Exame da Creatinina: O que é e para que serve

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 179 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 6 minutos

Exames para avaliar a função dos rins

A forma mais simples de avaliar o grau de funcionamento dos rins, chamado de taxa de filtração glomerular, é através da dosagem sanguínea de 3 biomarcadores chamados creatinina, ureia e cistatina C.

Quando os rins do paciente ficam doentes e a sua capacidade de filtrar o sangue fica comprometida, as concentrações de ureia, creatinina e cistatina C no sangue tendem a se elevar. Quanto mais alta forem esses valores, mais grave é a insuficiência renal.

Cada uma desses três biomarcadores tem características próprias:

  • Ureia: é um produto do metabolismo das proteínas e seu nível sanguíneo pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo a função renal, grau de hidratação do paciente, dieta, saúde do fígado e catabolismo muscular. A ureia é um exame barato e amplamente disponível, porém, dos 3, é o menos confiável e não deve ser utilizada sozinha para avaliar a função renal.
  • Creatinina: é um produto da degradação da creatina muscular, sendo o exame tradicionalmente utilizado para estimar a taxa de filtração glomerular (TFG). A precisão da creatinina pode ser afetada por variações na massa muscular, ingestão de proteínas ou de suplementos de creatina. A creatinina é um marcador amplamente disponível e de baixo custo, sendo atualmente o mais utilizado para avaliar o funcionamento dos rins.
  • Cistatina C: recentemente, a cistatina C emergiu como um marcador alternativo da função renal. Produzida constantemente por todas as células nucleadas, ela é independente da massa muscular e parece ser menos afetada por fatores externos do que a creatinina. Esse exame, porém, é mais caro e a maioria dos médicos não-nefrologistas não está habituada a trabalhar com ele.

Por ser a creatinina o exame mais utilizado na prática médica para avaliar os rins, focaremos nesse marcador ao longo do artigo, explicando quais doenças podem causar sua elevação e como interpretar os seus resultados.

Atenção: não confundir creatinina com creatina. São nomes parecidos, mas as substâncias são diferentes. Se você procura informações sobre o suplemento alimentar creatina, seu texto é este: Suplementos de creatina fazem mal?

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente com o nosso artigo, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

YouTube video

O que é a creatinina?

Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções. O “combustível” que gera esta energia é uma proteína chamada creatina fosfato, sintetizada a partir das proteínas da nossa alimentação. A creatina fosfato é produzida no fígado e posteriormente armazenada nos músculos.

A nossa musculatura está permanentemente em atividade, mesmo quando estamos em repouso. Isto significa que estamos o tempo inteiro consumindo creatina fosfato. A creatinina é uma espécie de lixo metabólico resultante deste consumo constante. Após a sua geração, a creatinina é lançada na corrente sanguínea, sendo eliminada do corpo na urina, através dos rins.

Resumindo este ciclo:
proteínas ingeridas na dieta → produção de creatina fosfato pelo fígado → consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia → produção de creatinina → eliminação da creatinina pelos rins.

Diariamente, cerca de 2% de toda creatina fosfato armazenada em nosso corpo é convertida em creatinina pelo metabolismo dos músculos. É essa creatinina resultante que dosamos nas análises de sangue.

Por que a creatinina serve para avaliar a função dos rins?

A creatinina é uma substância inócua no sangue, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. Se o paciente mantém sua massa muscular mais ou menos estável, mas apresenta um aumento dos níveis de creatinina sanguínea, isso é um forte sinal de que o seu processo de eliminação do corpo está comprometido, ou seja, os rins estão com algum problema para excretá-la.

Se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para eliminar diversas outras substâncias do nosso metabolismo, incluindo toxinas. Portanto, um aumento da concentração de creatinina no sangue é um sinal de insuficiência renal.

A ureia é outra substância produzida no fígado, também como resultado da metabolização de proteínas da alimentação. Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins. Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.

Qual é a importância da dosagem da creatinina e da ureia?

Estima-se que existam, em todo mundo, milhões de pessoas com algum grau de disfunção dos rins; 70% destes nem sequer desconfiam que possam estar doentes. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as doenças do rim é através da dosagem da creatinina.

Inúmeras doenças podem levar à doença renal crônica, mas seis delas correspondem a grande parte dos casos:

É muito comum nós médicos ouvirmos a seguinte frase:
— Ah, doutor, meus rins estão ótimos, eu urino muito bem e eles não doem.

Isto é um grande equívoco! A insuficiência renal crônica não costuma causar sintomas até fases bem avançadas da doença. O fato de não sentir dor nos rins não significa nada. Em geral, o rim só provoca dor quando há cálculo renal ou infecção. Todas as outras doenças renais não costumam cursar com dor nos rins.

Existe também o mito de que urinar bem é um sinal de saúde renal. Na verdade, o controle da água corporal é apenas uma das atribuições dos rins. Inicialmente, o rim torna-se incapaz de filtrar as toxinas, mas consegue eliminar água sem maiores problemas. A redução do volume da urina é um sinal muito tardio, que muitas vezes só ocorre depois que a insuficiência renal está muito grave e o paciente já precisa entrar em programa de hemodiálise.

Portanto, o fato de urinar bons volumes e a ausência de dor nos rins não é garantia de saúde dos mesmos (leia: 10 Sintomas dos rins).

A dosagem da creatinina é importante para se detectar a insuficiência renal em fases precoces, evitando, assim, as complicações da doença. Os rins, além do controle da água corporal, também agem no(a):

  • Excreção de substâncias sanguíneas, como remédios ou toxinas.
  • Níveis sanguíneos de eletrólitos, como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.
  • Produção de hormônios que controlam os glóbulos vermelhos (hemácias).
  • Controle da massa dos ossos.
  • Controle da função da coagulação do sangue.
  • Controle do pH do sangue.
  • Controle da pressão arterial.

A insuficiência renal crônica é uma doença que costuma progredir lentamente e de forma silenciosa ao longo de anos, fazendo com que todas as funções acima estejam comprometidas. Não diagnosticar a doença renal precocemente significa não agir em tempo hábil sobre esses problemas.

Para saber mais detalhes sobre a insuficiência renal crônica, leia: Insuficiência renal crônica – Sintomas e tratamento.

Quem deve dosar?

