Nefrologia

Arquivo de textos sobre as doenças renais

O que é Nefrologia?

A Nefrologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento e as doenças dos rins.

A Nefrologia nasceu como uma subespecialidade da Medicina Interna, e seu foco principal é diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que afetam o funcionamento dos rins.

Diferenças entre Nefrologia e Urologia

Enquanto a Nefrologia visa o tratamento das doenças clínicas dos rins, a Urologia é uma especialidade cirúrgica voltada para a correção das doenças de todo o trato urinário.

O urologista está para o nefrologista assim como o neurocirurgião está para o neurologista ou o cirurgião cardíaco para o cardiologista.

Diálise - insuficiência renal crônica

Insuficiência renal crônica: sintomas e tratamento

O que é insuficiência renal crônica? Chamamos insuficiência renal a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível. Aqui explicaremos apenas a insuficiência renal crônica….

Continue lendo
Cisto no rim

Cisto renal (simples, complexo, cortical, Bosniak)

O que é um cisto? O cisto (chamado de quisto em Portugal) é basicamente uma coleção líquida ou semi-liquida envolta por uma membrana, formando uma espécie de bolsa ou saco. De forma bem simples, um cisto é uma bolha cheia de líquido. Os cistos que surgem nos rins são estruturas semelhantes aos cistos que surgem que…

Continue lendo
Cistite

Cistite: o que é, sintomas e tratamento

O que é cistite? A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida. Existem três tipos de infecção urinária: Cistite: infecção da bexiga.Pielonefrite: infecção dos rins.Uretrite: Infecção da uretra. A cistite, tema deste…

Continue lendo
Creatinina

Creatinina e ureia [exame para avaliação dos rins]

Introdução Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins. Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia…

Continue lendo
Urina colorida

7 alterações na cor da urina (e suas causas)

Aparência normal da urina Examinar a aparência da urina é uma das formas mais antigas de avaliação da nossa saúde. Mudanças no seu aspecto normal podem indicar desde a presença de desidratação até a ocorrência de sangramento no sistema urinário. A urina humana é habitualmente amarelada, podendo haver variações no tom de acordo com a…

Continue lendo
Rins policísticos

Rins policísticos: causas, sintomas e tratamento

O que é a doença policística renal? A doença renal policística autossômica dominante (DRPAD) é um distúrbio de origem genética que acomete aproximadamente 1 em cada 400 a 1000 pessoas e se caracteriza pelo crescimento descontrolado de inúmeros cistos em ambos os rins. O surgimento de múltiplos cistos, que são pequenos sacos cheios de líquido,…

Continue lendo
Cheiro da urina

Principais Causas de Urina com Cheiro Forte

Por que a urina tem cheiro forte? A urina é um subproduto do nosso metabolismo produzido a partir da filtração do sangue pelos rins. Ela é composta basicamente por grande quantidade de água e um percentual pequeno de vários tipos de solutos presentes no sangue. A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença…

Continue lendo
Hemodiálise

Hemodiálise: o que é, para que serve e como se faz

Falência dos rins Como os rins são órgãos vitais, não há como sobrevivermos sem eles estejam funcionando minimamente. Quando os rins param de funcionar, o paciente só tem três opções: transplante renal, hemodiálise ou diálise peritonial. Esses três tratamentos fazem parte do que chamamos de terapia de substituição renal, que, como o próprio nome diz,…

Continue lendo
Diuréticos

Diuréticos (remédios e naturais): como funcionam

O que é um diurético? Diurético é qualquer substância que promova a diurese, ou seja, que aumente o volume de urina produzida. Existem remédios diuréticos e existem substâncias que podem ter efeito diurético, tais como a cafeína, álcool, chá verde e chá preto. Os diuréticos são uns fármacos mais utilizados na medicina, sendo úteis para o tratamento de…

Continue lendo
Hematúria

Hematúria: principais causas de sangue na urina

Uma urina com sangue é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la.

Continue lendo
Pielonefrite

O que é pielonefrite (infecção dos rins)

O que é pielonefrite? Infecção urinária é qualquer quadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins. A infecção da…

Continue lendo
Nefrolitíase

Cálculo renal (pedra no rim): causas, tipos e tratamento

O que é um cálculo renal? O cálculo renal, também chamado de pedra no rim, nefrolitíase ou litíase renal, é uma doença muito comum, provocada pela cristalização de sais minerais presentes na urina, que se agrupam e formam, literalmente, uma pequena pedra dentro do trato urinário. Quando essa pedra é grande o suficiente para obstruir…

Continue lendo
Vontade de urinar

Urina em Excesso – Vontade de urinar a toda hora

Introdução Um volume diário de urina muito grande ou uma vontade constante de urinar podem ser um dos primeiros sintomas de doenças do trato urinário. Se você não consome líquidos em excesso e ainda assim urina a toda hora, leia com atenção este artigo. Nem todo excesso de urina é igual. Por exemplo, você pode urinar pouca quantidade…

Continue lendo
Edema com cacifo

Inchaço nas pernas (edema – retenção de líquido)

O que é edema? Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. As pernas são os locais onde mais frequentemente surgem os edemas, mas o inchaço pode ocorrer em qualquer ponto do corpo. Só como exemplo, existem os edemas de pulmão, edema cerebral, edema de glote, edema de…

Continue lendo
Diabetes insípidus

Diabetes insipidus – Causas, sinais e tratamento

Introdução O diabetes insipidus é um distúrbio no qual há uma produção de grandes volumes de urina, devido a uma diminuição da reabsorção da água nos túbulos renais. A micção frequente e em grande quantidade chama-se poliúria e ocorre quando há diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que é o hormônio que controla a quantidade de água que os rins…

Continue lendo
Nefrologista

O que faz o médico Nefrologista?

Diferenças entre Nefrologia e Urologia Nefrologia e Urologia são as duas especialidades médicas que cuidam do trato urinário. Como são especialidades complementares, é muito comum que a população faça confusão em relação às atribuições de cada uma. O termo Nefros vem do Grego e significa rins. Portanto, o médico nefrologista é aquele que estuda as…

Continue lendo
Insuficiência renal aguda - hemodiálise

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Introdução Insuficiência renal é o termo que se aplica quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente, provocando um acúmulo de líquidos, sais minerais e de produtos tóxicos que são gerados durante o metabolismo normal do organismo. A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda. A primeira ocorre quando a perda de função dos rins…

Continue lendo
EAS

Exame de urina (EAS) – Entenda os resultados

O que é um exame de urina? A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que o torna muito menos penoso que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas. O exame sumário…

Continue lendo
Plasmaferese

Plasmaferese – O que é, indicações e complicações

O que é plasmaferese? A plasmaferese (ou plasmaférese) é um tratamento médico no qual usamos uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por algumas doenças. Doenças como mieloma múltiplo, miastenia gravis e a síndrome de Guillain-Barré são provocadas por anticorpos nocivos que estão presentes no plasma, sendo, portanto, passíveis de serem tratadas com sessões…

Continue lendo
Doença de Fabry

Doença de Fabry – Causas, Sintomas e Tratamento

O que é a doença de Fabry? A doença de Fabry, também chamada de doença de Anderson-Fabry, é uma patologia hereditária rara, transmitida de modo recessivo pelo cromossoma X, o cromossoma sexual feminino. Estima-se que apenas 1 em cada 20 a 40 mil homens apresente a mutação responsável pelos sintomas da doença. Os pacientes com…

Continue lendo
Hemodiálise

Dieta adequada para pacientes em hemodiálise

Introdução Insuficiência renal é o termo usado para definir a doença na qual os rins já não conseguem mais desempenhar suas funções de forma satisfatória. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre subitamente e dura menos de 3 meses, ou crônica quando a perda de função renal é persistente e progressiva. Para mais detalhes,…

Continue lendo
Doença óssea hemodiálise

Metabolismo cálcio-fósforo na insuficiência renal

Introdução Neste texto vamos abordar os cuidados com a dieta, os tratamentos existentes e as consequências para o organismo de um mau controle do metabolismo do cálcio e do fósforo nos pacientes com insuficiência renal avançada. Se quiser saber sobre a dieta para os pacientes em hemodiálise, leia: DIETA PARA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL EM…

Continue lendo
Nefropatia por IgA

Doença de Berger (Nefropatia por IgA)

Introdução A nefropatia por IgA, também chamada de doença de Berger (se pronuncia “berjê”), é uma doença renal de origem imunológica que pode levar à insuficiência renal terminal. Como sempre fazemos aqui no MD.Saúde, vamos começar explicando o básico para que vocês possam entender do que se trata a doença de Berger. Ao longo da…

Continue lendo
Urocultura

UROCULTURA: diagnóstico da infecção urinária

O que é a urocultura? A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária….

Continue lendo
Urina 24 horas

Urina de 24 horas – como colher e para que serve

O que é urina de 24 horas? A chamada urina de 24 horas é uma análise da urina muito utilizada por diversos médicos para avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias. Através dos resultados da urina de 24 horas é possível definir a taxa de filtração de sangue pelos rins, chamada de taxa…

Continue lendo
Dor para urinar

Dor ao urinar: principais causas de disúria

O que é disúria? Damos o nome de disúria quando o paciente queixa-se de desconforto ao urinar, principalmente quando os sintomas são dor ou ardência durante a micção. A maioria das pessoas relaciona a dor para urinar apenas com infecção urinária, mas vários outros problemas do trato urinário ou ginecológico podem causar este tipo de…

Continue lendo
Sintomas dos rins

10 sintomas de doença dos rins

Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.

