O que é apraxia da fala?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment Sem comentários

Apraxia da fala explicada em 1 minuto

A fala é uma forma comunicação humana que envolve o uso de palavras e sons vocais para expressar pensamentos e emoções. Para falar, precisamos de uma complexa e precisa interação entre os músculos da língua, lábios, palato e mandíbula para formar sons de fala precisos e distintos. Toda essa precisão é feita através da comunicação do cérebro com as estruturas da fala.

A apraxia da fala, também conhecida como apraxia verbal, é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejar e coordenar os movimentos necessários para a fala. Na apraxia verbal, o paciente pensa nas palavras que quer falar, mas o cérebro não consegue transmitir corretamente os impulsos elétricos para ocorrer a devida articulação entre as estruturas responsáveis pela fala, como lábios, mandíbula e língua. Mesmo que saibam o que querem dizer, as pessoas com apraxia têm problemas para pronunciar sons, sílabas e palavras.

A apraxia da fala é diferente da disartria e da afasia:

  • Na disartria o cérebro consegue pensar na palavra, os impulsos elétricos chegam normalmente nas estruturas responsáveis pela fala, mas há uma fraqueza nos músculos usados para falar, impedindo o seu funcionamento adequado.
  • Na afasia, os músculos da fala e capacidade do cérebro de se comunicar com eles estão normais. O problema é que o cérebro tem dificuldade de pensar nas palavras.
  • Na apraxia da fala, o cérebro consegue gerar as palavras, os músculos da fala estão funcionando, mas a comunicação entre o cérebro e esses músculos está com problemas.

Se você tiver apraxia da fala, terá problemas para pronunciar os sons corretamente. Isso pode fazer com que você diga algo muito diferente do que pretendia dizer. Você pode até inventar palavras. Por exemplo, você pode dizer “angu” em vez de “frango” ou “o-í-a” em vez de “cozinha”.

O paciente tem dificuldade para imitar e dizer sons por conta própria. Ele pode acrescentar novos sons, omitir sons ou dizê-los da maneira errada. Ele pode até dizer algo da maneira correta em um momento, mas da maneira errada no momento seguinte. Nos casos mais graves, o paciente pode não conseguir emitir som nenhum.

Apraxia da fala é dividida em duas formas:

  1. Apraxia da fala na infância: é um distúrbio de fala raro, mas grave, em que uma criança nasce com problemas severos de fala. A criança entende a linguagem e sabe o que quer dizer, mas seu cérebro tem dificuldade em coordenar os movimentos musculares necessários para falar. As causas da apraxia da fala na infância ainda não são bem entendidas.
  2. Apraxia da fala adquirida: diferentemente da apraxia na infância, a apraxia da fala em adultos é frequentemente adquirida. Ela costuma surgir em consequência de uma lesão cerebral, como AVC, traumatismo craniano, tumores cerebrais ou demência.

Em alguns casos, pessoas com apraxia da fala adquirida podem se recuperar parcial ou totalmente de suas habilidades de fala por conta própria.

No entanto, crianças com apraxia não superam o problema sozinhas e não adquirem os fundamentos da fala apenas estando ao redor de outras crianças, como em uma sala de aula. Portanto, a terapia de fala e linguagem é necessária tanto para crianças quanto para pessoas com apraxia adquirida que não se recuperam espontaneamente de todas as suas habilidades de fala.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário