Trombose: o que é, causas, sintomas e locais comuns
A trombose ocorre quando um coágulo bloqueia uma veia ou artéria, dificultando o fluxo sanguíneo. Pode afetar pernas, pulmões ou cérebro, causando dor e inchaço.
Leia MaisArquivo de textos sobre
A neurologia é o ramo da medicina especializado no tratamento das doenças do sistema nervoso.
O sistema nervoso é composto de duas partes: o sistema nervoso central – que engloba o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e a medula espinhal – e sistema nervoso periférico – composto pelos nervos e os gânglios nervosos.
Os sistemas nervosos central e periférico controlam todo o funcionamento do corpo. Quando alguma doença acomete uma ou mais partes do sistema nervoso, o paciente pode ter dificuldade em se mover, sentir estímulos do ambiente, falar, engolir, respirar, memorizar ou raciocinar.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Neurologia
A trombose ocorre quando um coágulo bloqueia uma veia ou artéria, dificultando o fluxo sanguíneo. Pode afetar pernas, pulmões ou cérebro, causando dor e inchaço.
Leia MaisNeste texto abordaremos 7 sinais e sintomas clássicos do AVC que devem servir de alerta para o paciente procurar atendimento médico imediatamente. O pronto atendimento dos casos de AVC é essencial, pois o tratamento só é eficaz se for iniciado nas primeiras horas do infarto cerebral.
Leia MaisA apraxia da fala é um distúrbio neurológico que dificulta a coordenação dos movimentos necessários para falar. Afeta a capacidade de formar palavras de forma correta, mesmo que a compreensão esteja preservada.
Leia Maisproblemas mais graves. Identificar o tipo e os sintomas associados é essencial para um diagnóstico e tratamento adequados.
Leia MaisA melatonina é um hormônio natural produzido pela glândula pineal, essencial para regular o ciclo sono-vigília. Sua forma sintética pode ser usada como suplemento para tratar insônia, jet lag e distúrbios do sono.
Leia MaisA demência vascular é causada por danos nos vasos sanguíneos cerebrais, comprometendo a circulação e funções cognitivas. É comum após múltiplos AVC ou doenças que afetam a circulação cerebral. A prevenção inclui controlar pressão alta e fatores de risco cardiovascular.
Leia MaisO que é bruxismo? O bruxismo é um transtorno reconhecido pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, normalmente durante o sono. Este comportamento, muitas vezes relacionado ao estresse ou ansiedade, coloca uma pressão excessiva sobre os músculos, tecidos e outras estruturas ao redor da mandíbula, levando ao desgaste prematuro dos dentes. Este desgaste pode, por sua vez, causar
Leia MaisApesar das taxas de vacinação ainda serem altas na maioria dos países, é cada vez maior o número de pessoas que dizem achar que as vacinas não são seguras.
Leia MaisIntrodução A neuralgia pós-herpética, comumente conhecida como cobreiro, é uma complicação do herpes zóster caracterizada pela dor persistente após a cura das lesões cutâneas. Essa dor, muitas vezes intensa e potencialmente incapacitante, concentra-se na área onde o surto de herpes zoster originalmente ocorreu. A dor pode se manifestar de forma constante ou intermitente, variando de um indivíduo para outro. Embora
Leia MaisO que é amaurose fugaz? Amaurose fugaz é o termo médico utilizado para descrever o quadro de perda súbita e transitória de visão em um ou ambos os olhos. A amaurose fugaz também pode ser chamada de perda visual monocular transitória, quando acomete apenas um dos olhos, ou perda visual binocular transitória, quando a perda abrupta e temporária da visão
Leia MaisA trombose venosa cerebral é considerada uma forma de acidente vascular cerebral (AVC), apesar desta ser provocada por trombos nas veias e não nas artérias, como nos casos clássicos de AVC.
Leia MaisA demência é uma síndrome que se caracteriza pela deterioração progressiva das funções cognitivas, incluindo a memória, o raciocínio, a linguagem e as habilidades sociais.
Leia MaisO que é convulsão febril? Chamamos convulsões febris os episódios de crise convulsiva que ocorrem em crianças pequenas e são desencadeados por febre, habitualmente acima de 38ºC. As convulsões febris podem surgir em crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, mas a maioria dos episódios concentra-se entre 12 e 18 meses. Cerca de 5% das crianças com menos
Leia MaisO tremor essencial é um distúrbio neurológico que causa tremores involuntários, em geral, nas mãos e braços, especialmente quando o paciente executa tarefas.
