Exame de urina (EAS ou Urina tipo 1)

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 8 minutos

O que é exame de urina?

A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que a torna muito menos penosa que as análises de sangue, que só podem ser colhidas por meio de agulhas.

O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente sobre problemas nos rins e nas vias urinárias. A presença de sangue, piócitos (pus), proteínas, glicose e diversas outras substâncias na urina costuma ser uma dica importante para doenças que podem ainda não estar apresentando sinais ou sintomas muito claros.

O fato da urina ter uma aparência completamente normal não significa que ela não possa conter alterações. Mesmo a presença de sangue pode ser apenas microscópica, não sendo possível a sua identificação por qualquer outro meio que não através do exame laboratorial da urina.

A urina também pode ser usada para pesquisar a presença de drogas no organismo, sejam elas lícitas ou ilícitas. Todavia, para esse tipo de pesquisa, exames especiais precisam ser solicitados. O exame simples de urina, chamado EAS ou Urina tipo 1, não visa fazer doseamentos de drogas ou medicamentos.

As três análises de urina mais comuns são:

* Em Portugal, o EAS é chamado de Urina 2.

Neste artigo abordaremos apenas o exame simples de urina, conhecido também como EAS ou urina tipo 1

As informações contidas aqui pretendem ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De forma alguma, o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico. A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS devem ser sempre correlacionados com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

Como fazer o exame de urina?

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40 a 50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que estejam na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.

A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.

A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.

Em resumo, a coleta do exame simples de urina deve seguir os seguintes passos:

  1. Preparação Antes da Coleta:
    • Escolha um momento do dia em que sua bexiga esteja cheia, idealmente pela manhã, usando a primeira urina do dia.
    • Antes da coleta, faça uma higiene íntima adequada com água e sabão neutro para reduzir a contaminação da amostra por bactérias externas.
  2. Material Necessário:
    • Utilize um recipiente de coleta estéril, que pode ser fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácias.
  3. Coleta da Amostra:
    • Para mulheres: separe cuidadosamente os lábios da vagina durante a coleta para evitar contaminação.
    • Para homens: retraia o prepúcio, se necessário, e limpe a ponta do pênis.
    • Inicie a micção, deixando o primeiro jato de urina ir para o vaso sanitário. Conforme já explicado, este jato inicial ajuda a limpar o trato urinário de contaminações.
    • Sem interromper o fluxo, posicione o recipiente no meio do jato para coletar a urina, sem tocar a pele ou o vaso sanitário.
    • Não é necessário encher completamente o recipiente; uma pequena quantidade (cerca de 30 a 60 ml) é suficiente para a análise.
  4. Armazenamento e Transporte da Amostra:
    • Feche bem o recipiente.
    • O ideal sempre é colher a urina no laboratório.
    • Se você colheu a urina em casa e não for possível entregar a amostra imediatamente, guarde-a na geladeira e entregue ao laboratório assim que possível. A urina pode ficar até 24 horas refrigerada a uma temperatura de cerca de 2 a 8 graus Celsius.

Como é o resultado do exame de urina simples

O EAS é dividido em duas partes. A primeira é feita por reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.

Na primeira parte mergulha-se uma fita na urina, chamada dipstick, como na foto abaixo. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.

EAS - Dipstick: tira para análise de urina.
Dipstick: tira para análise de urina.

Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:

  • Densidade.
  • pH.
  • Glicose.
  • Proteínas.
  • Hemácias (sangue).
  • Leucócitos.
  • Cetonas.
  • Urobilinogênio e bilirrubina.
  • Nitrito.
  • Cristais.
  • Células epiteliais e cilindros.

Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4.

Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.

Vamos, então, aos valores de referência do EAS.

Densidade

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: Urina com cheiro forte).

A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.

pH

A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.

Valores de pH maiores ou igual a 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter vomitado horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.

Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.

O valor mais comum é um pH por volta de 5,5 a 6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.

Glicose

Toda a glicose filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelos túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.

A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina (leia: Exames para diagnóstico e seguimento do diabetes).

A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.

