Nitrofurantoína (Macrodantina): para que serve e doses

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é a nitrofurantoína?

A nitrofurantoína, também conhecida pelos nomes comerciais Macrodantina (Brasil) e Furadantina (Portugal), é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite, que é a infecção da bexiga.

A nitrofurantoína é um antibiótico muito usado no tratamento da cistite nas mulheres grávidas, principalmente nos 2.º e 3.º trimestres, pois muitos dos outros antibióticos habitualmente utilizados no tratamento da infecção urinária são contraindicados na gravidez.

Atenção: este texto não pretende ser uma típica bula da Macrodantina. Nosso objetivo é ter uma linguagem menos técnica que a de uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Para que serve

A nitrofurantoína é um antibiótico indicado exclusivamente para o tratamento e para a prevenção da infecção urinária. Atualmente, não indicamos o uso da Macrodantina para o tratamento de nenhum outro tipo de infecção.

Apesar de a Macrodantina só ser útil contra infecção urinária, ela não deve ser utilizada indiscriminadamente neste tipo de infecção; há situações específicas nas quais a nitrofurantoína está indicada; são as seguintes:

  • Tratamento da cistite quando a bactéria isolada na urocultura é sabidamente sensível à nitrofurantoína.
  • Tratamento da cistite nas grávidas (evitar no primeiro trimestre e após 37 semanas).
  • Tratamento das bacteriúrias assintomáticas nas grávidas (evitar no primeiro trimestre e após 37 semanas).
  • Prevenção da cistite nas mulheres que apresentam infecção urinária recorrente.

A nitrofurantoína não costuma ser a primeira escolha de antibióticos nas seguintes situações de infecção urinária:

  • Tratamento da pielonefrite (infecção dos rins).
  • Tratamento inicial da cistite, antes do resultado da urocultura.

A nitrofurantoína não consegue atingir concentrações elevadas nos rins, não sendo, portanto, eficaz para matar as bactérias que estejam causando uma infecção renal (pielonefrite). Já na bexiga, a macrodantina consegue atingir boas concentrações, motivo pelo qual ela é eficaz para o tratamento das cistites.

Todavia, como em algumas regiões a taxa de resistência das bactérias à nitrofurantoína é alta, ela não costuma ser indicada como primeira opção, exceto se o médico tenha em mãos o resultado de um antibiograma indicando que a bactéria é sensível à macrodantina.

Nomes comerciais

A nitrofurantoína é um antibiótico já presente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-la sob a forma genérica ou pelos vários nomes comerciais disponíveis, incluindo:

  • Biofurin
  • Furadantina.
  • Hantina.
  • Macrodantina.
  • Nitrofen.
  • Trofurim.

Em Portugal, a caixa de furadantina com 50 cápsulas de 100 mg custa cerca de 2,90 Euros. No Brasil, a caixa com 28 cápsulas de 100 mg custa ao redor de 4 Reais. Já a Macrodantina, uma das marcas comerciais da nitrofurantoína, costuma custar cerca de 9 Reais a caixa com 28 cápsulas de 100 mg.

Posologia – Como tomar

Dose da nitrofurantoína indicada para tratar infecção da bexiga – cistite:

  • Adultos ou crianças com mais de 12 anos: uma cápsula de 100 mg de 12/12 horas* (ou 50 mg de 6/6 horas) por 5 a 7 dias.
  • Crianças de 1 mês a 12 anos: 5 a 7 mg por quilo de peso por dia, divididos em 4 tomadas diárias. Dose máxima por cada tomada: 100 mg.

* Algumas fontes sugerem 100 mg de 6/6 horas. Estudos mostram, porém, que a dose de 100 mg a cada 12 horas é tão eficaz quanto.

Dose da nitrofurantoína indicada para a prevenção da cistite:

  • Profilaxia contínua: 1 cápsula diária de 100 mg por um período de 6 a 12 meses.
  • Profilaxia pós-coito: 1 cápsula de 100 mg após cada relação sexual.

Para saber mais sobre o tratamento e a prevenção da cistite, leia os seguintes artigos:

Efeitos colaterais

A macrodantina é um antibiótico com baixa taxa de efeitos colaterais. Entre os afeitos adversos mais comuns podemos citar náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, flatulência e perda do apetite. Esses efeitos ocorrem em cerca de 1 a 8% dos casos.

Em alguns pacientes, a urina pode ficar mais escura, com uma cor acastanhada (leia: Cor da urina (verde, roxa, laranja, azul)).

Alguns efeitos colaterais mais graves podem ocorrer, tais como anemia, icterícia, queda de cabelo e reações alérgicas. Eles, porém, são raros e ficam restritos a menos de 0,1% dos casos.

Uso prolongado

O uso de nitrofurantoína por mais de 6 meses seguidos aumenta o risco de pneumonite intersticial difusa, fibrose pulmonar, hepatite crônica e desenvolvimento de neuropatia.

Entre os efeitos adversos raros e graves da nitrofurantoína, um se destaca: a lesão pulmonar, um quadro que se caracteriza por febre, tosse, falta de ar, dor torácica e cansaço, sendo muito semelhante aos sintomas de uma pneumonia.

Idosos e mulheres são o grupo com maior risco de desenvolver lesão pulmonar pela nitrofurantoína.

