(!) Esta é uma página de fotos das amigdalites virais e bacterianas. Para informações detalhadas sobre causas, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Dor de garganta: causas, sintomas e tratamento.
Tipos de amigdalite
Amigdalite é o nome que damos à inflamação das amígdalas, duas pequenas massas de tecido linfático localizadas na parte posterior da garganta.
As principais causas de amigdalites são as infecções virais e as infecções bacterianas. Para distinguir as duas, dois pontos precisam ser avaliados: as características da inflamação e a existência ou não de sintomas associados.
Quadros de amigdalite são frequentemente acompanhados de inflamação também da faringe e vice-versa. Quando ambos — amígdalas e faringe — estão inflamados, chamamos de faringoamigdalite.
Fotos de amigdalite ou faringite viral
A amigdalite/faringite viral é aquele causada por vírus, como o Influenza, Adenovírus, vírus Epstein-Barr, Vírus sincicial respiratório, SARS-CoV-2, Coxsackievirus, etc.
Os sintomas comuns das faringoamigdalites virais são:
- Dor de garganta: geralmente é o primeiro sintoma e pode ser bastante intensa.
- Febre: quando presente, costuma ser leve a moderada.
- Inchaço das amígdalas: vermelhidão, vasos sanguíneos exuberantes e inchaço sem a presença de pus.
- Úlceras na faringe: algumas viroses provocam pequenas e dolorosas úlceras na faringe.
- Dor ao engolir: comum e pode ser moderada ou intensa.
- Rouquidão ou alterações na voz: comum quando há também laringite viral associada.
- Sintomas de resfriado ou gripe: o paciente costuma ter também coriza, congestão nasal, espirros, tosse e mal-estar geral.
Alguns pacientes com mononucleose podem desenvolver uma amigdalite purulenta, muitas vezes com um aspecto que parece um manto de pus recobrindo as amígdalas. Nesses casos, é difícil distinguir sem exames complementares se a origem da amigdalite é bacteriana ou mononucleose.
Fotos de amigdalite ou faringite bacteriana
A forma mais comum de amigdalite bacteriana é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, conhecida como estreptococo do grupo A. O sinal mais característicos das amigdalites bacterianas é a presença de pus nas amígdalas.
As amigdalites bacterianas, particularmente as causadas por Streptococcus pyogenes, tendem a ter características distintas:
- Exsudato purulento: as amígdalas frequentemente apresentam manchas brancas ou amarelas de pus. Esse pus é raramente visto em infecções virais.
- Vermelhidão com margens claras: A inflamação pode ser intensa, com vermelhidão brilhante e bem delimitada.
- Inchaço acentuado das amígdalas: as amígdalas podem estar significativamente inchadas e, muitas vezes, dolorosas ao toque.
- Dor de garganta intensa: a dor ao engolir é frequentemente mais grave em infecções bacterianas do que em virais.
- Hálito fétido: devido à presença de bactérias e decomposição de material celular, o mau hálito é mais comum e pronunciado em infecções bacterianas.
- Petéquias no palato: em alguns casos, pequenos pontos vermelhos (petéquias) podem ser visíveis no palato, o que é uma característica comum na faringite estreptocócica.
Referências
- Evaluation of sore throat in children – UpToDate.
- Evaluation of acute pharyngitis in adults – UpToDate.
- Acute Pharyngitis in Adults – Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
- Imagens: arquivo pessoal, Wikimedia Commons e Depositphotos.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Deixe um comentário