Leia MaisO que é ataque isquêmico transitório? Até há bem pouco tempo, o ataque isquêmico transitório (AIT) era definido como um quadro de comprometimento neurológico focal com duração inferior a 24 horas. Ou seja, era basicamente um quadro de acidente vascular cerebral (AVC), cujos sintomas desapareciam espontaneamente após alguns minutos ou horas. A definição atual é um pouco diferente. Segundo a
Leia MaisO que significa ter a carótida obstruída? As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos no pescoço, sendo responsáveis pelo fornecimento de sangue para o cérebro, pescoço e face. Existem duas artérias carótidas, uma à direita e outra à esquerda. A estenose de uma ou ambas as artérias carótidas ocorre quando o interior do vaso torna-se estreito ou obstruído, reduzindo
Leia MaisIntrodução A cefaleia de baixa pressão é um quadro de intensa dor de cabeça que pode surgir após uma raquianestesia, anestesia peridural ou punção lombar. Esses quadros são chamados respectivamente de cefaleia pós-raquianestesia, cefaleia pós-punção dural ou cefaleia pós-punção lombar. Como a raquianestesia e anestesia peridural são habitualmente utilizadas nos partos, tanto normal quanto cesariana, essa forma de dor de cabeça
Leia MaisA enxaqueca é uma condição neurológica caracterizada por dores de cabeça intensas e pulsantes, geralmente acompanhadas por sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e som. Pode durar horas ou até dias, afetando a qualidade de vida.
Leia MaisIntrodução A dor é o principal sintoma que acomete o ser humano. De todas as causas que levam uma pessoa a procurar atendimento médico, a dor é disparada a principal. Todos nós já experimentamos vários quadros de dor aguda ao longo das nossas vidas, seja devido a traumas, queimaduras ou por complicações de alguma infecção, como dor de garganta ou
Leia MaisResumo do artigo O que é a síndrome das pernas inquietas? A síndrome das pernas inquietas, também conhecida como doença de Willis-Ekbom, é uma condição de origem neurológica na qual o paciente sente um inexplicável desconforto e uma incontrolável necessidade de movimentar as pernas. Esses episódios costumam ocorrer no final da tarde ou à noite, enquanto o paciente encontra-se sentado ou deitado.
Leia MaisA microcefalia é uma condição em que o bebê nasce com a cabeça menor que o normal, devido a um desenvolvimento cerebral incompleto. Pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais, como infecções durante a gravidez e leva habitualmente a atrasos no desenvolvimento neurológico.
Leia MaisO que é a carambola? A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta bastante popular nos países de clima tropical e subtropical. O seu consumo se dá não só através da própria fruta ou do seu suco, mas também através de chás, extratos, concentrados e ervas medicinais. A divulgação da carambola como medicamento natural é especialmente problemática, porque a fruta é reconhecidamente perigosa
Leia MaisO que é miastenia gravis? A miastenia gravis (MG) é uma doença neuromuscular de origem autoimune, que na sua forma mais comum provoca graus variáveis de cansaço e fraqueza muscular, atingindo preferencialmente os músculos de contração voluntária, tais como os dos braços, pernas, face, olhos e os músculos torácicos responsáveis pela respiração. A fraqueza muscular associada à miastenia gravis habitualmente agrava-se após atividade física
Leia MaisA dor é uma desagradável experiência sensorial e emocional, que é desencadeada por um real ou potencial dano de algum tecido, ou por alguma situação que seja interpretada como dano tecidual.
Leia MaisA doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta a memória, o raciocínio e o comportamento. É a principal causa de demência em idosos. Aprenda a reconhecer os seus sintomas.
Leia MaisA esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença do neurônio motor ou doença de Lou Gehrig, é uma grave patologia neurodegenerativa (doença que provoca degeneração dos neurônios) de causa ainda desconhecida e sem tratamento curativo.
Leia MaisA morte súbita pode ocorrer em qualquer faixa etária, até jovens atletas ou bebês supostamente saudáveis podem morrer subitamente, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias.
Leia MaisA insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer ou manter o sono. Pode afetar o bem-estar e o desempenho diário. Tratamentos incluem mudanças nos hábitos e, em alguns casos, medicação.
Leia MaisO que é ciatalgia? A dor no nervo ciático, também chamada de dor ciática, ciatalgia ou, simplesmente, ciática, é uma dor de origem neuropática, que ocorre quando o nervo ciático encontra-se inflamado. O quadro clínico clássico da ciatalgia é de dor lombar com irradiação para uma das pernas, podendo também haver perda da sensibilidade e fraqueza muscular no membro acometido.
Leia MaisO que é meningite? A meninge é uma fina membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal. No seu interior circula um líquido, chamado líquido cefalorraquidiano ou líquor. Quando a meninge encontra-se inflamada, dizemos que o paciente tem meningite. Na imensa maioria dos casos, a inflamação da meninge é provocada por um agente infeccioso, como vírus, bactérias ou fungos.