Outra causa comum de glicose na urina é o uso de medicamentos da classe dos inibidores do co-transportador sódio-glicose (SGLT2), como a dapaglifozina ou a empaglifozina.

Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou perda de glicose pelos túbulos renais, seja por doença ou por medicamentos.

Proteínas

A maioria das proteínas que circula no sangue é grande demais para ser filtrada pelos rins, por isso, em situações normais, não costumamos identificar proteínas na urina. Na verdade, podem até existir pequenas quantidades de proteínas na urina, mas elas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, a urina normal, ou seja, a urina de um rim saudável, não possui proteínas.

Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ter dezenas de causas, que vão desde situações benignas e triviais, tais como presença de febre, ter feito exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças glomerulares e lesão renal pelo diabetes.

Grande quantidade de proteínas na urina, por outro lado, quase sempre indicam a presença de uma doença dos rins, especificamente dos glomérulos renais, que são as estruturas microscópicas responsáveis pela filtração do sangue.

Quando a quantidade de proteínas perdidas na urina é muito alta, o paciente costuma ter uma urina muito espumosa e frequentemente apresenta inchaços pelo corpo, uma situação clínica chamada síndrome nefrótica.

Existem duas maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou através de uma estimativa em mg/dL.

Forma em cruzes:

  • Ausência de proteínas (valor normal).
  • Traços de proteínas.
  • 1+
  • 2+
  • 3+
  • 4+

Forma em mg/dL:

  • Menos que 10 mg/dL (valor normal).
  • Entre 10 e 30 mg/dL.
  • 30 mg/dl.
  • 40 a 100 mg/dL.
  • 150 a 350 mg/dL.
  • Maior que 500 mg/dL.

A presença de proteínas na urina é chamada proteinúria e deve ser sempre investigada. O exame da urina de 24 horas é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina.

Hemácias na urina – sangue na urina

Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).

Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.

Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:

  • Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: Hematúria: principais causas de sangue na urina).

Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão no período menstrual. Neste caso, o sangue detectado não vem da urina, mas sim do sangue ainda residual presente na vagina. Nos homens, a presença de sêmen na urina também pode provocar falso positivo, motivo pelo qual se deve evitar relações sexuais na noite anterior ou horas antes de colher a urina.

Leitura sugerida: Posso fazer exame de urina menstruada?

Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças, como nas glomerulonefrites. É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem isso ter relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.

Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.

Leucócitos ou piócitos

Os leucócitos, também chamados piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar haver alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo das 10.000 células por mL ou 5 células por campo.

Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como esterase leucocitária. O normal é estar negativo.

Cetonas ou corpos cetônicos

Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.

Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.

Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.

Urobilinogênio e bilirrubina

Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem isso ter relevância clínica.

Nitritos

A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias conseguem metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura.

A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

Cristais na urina

Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais. Dito isso, é importante destacar que, em alguns casos, a presença de determinados cristais pode ser um sinal para alguma doença.

Os cristais com relevância clínica são:

  • Cristais de cistina: indicam uma doença chamada cistinúria.
  • Cristais de magnésio-amônio-fosfato (chamados cristais de estruvita ou cristais de fosfato triplo): podem ser normais, mas também podem estar presentes em casos de urina muito alcalina provocada por infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina.
  • Cristais de tirosina: presentes em uma doença chamada tirosinemia.
  • Cristais de bilirrubina: costumam indicar doença do fígado.
  • Cristais de colesterol: costuma ser um sinal de perdas maciças de proteína na urina.

A presença de cristais de ácido úrico, caso em grande quantidade, também deve ser valorizada, pois podem surgir em pacientes com gota ou neoplasias, como linfoma ou leucemia. Cristais de ácido úrico em pequena quantidade, porém, são comuns e não indicam nenhum problema.

Células epiteliais e cilindros

A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.

Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em abundância na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro.

A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.

Os cilindros que podem indicar algum problema são:

  • Cilindros hemáticos (sangue): indicam glomerulonefrite.
  • Cilindros leucocitários: indicam inflamação dos rins.
  • Cilindros epiteliais: indicam lesão dos túbulos.
  • Cilindros gordurosos: indicam proteinúria.

