Neurologia

Arquivo de textos sobre as doenças neurológicas


O que é Neurologia?

A neurologia é o ramo da medicina especializado no tratamento das doenças do sistema nervoso.

O sistema nervoso é composto de duas partes: o sistema nervoso central – que engloba o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e a medula espinhal – e sistema nervoso periférico – composto pelos nervos e os gânglios nervosos.

Os sistemas nervosos central e periférico controlam todo o funcionamento do corpo. Quando alguma doença acomete uma ou mais partes do sistema nervoso, o paciente pode ter dificuldade em se mover, sentir estímulos do ambiente, falar, engolir, respirar, memorizar ou raciocinar.

Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Neurologia

Vacina autismo

Vacinas e autismo: o que a ciência realmente diz

Apesar das taxas de vacinação ainda serem altas na maioria dos países, é cada vez maior o número de pessoas que dizem achar que as vacinas não são seguras.
Trombose cerebral

Trombose Venosa Cerebral: sintomas e tratamento

A trombose venosa cerebral é considerada uma forma de acidente vascular cerebral (AVC), apesar desta ser provocada por trombos nas veias e não nas artérias, como nos casos clássicos de AVC.
Demência

Demência: causas, sintomas e tratamento

A demência é uma síndrome que se caracteriza pela deterioração progressiva das funções cognitivas, incluindo a memória, o raciocínio, a linguagem e as habilidades sociais.
Enxaqueca

Enxaqueca (migrânea)

Dor

Melhores remédios para cada tipo e intensidade de dor

A dor é uma desagradável experiência sensorial e emocional, que é desencadeada por um real ou potencial dano de algum tecido, ou por alguma situação que seja interpretada como dano tecidual.
esclerose lateral amiotrófica

O que é esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

A esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença do neurônio motor ou doença de Lou Gehrig, é uma grave patologia neurodegenerativa (doença que provoca degeneração dos neurônios) de causa ainda desconhecida e sem tratamento curativo.
Morte súbita

Morte súbita: causas em adultos, atletas e bebês

A morte súbita pode ocorrer em qualquer faixa etária, até jovens atletas ou bebês supostamente saudáveis podem morrer subitamente, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias.
Tétano

Tétano: causas, transmissão, sintomas e vacina

Apesar de ser muito grave, o tétano pode ser facilmente prevenido através da vacina. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem essa infecção.
AVC

AVC (derrame cerebral): sintomas, causas e tratamento

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma complicação que ocorre quando o suprimento de sangue para uma região do cérebro é interrompido ou substancialmente reduzido, privando o tecido cerebral de oxigênio e nutrientes.