Continue lendo
Edema pulmonar

Edema pulmonar: sintomas, causas e tratamento

O que é edema pulmonar agudo? O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Na prática, um paciente com EAP tem os seus alvéolos cheios de água e comporta-se como se…

Continue lendo
Infecção urinária na gravidez

Infecção Urinária na Gravidez: riscos e tratamento

Introdução A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes. A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto vamos falar sobre…

Continue lendo
Infecção urinária

10 sintomas da infecção urinária (bexiga e rins)

O que é infecção urinária? Chamamos de infecção urinária as infecções de origem bacteriana que acometem o trato urinário, nomeadamente bexiga, uretra e rins. Os três tipos existentes de infecções do trato urinário são classificadas da seguinte forma: 1. Quando a infecção acomete os rins, trata-se de pielonefrite.2. Quando a infecção acomete a bexiga, trata-se de cistite.3. Quando…

Continue lendo
Cistite

Tratamento da cistite – infecção da bexiga

Introdução Infecção urinária é o nome dado à infecção de qualquer estrutura do trato urinário, incluindo uretra, bexiga, ureteres ou rins. Em mais de 95% dos pacientes a infecção é de origem bacteriana, sendo a bactéria Escherichia coli responsável por mais de 3/4 destes casos. Não existe um tratamento único que sirva para todas as…

Continue lendo
síndrome da bexiga dolorosa

Cistite Intersticial: síndrome da bexiga dolorosa

O que é cistite intersticial? A cistite intersticial, também conhecida por cistite crônica ou síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza por dores recorrentes na bexiga, semelhantes àquelas que surgem nos quadros de infecção urinária. A síndrome da bexiga dolorosa é uma doença ainda pouco conhecida, pela…

Continue lendo
Dor nos rins

Dor no rim: quais são as principais causas?

Dor de origem renal A dor de origem renal, que costuma se apresentar como uma dor na região lombar, é uma queixa muito comum na população em geral. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a grande maioria dos casos de dor na região lombar ou nas costas não é provocada pelos…

Continue lendo
Síndrome nefrótica

Síndrome nefrótica: o que é, causas, sintomas e tratamento

Introdução A síndrome nefrótica é uma doença dos rins provocada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina. A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral. Definição de proteinúria e…

Continue lendo
Prevenção ITU

22 dicas para evitar a infecção urinária

O que é infecção urinária? Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Habitualmente causada por bactérias, a infecção urinária é uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um episódio…

Continue lendo
Beber água

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Introdução A água é o principal componente químico do nosso organismo. O ser humano consegue sobreviver muito mais tempo sem consumir alimentos do que sem ingerir água. Precisamos tanto da água, que cerca de 60% do peso do nosso corpo é composto apenas por ela. A desidratação, que é o nome que damos à redução…

Continue lendo
Prevenção da doença renal

Como prevenir as doenças dos rins

Introdução A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é uma doença silenciosa e bastante comum, apesar de receber pouca publicidade e ser desconhecida da maioria da população. Neste artigo, vamos explicar quais são as medidas que efetivamente ajudam a prevenir a doença renal crônica. Não iremos falar sobre dietas milagrosas, remédios naturais, tratamentos alternativos…

Continue lendo
vejiga hiperactiva

Bexiga Hiperativa: causas, sintomas e tratamento

Introdução A bexiga hiperativa é um problema pouco conhecido, mas extremamente comum. Estima-se que cerca de 15 a 20% da população sofra deste distúrbio, que é provocado por uma redução da capacidade da bexiga de armazenar a urina. A bexiga hiperativa é um síndrome que se caracteriza pelos seguintes sintomas: urgência urinária, que pode vir…

Continue lendo
Cistite pós coito

Cistite da Lua-de-Mel: Infecção urinária após sexo

O que é a cistite da lua-de-mel? A cistite pós-coito, também conhecida como cistite da lua-de-mel, é o nome que damos ao quadro de infecção urinária que surge nas primeiras 24 a 48 horas após uma relação sexual. Assim como todos os quadros de cistite, essa forma também é muito mais comum em mulheres do que…

Continue lendo
Carambola faz mal

Carambola pode fazer mal para rins e cérebro

O que é a carambola? A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta bastante popular nos países de clima tropical e subtropical. O seu consumo se dá não só através da própria fruta ou do seu suco, mas também através de chás, extratos, concentrados e ervas medicinais. A divulgação da carambola como medicamento natural é especialmente problemática, porque…

Continue lendo
Infecção urinária

Infecção Urinária de Repetição: causas e prevenção

O que é infecção urinária de repetição? Dizemos que um paciente tem infecção urinária de repetição ou infecção urinária recorrente, quando ele ou ela apresentam 2 ou mais episódios de infecção em um intervalo de 6 meses ou 3 ou mais infecções em um intervalo de 1 ano. A infecção urinária de repetição é comum nas mulheres…

