Cefalexina: para que serve e como tomar

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é a cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico da família das cefalosporinas, quimicamente parecido com a família das penicilinas.

A cefalexina é largamente usada na prática médica por ser eficaz contra bactérias comuns, tais como Staphylococcus, Streptococcus e Escherichia coli.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da cefalexina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Para que serve

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus mirabilis.

Entre as infecções que podem ser tratadas pela cefalexina, podemos citar:

Em geral, a cefalexina é a primeira opção para infecções de pele, na qual a bactéria Staphylococcus aureus é o mais provável agente causador da infecção.

Nomes comerciais

A cefalexina é um antibiótico já existente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-la sob a forma genérica ou pelos vários nomes comerciais disponíveis, incluindo:

  • Betacef.
  • Cefaben.
  • Cefacimed.
  • Cefagel.
  • Cefagran.
  • Cefalexan.
  • Cefanal.
  • Cefaxon.
  • Ceflexin.
  • Ceporexin.
  • Kefalexina.
  • Keflex.
  • Keforal.
  • Neo Ceflex.

A cefalexina é habitualmente comercializada em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 750 mg. A forma em xarope, geralmente indicada para crianças pode ser encontrada nas concentrações 125 mg/5 mL ou 250 mg/5 mL. A cefalexina 500 mg é a forma mais fácil de ser encontrada.

Como tomar

Como acontece com a maioria dos antibióticos, a sua dosagem e tempo de uso dependem de qual infecção estamos lidando. A dose máxima recomendada para adultos é de 4 gramas (4000 mg) por dia.

As indicações mais comuns para o uso da cefalexina são as infecções de pele, como celulite ou erisipela. Nestes casos, a dose mais indicada é 500 mg de 6/6 horas por 7 a 14 dias, dependendo da gravidade da infecção. Nos casos de furúnculos, impetigos ou outras infecções menos graves da pele, a dose recomendada é de 500 mg de 12/12 horas por 7 a 10 dias.

Nos casos de cistite não complicada a cefalexina pode ser indicada, apesar de não ser a primeira opção de antibióticos na maioria dos casos. A cefalexina é uma boa opção para cistite em grávidas, pois a maioria dos antibióticos mais efetivos são contraindicados (leia: INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ). Nos casos de cistite, a dose utilizada deve ser 500 mg de 12/12 por 7 dias.

A cefalexina também é muito utilizada para tratar faringites e amigdalites. A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias.

Nos pacientes com doenças estruturais do coração, com maior risco de desenvolverem endocardite, recomenda-se a administração de 2 gramas (2000 mg) de cefalexina 30 a 60 minutos antes de procedimentos odontológicos.

Nas crianças, a dose total diária da cefalexina costuma ser de 12,5 a 50 mg por quilo de peso, divididos por 4 tomadas diárias (6/6 horas).  Em casos graves de crianças com mais de 1 ano, a dose pode chegar a 100 mg/kg/dia.

A cefalexina pode ser tomada com estômago cheio ou vazio.

Efeitos colaterais

A cefalexina é uma droga com boa tolerabilidade, com baixa incidência de efeitos colaterais.

Entre os efeitos adversos mais descritos estão a diarreia (comum em quase todos os antibióticos) e a dor de estômago. Assim como ocorre com outro antibióticos, a ocorrência de candidíase vaginal também pode ser uma complicação do tratamento com a cefalexina.

Pacientes com alergia à penicilina também podem desenvolver quadros alérgico com o uso da cefalexina. Se possível, o ideal é dar preferência a antibióticos de outra família que não as cefalosporinas.

Nos pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser ajustada de acordo com a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.

Existem vários outros efeitos colaterais relacionado ao uso da cefalexina, mas a grande maioria é muito rara e não vale a pena perdemos tempo descrevendo dezenas de efeitos adversos que quase não acontecem na prática médica.

Contraindicações

Exceto pelo casos de alergias às cefalosporinas, não há outras contraindicações absolutas ao uso da cefalexina.

Mesmo pacientes com histórico de alergia à penicilina podem usar a cefalexina se o quadro alérgico for previamente estudado com testes cutâneos. Apenas cerca de 10% dos pacientes com alergia à penicilina também são alérgicos às cefalosporinas. Portanto, se o paciente for investigado e não apresentar sinais de reação cruzada com as cefalosporinas, o uso da cefalexina pode ser indicado. Atenção: sem estudo prévio, não á como saber se o paciente é alérgico ou não (leia: ALERGIA À PENICILINA).

A cefalexina pode ser usada durante a gravidez. Em relação à amamentação, o antibiótico é parcialmente excretado pelo leite, podendo haver absorção de pequenas quantidades do mesmo pelo bebê. Em geral, após 8 horas da última dose tomada, já não há sinais de cefalexina no leite, sendo este período (até a próxima dose) o melhor momento para amamentar.

A cefalexina pode ser administrada em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula.

Interações medicamentosas

Os pacientes que fazem uso contínuo de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a cefalexina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR).

Multivitamínicos, principalmente aqueles que contêm zinco, diminuem a ação da cefalexina e não devem ser tomados concomitantemente.

