Lista de artigos sobre as principais condições médicas associadas à gravidez, incluindo sintomas, acompanhamento pré-natal, diagnóstico e complicações comuns da gestação.
O que é gravidez?
A gravidez, também chamada de gestação, é o estado no qual a mulher está carregando dentro do seu corpo um embrião ou feto em desenvolvimento.
Por definição, a gravidez só se inicia quando um ovo (óvulo fecundado por um espermatozoide) sofre uma bem sucedida implantação no útero.
Esporadicamente, o ovo pode se implantar fora no útero, como nas trompas, gerando um quadro conhecido como gravidez ectópica, que é uma forma de gravidez sem futuro, pois o único órgão apto a desenvolver um feto é o útero.
O médico especializado no acompanhamento da gestação e no tratamento das doenças relacionadas à gravidez é o obstetra.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Obstetrícia
Do momento em que o embrião se implanta no útero até mais ou menos a 13ª semana de gestação, o organismo da grávida passa por diversas alterações e há um substancial aumento na produção de hormônios. Grande parte dessas mudanças provoca sintomas. A maioria surge a partir da 5ª ou 6ª semana de gravidez.
Utilize a calculadora de gravidez para estimar o dia em que você provavelmente engravidou (data da concepção), o seu tempo de gravidez em semanas e a data provável do parto.
O óvulo tem uma vida útil curta, cerca de 12-24 horas após ser liberado pelo ovário. Por isso, se a mulher ovular hoje, o óvulo precisa ser fecundado em um intervalo máximo de 24 horas.
O espermatozoide, por sua vez, tem uma vida muito mais longa, ele consegue sobreviver de 3 a 7 dias dentro do aparelho reprodutor feminino.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.
A depressão pós-parto é um distúrbio desencadeado por múltiplos fatores. A queda nos níveis de hormônios que ocorre logo após o fim da gravidez, associado ao cansaço físico pela privação do sono e o estresse emocional que um bebê recém-nascido gera, costumam ter grande peso na alteração de humor da mãe.
É possível, sim, engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. Não é comum nem muito provável, mas de forma alguma é impossível.
Neste artigo vamos fazer uma crítica aos mais conhecidos testes de gravidez caseiros, incluindo o teste da água sanitária, da fervura, do cloro, do vinagre e da pasta de dente.
Neste artigo vamos descrever as principais mudanças no organismo feminino que ocorrem a cada semana de gravidez, dando ênfase aos sinais e sintomas mais comuns.
A hipertensão é o problema de saúde mais comum nas grávidas, estando presente em cerca de 10 a 15% das gestantes. Uma grávida pode ter hipertensão seja porque já era hipertensa antes de engravidar ou porque desenvolveu hipertensão arterial durante a sua gestação.
O peso da mãe antes da gravidez, o seu índice de massa corporal (IMC), o padrão de ganho de peso e o ganho de peso total durante os 9 meses de gravidez são fatores que interferem diretamente como o peso, o comprimento e as reservas de gordura do recém-nascido.
O tempo de gravidez é calculado de acordo com a data do primeiro dia da sua última menstruação. Aprenda a calcular a idade gestacional e utilize nossa calculadora online para confirmar o tempo de gestação.
A sigla Beta hCG, ou BhCG, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.
O corrimento vaginal fisiológico é estimulado pelo hormônio estrogênio e, portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como nos casos de gravidez.
Você teve relações sexuais desprotegidas e agora está cheia de dúvidas quanto a possibilidade de ter engravidado? O que fazer agora? Qual é o próximo passo? Como você pode saber se está grávida? Quanto tempo você deve esperar para fazer um teste de gravidez?
Todos os dias, milhões de mulheres em idade fértil vão à Internet tentar descobrir quais são as maneiras e as situações que podem resultar em uma gravidez. Neste texto vamos esclarecer as dúvidas mais comuns que as mulheres têm sobre o risco de engravidar.
Ao contrário dos homens, que são férteis o tempo inteiro, a mulher só pode engravidar durante um período muito curto em cada mês. Na verdade, cada óvulo liberado pelo ovário só fica viável por cerca de 24 horas. Se não for fecundado nesta curta janela, ele degenera e termina o período fértil daquele mês.
O diagnóstico de uma gravidez é feito habitualmente através de análises laboratoriais, tanto na urina como no sangue. Dados da história clínica e do exame físico até ajudam na suspeita, mas sozinhos não são suficiente para estabelecer o diagnóstico.