Ginecologia

Arquivo com todos os textos sobre ginecologia publicados no site mdsaude.com

O que é Ginecologia?

Ginecologia é uma palavra de origem grega que significa estudo da mulher (gyne – mulher) + (logia – estudo).

A ginecologia é, portanto, a área da medicina dedicada às condições exclusivas do sexo feminino, como as doenças da mama e do sistema reprodutor feminino, compostos pelos ovários, trompas, útero, vagina e vulva.

O médico formado em ginecologia é o ginecologista.

Menopausa

Menopausa: o que é, sintomas e tratamento

O que é a menopausa? A menopausa natural é definida como o fim permanente dos períodos menstruais, diagnosticada retrospectivamente após uma mulher já estar há pelo menos 12 meses seguidos sem menstruar, sem qualquer outra causa patológica ou fisiológica óbvia que justifique o quadro. A menopausa ocorre devido à depleção dos óvulos (insuficiência ovariana) e…

Continue lendo
candidíase vaginal

Candidíase vaginal: sintomas e tratamento

O que é candidíase vaginal? A candidíase vaginal, também chamada monilíase vaginal, é uma infecção ginecológica provocada pelo fungo Candida albicans. Essa micose é tão comum que 3 em cada 4 mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase vaginal ao longo da vida. A Candida albicans provoca um quadro de inflamação na vagina e…

Continue lendo
Interações da pílula

Interações entre remédios e anticoncepcionais

Introdução O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no…

Continue lendo
Gonorreia

Gonorreia: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

O que é a gonorreia? A gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível) provocada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo. O gonococo poder ser transmitido de uma pessoa para outra através do sexo desprotegido. Indivíduos com vários parceiros sexuais ou pessoas que não usam preservativos são aqueles que correm maior risco…

Continue lendo
Diagnóstico de gravidez

Diagnóstico de Gravidez (testes confiáveis)

O diagnóstico de uma gravidez é feito habitualmente através de análises laboratoriais, tanto na urina como no sangue. Dados da história clínica e do exame físico até ajudam na suspeita, mas sozinhos não são suficiente para estabelecer o diagnóstico.

Continue lendo
HPV

Relação entre HPV e câncer do colo do útero

Introdução O câncer do colo do útero, também chamado de câncer de colo uterino, câncer de cérvix uterino ou câncer cervical, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo feminino, perdendo apenas para o câncer de mama. Mais de 90% das neoplasias malignas do colo do útero são causados pelo vírus HPV, uma…

Continue lendo
TPM

Tensão pré-menstrual (TPM): o que é, causas e tratamento

O que é TPM? A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sinais e sintomas, tanto de ordem física como psicológica, que surgem na fase final do ciclo menstrual, dias antes da descida da menstruação. Cerca de 70% a 80% das mulheres são acometidas por alguma mudança de humor no período pré-menstrual. A…

Continue lendo
Câncer de mama

Câncer de mama: autoexame, rastreio e diagnóstico

Introdução No Brasil, o câncer de mama é o mais comum e o que mais leva à morte no sexo feminino. Nos E.U.A mais de 40.000 mulheres falecem todo ano devido a esta doença. O câncer de mama é raro antes dos 35 anos, mas é a principal causa de mortalidade entre mulheres de 45…

Continue lendo
Clomid - ovulação

Citrato de clomifeno – Informações sobre Clomid®

O que é o clomifeno? O citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) é uma substância que age como inibidor do receptor do estrogênio e é amplamente utilizado como indutor da ovulação. Para entender melhor seu modo de funcionamento, é preciso compreender certos aspectos da fisiologia feminina. Os ovários são os órgãos reprodutivos da mulher, responsáveis…

Continue lendo
Período fértil

Quando é o período fértil para engravidar?

Ao contrário dos homens, que são férteis o tempo inteiro, a mulher só pode engravidar durante um período muito curto em cada mês. Na verdade, cada óvulo liberado pelo ovário só fica viável por cerca de 24 horas. Se não for fecundado nesta curta janela, ele degenera e termina o período fértil daquele mês.