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.

A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma observação.

Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.

Ácido ascórbico na urina

É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.

Exemplo de exame de urina normal

Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.

  • Cor: amarelo citrino
  • Aspecto: límpido
  • Densidade: 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
  • pH: 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7,5)

EXAME QUÍMICO

  • Glicose: ausente
  • Proteínas: ausente
  • Cetona: ausente
  • Bilirrubina: ausente
  • Urobilinogênio: ausente
  • Leucócitos: ausente
  • Hemoglobina: ausente
  • Nitrito: negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)

  • Células epiteliais: algumas
  • Leucócitos: até 5 por campo (ou até 10.000/mL por campo).
  • Hemácias: até 3 por campo (ou até 10.000/mL por campo)
  • Muco: ausente
  • Bactérias: ausentes
  • Cristais: ausentes
  • Cilindros: ausentes

Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


116 respostas para “Exame de urina (EAS ou Urina tipo 1)”

  1. Ingrid Carvalho
    Boa tarde doutor! O meu exame deu :

    Hemoglobina (+)
    Hemacias 3
    Leucócitos 5
    Epitelios inferiores frequentes
    Cilindros ausentes
    Muco moderado
    Flora moderada
    E o restante negativo/ausente…

    Fiz esse exame faltando 3 dias pra menstruação descer. Na época do tpm sinto um pouco de ardência qdo urino, mas não é todas as vezes…

    Esses indicadores o q significam? Desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Apesar da hemoglobina positiva, a contagem de hemácias deu somente 3 por campo, o que é um valor normal. Não há nada de muito relevante nesse resultado. Se você está assintomática, não há nada a ser valorizado.
      1. Ingrid
        Muito obrigada Doutor
  2. Gloria Alves
    Excelente explicação. Será que posso informar o resultado do meu exame por aqui pra saber se está normal?
    Desde já agradeço.

    Glória

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  3. José
    Obrigado pela excelente publicação, doutor. Acredito que seja uma das melhores sobre o tema. O senhor poderia analisar o meu exame de urina? Está tudo certo? Não tenho sintomas, este é apenas um exame de rotina.

    Características gerais
    Volume: 20 mL
    Cor: amarelo ouro
    Densidade: 1.010
    Aspecto: límpido
    pH: 6.0

    Exame bioquímico
    Proteínas: ausente
    Glicose: ausente
    Corpos cetônicos: ausente
    Bilirrubina: ausente
    Urobilinogênio: normal
    Nitrito: negativo
    Hemoglobina: ausente

    Sedimentoscopia (400x)
    Leucócitos: 2.000/mL
    Hemácias: 5.000/mL
    Cilindros: ausentes
    Cristais: ausentes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esse é um exame de urina com um resultado normal.
  4. Giselda Tavares
    Boa noite,
    passando para parabenizar pelo excelente conteúdo, gostaria de receber maiores informações no meu e-mail, gosto muito de estudar.

    desde já agradeço.

  5. Elias
    Muito bom
    1. Luzia Rodrigues da Silva
      Muito bom, esclareceu minhas duvidas
  6. Jussara
    Uma amostra de urina apresentava coloração amarelo âmbar. Ao passar a fita reativa, foi detectado +++ de sangue. No entanto, no exame microscópico, não foi possível verificar presença de hemácias. O que a fita reativa detectou e o que pode ter acontecido com essa amostra de urina?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o exame microscópico não detectou hemácias, o resultado da fita reativa foi um falso positivo. Existem várias possibilidades: medicações, alimentos, mioglobina, menstruarão, desidratação…
  7. Sarah
    Dr. Pedro Pinheiro,
    Sou esteticista, e gostaria de saber como um exame de urina simples pode me ajudar na avaliação de presença de inflamação, oxidação, presença de excesso de gordura no corpo, glicação? Estou estudando todos os marcadores para agregar informações e mais valor a minha consulta estética. Fico grata se puder me ajudar.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O exame simples de urina não fornece essas informações. Inflamação só mostra se for no trato urinário. Oxidação e excesso de gordura não aparecem na urina. Diabéticos ou pessoas com doenças tubulares podem ter glicose em excesso na urina, mas o valor não é específico para determinar a glicemia média do paciente.
      1. Aline Dantas
        Doutor Pedro, parabéns pelo texto.
        Meu exame está todo normal de acordo com o que li no texto, .
        Só bactérias que deu (+++)
        E o leucócitos 7 por campo.
        Devo me preocupar?
        Não tenho sintomas.
        Já fiz tratamento contra a streptococcus agalactie que deu no exame passado. Repeti exame e deu a bactéria de novo :(
        Não sou gestante.
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Bactérias na urina sem sintomas é chamado de bacteriúria assintomática. Em geral, não indicação de tratamento. Temos um artigo sobre esse tema: Bacteriúria assintomática: devo tratar ou não?
  8. Clara
    Dr. Pedro, no dia do meu exame de urina, eu não tinha comido nada e nem bebido água pela manhã, então fiz direto no hospital, meu exame deu assim:

