

Quais fatores podem afetar a minha capacidade de sentir os movimentos fetais?

Se você estiver ocupada ou trabalhando ao longo do dia, é possível que os movimentos passem despercebidos. Na dúvida, para confirmar que o bebê está se mexendo normalmente, você precisa relaxar e ficar pelo menos uns 30 minutos em repouso, com a barriga para cima e atenta.

Há outros fatores que podem fazer com que os movimentos do bebê fiquem menos perceptíveis, sem que isso necessariamente indique algum problema.

Por exemplo, se a sua placenta estiver na parte anterior do útero (na parte da frente do seu útero), ela pode agir como uma almofada a abafar os movimentos do bebê. Situação semelhante pode ocorrer quando o dorso do seu bebê estiver encostado na frente do seu útero, pois os braços e as pernas dele estarão longe da sua barriga.

Quando devo me preocupar?

A partir da 28.ª semana de gestação, a gestante já consegue ter uma ideia do padrão normal de movimentos do seu bebê.

Se você notar uma alteração no padrão normal, deite-se de barriga para cima, comece a marcar o tempo e a contar os movimentos. Se você não sentir pelo menos 10 movimentos no intervalo de 2 horas, procure o seu obstetra.

Em geral, quando está tudo bem, a gestante consegue contar 10 movimentos em apenas 30 minutos. Mas alguns bebês podem ser naturalmente mais “preguiçosos”.

Existem aplicativos para smartphones que ajudam as gestantes a contar os movimentos do feto. Se você souber qual é o padrão normal do seu bebê, fica mais fácil e rápido identificar quando algum problema surge.

O que pode significar redução dos movimentos fetais?

Até 40% das mães referem redução dos movimentos fetais em algum momento da gravidez. Na maioria dos casos, o quadro não é uma real redução dos movimentos, mas sim algo apenas transitório.

Uma real redução dos movimentos fetais é um sinal de problemas na gravidez e aumento do risco de morte para o bebê.

Cerca de 1 em cada 4 gravidezes que evoluem com redução dos movimentos fetais apresenta um dos seguintes problemas:

  • Restrição do crescimento fetal.
  • Feto com pequeno tamanho para a idade gestacional.
  • Insuficiência placentária.
  • Oligoidramnio (deficiência de líquido amniótico)
  • Ameaça de trabalho de parto prematuro.
  • Infecções intra-uterinas

Se você suspeita haver uma redução dos movimentos fetais, faça a contagem e entre imediatamente em contato com o seu obstetra. Não espere pelo dia seguinte para ver se vai melhorar.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


17 respostas para “Movimentos fetais: quando sentirei o bebê chutando?”

  1. Ester Jonas Marilela
    Tou com 7meses de gravidez mas meu bebé n mexe muito na barriga
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tente ficar em repouso e bem quieta durante vários minutos. Você deve conseguir sentir ele mexendo.
  2. Pâmela
    Não achei confiável essa fonte, eu sou gorda e sinto minha bebê mexer desde 14 semanas(ela apenas tremia ) agora com 20 semanas ela chutar abessa. Então tem haver com estar magra para sentir viu! Isso é um mito 😚
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pâmela, a gente fala sobre o que é habitual. Não é porque há uma exceção, que o habitual se torna inválido. Além disso, um feto de 14 semanas pesa em média 40 gramas. É muito pouco provável que um ser tão pequeno e leve seja capaz de “chutar” a ponto de ser sentido. Muito provavelmente o que você sentia não eram os chutes do bebê.
  3. Débora

    Estou com 23 semanas e 2 dias, mais sinto bem pouco os movimentos..parece q antes eu sentia mais e agora reduziu os movimentos, porque doutor? Ja era pramim está sentindo fortes movimento isso???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não necessariamente.
  4. Iris santos de jesus

    Eu sinto minha barriga e estresse mais já fiz dois teste de farmácia ir deu negativo ir fiz um de sangue deu negativo também,agora vou fazer um ultrassom

  5. Cintia Fraga Machado

    Tô com 3 meses de gravidez e não sinto meu bebê mexer ,sou mãe de primeira viagem tô preocupada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ainda é cedo. Só lá para o 4º ou 5º mês é que dá para notar claramente o bebê se mexendo.
  6. María Lúcia Silva dos Santos

    Gostaria de saber o sexo do bebê

  7. Adinalene

    Doutor, senti uma dor muito forte no pé da barriga. Estou com 19 semanas, e fiquei com a barriga dolorida, não houve sangramento e nem perda de líquido. Há motivo para me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Adinalene, é muito difícil pra mim, à distância, avaliar a gravidade da sua dor. Se não há outros sintomas e a dor passou, a princípio, parece não ser nada de mais. Mas se você conseguir falar com o seu obstetra, é mais seguro.
  8. Rayanne rego de assis

    Doutor! Me tire uma dúvida que tá me matando, recentemente fiz minha primeira ultrassom e descobri pela mesma que estou com 8 semanas, e sim eu já senti não um chute de um bebê já de tamanho considerável mas senti foi só duas vezes, e eu sou bem magrinha. Sendo que pela ultra eu estou com 2 meses completos porém pela calculadora fiz as contas a partir da minha DUM e o resultado foi que já estou na minha 10 semana. Ou seja já estou pra finalizar o meu 3° mês. A minha dúvida é a seguinte pra eu já ter sentido o BB da esses dois chutes eu devo me basear pela ultra ou pela calculadora? A detalhe essa é minha 3° gestação sendo um vivo e um aborto espontâneo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A idade gestacional estimada pela ultrassonografia costuma ser mais exata.
  9. Amanda
    Estou com três meses e meu bebê não mexe.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se estiver tudo bem com o pré-natal, não há motivo para se preocupar. Algumas mães só sentem o bebê se mexer lá para o quarto ou quinto mês de gravidez.