Quando Surgem os Primeiros Sinais de Gravidez?

Autor(a): Dr. Pedro Pinheiro

26 comentários

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Quando a gravidez começa a dar sintomas?

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Isso ocorre por dois motivos. O primeiro é o fato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide não ocorrer necessariamente no dia do ato sexual. Na maioria dos casos, a fertilização dá-se somente no segundo ou terceiro dia após a relação, mas é possível que ocorra até 5 dias depois.

Explicamos por que a fertilização do óvulo não costuma ocorrer no dia da relação sexual no artigo: Dicas Para Engravidar Mais Rápido Naturalmente.

Além da fecundação geralmente não ocorrer no dia da cópula, ela também é um evento silencioso, que não provoca sintomas. O que as mulheres podem sentir são alguns sintomas da própria ovulação, tais como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido, alterações no olfato e paladar, excesso de gases e alterações no muco vaginal. Mas a fecundação em si é assintomática.

O segundo motivo é o fato dos primeiros sinais e sintomas da gravidez surgirem apenas quando o embrião implanta-se no útero, evento que ocorre 1 a 2 semanas após o óvulo ter sido fertilizado. 

A partir da implantação, há um aumento significativo na produção de vários hormônios, incluindo estrogênio, progesterona, prolactina, hCG e testosterona. É essa “onda” hormonal a responsável por vários dos sintomas precoces da gravidez.

Portanto, os primeiros sintomas da gravidez só surgem, no mínimo, após duas semanas da relação sexual, o que equivale a 3ª ou 4ª semana de gravidez calculada através da data da última menstruação (DUM) (Se você não sabe como é calculado o tempo de gravidez, leia: Tempo de Gravidez – Calculadora Gestacional).

Implantação embrião

Sendo assim, se você teve relação desprotegida, nenhum sintoma que surja nos primeiros sete dias poderá ser atribuído a uma possível gravidez, simplesmente porque ainda não houve tempo para que o embrião provoque mudanças no seu organismo.

Da mesma forma, é pouco provável que você tenha sintomas de gravidez antes do atraso menstrual, que é um evento que costuma surgir cerca de 2 semanas após a fecundação. O atraso da menstruação costuma ser o primeiro sinal na maioria dos casos.

Na prática, o que ocorre é:

  • Na 3ª semana após a fecundação (5ª semana de gravidez pela DUM) cerca de 50% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
  • Na 4ª semana após a fecundação (6ª semana de gravidez pela DUM), cerca de 70% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
  • Na 6ª semana após a fecundação (8ª semana de gravidez pela DUM), cerca de 90% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.

Qual é o primeiro sinal de gravidez que aparece?

O primeiro sintoma de gravidez varia de gestante para gestante. O mais comum deles é o atraso menstrual, que surge antes de qualquer outro sinal em cerca de 30% das mulheres. 

Em 25% das gestantes, o primeiro sintoma é o enjoo, em 17% são as alterações nas mamas, em 8% é o cansaço e o excesso de sono, e em cerca de 3% é o sangramento de implantação, que é um pequeno sangramento vaginal que ocorre quando o embrião se implanta no útero.

Para informações mais detalhadas sobre os primeiros sintomas de gravidez, leia: Primeiros sinais e sintomas de gravidez.

Preciso esperar pelos sintomas para fazer o teste de gravidez?

Todos os testes de gravidez confiáveis se baseiam na detecção do hormônio hCG, que começa a ser produzido pelo embrião após a sua implantação no útero.

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados através dos testes de urina ou de sangue.

Portanto, se você acha que tem sintomas sugestivos de gravidez, mas a menstruação ainda não está atrasada, o ideal é esperar até pelo menos um dia de atraso menstrual.

Testes de gravidez feitos antes do atraso menstrual podem ter resultado falso-negativo. 

Explicamos com detalhes o diagnóstico da gravidez nos artigos:

Para mais informações sobre a gravidez, acesse nosso arquivo de textos sobre o assunto através do seguinte link: Gravidez.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

COMENTÁRIOS (por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta).
Temas relacionados
Tabela chinesa gravidez Tabela chinesa da gravidez de 2022 funciona?
Sintomas de gravidez 21 primeiros sintomas de gravidez (em ordem cronológica)
Álcool na gravidez Álcool na gravidez: existe limite seguro?
Diagnóstico de gravidez Diagnóstico de Gravidez (testes confiáveis)
Hiperemese gravídica Enjoos e vômitos na gravidez (e hiperemese gravídica)
Vacinas na gravidez Vacinas na gravidez: indicações e contraindicações
engravidar naturalmente Como Engravidar Mais Rápido (de forma natural)
Posso estar grávida? Posso ter engravidado? [Perguntas & Respostas]
Como saber gravidez Como posso saber se estou grávida?
Gravidez ou menstruação Tenho sintomas de menstruação ou gravidez?
Atraso menstrual 15 Causas comuns de menstruação atrasada
Estrias na gravidez Estrias na gravidez: tratamento e prevenção
Pseudociese O que é pseudociese (gravidez psicológica)?
Beta HCG Exame Beta hCG (teste de gravidez quantitativo)
gravidez ectópica Gravidez Ectópica: fatores de risco e sintomas
Calendário da gravidez Calendário e Calculadora de Idade Gestacional
Ultrassom obstétrico Ultrassom na gravidez: quando fazer e para que serve
Sono na gravidez Cansaço e excesso de sono na gravidez