    RESULTADO
    Valores de referência
    Aspecto: Semi Turvo
    Esterase leucocitária: neg
    Cor: Marron
    Densidade: 1.026 1.005 a 1.030
    pH: 5 5,0 a 6,5
    Proteína………….: Ausência Hemoglobina…..: Ausência
    Glicose…………..: Ausência Ácido Ascórbico.: Ausência
    Corpos Cetônicos…..: Ausência Urobilinogênio..: Ausência Inferior a 2mg/dL
    Bilirrubina……….: +
    LNitrito………: Ausência

    Sedimento Urinário: Valores de Referencia:
    Hemácias…………………: Raras por campo – Até 05 por campo
    Piócitos…………………: Raros por campo – Até 05 por campo
    Células de descamação……..: Raras
    Bactérias………………..: Numerosas
    Muco…………………….: Ausente
    Cristais de Oxalato de calcio: Ausente
    Cristais de Fosfatos triplos.: Ausente
    Cristais de Acido úrico……: Ausente
    Método: Automatizado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tem nada de relevante nesse resultado. Apenas uma urina muito concentrada. Você provavelmente precisa beber mais água.
      Essa bilirrubina 1+ sem um contexto clínico não diz nada. E as bactérias sem sinais de inflamação na urina também não são relevantes. Possivelmente é contaminação pelas bactérias da pele na hora de colher a urina.
      1. Clara
        Muito obrigada pela explicação.
  9. Eduardo Amorim
    Olá Dr. Parabéns e obrigado.
    Sintomas de infecção urinária feminina com leucócitos muito alto, porém, negativo pista cultura. Tomando antibiótico. O que pode ser? Se não aparecem bactérias é conveniente seguir com antibiótico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se a urocultura foi colhida já em vigência de antibióticos, é possível que o exame venha negativo. A decisão deve ser feita baseado no seu estado clínico. Se você está melhorando clínica e laboratorialmente com o antibióticos, o correto é terminar o tratamento e depois reavaliar.
  10. Ana Izabel Pereira da Cruz

    Dr.Pedro o exame do meu filho de urina deu. Exame físico (depósito :+ nulo/+ Exame químico ( Bilirrubinas.negativo) Exame microscópio (Cristais :fosfato triplo(++) é fosfato Amorfo(+) devo me preocupar só esses parecem diferente do seu exemplo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Cristais de fosfatos amorfos e fosfato triplo geralmente ocorrem quando a urina está mais alcalina. Não necessariamente tem algum significado clínico, mas pode ocorrer também quando há bactérias na urina.
  11. Maria jailma

    Proteínas de 100mg/DL o q seguinifica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que apareceram proteínas nesse exame de urina. Não é normal ter proteínas na urina. É preciso investigar esse achado.
  12. Nathalia Macedo

    Doutor , meu exame de urina (ESA) deu todo normal, mas sobre o Ácido ascórbico deu positivo, devo me preocupar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  13. Eduardo Chaves Nascimento

    O resultado do meu exame foi 9,0 é algo ruim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Exatamente qual resultado do exame de urina foi 9?
  14. Tânia Araújo

    Oie Dr. Pedro, boa noite.