Leia MaisIntrodução A hérnia de disco, também chamada de hérnia discal ou protusão discal, é um problema da coluna vertebral que provoca compressão dos nervos, causando dor, fraqueza e perda de sensibilidade em um dos membros. As protusões discais mais comuns são as hérnias lombares e as hérnias cervicais. Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são dor, perda da
Leia MaisO que é o tumor cerebral? Um tumor cerebral surge quando algumas células do cérebro passam a se multiplicar de forma anormal, criando uma massa dentro do crânio. Existem vários tipos de tumores cerebrais, desde os benignos até os malignos, estes últimos chamados de câncer cerebral. Um tumor cerebral pode ter origem no próprio cérebro ou ser uma metástase de
Leia MaisO aneurisma cerebral é uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo no cérebro, que pode se romper e causar hemorragia. É uma condição grave que exige diagnóstico precoce e tratamento para evitar complicações fatais.
Leia MaisO que é delirium? O delirium, também chamado de estado confusional agudo, é uma perturbação grave da função mental, caracterizado por distúrbios da consciência, com reduzida capacidade de concentração, alterações da memória, confusão mental e alteração da percepção do ambiente. O início do quadro de delirium é geralmente súbito, evoluindo dentro de horas ou alguns dias, e são extremamente comuns
Leia MaisO soluço é uma contração involuntária do diafragma que provoca som característico. Geralmente inofensivo, pode ser causado por alimentação rápida, bebidas gaseificadas, estresse ou doenças.
Leia MaisIntrodução O mal de Alzheimer, também conhecido como doença de Alzheimer, é uma doença degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, levando à demência em pacientes idosos. Sabemos que o mal de Alzheimer ataca preferencialmente os pacientes idosos, acima dos 65 anos, porém, suas causas ainda não foram elucidadas. Atualmente, admite-se que haja uma associação entre propensão genética e
Leia MaisA paralisia de Bell é uma condição temporária que causa fraqueza ou paralisia dos músculos de um lado do rosto, geralmente devido à inflamação do nervo facial. Pode surgir subitamente e costuma melhorar em semanas.
Leia MaisA doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo que afeta o controle motor, causando tremores, rigidez e lentidão de movimentos. Resulta da degeneração de neurônios que produzem dopamina no cérebro.
Leia MaisIntodução Nosso cérebro contém bilhões de neurônios que se comunicam e exercem suas funções através da geração constante de impulsos elétricos. A crise convulsiva, ou crise epilética, surge quando há um distúrbio na geração destes impulsos elétricos cerebrais, normalmente causada por uma temporária atividade elétrica que é desorganizada, excessiva e repetida. Se este distúrbio elétrico ficar restrito a apenas um
Leia MaisO que é a esclerose múltipla? A esclerose múltipla (EM) é uma doença de origem autoimune, na qual a bainha de mielina, substância que recobre os nervos, é atacada pelos nossos próprios anticorpos (leia: O que é uma doença autoimune?). A produção inapropriada de anticorpos contra a bainha de mielina provoca inflamação e posterior destruição dos nervos, motivo pelo qual
Leia MaisApesar de ser muito grave, o tétano pode ser facilmente prevenido através da vacina. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem essa infecção.
Leia MaisO que é meningite? Meningite é o nome que damos à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos. A meningite meningocócica, que é a meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é a forma mais temida,
Leia MaisO que é o desmaio? O desmaio é um sintoma relativamente comum. Pode indicar problemas cardíacos, problemas neurológicos, uma queda súbita da pressão arterial, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) ou apenas uma manifestação de excesso de ansiedade ou histeria, também conhecida como transtorno conversivo. O desmaio é cientificamente chamado de síncope e pode ser descrito como uma abrupta perda da consciência,
Leia MaisConheça os sintomas, causas, diagnóstico e tratamento do diabetes insipidus, condição rara que afeta o equilíbrio hídrico do corpo. Saiba como identificar e lidar com a sede e urina excessivas.
Leia MaisA Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune rara que provoca inflamação nos nervos, causando fraqueza muscular progressiva, paralisia e alterações motoras.
Leia MaisO que é o coma? Dá-se o nome de coma ao estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos. Falando de modo mais simples: o coma é uma redução do nível de consciência, de tal forma que o paciente torna-se incapaz de interagir adequadamente com o meio que o cerca. Há vários graus
Leia MaisO acidente vascular cerebral (AVC) é uma complicação que ocorre quando o suprimento de sangue para uma região do cérebro é interrompido ou substancialmente reduzido, privando o tecido cerebral de oxigênio e nutrientes.
Leia Mais