Qualquer indivíduo sob risco de desenvolver doença renal deve dosar sua creatinina sanguínea. Isto inclui pessoas que apresentam:

  • Hipertensão.
  • Diabetes.
  • Idade maior que 50 anos.
  • História familiar de rins policísticos.
  • História familiar de glomerulonefrite.
  • História familiar de insuficiência renal crônica.
  • Uso crônico de anti-inflamatórios.
  • Infecção urinária frequente.
  • Cálculos renais de repetição.
  • Edemas (inchaços) sem causa definida.
  • Anemia sem causa definida.
  • Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca.
  • Alterações na urina, como sangramento (urina cor de Mate ou Coca-Cola) ou excesso de espuma, que é um sinal de proteinúria.
  • Pessoas com emagrecimento, perda de apetite, náuseas matinais e fraqueza intensa sem causa aparente.
  • Obesos.
  • Fumantes.
  • Crianças com problema de crescimento.

Como saber se os rins estão funcionando adequadamente

Em geral, para avaliação dos rins, solicita-se a ureia e a creatinina conjuntamente. Todavia, a creatinina é um melhor marcador, já que a ureia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas, doença do fígado, etc.

O raciocínio é simples: as duas substâncias (ureia e creatinina) são produzidas constantemente pelo organismo e são eliminadas pelos rins. Deste modo, a sua concentração mantém-se sempre estável. Se os rins passam a não funcionar bem, elas começam a acumular no sangue. Portanto, quanto pior for a função renal, mais elevados serão os valores de ureia e creatinina.

Além das dosagens de creatinina e da ureia, o médico também pode solicitar um exame simples de urina, chamado de EAS ou urina tipo 1.

Quais são os valores normais da creatinina?

Os níveis normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl. Esses valores, porém, não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico.

Como a creatinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores. Um jovem esportista e musculoso pode apresentar até 1,4 mg/dl de creatinina sem ter doença renal, enquanto uma senhora idosa e magra, com 1,2 mg/dl, pode ter rins doentes.

Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Calcule a sua taxa de filtração glomerular

Através do resultado da creatinina, seu médico pode calcular a taxa de filtração glomerular (também chamada de clearance de creatinina), que é basicamente o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto. Rins normais filtram até 180 litros de sangue por dia (aproximadamente 120 ml/min). Valores abaixo de 60 ml/min são indicativos de insuficiência renal crônica.

Abaixo fornecemos uma calculadora para você estimar sua taxa de filtração glomerular. O resultado abaixo é apenas uma estimativa, que deve ser confirmada por um médico.



Acesse as nossas calculadoras online na página: Calculadoras do clearance de creatinina (TFG).

Como baixar a creatinina?

Não há um medicamento específico para baixar a creatinina. É importante lembrar que a creatinina é apenas um marcador de disfunção dos rins. Não é a creatinina em si que faz mal ao organismo. Ela sobe quando os rins estão funcionando mal.

A recuperação da função renal é possível nos casos de insuficiência renal aguda, quando a agressão ao rim é pontual. Nestes casos, o tratamento deve ser direcionado à doença aguda que está provocando injúria aos rins.

Nos casos de insuficiência renal crônica, os rins já apresentam lesão irreversível por anos de agressão causada pelo diabetes, hipertensão, drogas tóxicas aos rins, etc. Sendo assim, é pouco provável que ainda exista a possibilidade de iniciar algum tratamento que recupere a função renal e, consequentemente, abaixe os valores da creatinina.

Dúvidas comuns

Quando a creatinina alta é preocupante?

Toda creatinina elevada deve ser valorizada. Na dúvida, a opinião de um nefrologista costuma ser útil. Valores entre 1,1 e 1,4 mg/dl podem ser causados por alguns medicamentos, dietas muito ricas em carnes, suplementos de creatinina ou podem ser normais em jovens com grande massa muscular. Valores acima de 1,5 mg/dl quase sempre indicam algum grau de lesão renal e sua causa deve ser investigada. Quanto mais elevado é o valor da creatinina, mais grave é a disfunção dos rins.

Creatina fosfoquinase é o mesmo que creatinina?

Não, a creatina fosfoquinase (CPK ou CK) e a creatinina são substâncias diferentes, cada uma com funções distintas no organismo e utilizadas em contextos clínicos diferentes.

A creatina fosfoquinase é uma enzima encontrada principalmente no coração, cérebro e músculos esqueléticos. A CPK desempenha um papel vital na produção de energia nas células musculares. A medição dos níveis de CPK no sangue é frequentemente usada para diagnosticar e monitorar várias condições que causam danos musculares, como infarto do miocárdio, distrofias musculares e lesões musculares agudas. Falamos da elevação da CPK no artigo: Rabdomiólise: causas, sintomas e tratamento.

Por outro lado, a creatinina é um produto residual da degradação da creatina, um composto envolvido na geração de energia rápida nas células musculares. A creatinina é filtrada pelos rins e excretada na urina. A dosagem de creatinina no sangue é um indicador da função renal, pois os rins são responsáveis pela sua eliminação do corpo.

Para que serve o exame de creatinina?

Em resumo, o exame de creatinina é utilizado principalmente para avaliar a função dos rins. A creatinina é produzida pelo metabolismo normal da creatina, uma substância encontrada nos músculos. Normalmente, os rins filtram a creatinina do sangue e a eliminam através da urina. Dessa forma, a medição dos níveis de creatinina no sangue oferece informações importantes sobre o quão bem os rins estão funcionando.

Quais são os sintomas de creatinina alta?

Em geral, o paciente não apresenta sintoma algum até fases bem avançadas da insuficiência renal. Portanto, é bastante comum o paciente ter creatinina alta e não sentir nada. Esse é o motivo pelo qual muitos pacientes com doença renal crônica não sabem que estão doentes.

Nas fases mais avançadas da doença renal crônica, geralmente (mas nem sempre) quando a creatinina está acima de 2,5 a 3,0 mg/dl, o paciente pode começar a apresentar anemia, inchaços, hipertensão (ou agravamento de uma hipertensão já existente) ou urina espumosa. Em fases terminais da doença renal, náuseas e vômitos, cansaço aos esforços, mau hálito e perda de apetite são comuns.