Continue lendo
Câncer de mama

Principais fatores de risco do câncer de mama

Introdução O câncer de mama é o câncer mais comum e o que mais leva à morte entre as mulheres. Entender os fatores de risco nos ajuda a identificar as mulheres mais propensas a terem o câncer e a reduzir sua incidência. É bom salientar que quando falamos em fatores de risco, nos referimos a…

Continue lendo
Ciclo mesntrual

Ciclo menstrual: como ocorre a menstruação

Introdução O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa. Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar mais o ciclo menstrual, explicando com detalhes as interações…

Continue lendo
Endometriose

Endometriose: o que é, sintomas e tratamento

O que é endometriose? A endometriose é uma doença caracterizada pelo aparecimento de pedaços de tecido da camada interna do útero, chamada de endométrio, fora do útero. A endometriose pode acometer bexiga, intestinos, apêndice, vagina, ureter e, raramente, órgãos distantes da pelve, tais como pulmões e sistema nervoso central. Também podem surgir tecidos de endométrio…

Continue lendo
Mioma

Mioma uterino: o que é, sintomas e tratamento

O que é um mioma? O mioma uterino, também chamado de leiomioma ou fibroma, é um tumor originado do tecido muscular do útero. O leimioma é um tumor benigno do útero, ou seja, uma lesão que não é câncer e nem apresenta risco de transformação maligna. O útero é um órgão majoritariamente composto por músculos….

Continue lendo
Incontinência urinária

Incontinência Urinária : tipos e fatores de risco

O que é incontinência urinária? Incontinência urinária é a perda da capacidade de controlar a bexiga, causando vazamentos involuntários de urina. A incontinência urinária é uma situação extremamente comum, principalmente em mulheres acima dos 60 anos. O seu maior problema é o constrangimento, que em alguns casos pode ser tão grande que a paciente nem…

Continue lendo
Tricomoníase

Tricomoníase (T. vaginalis): o que é, sintomas e tratamento

Introdução Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Ela é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas. Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite (infecção da vagina), levando frequentemente a queixas como corrimento vaginal com mau cheiro, coceira…

Continue lendo
Cólica menstrual

Cólica Menstrual: causas, sintomas e tratamento

Incidência da cólica menstrual A cólica menstrual, chamada em medicina de dismenorreia, é uma das queixas ginecológicas mais comuns. Dividimos as cólicas menstruais em duas categorias: dismenorreia primária, que é a cólica menstrual que surge sem que haja alguma doença ginecológica por trás, e dismenorreia secundária, que é aquela causada por doenças ginecológicas, como endometriose,…

Continue lendo
Vaginose

Vaginose bacteriana: sintomas e tratamento

O que é vaginose? A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pela proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil. A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, mas uma delas em especial, chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor…

Continue lendo
Mastite

Mastite: infecção da mama durante o aleitamento

O que é a mastite puerperal? A mastite puerperal, também chamada de mastite lactacional ou mastite da amamentação, é uma inflamação das glândulas mamárias que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno e cursa com vermelhidão nos seios, dor, calafrios e febre alta. De 10 a 20% das mulheres desenvolvem pelo menos um episódio…

Continue lendo
Fogacho

Calores da Menopausa (Fogacho)

As ondas de calor da menopausa, chamadas de fogachos ou afrontamentos, acometem 3/4 das mulheres no período pós-menopausa (climatério). Os seus sintomas costumam ser uma sensação de calor, transpiração e ruborização da pele, principalmente na face.

Continue lendo
engravidar naturalmente

Como Engravidar Mais Rápido (de forma natural)

Existem formas naturais de fazer uma mulher engravidar mais facilmente? Casais que querem engravidar geralmente não estão dispostos a esperar vários meses para conseguirem atingir este objetivo. A maioria das mulheres consegue esperar por até dois ou três ciclos menstruais sem se estressar muito com a sua fertilidade. Porém, conforme o tempo passa, e o casal não consegue engravidar, inseguranças…

Continue lendo
Ovário policístico

Síndrome Ovários Policísticos: sinais e tratamento

O que é ovário policístico? A síndrome dos ovários policísticos (SOP), também chamada de síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP), é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos ovários, associados a uma desregulação do ciclo ovulatório e dos hormônios femininos. Cisto é uma espécie de saco formado por uma fina membrana, contendo líquido ou…

Continue lendo
Posso estar grávida?