    O meu retorno é somente dia 16/03, estou um pouco ansiosa, com as células epiteliais e hemoglobina presentes, além dos valor dos leucócitos, hemácias e flora bacteriana diferentes do VR, eu estou me sentindo super bem, fiz o exame apenas para rotina, pode ser um sinal de alerta? Cabe mencionar que em alguns pontos deu alteração comparado ao VR, quais sejam: COLESTEROL TOTAL 238 mg/dL; COLESTEROL HDL 38,0 mg/dl; COLESTEROL VLDL 47,5 mg/dL; COLESTEROL LDL 152,5 mg/dL; COLESTEROL NÃO HDL 200,0 mg/dl; TRIGLICERIDES 290,0 mg/dL; LIPIDES TOTAIS: 847,0 mg/dL; BILIRRUBINA DIRETA 0,14; BILIRRUBINA INDIRETA 0,18; BILIRRUBINA TOTAL 0,32 mg/dL. 

    pH 6,5 

    DENSIDADE 1,024

    HEMOGLOBINA + 

    GLICOSE Normal 

    PROTEINAS ,BILIRRUBINAS CORPOS CETONICOS  e NITRITO NEGATIVO

    UROBILINOGENIO < 2

    LEUCOCITOS 18.300 /mL

    HEMACIAS 21.100 

    FLORA BACTERIANA 9200.6 

    CELULAS EPITELIAIS Presente 

    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tem sangue e pus na urina. Mas se você está assintomática, pode esperar pela consulta no dia 16.
  15. Gisele Corrêa

    No meu exame de urina Urobilinogenio deu normal mas o Valor de referência era Negativo. É normal?

    Urobilinogênio : Normal

    VR: Negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Normal é normal. Não precisa se preocupar.
  16. Aline soares

    Minha filha fez exame de urina no qual tudo deu normal a única coisa q apareceu foi cristais de oxalato de cálcio várias

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o exame está todo normal, a simples presença de cristais de oxalato de cálcio costuma ser irrelevante.
  17. Mariana silveira

    Dr meu exame deu CEL. EPITELIAIS

    44.000 /mL LEUCÓCITOS 151.000 /mL HEMÁCIAS 12.000 /mL

     Hemoglobina (+)

    Esterase leucocitaria (++)

    Muco (+++)

    Já tomei vários remédios antibiótico e não elimina não sei mais o que fazer pode ter alguma coisa em relação com os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Mas você tem sintomas de infecção urinária ou está tratando apenas o resultado do exame?
  18. Geovane

    Dr. resultado sugestivo de infecção?

    Leucócitos………………….. 2 / campo ( 400x ) até 05 / campo

    Hemácias…………………….. 1 / campo ( 400x ) até 03 / campo

    Bactérias…………………….. Raras / campo ( 400x ) Ausentes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, esse resultado é normal.
  19. Carina Bueno

    Meu exame de urina deu que hemacias está 1000 oq quer dizer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que tem sangue nesta amostra de urina. Se você tiver colhido o exame de urina na época da menstruação, pode ser só contaminação do material pela menstruação. Caso contrário, o ideal é investigar a causa.
  20. Edlene Moraes do Nascimento Pereira

    Doutor minha urina deu leucócitos 21.000/ml está normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, essa quantidade toda de leucócitos é um sinal de inflamação ou infecção na urina.
  21. Renata

    O que são três cruz no exame de urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que a concentração de proteínas na urina está alta.
  22. Jaqueline

    O exame de urina da minha filha deu

    Na microscopia do sedimento

    Leucócitos – 56.500/ml

    Cristais de oxalatode cálcio presente.

    O que significa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que tem pus na urna. É preciso saber o que está causando a inflamação.
  23. César

    Urobilinogenio ausente é normal? Vi em um site que poderia indicar doença de fígado.

    O meu deu como urobilinogenio ausente e fiquei preocupado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É normal.
  24. Roberta

    Oi Dr poderia me ajudar por favor , o exame de urina da minha filha deu 238000 leucocitos e proteina positiva +, o que poderia ser ? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Primeiro passo é descartar infecção urinária.
  25. Francisco Lopes

    Urobilinogenio 0,2 é um valor alto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  26. Claudia ferreira

    Ola poderia me ajudar nesse resultado.