A metformina quando tomada junto com a cefalexina tem seus níveis sanguíneos elevados em cerca de 30%, aumentando os riscos de efeitos colaterais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Azitromicina Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais
Metronidazol Metronidazol (bula): pomada, comprimidos e creme
Botulismo Botulismo: transmissão, sintomas e tratamento
Antibióticos Antibióticos: o que é, tipos e para que serve
Amoxicilina Amoxicilina (bula simples): para que serve e como tomar
Bactrim Bactrim (sulfametoxazol-trimetoprima): Bula simplificada
Benzetacil Benzetacil (penicilina benzatina) – Bula simplificada
nitrofurantoína Nitrofurantoína (Macrodantina): para que serve e doses
Amoxicilina + clavulanato Antibiótico Amoxicilina + Clavulanato [bula simplificada]
ciprofloxacina Ciprofloxacino: indicações, posologia e efeitos
Álcool e antibióticos Misturar antibióticos com álcool: qual é o risco?
antibioticos e anti-inflamatorios Diferenças entre antibiótico e anti-inflamatório
s.aureus Riscos da bactéria Staphylococcus aureus
Bactérias Quais são as doenças causadas por bactérias?
Alergia à penicilina Alergia à Penicilina: sintomas e tratamento
Clostridium difficile Colite Pseudomembranosa: sintomas e tratamento
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

75 comentários em “Cefalexina: para que serve e como tomar”

  1. Estou usando cefalexina 500 mg de 6/6, por coincidência ou não apareceu uma halitose muito forte, srá efeito do uso da mesma ?

    Responder
  2. Pessoas com doença de Crohn podem fazer uso da Cefalexina para outros problemas de saúde, não para o Crohn? Ou o uso desse antibiótico pode interferir no quadro de Crohn?

    Responder
    • A posologia de 6/6h não é superior a de 12/12h na cistite. Com 6/6h, você estará fazendo mais antibiótico que o necessário, aumentando o risco de efeitos adversos sem nenhum ganho em relação à taxa de cura.

      Responder
  3. Estou me tratando com cefalexina,um furunculo do lado esquerdo do meu rosto e abaixo do meu nariz,é normal sentir uma dor intensa e aguda que parece que meus dentes vai cair

    Responder
  4. Tava com o dedo infeccionado, fui no médico e ele me deu o cefalexina pra tomar, tô tomando ha quatro dias, e ontem eu comecei a ter diarreia, e hj de manhã acordei com muita cólica. Fui no banheiro e minha menstruação desceu toda coagulada, nunca tinha acontecido isso. Devo parar de tomar o remédio?

    Responder
  5. Minha filha está com erisipela bolhosa a médica passou cefalexina 6/6 horas, só com uso da cefalexina pode curar a erisipela ? Agradeço desde já .

    Responder
    • Sinceramente, eu não sei qual é a composição da cefalexina para uso veterinário. A dose em si (75 mg) é baixa. Se o comprimido veterinário for basicamente igual ao não veterinário (muitas vezes eles são exatamente iguais), não há problema algum.

      Responder
  6. Estou tomando Cefalexina e estou tendo umas pequenas cólicas intestinais. Inclusive tive até um pouco de diarréia. Quando estas cólicas vem tomo buscopan composto. Tem algum problema? E tem algum antibiótico que poderia estar substituindo? Não posso ficar sem o antibiótico por causa da infecção, mas a cólica também incomoda. O que faço?

    Obrigado.

    Responder
    • Cefadroxila é um antibiótico semelhante à cefalexina. É pra tratar infecção bacteriana, não serve pra tratar fungos, como a candidíase.

      Responder
  7. Bom dia! minha filha está com reação alergica à cefalexina após tomar por 10 dias, interrompi o tratamento e no momento ela está tomando dexametasona para combater a reação alergica, quanto tempo irá demorar para desaparecer a alergia?

    Responder
  8. Caro Dr. Pedro, submeti-me a uma cirurgia estética de ginecomastia há 24 horas, cujo procedimento ocorreu sem intercorrências. Ocorre, porém, que depois de receber alta, hoje, vi que a prescrição para o pós operatório em casa era de Cefalexina 500mg 12/12h por 3 dias. Declaro que me encontro com desconfortos gástricos insuportáveis, ainda que esteja tomando Pantoprazol. Pergunto: posso substituir tal medicamento para o ciprofloxacino ou moxifloxacino? Grato desde já.

    Responder
  9. Bom dia. Há alguma interação entre cefalexina e diclofenaco de potássio? Estou tomando cefalexina de 500mg de 6/6h para uma celulite na mama esquerda. Após espremer um cravo, ocorreu a infecção. E o diclofenaco tomo de 12/12h. Obrigada.

    Responder
  10. Boa tarde!
    Estou gestante e com infecção urinária, minha obstetra passou 1mg a cada 8 horas, ou seja: 3x ao dia! Não seria uma dose muito forte pra quem está gestante?
    Tomo vitaminas que contem zinco, seria esse o motivo?

    Obrigada desde já!

    Responder
    • A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia indicam para infecção urinária na gravidez uma dose de 500 mg por 6/6 horas. Pergunte a sua obstetra por que ela optou por essa dose alternativa.

      Responder
    • Ele pode ser usada, mas há antibióticos melhores para dor de garganta.

      Além disso, quem lhe disse que a sua dor de garganta precisa de antibióticos? Se for de origem viral, o antibiótico não vai servir de nada e ainda pode causar efeitos colaterais.

      Responder
        • Dependendo da infecção, a dose total diária pode variar de 25 a 100 mg/kg, não ultrapassando um máximo de 4000 mg por dia. Portanto, em princípio, a dose não parece ser exagerada.