Qual valor da creatinina indica tratamento com hemodiálise?

Depende da idade, do sexo e da massa muscular do paciente. Uma creatinina de 3,5 mg/dl em uma idosa magra de 85 anos é bem mais grave que o mesmo valor em um homem jovem de 25 anos e grande massa muscular. Portanto, não é o valor isolado da creatinina que define quando iniciar a hemodiálise, mas sim a taxa de filtração glomerular e a presença de sintomas de uremia.

Tomar creatina interfere no exame da creatinina?

Tomar suplementos de creatina pode interferir nos níveis de creatinina no sangue e na urina, pois a creatina suplementar é convertida em creatinina no corpo. Esse aumento nos níveis de creatinina pode afetar os resultados dos exames, fazendo com que pareçam mais elevados do que realmente são devido à suplementação de creatina. Nesses casos, o ideal é fazer também uma dosagem da cistatina C, pois esse marcador não sofre interferência da creatina.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


179 respostas para “Exame da Creatinina: O que é e para que serve”

  1. Kalyanne Oliveira
    Dr, minha creatinina deu 1,17 e uréia 22, ácido úrico 3,65 tenho 36 anos pratico corrida de rua, tenho 1,56 de altura e estava pesando 79kg com a nutricionista baixei o peso para 74 (ainda não refiz os exames de retorno)
    O senhor acha preocupante?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esses valores não são preocupantes.
  2. Juliano
    Olá doutor,

    Meu histórico de creatinina é 1.1, mas recentemente fiz exame e estava marcando 1.35 (VR até 1.25). Embora eu faça suplementação de creatina 3g/dia, SUSPENDI o uso da suplementação um mês antes do exame para não alterar e fiquei 48 horas sem atividade física (malhei no sábado, fiz na segunda).

    Historicamente, percebi que quando eu tinha aumentado a quantidade de proteína na dieta para 2.2g/kg havia aumentado também a ureia. Reduzi para 2g/kg e tinha abaixado, mas nunca associei à creatinina também. Atualmente tenho 2g/kg de proteína na dieta, 1.75m, 71.5kg, 12% de gordura corporal, faço musculação e aeróbico 5x na semana e não faço uso de anabolizantes, mas tenho boa massa muscular.

    Esses valores são preocupantes? Podem ser justificados pela dieta hiperproteica? Outros exames que eu possa fazer para descartar lesão renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não são preocupantes e podem ser justificados pela sua massa muscular e alta ingestão de proteínas. No seu caso, o ideal é fazer a dosagem da creatinina e da cistatina C juntas, pois a cistatina C é uma forma de avaliar a função renal que sofre menos influência da massa muscular e da dieta.
      1. Juliano
        Entendi, doutor. Muito obrigado. Farei o exame em breve.

        Se o resultado da Cistatina C estiver ok não haverá problema em suplementar a creatina no longo prazo (mesmo que, durante a suplementação, os valores fiquem mais altos)? Tem algum limite tolerável pra alterações com suplementação de creatina?

        Sobre a dieta hiperproteica, acha que se a ingestão de proteínas estiver influenciando na creatinina devo ajustar a dose de proteínas também (pra 1,7g/kg talvez) ou isso não tem relevância prática?

        Obrigado, desde já.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          1. Sim, estando a cistatina C ok, não precisa se preocupar com a suplementação de creatina.
          2. A não ser que você seja bodybuilder profissional e esteja competindo, não vejo muita vantagem de consumir 2,0 em relação a 1,7 kg/dl. A diferença de ganho de hipertrofia é pouco relevante se você pratica musculação apenas de forma recreativa.
      2. Juliano
        Doutor, abaixei a ingestão de proteína para ~1.75g/kg e refiz o exame de creatinina 10 dias depois e fiz também o de Cistatina C, seguindo sua excelente recomendação.

        Creatinina caiu para 1.28 mg/dL
        Cistatina C marcou 0.68 mg/L (VR 0.62 a 1.11)

        Impressionante como a ingestão proteína influenciou e irei manter essa quantidade de proteína para ser mais conservador.

        Voltarei a suplementar a creatina em torno de 4.5g (média do meu peso é 70kg) e sei que com isso meus níveis de creatinina irão subir novamente, com o que não me preocuparei pelo ótimo resultado da Cistatina C.

        Uma última questão: há algum limite a partir do qual os marcadores de creatinina séricos devem me preocupar, considerando o meu contexto apresentado, mesmo sendo influenciados pela suplementação de creatina (por ex.: “mesmo sendo por causa da creatina, não passar de 1.5 mg/dL”) OU eu isso é totalmente irrelevante e devo simplesmente me desapegar da creatinina sérica e avaliar anualmente a minha função renal substituindo o exame de creatinina apenas pela Cistatina C?

        Grato pela atenção e ajuda.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Creatinina é apenas um marcador laboratorial. Se você consome creatina, ela perde a sua validade. A cistatina C deve ser o marcador de eleição para avaliar função renal no seu caso.
  3. Caio
    Olá, doutor!

    Tenho 28 anos, 1,96m, 108kg, não sei exatamente meus % de gordura e massa magra porém tenho aparência de ser magro e aumentei consideravelmente massa muscular nos últimos meses.

    Faço musculação 5x por semana e consumo whey e creatina diariamente. Nos últimos 2 meses aumentei consumo de alimentos em geral, passei a comer mais frutas e mais proteína.

    Pela primeira vez tive alteração nos resultados do exame de sangue:

    Creatinina – 1,11 mg/dl
    Uréia – 56 mg/dl
    Potássio – 5,1 meq/L
    Sódio – 137 meq/L

    Devo me preocupar com insuficiência renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não. Sua creatinina está normal.
      1. Sara
        Bom dia me tira uma dúvida a minha creatinina deu de 0.73 aí calculei aqui deu 110.01ml/mim significa o que? tenho 34 idade
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Está normal.
  4. Mhary Silva
    Bom dia Dr.
    Meu pai tem 80 anos, a muitos anos toma remédio para arritmia e pressão alta.

