Lista de doenças da especialidade médica Otorrinolaringologia
O que é Otorrinolaringologia?
Otorrinolaringologia é uma especialidade médica clínico-cirúrgica responsável pelo estudo e tratamento das doenças do ouvido, nariz, garganta e estruturas relacionadas.
O que faz o médico otorrinolaringologista?
O otorrinolaringologista é o médico responsável por diagnosticar, tratar e prevenir as doenças das vias aéreas superiores, incluindo aquelas que acometem a laringe, faringe, amígdalas, cavidade nasal, seios nasais e ouvido interno e externo.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Otorrinolaringologia
Introdução A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é um distúrbio do equilíbrio que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. … Leia mais
Nosso nariz é formado por ossos, cartilagem e pele. Ele é dividido simetricamente em duas metades, com uma narina de cada lado e uma parede no meio chamada septo nasal.
Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.
As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.
Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. A otite pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.
Rinite é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal, que se caracteriza clinicamente por coriza, congestão nasal, coceira no nariz e espirros.
A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolabirintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens.