Utilize a calculadora abaixo para estimar o dia em que você provavelmente engravidou (data da concepção), o seu tempo de gravidez em semanas e a data provável do parto.
Semanas de gravidez
Os obstetras contam o tempo de gravidez através de semanas em vez de meses. Isso ocorre porque as mudanças no corpo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes. A contagem por semanas nos permite monitorizar com mais exatidão o surgimento de cada uma. Uma gravidez normal dura de 37 a 42 semanas.
Data provável da concepção
Estimar o dia da concepção é muito difícil, principalmente se a mulher tiver tido relações sexuais em múltiplos dias nas últimas semanas. Como o espermatozoide pode ficar viável no trato reprodutor feminino por até 7 dias, na maioria dos casos, a concepção não ocorre no mesmo dia em que houve o ato sexual. É perfeitamente possível, por exemplo, ter relações no dia 14 de um mês e só haver concepção 3 ou 4 dias depois.
Data provável do parto
Geralmente, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando calculamos a data provável do parto (DPP), apontamos para 40 semanas de gravidez.
O objetivo do cálculo da DDP não é tentar adivinhar o dia do parto, mas, sim, informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas. É apenas uma orientação para os futuros pais se programarem. Na prática, somente cerca de 5% dos bebês nascem exatamente no dia estimado pela data provável do parto.
Para informações mais detalhadas sobre os resultados da calculadora, leia os artigos:
- Calendário e Calculadora de Idade Gestacional.
- Calcule seu período fértil e data da ovulação.
- 21 primeiros sintomas de gravidez [em ordem cronológica]
- Gravidez semana a semana no 1º trimestre
Teste também nossas outras calculadoras de ginecologia e obstetrícia:
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Deixe um comentário