    Os resultados dele Dez/23:

    Cálcio Ionizável = 1.89 mmol/L
    Creatinina = 3.04 mg/dL
    Uréia = 102 mg/dL
    Dosagem de Potássio = 6.1 mEq/L

    HEMOGRAMA>
    Glob.Vermelhos….: 3.2 m/uL
    Hemoglobina…….: 9.6 g/dL
    Hematócrito………: 30%

    PARATHORMONIO INTACTO (PTH) = 480.00 pg/mL

    A Nefrologista que acompanha mediante a estes resultados esse mês encaminhou para o Pronto Socorro para refazer os exames e possível internação devido o quadro de desidratação, porém ao ir ao Pronto Socorro pediram para refazer os exames em Laboratório em casa. Os resultados se confirmaram. Estou perdida se devo voltar ao Pronto Socorro com ele para internação ou conseguir novo Nefrologista para um tratamento ideal. Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tenho como avaliar o grau de desidratação dele à distância, mas o que mais me preocupa nesses resultados é o valor do potássio. Tá alto, provavelmente tem que ajustar a medicação dele, pois vários anti-hipertensores podem provocar hipercalemia (elevação do potássio sanguíneo) como efeito adverso. Veja se um desses artigos ajuda: Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II ou Espironolactona: para que serve, doses e efeitos colaterais.

      Ele tem outros problemas relacionados à doença renal crônica dele, como PTH elevado e anemia, mas, agudamente, o mais importante é controlar o potássio.

      1. Mhary Silva
        Dr. Pedro, muito muito obrigada pelo retorno!
        Devo levar ele no pronto socorro para ser medicado na veia para baixa desse potássio? Seria já um caso de internação? Ou levar num nefrologista experiente para investigação e tratamento?
        Parabéns pelo trabalho!
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Se o potássio ainda estiver acima de 6 mEq/L, o ideal é baixá-lo. Não necessariamente precisa ser internado para isso. Às vezes, basta suspender o medicamento que está fazendo mal. De qualquer forma, um bom nefrologista faz-se necessário para o resto do seguimento.
        2. Mhary Silva
          Boa tarde Dr.

          A medicação de uso contínuo dele é:

          Manhã 08h ( 4 comprimidos ) sendo:

          1 cloridrato de hidralazina (Apresolina) 25 mg
          1 furosemida (Lasix) 40 mg
          1 besilato de anlodipino (Cordarex) 5 mg
          1 cloridrato de amiodarona (Ancoron) 100 mg

          Tarde/após o almoço 12h (2 comprimidos) sendo:

          1 ácido acetilsalicílico (AAS) 100mg
          1 ácido fólico (Neo Fólico) 5 mg

          Noite 20h ( 3 comprimidos ) sendo:

          1 rosuvastatina cálcica ((Rosucor) 20 mg
          1 cloridrato de hidralazina (Apresolina)
          1 cloreto de tróspio (Spasmex) 30 mg dia sim/dia não ( 3 por semana )

          Algum desses já daria para identificar como crítico? Consulta marcada a 1 semana com um novo Nefrologista para 22/03 (data mais próxima do convênio). A que ele estava passando nem pediu para ver a medicação dele e pediu para ir no pronto socorro. Mais uma vez obrigada pelo suporte! Grata

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Nessa lista não há nenhum medicamento que possa estar interferindo no potássio dele de forma relevante. Tem que ver se a dieta dele não está muito rica em potássio. Frutas, por exemplo, deveriam ser suspensas até a consulta com o Nefrologista. Vai ter que investigar a causa do potássio elevado (pode ser só pela insuficiência renal avançada) e tratar adequadamente.
  5. Pedro
    Boa tarde Dr.
    Comecei a praticar musculação em outubro de 2023, e aumentar a quantidade proteinas (1.2 por kg), inclusive utilizando whey protein, e há duas semanas venho usando 3 g ao dia (rotulo do produto) de creatina por conta própria.

    Sou homem negro, 35 anos com 95,kg dos quais 45 Kg são de massa magra – não sei o quanto de ganho/perda de gordura/musculo tive nesse período de academia .

    Fiz medição da creatinina, e o resultado apontou para 1.2, além de uma bioimpedância apontar uma leve retenção de líquidos. Estou um pouco assustado com isso, porque a creatinina nunca tinha passado de 1.0, e minha família tem histórico de doença renal crônica decorrente de diabetes.

    Está alterado? Será que devo parar de tomar a creatina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esse valor para um homem jovem, praticante de musculação, tomando creatina e com dieta rica em proteínas não me parece nada de assustador. Não vejo motivo para mudar nada no seu treino.
  6. Luciana Medeiros
    Olá Doutor!
    Parabéns pelo lindo trabalho!

    Já passei pelo clínico geral e ela me falou que estou com quadro de insuficiência renal, e pediu pra que ingerisse 3 lts de àgua todo dia, mas já tem uns três dias que tenho sentido fortes dores na perna direita que vai até os pés, às vezes percebo que está começando a inchar, dor na lombar e cólica abdominal, tenho sentid uma fraqueza até pra caminhar.(não estou no período menstrual)

    avalia pra mim porfavor!

    Sexo: Feminino
    Idade: 33 anos
    Altura: 1,65
    Peso: 63 Kg
    Etnia: Branco

    Valor da creatinina sanguínea (em mg/dl)
    3,13
    ———————————————————–
    Taxa de filtração glomerular estimada
    17,11 mL/min

    Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Luciana, você precisa ser vista rapidamente por um Nefrologista. Você está com uma lesão renal importante, o que não é comum na sua idade. É preciso identificar rapidamente a causa para que você possa ser tratada. Apenas beber água não ajudará em nada, é preciso descobrir a causa da sua insuficiência renal.
  7. Kleverton vila nova
    Sou professor tenho 41 anos. Minha creatinina de 0.90 . FTG 93.4. Tenho cálculos renal bilaterais. 0.2mm , isso é preocupante ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A creatinina está normal, mas os cálculos renais precisam ser acompanhados.
  8. Prof. Kleverton vila nova
    Dr. Tenho 41 anos, sou professor , Tenho cálculos renais bilaterais 0,2mm . MINHA CREATININA TEU 0.90 E MEU FTG DEU 83.5 , ISSO É PREOCUPANTE
    ? MINHA UREIA DEU 28.
    OBRIGADO !!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, esses valores são normais.
  9. Bernardo
    Fiz os exames:
    Creatinina = 1,4 mg/dL
    RITMO DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR = 61,3 mL/min/1,73m2
    ÁCIDO ÚRICO: 6.70 mg/dL
    UREIA: 27 mg/dL
    Tenho 43 anos e tenho feito atividade física, com perda de peso gradual dentro dos últimos 6 meses.
    Esse quadro é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A creatinina está levemente acima do esperado. Você toma creatina ou Whey protein? Tem feito musculação?
  10. Aline
    Dr, minha creatinina deu 1.0 e uréia 19, tenho 27 anos faço musculação, tenho 1,62 peso 61 kg!
    O senhor acha preocupante?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  11. Flávia Almeida
    Boa noite, Dr. Pedro! Minha avó tem 74 anos, diabetes ( controlada), hipertensa. No último exame, deu alteração na creatinina (1,18), a médica pediu para repetir o exame. O segundo exame deu os seguintes resultados:
    Creatinina : 1,23 / Ureia : 58 / TFG : 46 .
    Tenho que me preocupar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é nada muito grave, mas tem que acompanhar, porque ela tem duas doenças que causam lesão nos rins e já há sinais de comprometimento renal.
  12. Elaine Ferreira
    Meu filho tem 8 anos creatinina 0.40 é ureia 51
    ….2 semanas antes de fazer o exame tinha tomado corticoide…..oq pode ser essa ureia alterada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode ser do corticoide. Desidratação é outra opção.
  13. Nelzi
    Doutor,

    Idosa 66 anos
    Hipertensa
    Usa losartana 60mg
    Glicose: 112

    Referência

    Exame realizado 09/21
    Creatinina: 0,7
    Ureia: 47mg

    Exame realizado 08/22

    Creatinina: 0,7
    Ureia: 30mg

    Exame realizado 07/23
    Creatinina: 1,1
    Ureia: 45mg

    Está muito preocupante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é preocupante, mas essa subida de 0,7 para 1,1 mg/dl indica que houve alguma lesão renal. Provavelmente é algo reversível, mas é preciso ficar de olho.
      1. Nelzi
        Doutor!!

        Muito obrigado!

        Estou fazendo controle de alimentos. E bebendo água, coisa que não fazia a muito tempo. Você me confortou sobre o caso não ser preocupante!! Mas estou de olho. Estava meio em dúvida, pois meus dois últimos exames estavam em níveis normais. Então o caso não é preocupante, mas é ideal o acompanhamento, correto ? Muito obrigado.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Sim.
  14. Fernandes
    Doutro, meu último exame deu 1,22 creatinina e 52 uréia. Tenho 43 anos e faço exercícios regularmente, porém não sou muito regrado. Na minha última consulta, o médico comentou que bastaria beber mais água para melhorar esses números. Já faz uns 10 anos que minha creatinina vem nesses patamares. Qual tua opinião?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você tem uma boa massa muscular e os valores da creatinina são os mesmos há 10 anos, não vejo motivo para preocupação. Basta garantir uma boa hidratação.
  15. vitor curado
    Dr. tenho 80 anos a Creatinina 0.67
    Ureia abaixo do minimo , pergunto
    é normal tudo abaixo do minimo ?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, valor baixo não é grave. Pode ter relação com a quantidade de proteínas que você come.
  16. Moacir Ademir Von Muhlen
    Ola Dr, eu estou com creatinina 1,50mg/dL.
    Devo me preocupar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Está um pouco elevada. É bom tentar identificar a causa.
  17. Pedro Lameu
    Boa noite, Tenho 56 anos 170 85 kg músculos e engordei um pouco, ex salva vidas, nunca tomei suplementos,porém muitos exercícios,depois de um acidente parei com exercícios intensos. Não sou diabético nem hipertenso.
    Fiz exame deu 1,40 a creatina com 32 de uréia está, preocupante?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é preocupante, mas sua creatinina está discretamente elevada.
  18. Marizaa Americo
    Doutor tenho 49 anos, peso 67 kg, meu ultrassom deu nefropatia bilateral crónica, uréia 15 creatinina 1,11. Agradeço se poder me responder.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sua creatinina está baixa. Esse valor não bate com o resultado do ultrassom.
  19. Carla de jesus ramos

    Tenho 39 anos ,1’53 de altura,67quilos, não sou diabética nem hipertensa. Com creatinina 4,22 .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tá muito elevada essa creatinina. Há diversas outras causas de insuficiência renal crônica além de diabetes e hipertensão. Você já está sendo seguida por um nefrologista?
  20. Hugo Santos

    Doutor, minha creatinina deu 1.50 e uréia 41. Tenho 32, 174 de altura e 88kg, não treino atualmente, mas tenho muita massa e faço uso de Losartana e HCTZ. Devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      1,5 mg/dl está discretamente aumentado. O ideal era repetir o exame e ser avaliado por um Nefrologista caso o valor persista acima do normal.
  21. Lilian dias

    Tenho 1,55 de altura 33 anos branco fiz exame de creatinina e o resultado foi 1,79 devo me preocupar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      1,79 é um valor acima do normal. É preciso investigar a causa.
  22. Michelle

    Bom dia Dr.

    Paciente com queixas de ador durante e após urinar

    Creatinina 1,24mg/dl

    Uréia 59mg/dl

    PCR 0,8mg/dl

    Paciente homem, 33 anos, 1,82m de altura, 74kg. Ectomorfo, faz academia, 13% de gordura corporal e 34% de massa muscular. Hemograma, EAS e GRAM normais. Dieta com ingestão de 1,5g de proteína por kg.

    Queria saber se essa creatinina no limite é normal, e se a uréia e o PCR indicam alguma coisa

    Obrigada Doutor bom dia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Creatinina está no nível esperado. Ureia um pouco acima, mas não me parece que seja nada de grave. A dor para urinar precisa ser investigada.
  23. Janaina

    Fiz o exame de creatinina e o resultado foi 0,62 e o de ureia deu 25,0 gostaria de saber se deu alterado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esses valores são normais.
  24. Flavia

    Boa tarde!!

