A Nefrologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento e as doenças dos rins.
A Nefrologia nasceu como uma subespecialidade da Medicina Interna, e seu foco principal é diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que afetam o funcionamento dos rins.
Diferenças entre Nefrologia e Urologia
Enquanto a Nefrologia visa o tratamento das doenças clínicas dos rins, a Urologia é uma especialidade cirúrgica voltada para a correção das doenças de todo o trato urinário.
O urologista está para o nefrologista assim como o neurocirurgião está para o neurologista ou o cirurgião cardíaco para o cardiologista.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Nefrologia
Existem no mercado mundial 4 marcas de vacina contra infecção urinária: Uro-Vaxom®, SolcoUrovac®, StroVac® e Uromune®. A Uro-Vaxom® é a vacina mais utilizada em todo mundo e a única vendida no Brasil e em Portugal atualmente.
A nitrofurantoína é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite.
A doença de lesão mínima, também conhecida como nefropatia por lesão mínima, é uma doença dos rins, muito comum nas crianças, que se caracteriza pela perda exagerada de proteínas pela urina.
Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.
A biópsia renal é um procedimento muito utilizado pelos nefrologistas para identificar as doenças renais que outros exames e análises não são capazes de esclarecer.
Glomerulopatia é o nome que damos ao grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins, que é responsável pela filtração do sangue e produção da urina.
Apesar de serem um dos principais responsáveis pela “limpeza” do sangue, os próprios rins podem sofrer efeitos adversos de algumas toxinas que eles depuram.
Uma urina com sangue é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la.
A presença de proteínas na urina costuma ser um sinal de que os glomérulos, unidades funcionais do rins responsáveis pela filtração do sangue, estão danificados.