    Urina

    Hemoglobina 5 rbc

    Microscópio:

    Hemacias 6.800 sendo q a referencia e menor que 5.000

    Estou muito ansiosa , pois estou longe da consulta.

    Obrigada

    🙏🏻

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tem um pequeno sangramento urinário. Tem que ver qual é a causa.
  27. Yasmin viana

    Exame urina 6 anos, esta tudo certo?

    cor: Amarelada

    ph: 6

    densidade;1.023

    Celulas epiteliais: numerosas

    consulta ainda demora, estou com medo de alguma alteração.

    outros resultados que não coloquei, deram todos normais entre os parâmetros do próprio exame.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tem nada de mais nesse resultado.
  28. Cassiana

    Quero saber o significado do resultado do meu exame

    EXAME FISICO-QUÍMICO:

    Volume: 55 mL.

    Aspecto: Amarelo Turvo.

    Densidade: 1.020

    pH: 5,0

    Proteinas: Ausentes.

    Corpos Cetônicos: Ausente.

    Nitrito:: Negativo.

    Hemoglobina/Hemacias: (+).

    Bilirrubinas: Ausentes

    Urobilinogênio: 0,2 mg/dL.

    SEDIMENTOSCOPIA:

    Leucocitos:96 p/campo

    Hemacias: 8 p/campo

    Células Epiteliais: 31 p/campo

    Flora Bacteriana: Normal.

    Muco: Ausente

    Cristais: Ausentes

    Cilindros: Ausentes

    OBS: HEMACIAS BEM CONSERVADAS

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É uma urina com pus. É um sinal de inflamação do trato urinário, provavelmente causada por uma infecção urinária. Agora, é preciso contextualizar esse resultado com o seu quadro clínico para interpretar o exame corretamente.
  29. Ana Carolina de Freitas Souza

    Oi bom dia meu exame de urina deu o

    Leucócitos 98.000

    Hemácias. 34.000

    Está normal ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, tem pus e sangue na urina. É um quadro de inflamação. A causa mais comum é infecção urinária.
  30. Ester Domingues

    Dr minha mãe deu no exame dela urina 50 mil a hematuria, isso é grave ela está emagrecendo muito e as plaquetas deu 66

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É um sangramento na urina. Tem que investigar a causa.
  31. Maria Helena Sousa

    Quero saber se estou com alguma infecção urinária

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você tem sintomas, precisa fazer uma urocultura.
  32. Victoria Fernanda da Silva

    Urina Tipo I

    (Material: Urina – jato médio) (Método: Físico Químico Automatizado, Citometria de

    Fluxo e Microscopia)

    Densidade 1.008

    pH 5,5

    Cor Amarelo

    Aspecto Levemente Turva

    Proteína Negativo

    Glicose Negativo

    Corpos Cetônicos, Pesquisa Negativo

    Pigmentos Biliares Negativo

    Urobilinogênio 0,2 mg/dL

    Nitrito Negativo

    Hemoglobina Negativo

    Leucócitos 27.000 /mL

    Hemácias Inferior a 15.000 /mL

    Cilindros Ausente

    Cristais Ausente

    Bactérias Discretas

    Preocupada com os Leucócitos :(

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tem uma inflamação na urina. Tem que ver se não é infecção urinária.
  33. Ludmilla

    Oi Dr ,tudo bem?

    Fiz exame da minha filha de 6 anos .

    Volume……….10ml

    Aspecto…….. límpido

    Cor……. Âmbar

    Ph……6.0

    Densidade……1020

    Proteínas….negativo

    Glicose……negativo

    Hemoglobina… negativo

    Corpos cetônicos…negativo

    Pigmentos biliares……negativo

    Urobilinogeno …..normal

    Nitrito…. negativo

    Esterase leucocitaria……. positivo+

    Leucócitos……..11

    Hemácias…..2

    Células epiteliais escamosas…..1

    Bactérias…..5

    Filamentos de muco …..1

    Está com alguma alteração?