    Meu filho de 18 anos fez exames e deu ureia 57 mg/dl

    Creatinina 2,80 mg/dl

    Isso é muito grave ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É uma lesão renal relevante. Ele precisa ser avaliado por um nefrologista para saber o que está causando essa lesão nos rins.
  25. Isaac Pereira da Silva

    Tenho 63 anos, hipertenso, tomo anlodipino, peso 80kg, massa muscular 60,1kg, pratico corrida, minha ureia deu 33mg/dl, creatinina 1.1mg/dl. Os valores estão normais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  26. José Galdino Gonçalves Gandra

    Meu exame de creatinina deu 0,8

    O exame de ureia 25,0

    Tenho desconforto na lombosacral

    Pode ser cálculo renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Dor de cálculo renal é muito intensa, não é só um desconforto. Em relação à sua creatinina, ela está normal.
  27. Valéria Mainardes Kury

    Tenho 57 anos, Rim único, 1,47 de altura, 48 a 50 Kg de peso, Uréia 67 mg/dl, creatinina 1,4 mg/dl.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Está um pouquinho aumentada a sua creatinina. Como você tem rim único, o ideal é que desde já começasse a ser seguida por um nefrologista.
  28. Sonia maria Soares

    boa noite tenho 62 anos meu exame de ureia deu 51 e creatina 0,81 e preocupante estes valores ?

    obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esses valores estão normais.
  29. Talita Camargo

    Dr. Meu pai tem 66 anos pesa mais ou menos 60/59 kl tem hipomagnesemia grave e usa uma colostomia.

    Fez coleta hoje 11/11 e deu

    Creatinina 2,58 mg/dl

    E ureia 95 mg/ dl

    É preocupante demais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ele precisa ser avaliado por um Nefrologista. É uma insuficiência renal moderada a grave.
    2. Israel Soares dos Santos

      Tenho 48 anos peso 65

      Fiz o exame da creatinine resultado 1,32 é preucupante?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro
        Está um pouquinho acima do esperado. Não é grave, mas tem que ver a causa. Pode ser algo simples, como desidratação ou efeito colateral de algum medicamento.
  30. iracema

    Dr. tenho 40 anos 1,55 altura e 74kg meu exame Uréia 23,0mg/dl e creatinina 1,10mg/dl? isso é preocupante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  31. Nanci Garcia de Lima

    Com 1,90 creatinina

    Uréia 79,0

    É necessário hemodiálise ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ainda não, mas é preciso ser seguido por um Nefrologista.
  32. Rafael

    Boa Noite! Sou rim único, sou branco, tenho 33 anos, 1.68 e 69 kg. Minha creatinina deu 1.08 e a urei 24, devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Está normal.
  33. Allisson Fernandes

    Dr. tenho 32 anos 1,70 altura e 82kg meu exame Uréia 25mg/dL e creatina 1,44mg/dL

    obs: faço academia regularmente (5 dias por semana) e ingiro em media 3,5 litros de água por dia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se esses 82 kg forem predominantemente de músculos, essa creatinina não é preocupante.
  34. Maria Dalva Martins da Silva

    Tenho cistos nos rins e meu exame de creatinina deu 1.07 por esse exame tenho insuficiencia renal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Qual é a sua idade?
  35. Jane

    Tenho rins policísticos e no ultimo exame de sangue minha creatinina deu 5,4. Nesse caso é obrigatorio fazer hemodialise ou tem outra soluçao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      As alternativas à hemodiálise são a diálise peritonial ou o transplante renal.
  36. Marcelia Teodoro da Silva

    Creatinina no valor de 1.22 mg/dl é bom ou ruim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depende do peso, da idade e do sexo do paciente. Se for uma senhora de 80 anos com 50 quilos é ruim; se for um homem atleta de 20 anos é bom.
  37. Márcia Aparecida Ferreira

    Fiz hemograma completo creatinina deu 1,2 mg/ dl.

    A ureia deu 60 MG/dl.

    Vou fazer hemodiálise?

    Obrigado Doutor boa tarde.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Calma. Se você for jovem, esse valor de 1,2 mg/dl de creatinina nem é assim tão alto. Se você for idosa, aí é um pouco pior, mas ainda assim longe de precisar de hemodiálise. E sua relação ureia/creatinina está em 50, o que sugere desidratação. Um nefrologista provavelmente conseguirá melhorar esses valores.
  38. Rodrigo

    Olá, Dr.! Obrigado pelos esclarecimentos.

    Meu último resultado deu: creatinina em 1.21.

    TFG em 82 ml/m

    Pratico esporte, tenho 1.76m de altura, 80 klg e 31 anos de idade.

    Seria considerado normal ou doença renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Normal.
  39. Maria Lucia Telles

    Parabéns pelos esclarecimentos!

  40. ALINE SOUZA BARBOSA

    Paciente com historico de AVC, creatinina a 2,37 como baixar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Nem sempre dá pra baixar. É preciso saber qual é a causa da insuficiência renal.
  41. Mydzan silveira

    Boa noite… meu pai tem 63 anos, sofre de ic e tem apenas 1 rim… vem sendo internado todo mês desde janeiro com água nos pulmões, a creatina tem subido p 3,31 e a ureia está em 110 , o médico disse q é normal porém a urina tem ficado com mais espuma q o normal… estamos na dúvida pois não fomos encaminhados p o nefrologista

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O ideal seria ter também um nefrologista ajudando.
  42. Cris

    Boa noite. Hoje apenas quero parabenizar o site. Vocês não tem noção de quanto ajuda em relação aos estudos. Agora mesmo estou estudando para minha prova de Bioquímica Clinica, que será amanhã. Nossa vou fazer a prova com outro foco. Sempre que preciso, estou eu aqui pesquisando para meus trabalhos da faculdade e desde já aviso que mesmo quando terminar meu curso visitarei vocês. Muito obrigada pela força. Abraços Cris.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Fico muito feliz em poder ajudar na sua formação. Boa sorte na prova.
  43. Gabriela Patti

    Boa noite!

    Dr., um paciente com 3,02 de creatinina e 155 de ureia, está em processo de falência renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Uma creatinina de 3,0 mg/dl é alta, principalmente se o paciente for uma mulher idosa ou magra. É o tipo de paciente que já precisa estar sendo seguido por um nefrologista.
  44. Bruno

    Bom dia!

    Tenho 50 anos, faço uso de Losartana (50mg) regularmente.

    Em hemograma feito no dia 22/02/2022, a Ureia estava em 39 mg/dL e a Creatinina em 1.34 mg/dL.