Precauções

A macrodantina deve ser evitada nas seguintes situações:

  • Insuficiência renal com taxa de filtração glomerular menor que 40 ml/min.
  • Gravidez no primeiro trimestre (não é contraindicado, mas há outras opções mais seguras, tais como fosfomicina, amoxicilina e cefalexina).
  • Gravidez após 37 semanas (há um maior risco de icterícia neonatal).
  • Durante o aleitamento materno.
  • História de alergia à nitrofurantoína.
  • Bebês com menos de 1 mês.
  • Pacientes com doença do fígado.

Interações medicamentosas

A nitrofurantoína não costuma provocar interações medicamentosas com frequência. Entre os fármacos que devem ser evitados durante o tratamento com a Macrodantina estão:

  • Vacina para febre tifoide.
  • Norfloxacino.
  • Picossulfato de sódio.
  • Trissilicato de magnésio.
  • Probenecida.
  • Espironolactona.

A nitrofurantoína, assim como a maioria dos antibióticos, não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional (leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
EAS Exame de urina (EAS) – Entenda os resultados
Azitromicina Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais
Metronidazol Metronidazol (bula): pomada, comprimidos e creme
Infecção urinária 10 sintomas da infecção urinária (bexiga e rins)
Antibióticos Antibióticos: o que é, tipos e para que serve
Amoxicilina Amoxicilina (bula simples): para que serve e como tomar
Bactrim Bactrim (sulfametoxazol-trimetoprima): Bula simplificada
Benzetacil Benzetacil (penicilina benzatina) – Bula simplificada
Cheiro da urina Principais causas de urina com cheiro forte
Bacteriúria assintomática Bacteriúria assintomática: devo tratar ou não?
Pielonefrite Pielonefrite (infecção renal): causas, sintomas e tratamento
Uretrite Uretrite: o que é, causas, sintomas e tratamento
Urina colorida 7 alterações na cor da urina (e suas causas)
Cistite Cistite: o que é, sintomas e tratamento
Hematúria Hematúria: principais causas de sangue na urina
Cistite pós coito Cistite da lua-de-mel: infecção urinária após sexo
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

47 comentários em “Nitrofurantoína (Macrodantina): para que serve e doses”

  1. Olá boa tarde, sou de Portugal, gostaria de uma opinião sua..tenho tido várias infessoes urinárias recorrentes desde 2021, uma atrás da outra e tomando muitos antibióticos. Já fiz o tratamento prolongado de 3 meses de Uro Vaxom junto com a nitrofuratoina no ano passado, após o tratamento logo foi outra infessao mas com pouco sintomas!. Estou com outra infessao a médica passou a mesma medição este mês de março 2023, para fazer tratamento com esses dois medicamentos durante 3 meses. O que faço? . . O que devo fazer para acabar estas infessoes?😓 Obrigado

    Responder
  2. Colega, até onde sei, nitrofurantoina 100mg 12/12h apenas se formulação mono/macro (desconheço existência no Brasil).

    Entrei aqui porque uma paciente achou ruim usar 4x/d (bastante compreensível) e me perguntou. Entendendo que o conhecimento médico é dinâmico e proficuamente estudado, de forma genuina, lhe agradeço se puderes me enviar a fonte da informação.

    Responder
    • Olá, José. Eu vivo em Portugal e aqui só há nitrofurantoína de 100 mg. Porém, quando vivia no Brasil, eu já utilizei nitrofurantoína de 100 mg. Existe essa formulação da Wyeth/Pfizer (genérico), Teuto (Nitrofen) e Cosmed (Macrodantina).

      Responder
  3. Bom dia posso tomar meu medicamento que já faço uso escitalopram e fazer o tratamento de infecção urinária com nitrofurantoina 100 mg passado por médico ?

    Responder
  4. Dr, minha mãe é bem idosa, pegou uma bactéria estreptococcus e o médico receitou macrodantina por 2 meses, pode afetar o rim dela? Diminuiu a frequência urinária e a quantidade

    Responder
    • Essa história que você conta tá estranha. Macrodantina não é um bom antibiótico para tratar a bactéria estreptococo e seu uso por tanto tempo assim só está indicado na profilaxia da infecção urinária. Peça para o médico que prescreveu a nitrofurantoína explicar melhor qual é o objetivo dele com esse tratamento.

      Responder
  5. To tomando este medicamento há 24hr. De 6 em 6hr, minha urina está amarela fluorescente, me sinto exausta. P piorar, eu já estava com nariz entupido, escorrendo, tossindo, espirrando… Ontem dormir foi quase impossível. Tomei 2,5ml (era só o que tinha no frasco) de acetilcisteína p ver se conseguia

    Responder
  6. Dr. a pediatra receitou nitrofurantoina para minha bebê de 1 ano e 5 meses, infeccção urinária! Tive que mandar manipular, por causa da dosagem, eu não sabia disso! Esse medicamento resolve?

    Responder
  7. Dr no hospital das clinicas me recomendaram este medicamento uso continuo para tratar infecção de urina,será que este medicamento não afeta os rins?com o tempo pq no meu exame de creatinina ja estou com um pouco de desfunção renal e o medico não suspendeu o medicamento por causa das inflamação constante que tenho na urina .

    Responder
  8. Bom dia fiz a urucultura da urina e constato uma bacteria no qual estou tomando esse medicamento…mas gostaria de saber atravez de que pegamos essa bacteria ..pois sempre aparece….obrigado

    Responder
  9. Bom dia Dr Pedro.
    Me foi receitado duas caixas de macrodantina como medida profilática para infecção urinária. Já estou na segunda caixa, e também faço uso do anticoncepcional YAZ. Gostaria de saber se a macrodantina influencia na eficácia do YAZ.

    Responder