Posso ter engravidado? [Perguntas & Respostas]

Todos os dias, milhões de mulheres em idade fértil vão à Internet tentar descobrir quais são as maneiras e as situações que podem resultar em uma gravidez. Neste texto vamos esclarecer as dúvidas mais comuns que as mulheres têm sobre o risco de engravidar.

Continue lendo
Clamídia

Infecção por Clamídia (Chlamydia trachomatis)

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.

Continue lendo
Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos

Ao contrário do que ocorre com os métodos contraceptivos clássicos, tais como os anticoncepcionais hormonais, diafragma e a camisinha, que são habitualmente utilizados antes ou durante a relação sexual, a contracepção de emergência é uma forma de contracepção que pode ser utilizada após o fim da relação não protegida.

Continue lendo
Dieta amamentação

Dicas de Alimentação Durante a Amamentação

Introdução As mulheres lactantes têm uma incrível capacidade de produzir leite materno em quantidade e qualidade suficientes para o bebê, mesmo que não estejam se alimentando adequadamente. O organismo da mulher prioriza a produção leite, mas há limites até onde o corpo consegue compensar uma dieta inadequada, seja em qualidade ou em quantidade de calorias…

Continue lendo
Como tomar a pílula

Forma correta de tomar a pílula anticoncepcional

Se tomada de forma correta, a pílula anticoncepcional tem uma taxa de falha de apenas 0,1%. Na vida real, entretanto, por erros na forma de tomar o medicamento, cerca de 9% das mulheres que usam pílula acabam engravidando, principalmente no primeiro ano de uso do medicamento.

Continue lendo
Contraceptivos de barreira - camisinha

Contracepção de barreira: (contra gravidez e DST)

Introdução Existem atualmente mais de uma dezena de métodos anticoncepcionais diferentes, boa parte deles com boa taxa de sucesso na prevenção da gravidez. Alguns anticoncepcionais servem não só como método de controle de natalidade, mas também como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, como é o caso dos preservativos. Dentre tantas opções, decidir qual é…

Continue lendo
Gravidez ou menstruação

Tenho sintomas de menstruação ou gravidez?

Estou grávida ou vou menstruar? Os primeiros sinais e sintomas da gravidez podem ser muito pouco específicos, parecendo-se bastante com os sintomas pré-menstruais. Para algumas mulheres, pode ser bastante difícil distinguir as duas situações. Os sinais precoces de gravidez podem ser tão enganosos que é até possível que, nos primeiros dias de gravidez, a mulher apresente…

Continue lendo
Menopausa precoce

Menopausa precoce: causas, sintomas e tratamento

O que é a menopausa precoce? Os dois ovários existentes nas mulheres são órgãos que pertencem ao mesmo tempo ao sistema reprodutor e ao sistema endocrinológico. Pela parte do sistema reprodutor, eles são os responsáveis pela maturação e liberação dos óvulos para serem fertilizados, enquanto que pela parte endocrinológica, eles são os responsáveis pela produção…

Continue lendo
Atraso menstrual

15 Causas comuns de menstruação atrasada

Introdução A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica. Nas mulheres não grávidas,…

Continue lendo
Câncer de mama

Câncer de mama (genes BRCA1 e BRCA2)

O que são os genes BRCA1 e BRCA2? BRCA1 e BRCA2 são genes que todos nós temos, cuja função é impedir o surgimento de tumores através da reparação de moléculas de DNA danificadas. O BRCA1 e o BRCA2 são, portanto, genes que nos protegem do aparecimento de cânceres. Quando um desses genes sofre uma mutação,…

Continue lendo
Efeitos colaterais da pílula

10 Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

Introdução A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral, é um método contraceptivo muito confiável, com uma taxa de sucesso ao redor dos 99%. Além de impedir a gravidez, os anticoncepcionais também são benéficos em outras situações, como no tratamento do hiperandrogenismo (excesso de hormônio masculino), da dismenorreia (cólica menstrual), da menorragia (excesso de menstruação)…

Continue lendo
Pílula engorda

Tomar pílula anticoncepcional engorda?

Introdução Um dos maiores mitos acerca do uso da pílula é em relação a um suposto ganho de peso que as mulheres apresentam após iniciarem o anticoncepcional. Infelizmente, queixas de ganho de peso talvez sejam o principal motivo para o abandono das pílulas. Mas, afinal, a pílula anticoncepcional realmente engorda ou isso é apenas uma…

Continue lendo
Pseudociese

O que é pseudociese (gravidez psicológica)?

O que é pseudociese? A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal. A pseudociese…

Continue lendo
Candidíase vaginal

Tratamento candidíase vaginal – cremes e remédios

O que é candidíase vaginal? A candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por Candida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie Candida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de Candida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns. Candidíase vulvovaginal é uma das causas mais comuns de coceira vaginal…

Continue lendo
Vacina HPV

Vacina contra HPV: eficácia e segurança

Introdução O Papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus transmitido pela via sexual capaz de provocar verrugas genitais e os cânceres do colo do útero,  ânus, pênis e orofaringe. A cada ano, cerca de 270 mil mulheres em todo mundo morrem por conta de tumores no colo útero provocados pelo HPV. No…

Continue lendo
Pílula para não menstruar

Tomar anticoncepcional para não menstruar

A maioria da classe médica, atualmente, considera a menstruação um evento não essencial à vida da mulher. Na verdade, em algumas pacientes, a supressão da menstruação melhora não só a saúde, mas também a qualidade de vida dessas mulheres.

Continue lendo
Cisto de ovário

Cisto no ovário: sintomas e tratamento

Introdução O cisto de ovário é uma alteração benigna, que pode aparecer em mulheres jovens e idosas, e que não tem relação com câncer na imensa maioria dos casos. O cisto ovariano é uma lesão que, quando pequena, não costuma provocar sintomas e pode desaparecer espontaneamente com o tempo. Neste artigo vamos explicar o que…

Continue lendo
Sintomas da menopausa

25 sintomas da menopausa e do climatério

O que são a menopausa e o climatério? A menopausa é um momento marcante na vida das mulheres. Ela é um evento inevitável, que ocorre devido ao esgotamento dos óvulos e o consequente fim dos ciclos ovulatórios, caracterizando a transição entre a idade fértil e o climatério. Para que não haja confusão com os termos,…

Continue lendo
DIU

DIU (dispositivo intrauterino): tipos e indicações

Introdução Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intrauterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez. Estudos mostram que em 5 anos de uso, a taxa de sucesso contraceptivo do DIU é de 99,3%, mais elevada que a maioria dos outros métodos anticoncepcionais reversíveis, incluindo a pílula e…

Continue lendo
Teste de Schiller

Teste de Schiller – Rastreio do câncer cervical

Introdução O teste de Schiller é um teste que pode ser usado durante o exame ginecológico para auxiliar o médico a encontrar áreas com lesões suspeitas no colo do útero. O teste de Schiller foi batizado em homenagem ao médico Walter Schiller, que ao redor 1930 descreveu o método de pesquisar células cancerígenas no colo…

Continue lendo
Papanicolau

Exame Papanicolau [ASCUS, LSIL e NIC1, 2 e 3]

Introdução O principal objetivo do exame Papanicolau é detectar precocemente alterações pré-malignas na mucosa do colo do útero, geralmente provocadas pelo vírus HPV, de forma que o ginecologista possa intervir a tempo, impedindo o surgimento de uma câncer invasivo. Quando detectado em fases iniciais, o câncer de colo do útero é plenamente curável. O Papanicolau…

Continue lendo
Pilula e antibióticos

Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?

Antibióticos e anticoncepcionais Durante muito tempo os antibióticos foram considerados os grandes vilões das mulheres que tomavam a pílula anticoncepcional. A falta de estudos científicos desenvolvidos exclusivamente para pesquisar a interação entre antibióticos e a pílula, associado a relatos pontuais de falha dos anticoncepcionais orais após o uso de determinados antibióticos, ajudaram a criar, mesmo…

Continue lendo
Colposcopia

Colposcopia e biópsia do colo uterino

O que é a colposcopia? Colposcopia é uma palavra de origem grega, que pode ser traduzida como “visualizar a vagina” ou “examinar visualmente a vagina”. A colposcopia é um procedimento realizado através de um aparelho chamado colposcópio, que permite ao médico examinar não só a vagina, mas também a vulva (parte externa da genitália feminina)…

Continue lendo
HPV

Existe Cura ou Tratamento Para o Vírus HPV?

Introdução A infecção pelo papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A forma de apresentação clínica do HPV depende do estado imunológico do paciente e do subtipo do HPV pelo qual o mesmo foi infectado. Algumas pessoas com HPV podem não desenvolver sinal ou sintoma algum;…

Continue lendo
Pílula e câncer

A pílula anticoncepcional causa câncer?

Desde o início da sua comercialização, lá na década de 1960, a comunidade científica e a população se preocupam em saber se existe alguma relação direta entre o uso da pílula anticoncepcional e casos de câncer, principalmente aqueles que têm íntima relação com os hormônios femininos, como câncer de mama, de ovário ou do útero.

Continue lendo
Minipilula

Minipílula anticoncepcional: como tomar, tipos e efeitos

Introdução A pílula anticoncepcional é uma forma de controle de natalidade disponível no mercado desde a década de 1960. No início, as pílulas continham grandes quantidades dos hormônios progesterona e estrogênio, o que era responsável pela alta taxa de efeitos colaterais, incluindo alguns graves, como trombose, AVC e doenças cardiovasculares. Desde a década de 1980,…

Continue lendo
Métodos contraceptivos

20 opções de métodos anticoncepcionais

Introdução Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de uma mulher engravidar após uma relação sexual. Os métodos anticoncepcionais podem ser simples e gratuitos como a tabelinha ou o coitus interruptus (coito interrompido), ou mais complexos e dependentes de ajuda médica, como…

Continue lendo
Evra

EVRA – Adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional é uma forma de contracepção hormonal semelhante à pílula anticoncepcional, porém mais cômoda por ser feita através de adesivos transdérmicos que precisam ser aplicados à pele apenas uma vez por semana

Continue lendo
HPV

HPV – Sintomas, Transmissão e Tratamento

O que é o HPV? O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele. O HPV infecta exclusivamente os seres humanos e ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. A ação do vírus sobre as células…

Continue lendo
Métodos contraceptivos

Anticoncepcional mais indicado para cada situação

Introdução As mulheres que utilizam métodos anticoncepcionais são habitualmente jovens e sem problemas graves de saúde. Por isso, boa parte das delas não se preocupa muito com efeitos adversos nem complicações na hora de escolher o seu método anticoncepcional. Muitas até começam a utilizar um contraceptivo sem nenhuma orientação médica prévia. O problema é que nem toda mulher jovem é necessariamente um indivíduo planamente saudável….

Continue lendo
Dispareunia

Dor durante o sexo – dispareunia e vaginismo

Dispareunia é o termo médico usado para descrever a sensação de desconforto ou dor durante o ato sexual. Para sermos mais exatos, dispareunia é definida como uma dor ou desconforto constante ou persistente que inicia-se no momento da penetração, durante o ato sexual ou logo após o seu fim.

Continue lendo
Bartholin

Glândula de Bartholin: cisto, abscesso e bartolinite

O que é a glândula de Bartholin? As glândulas de Bartholin são duas glândulas que se localizam na vulva, porção externa da genitália feminina, e têm como função a produção de um fluido mucoso que serve para lubrificar e umidificar a vulva, principalmente durante o ato sexual. Os ductos que transportam os fluidos produzidos pela…

Continue lendo
Menarca

Menarca – Primeira menstruação da vida

A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca. Ela ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca.

