Evra

EVRA – Adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional é uma forma de contracepção hormonal semelhante à pílula anticoncepcional, porém mais cômoda por ser feita através de adesivos transdérmicos que precisam ser aplicados à pele apenas uma vez por semana

Pílula e câncer

A pílula anticoncepcional causa ou previne câncer?

Desde o início da sua comercialização, lá na década de 1960, a comunidade científica e a população se preocupam em saber se existe alguma relação direta entre o uso da pílula anticoncepcional e casos de câncer, principalmente aqueles que têm íntima relação com os hormônios femininos, como câncer de mama, de ovário ou do útero.

Pílula para não menstruar

Tomar anticoncepcional para não menstruar

A maioria da classe médica, atualmente, considera a menstruação um evento não essencial à vida da mulher. Na verdade, em algumas pacientes, a supressão da menstruação melhora não só a saúde, mas também a qualidade de vida dessas mulheres.

Como tomar a pílula

Qual é a forma correta de tomar a pílula anticoncepcional?

Se tomada de forma correta, a pílula anticoncepcional tem uma taxa de falha de apenas 0,1%. Na vida real, entretanto, por erros na forma de tomar o medicamento, cerca de 9% das mulheres que usam pílula acabam engravidando, principalmente no primeiro ano de uso do medicamento.

Ligadura tubária

Laqueadura tubária: como é feita e reversão

A laqueadura tubária é um procedimento de esterilização que tem como objetivo impedir que a mulher consiga engravidar. Essa técnica é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é de 99%.

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos adversos

Ao contrário do que ocorre com os métodos contraceptivos clássicos, tais como os anticoncepcionais hormonais, diafragma e a camisinha, que são habitualmente utilizados antes ou durante a relação sexual, a contracepção de emergência é uma forma de contracepção que pode ser utilizada após o fim da relação não protegida.