    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esterase leucocitária positiva com leucócitos positivos sugere infecção urinária. Mas esse resultado precisa ser interpretado em contexto com o seu quadro clínico.
  34. NAYARA RODRIGUES DA SILVA

    Ph:9

    Densidade:1005

    Cor:Amarelo claro

    Aspecto:Límpido

    Leucócitos:2

    Hemacias:Raras

    Células Epiteliais:5

    Filamentos de muco:+

    Flora bacteriana:Moderada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esse pH tá bem alto, tem certeza que o valor foi mesmo 9?
  35. Thaynara Rocha Reis

    ASPECTO………………………….: LIMPIDO

    COR……………………………..: AMARELO

    DENSIDADE………………………..: 1020

    DETERMINAÇÃO DE pH………………..: 6,0

    PESQUISA DE GLICOSE……………….: NORMAL

    PESQUISA DE PROTEÍNA………………: NEGATIVO

    PESQUISA DE HEMOGLOBINA……………: NEGATIVO

    PESQUISA DE CORPOS CETÔNICOS……….: NEGATIVO

    PESQUISA DE BILIRRUBINA……………: NEGATIVO

    PESQUISA DE UROBILINOGÊNIO…………: NORMAL

    PESQUISA DE NITRITO……………….: NEGATIVO

    Método: Tiras reativas URIQUEST PLUS I

    Fabricante: Labtest

    SEDIMENTOSCOPIA

    HEMÁCIAS…………………………: 0 A 2

    LEUCÓCITOS……………………….: 3 A 5

    CRISTAIS…………………………: AUSENTE

    CILINDROS………………………..: AUSENTE

    FLORA BACTERIANA………………….: LIGEIRAMENTE AUMENTADA

    FILAMENTOS DE MUCO………………..: PRESENTE

    CÉLULAS EPITELIAIS………………..: RARAS

    Esse Exame está normal ? E do meu esposo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tem nada de mais nesse exame de urina.
  36. Gislaine

    Oi Dr tudo bem?

    Estou com uma dúvida fiz um hemograma que deu resultado:

    Leucócitos 3,100 e no exame de urina físico normal e sedimentar:

    Células: numerosas

    Hemácias 1/ campo

    Hemácias 1 / campo

    Cilindro ausente

    Isso acaso indica problemas renais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há nada de errado nessa urina.
  37. lenilda da silva maia batista

    o que é UFC por ml?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Unidades formadoras de colônias por mililitro.
  38. Elizângela

    Boa noite Dr. Não aguento mais 10 anos e ninguém descobre a causa de infecção em mim vivo com bactérias e mantenho todos os cuidados, nãos sei mais o que fazer. Agora mesmo exame de urocultura deu negativo mais restante deu assim:

    Densidade 1,025

    PH 6,0

    Leucócitos ++

    Celulas epiteliais frequentes

    Leucócitos 17 P/C

    Hemacias 1 P/ C

    Bactérias frequentes

    Filamento de muco presente

    Cristais ovalado de cálcio (raros)

    Não sei mais o que fazer . 10 anos de infecção e inflamação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Quais são os seus sintomas de infecção urinária?
  39. Jaine

    Células Epiteliais…………………………….. 30 p/ campo < 15 p/campo

    Leucócitos……………………………………… 8 p/ campo < 5 p/campo

    Hemácias………………………………………. 2 p/ campo < 2 p/campo

    Filamentos de Muco………………………… Presença

    Flora Bacteriana……………………………… Moderada

    Cristais………………………………………….. Oxalato de cálcio

    Qual seria o resultado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A única coisa que se pode dizer deste resultado é que há uma pequena inflamação. Para saber se isso é relevante ou não é preciso contextualizar o resultado com seu quadro clínico.
  40. Maria Eduarda Cruz

    Doutor, existe diferença no resultado dos exmes de EAS e Urocultura para crianças e adultos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  41. Maria José Rodrigues dos Santos

    O que significa a sigla ery numa análise á urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Imagino que seja a abreviação de erythrocytes, que é eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos) em inglês.
  42. Cmelo

    Dr. Sou gestante e o exame EAS DEU ALTERADO

    Hemoglobina: positivo +

    Esterases de leucócitos: positivo +++

    Leucócitos 56 por campo

    Hemacias 10 por campo

    Moderada bacteriuria

    Exame de urocultura

    Ausência de crescimento bacteriano no material examinado.