Continue lendo
Dismenorreia

Melhores tratamentos para cólica menstrual

Introdução A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é definida como uma dor do tipo cólica que acomete a região inferior do abdômen e surge logo antes ou durante o período menstrual. A cólica menstrual é um evento tão comum que até 90% das adolescentes e 25% das mulheres adultas sofrem dessa dor todos os…

Continue lendo
Cisto na mama

Cisto na mama: sintomas e risco de ser câncer

Introdução O cisto mamário, também chamado de quisto mamário, cisto na mama ou cisto no seio, é a lesão benigna mais comum da mama, podendo ser encontrada em mulheres de qualquer idade, apesar do seu pico de incidência estar entre os 35 e os 50 anos de idade. Uma mulher pode ter um ou múltiplos cistos na mama,…

Continue lendo
Mamografia

Classificação BI-RADS (categoria 0 a 6)

O que é BI-RADS? O termo BI-RADS, um acrônimo em inglês para Breast Image Reporting and Data System, é uma classificação desenvolvida em 1993 pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) com intuito de padronizar os relatórios mamográficos, de forma a minimizar os riscos de má interpretação dos laudos da mamografia e facilitar a comparação de resultados para…

Continue lendo
Doença inflamatória pélvica

Doença inflamatória pélvica (DIP)

O que é a doença inflamatória pélvica? A doença inflamatória pélvica, também chamada de DIP, é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores, nomeadamente útero, trompas de Falópio e ovários, com possível extensão para outras estruturas pélvicas e até abdominais. A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente da clamídia ou gonorreia. Se não…

Continue lendo
Alergia ao sêmen

Alergia ao sêmen: causas, sintomas e tratamento

O que é a alergia ao sêmen? A hipersensibilidade ao plasma seminal humano, conhecida popularmente como alergia ao sêmen, alergia ao esperma ou simplesmente alergia ao sexo, é uma rara reação alérgica que costuma surgir em mulheres que desenvolvem reação após terem contato com algumas proteínas presentes no sêmen. os sintomas da alergia ao sêmen costumam surgir logo após…

Continue lendo
Coletor menstrual

Coletor Menstrual – como usar, prós e contras

O que é o coletor menstrual? O coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, é um produto que tem como objetivo ser uma alternativa mais prática, econômica e higiênica aos clássicos absorventes íntimos, externos ou internos, utilizados há décadas pelas mulheres. Apesar de existir desde a década de 1930, o coletor menstrual só tornou-se realmente…

Continue lendo
Ácido mefenâmico para cólica menstrual

Ácido mefenâmico (Postan) para cólica menstrual

Introdução O ácido mefenâmico, também conhecido pelo nome comercial Ponstan, é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), que apresenta propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Apesar do ácido mefenâmico ter um efeito inflamatório e analgésico de leve a moderada intensidade, ele parece ser especialmente eficaz no tratamento da cólica menstrual. Atenção: esse texto não tem…

Continue lendo
Teratoma

Teratoma de Ovário: tipos, sintomas e tratamento

Introdução O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários ou dos testículos. Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica do tumor é o único tratamento necessário, sendo rara a recidiva da lesão. Por ser um tumor germinativo, ele pode ser formado a partir das células totipotentes que…

Continue lendo
Dúvidas pílula

Pílula Anticoncepcional (27 dúvidas comuns)

Anticoncepcionais hormonais orais Existem atualmente dois tipos de pílula anticoncepcional de uso frequente: a pílula contraceptiva oral combinada, composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, e a minipílula, feita apenas com progesterona. Ambas são extremamente eficazes, com uma taxa de sucesso próxima de 100% quando são tomadas de forma absolutamente correta. As poucas falhas que surgem…

Continue lendo
Menstruação

Menstruação: 30 perguntas e respostas

Introdução A menstruação é um evento que ocorre de forma cíclica nas mulheres em idade fértil. Sua presença é extremamente marcante para o sexo feminino, não só pelos possíveis incômodos que ela causa, mas também porque a primeira e a última menstruação servem como marco divisório entre as fases da vida da mulher. Além disso,…