    Em novo hemograma, feito em 01/06/2022, a Ureia subiu para 54.81 mg/dL e a Creatinina para 1.51 mg/dL.

    Comparando com resultados de anos anteriores, nunca houve aumento tão significativo, ainda mais em questão de três meses.

    Alguma dica do que pode ter acontecido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode ser só desidratação. O ideal é repetir a creatinina depois de 1 mês para ver se o aumento é transitório ou permanente.
  45. Arlete

    Boa noite!

    Meu marido terá que fazer uma arteriografia com CO2 mas o médico disse se precisar usar um pouquinho de iodo ele irá usar, estamos preocupados pois a creatinina dele está em 2,4.Ele deve ou não fazer este exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A lesão renal por contraste é reversível. Se o exame for importante, ele pode ser feito mesmo com o risco de agravamento da função renal. Ele precisa apenas ser bem hidratado antes e depois do exame.
  46. pamella

    Olá doutor, tenho 70kg faço musculação, 1.63 altura, minha creatinina subiu 0.92 para 1.22mg/dl. Devo me preocupar ?! Sai um pouco da dieta e bebi menos agua na semana anterior ao exame

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Hidrate-se melhor e depois repita o exame com pelo menos 2 semanas de intervalo. Se tiver sido algo pontual e sem importância, a tendência é a creatinina voltar para próximo 0,9 mg/dl.
  47. Gilmar

    Meu nome é Gilmar fiz exame de rotina consta creatinina sérica 0.76 mg/dl e a uréia deu 13.8 mg /dl. Gostaria de saber se é normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, está normal.
  48. Olivio

    Olá doutor, no meu exame de creatinina deu 1,41 mg/dl, a estimativa de filtração glomerular 66,53 ml/min, ureia 24. Tenho 61 anos, tomo Sinvastatina, atenolol, enalapril e AAS, pois tive 2 enfartes há cinco anos e uso stent. Em 2019 estava com 0,99, é motivo para preocupação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A creatinina subir de 0,99 mg/dl para 1,41 mg/dl não é grave, mas é uma elevação relevante. Alguma coisa aconteceu de 2019 para cá que fez o seu rim perder parte da função. Se a creatinina ficar em 1,4 mg/dl não é grave, o problema é saber se ela não vai continuar subindo. Se subir mais um pouco nos próximos 6 meses, o ideal é você passar a ser seguido por um Nefrologista.
  49. eli

    boa tarde ;doutor tenho só o rim direito pois tive que passar por cirurgia radical devido um cancer, gostaria de saber se posso fazer reposição de silício. obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Reposição de silício??? Por quê?
  50. Tiago Ferreira

    Tive lupus , fiz pulso terapia com ciclofosfamida , hj os médicos me tiraram de diálise urinando acima de um litro, creatinina 0.8

    Porém ainda estou com edemas e nos últimos dias a urina veio diminuindo , pediram para aumentar o diurético , será q vai funcionar ou realmente meus rins não estão melhorando ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você precisou fazer ciclofosfamida e hemodiálise é porque teve uma nefrite lúpica séria. A recuperação não é tão rápida. Você acabou de interromper a diálise, é preciso mais alguns dias para gente avaliar como estão os rins.
  51. Luciana Pereira

    Boa noite. Meu esposo é soropositivo, faz uso tenofovir e dolutegravir. A creatinina sempre dá alterada, entre 1,40 e 1,50. Ele já pode ser considerado um doente renal crônico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se a creatinina está sempre entre esses valores, sim, ele tem um grau leve de doença renal crônica.
  52. Tiago
    Boa noite Doutor!!
    Tenho 32 anos, 1,94 e peso 117kg, em meus exames a creatinina deu 1.25, ureia 27,6 e na urina rotina nenhuma alteração!
    Está tudo ok?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim. A creatinina está no limite da normalidade, mas se você tiver boa massa muscular, isso é o esperado.
  53. Ronaldo de oliveira
    Boa noite Dr. Tenho 30 anos, 1.74m de altura e peso 83kg, minha creatinia 1.2 e 37 de uréia.
    Proteinas 24h 51mg
    Sumário de urina: proteinuria ausentes.
    O clínico geral disse que eu estou bem.qquero sua opinião doutor.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tá tudo normal nessas análises.
  54. Lucelma Aparecida Pereira
    Minha creatinina deu 1,24 tenho 1,70 de altura e 67 kilos está muito alta
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não sei a sua idade, mas realmente tá um pouquinho acima do esperado. Tem que contextualizar esse resultado com o seu histórico clínico pra saber se há realmente algum problema.
  55. Debora
    Dr. Minha creatinina deu normal . Porém uréia deu 56 e tgo 43 . Lembrando q consumo muita proteína . Treino muito
    Está alterado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A ureia tá um pouquinho alta. Pode ser só desidratação.
  56. Hugo
    Doutor. fiz o exame de sangue pra ver as funçoes dos rins. Deu Creatinina 1.0 e Ureia 40… minha urina de manha sai com espuma… durante o dia bebo agua e a espuma diminui bastante. o que vc acha?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ureia e creatinina estão normais. Quanto à espuma, você precisaria fazer um exame de urina pra saber se há proteinúria ou não.
  57. Olegário Neto
    Meu filho tem 19 anos, o exame dele de Creatinina deu 1.0, mas o da Uréia deu 48,5 onde a referencia é 43mg/dl o que devemos fazer para controlar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Está normal. Não tem nada de mais. Basta beber um pouco mais de água.
  58. Taiana
    Gostaria de saber se é normal o resultado, creatinina sérica deu 0.68mg/dL e a ureia sérica deu 12mg/dL ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Normal.
  59. Grace Freire
    O meu resultado de creatinina deu 0,88 é normal?
    Já tive problemas renais glomerulopatias
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Valores de creatinina abaixo de 1,0 mg/dl nos adultos é normal.
  60. Dulce Abreu
    Minha mãe tem 79 anos e faz diálise já 2 anos. O exame recente dela deu Creatinina 8,93 e uréia 54.
    Isso é normal mesmo fazendo a diálise?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depois que o paciente entra em diálise, o valor da creatinina e da ureia não servem mais para avaliar a função renal. Eles são usados apenas para avaliar o grau de nutrição e a eficácia da diálise.
  61. Eliane lopes
    Tenho 31 anos peso 54 minha creatinina ta 1,0 é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  62. Lidia
    Olá, tudo bem?
    Tenho 64 anos. Fiz 4 exames de creatinina, e deu nas seguintes sequências: 0.9 – 0.8 – 0.7 – 1.0. Estou preocupada com o último resultado, pois subiu rápido (dentro de quase 3 meses).
    O que o Dr. me diz?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      São variações aceitáveis. Basta seguir acompanhando.
  63. VALDIR MARTELLI
    Minha creatinina está em 2,4, posso ficar despreocupado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      2,4 mg/dl de creatinina é um valor alterado. Indica insuficiência renal. Você tem que ser seguido por um Nefrologista.
  64. Vinicius
    Boa noite, a minha creatinina deu 1.45 e a ureia 43. faço o uso de suplemento de creatina, esse resultado é de se preocupar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tem que suspender o suplemento e repetir o exame.
  65. nubia
    Meu pai tem diabetes e é cardiopata a creatinina dele deu 2,30 e a ureia deu 107 tem 71 anos e 77 de peso e1. 73 de altura com esses resultados ele já precisa de hemodiálise ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, mas precisa ser seguido por um Nefrologista.
  66. Jayme
    Boa noite. Creatinina 1.4 (exame sangue)