    Médica disse que não estava com infecção nem pediu pra repetir exame, oq faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se a urocultura veio negativa, é porque realmente não há infecção urinária. Há alguma inflamação na urina colhida, mas não é infecção urinária. Se você não tem sintomas, não motivo para preocupação.
  43. Marcia

    meu exame deu proteína +15

    Sangue 1+25

    Estou preocupadíssima..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Marcia, eu não entendo o seu resultado: proteína +15 e Sangue +25? Não é assim que costuma ser o relatório do exame sumário de urina.
  44. Alvilina Maria

    Flora bacteriana resultado leve, isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  45. Nilza mueller

    Dr meu exame deu sangue na urina 2. Sinais de mais o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Hematúria (sangue na urina) tem várias causas. Tenho um artigo só sobre esse assunto, dê uma lida: https://www.mdsaude.com/nefrologia/hematuria/
  46. Andressa

    Essa observação do resultado é indicativo de infecção urinária, ou outra qualquer? Sendo que os outros pontos estão normais?

    numerosas células

    Raros filamentos de muco

    Leucócitos 2 a 3 por campo

    Flora bacteriana normal

    Ausência de cristais e cilindros

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, não é um resultado sugestivo de infecção urinária.
  47. Lydian Nobre

    Meu exame de urina deu :

    Sangue + …. negativo

    Não entendi ….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Imagino que seja: sangue 1+ – referência: negativo. Ou seja, uma hematúria discreta.
  48. Emanuel

    Leucócitos resultados raros isso é grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É normal. Anormal seria ter muitos leucócitos na urina.
  49. Suely Jennifer messias de oliveira
    Dr meus leucocitos deu alterado no exame isso pode ser grave?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Leucócitos aumentados na urina é sinal de inflamação. Geralmente a causa é infecção urinária, mas há diversos outros motivos possíveis.
  50. CLAUDIA
    meus leucocitos deram 20.00que devo fazer etem dieta especifica para isso
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Leucócitos na urina é sinal de inflamação do trato urinário. Não tem nada a ver com dieta. É preciso investigar. Na maioria dos casos, isso é infecção urinária.
  51. Fagner
    Aspecto da urina ligeiramente turvo quer dizer que está com infecção?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não necessariamente, apesar de ser muito comum urina turva nos casos de infecção urinária.
  52. Kaio Camargo de Oliveira
    Meu exame de urina de ”proteínas” presentes, só falou isso. É grave?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Você precisa agora fazer um exame pra quantificar essa proteinúria. Sem saber exatamente qual é o valor, não dá pra dizer se há realmente algum problema.
  53. Lenita F.
    BOA NOITE Dr. Pedro Pinheiro! Meu nome é Lenita ! Meu exame de urina deu Urobilinogênio 0,1 !. Temo ser alguma doença , no caso era para dar ausente ?.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É um valor muito baixo. Isso sozinho é irrelevante.
  54. Maria Lúcia Santos
    Doutor meu exame de urina deu células epiteliais (+++) o q significa?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Provavelmente nada de mais. O texto explica quando a presença de células epiteliais preocupa.
  55. Edineide
    Olá bom dia!!! Gostaria de saber sobre exame de urina quando glicose da ++ se é diabetes ??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Diabetes é a causa mais comum de glicose na urina, mas não é a única.
  56. Joaquim Barreto
    Dr. Pedro Pinheiros: Uma pergunta meia bizarro, o porque de estar lavando louças em uma pia de cozinha; de repente tenho que interromper a lavagem para ir ao banheiro urinar…qual a causa…é psicológico!!!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Em algumas pessoas, o barulho de água corrente dá vontade urinar.
  57. Clair Ribeiro
    Parabéns! Adorei o texto!