Continue lendo
Fibroadenoma da mama

Fibroadenoma da Mama – Sintomas e tratamento

O que é o fibroadenoma? O fibroadenoma é o tumor benigno mais comum da mama, presente em cerca de 10% das mulheres. Ele é composto de tecido glandular e conjuntivo fibroso, que é o tecido que suporta a mama. O fibroadenoma se apresenta tipicamente como um pequeno nódulo mamário, entre 1 a 2 cm de…

Continue lendo
Dor pélvica

Causas de dor pélvica crônica nas mulheres

O que é a dor pélvica crônica? Chamamos de dor pélvica crônica (DPC) um tipo de dor que ocorre abaixo do umbigo, em mulheres não grávidas, dura mais de seis meses e é grave o suficiente para causar incapacidade funcional ou necessitar de tratamento médico. A DPC pode ser intermitente (vai e volta) ou constante….

Continue lendo
Sintomas do câncer de mama

7 sintomas do câncer de mama

Saber como é a aparência normal dos seus seios e conhecer os sinais e sintomas do câncer de mama têm um papel importante no diagnóstico precoce e na sobrevida dos pacientes com esses tumores.

Continue lendo
Sangramento uterino

Sangramento uterino anormal (menstruação anormal)

O que é sangramento uterino anormal? Chamamos de sangramento uterino anormal qualquer circunstância na qual exista um sangramento com origem no corpo do útero que seja anormal em termos de regularidade, frequência, volume ou duração. O termo sangramento uterino anormal é mais indicado que “menstruação anormal” porque ele leva em consideração não só o sangramento…

Continue lendo
Pólipos endometriais

Pólipos no útero (pólipos endometriais)

O que são os pólipos uterinos? Pólipo é uma pequena protuberância, em forma de gota ou uva, que cresce em cavidades revestidas por mucosas. São tumores benignos que podem surgir em várias regiões do organismo, tais como estômago, bexiga, vesícula biliar, útero, cavidade nasal, intestinos e útero.  Os pólipos uterinos se formam quando existe um…

Continue lendo
Puberdade

Puberdade (masculina, feminina, precoce e tardia)

O que é a puberdade? Puberdade é o nome dado às mudanças físicas e psicológicas que ocorrem no corpo durante a pré-adolescência e a adolescência, geralmente entre os oito e os treze anos nas meninas e entre os nove e os quatorze anos nos meninos. Puberdade é um termo amplo que se refere à transição…

Continue lendo
Secreção mamilar

Secreção Mamilar – Causas e tratamento

O que significa líquido saindo das mamas? Chamamos de descarga mamilar a saída de líquido através da papila mamilar – conhecida popularmente com bico da mama – que surge fora do período da gravidez ou da amamentação. A descarga mamilar também pode ser chamada de fluxo papilar, derrame papilar ou secreção mamilar. A saída de líquido pelos…

Continue lendo
Câncer de mama

Câncer de mama: tipos, estágios e tratamento

O que é o câncer de mama? O câncer de mama acontece quando as células da mama começam a se multiplicar de forma descontrolada, habitualmente a partir dos lóbulos (glândulas que produzem leite) ou dos ductos (tubos que levam o leite até o mamilo) presentes nas mamas. Essa proliferação de células normalmente é visível através…

Continue lendo
Calculadora ovulação

Calculadora da ovulação (dias para engravidar)

Calcule o dia da próxima ovulação Nas mulheres com ciclo menstrual regular, é possível prever o dia da ovulação com uma margem pequena de erro, pois em 95% dos casos, a liberação do óvulo ocorre nos quatro dias anteriores ou posteriores à metade do ciclo menstrual. Em 30% das mulheres com ciclo regular, o dia…

Continue lendo
Calculadora menstruação

Calculadora online da menstruação

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. O ciclo menstrual normal tem duração entre 24 e 35 dias. Se você tem uma menstruação mais ou menos regular, é possível estimar com alguma segurança as datas dos seus próximos períodos. Calcule os…

Continue lendo