    Traços de hemácias no exame urina.

    Tenho 46 anos, 75kg, 1.66m altura

    Preocupante essa creatinina???

    Jayme

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O ideal é repetir os exames para confirmar esses resultados.
  67. jackson
    ola dotor tenho 25 anos pratico atividade fisica a 3 anos tenho 1,62 de autura e 58kg minha creatinina deu 1,11 mg/dl esta normal ???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  68. Raniela silva
    Minha creatinina deu 0,66 mg/dl e a ureia 15,2 é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  69. EDSON GODOY DOS SANTOS
    Minha creatinina está em 2,02. Qual o perigo? Posso necessitar de hemodiálise?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O principal perigo é a doença progredir e você vir a precisar de hemodiálise a médio/longo prazo.
  70. Pedro Henrique Pinto
    Ola Dr. Pedro, tenho 53 anos, 1,76 79 kg, sou malhador e gosto mt de atividade fisicas, minha creatinina está em 1,43. Minha alimentação e super regrada, porem consumo mt proteina animal e tb whey protein. usei um remedio chamado nebido por 8 anos seguidos, (testosterona). Já tive pedras nos rins. A doutora falou que esse valor é muito alto, fiquei assustado! faz sentido essa preocupação toda?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é muito alto, não. Tá um pouquinho acima do limite. Mas se você tiver muita massa muscular, pode até ser normal. Procure um nefrologista só pra ter certeza de que está tudo bem.
  71. Luciana
    Ola tenho 1,67 85kl e 34 anos creatinina 0,7 mg/dL ureia 14 mg/dl esses valores e normal.Desde ja lhe agradeço.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, normais. Creatinina abaixo de 1,0 mg/dl é normal.
  72. Angelo Marcos Gomes
    Dr. Pedro, boa tarde, tenho 65 anos, 1,70m, hipertenso. Após exame de sangue e urina , a CREATININA foi de 1,2 mg/dl. Hoje Tomo GLIFAGE XR 500mg, NATRILIX, SINVASTATINA, LOSARTANA,A.A.S. 100 MG, GLICAZIDA e CARVEDILOL. Após novos exames a CREATININA subiu para 1,65, UREIA 64. O que pode ser?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      De longe é muito difícil avaliar. Existem vários motivos possíveis, ainda mais em um paciente de 65 anos, diabético e hipertenso. Pode ser do diurético, pode ser excesso de anti-hipertensivo, pode ser desidratação, pode ser efeito de algum medicamento… Sem poder examinar é impossível dizer.
  73. Dhennifer
    Boa tarde! Tenho 19, tenho 45 kg. O meu resultado deu 10,02 mg/g de creatinina. Devo me preocupar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      10 mg/dl de creatinina? Se for isso mesmo é um valor muito alto, você precisa ser visto rapidamente por um Nefrologista.
      1. Dhennifer
        Qual é diferença entre mg/g ou mg/dl?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          São unidades de medidas diferentes, utilizadas em situações distintas. A forma mg/g não é usada para o doseamento da creatinina sanguínea.
  74. Alessandra
    Sou transplantada há 16 anos , depois dos 10 anos.Minha creatinina subiu p 2.0
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é incomum a creatinina subir após alguns anos de transplante. Por mais que haja imunossupressão, o sistema imunológico sempre consegue atacar o rim transplantado ao longo do tempo.
  75. MARCIA ALEXANDRE SILVERIO
    minha mae esta com 5,74 de creatinina e ureia em 113 sera que ja vai ser preciso hemodialise?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se esse valor de creatinina for o habitual, isso significa que ela provavelmente vai precisar de hemodiálise a curto prazo.
  76. Ana clara
    Creatinina 1,2 é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depende da idade, do sexo e do tamanho da pessoa. Pode ser normal para um homem jovem musculoso, mas é alterada para uma senhora de 80 anos com 50 kg.
  77. Jorge luiz
    Tenho 60 anos magro hipertensão.
    Creatinina deu 0.9
    Tá baixo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tá normal.
  78. Wilma oliveira
    Muito boa a matéria, texto simples e esclarecedor . Obrigada pela informação precisa e muito valiosa.
  79. Angelica
    Muito bom!
  80. Maria
    A febre Chikungunya pode alterar as taxas de ureia e creatinina ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não costuma.
  81. Amanda
    Olá
    Tenho 28 anos e minha creatinina de 0,8. É normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Normal.
  82. isispamelaramos@hotmail.com
    tenho 19 anos um metro 1,56 minha creatinina deu 1.0 mg/dl e minha ureia deu 40 mg/dl e normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  83. Roseli
    Meu marido tem diabete e pressão alta fez um exames recente devido a uma convulsão deu no exames creatinina dele está 1, 45 pode ser grave idade dele e 70 anos
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não é grave, mas é um indicador de insuficiência renal. A avaliação por um nefrologista seria útil.