Arquivo de textos sobre as doenças mais comuns da infância e adolescência
O que é Pediatria?
A pediatria é o ramo da medicina que lida com a saúde e o atendimento médico de bebês, crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos.
O que faz o médico pediatra?
O objetivo da pediatra é reduzir a taxa de mortalidade infantil, prevenir a disseminação de doenças infecciosas, promover estilos de vida saudáveis, ajudar a aliviar os problemas de crianças e adolescentes com doenças crônicas e tratar as doenças agudas.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Pediatria
Retinoblastoma é o tumor maligno que surge na retina, uma fina camada composta por células nervosas que reveste o interior dos olhos e é responsável pela captação de luz.
Introdução O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico com importante componente genético, geralmente detectado … Leia mais
Apesar das taxas de vacinação ainda serem altas na maioria dos países, é cada vez maior o número de pessoas que dizem achar que as vacinas não são seguras.
O vírus do molusco contagioso tem o ser humano como único hospedeiro e provoca lesões de pele características, que consistem em pápulas múltiplas, arredondadas, rosadas, com cerca de 2 a 5 mm de diâmetro
A doença de Kawasaki é uma vasculite que pode provocar lesão em veias e artérias de pequeno e médio calibres em qualquer parte do corpo, mas que atinge de forma mais pronunciada as artérias coronarianas (artérias que nutrem o músculo cardíaco).
O que é criptorquidia? Criptorquidia ou criptorquia é um termo de origem grega que significa “testículo escondido” (cripto = escondido + orquis … Leia mais
A chamada dor do crescimento é um quadro de dor real, que surge em cerca de 20 a 30% das crianças com idades entre 2 e 12 anos. As causas ainda permanecem um mistério, porém, apesar do nome da doença, sabemos que as dores nada tem a ver com o crescimento em si.
A doença de lesão mínima, também conhecida como nefropatia por lesão mínima, é uma doença dos rins, muito comum nas crianças, que se caracteriza pela perda exagerada de proteínas pela urina.
Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.
O eritema infeccioso é provocado por um vírus chamado Parvovírus B19, motivo pelo qual ele também pode ser chamado de parvovirose. A doença também é conhecida por outros nomes, sendo os mais comuns, quinta moléstia ou síndrome da face esbofetada.
As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.
As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.