Continue lendo
Idoso tomando furosemida

Furosemida: para que serve, como tomar e efeitos

O que é furosemida? A furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix, é um medicamento com potente ação diurética, muito utilizado no tratamento das doenças que provocam retenção de líquidos e edemas, como a insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica, insuficiência renal, etc. A furosemida pode ser administrada por via oral, através de comprimidos de 40 mg, ou por via…

Continue lendo
Nefropatia membranosa

Nefropatia Membranosa: sintomas e tratamento

Introdução A nefropatia membranosa, também chamada de glomerulonefrite membranosa ou glomerulopatia membranosa, é uma doença de origem renal que provoca lesão nos microscópicos filtros dos rins, levando à perda de grandes quantidades de proteínas na urina e, frequentemente, ao desenvolvimento da síndrome nefrótica. Nos casos mais graves, essa nefropatia pode levar à insuficiência renal crônica…

Continue lendo
Rabdomiólise

Rabdomiólise: causas, sintomas e tratamento

O que é rabdomiólise? A rabdomiólise é uma síndrome potencialmente fatal caracterizada pela extensa destruição de fibras musculares. A lesão de um grande número de células do tecido muscular resulta na liberação de conteúdo intracelular para a circulação sanguínea, tais como mioglobina, creatinofosfoquinase, transaminase glutâmico-oxalacética, lactato desidrogenase, aldolase, purinas e eletrólitos, como o potássio e…

Continue lendo
Bacteriúria assintomática

Bacteriúria assintomática – Tratar ou não?

O que é bacteriúria assintomática? Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária. O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e…

Continue lendo
Lesão renal por anti-inflamatórios

Anti-inflamatórios (AINE) fazem mal para os rins

O que são os anti-inflamatórios não esteroides? Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) são medicamentos utilizados no mundo todo para reduzir a inflamação, tratar a febre e melhorar a dor. Estão entre os tipos de medicamentos mais utilizados pela população, seja para condições dolorosas crônicas, como a artrite, ou para situações agudas, como uma lesão muscular ou…

Continue lendo
Nefrite intersticial

Nefrite Intersticial – Causas e tratamento

O que é nefrite intersticial? Nefrite é um termo que indica inflamação dos rins. O interstício renal é o tecido existente entre os túbulos renais. Portanto, a nefrite intersticial é uma doença dos rins caracterizada por inchaço do tecido renal e inflamação dos túbulos renais, o que clinicamente resulta em declínio da capacidade dos rins filtrarem o sangue….

Continue lendo
Nefropatia diabética

Lesão renal pelo diabetes (nefropatia diabética)

O que é a nefropatia diabética? Chamamos de nefropatia diabética ou doença renal diabética a lesão dos rins provocada pelo diabetes mellitus. A doença renal diabética surge em 25 a 30% dos diabéticos. Ela é uma complicação tão comum, que atualmente é a principal causa de insuficiência renal crônica e de pacientes em hemodiálise no…

Continue lendo
Nefropatia diabética tratamento

Tratamento da doença renal no diabetes mellitus

Introdução O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do organismo em processar adequadamente a glicose (ou açúcar) ingeridos nas refeições. Os tipos mais comuns de diabetes são o diabetes mellitus tipo 1 e o diabetes mellitus tipo 2. Nos dois casos, a consequência é a mesma: aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia).  Quando o diabetes…

Continue lendo
Síndrome cardiorrenal

Síndrome cardiorrenal – Definições e causas

O que é a síndrome cardiorrenal? Síndrome cardiorrenal é um termo amplo que se refere a diferentes condições envolvendo tanto o coração quanto os rins, em que uma disfunção aguda ou crônica em um desses órgãos provoca disfunção aguda ou crônica no outro. A insuficiência cardíaca, por exemplo, pode ocasionar insuficiência renal aguda e vice-versa….

Continue lendo
Máquina de diálise peritoneal

O que é diálise peritoneal?

Introdução A diálise peritoneal (DP) é uma modalidade de tratamento utilizada nos casos de insuficiência renal crônica terminal, quando os rins já não funcionam adequadamente e é necessário recorrer a uma das terapias de substituição da função renal (TSFR) para que se consiga eliminar as toxinas e a água que está em excesso no nosso…

Continue lendo
Dieta para cálculo renal

Dieta para quem tem pedra nos rins

Introdução A litíase renal, também conhecida como cálculo renal ou pedra nos rins, é uma condição bastante comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Apesar de poder ocorrer em adultos de qualquer idade, a maior incidência ocorre em adultos jovens, especialmente homens.  O cálculo renal é provocado pela cristalização de sais minerais presentes na urina, que…

Continue lendo
Hidronefrose

Hidronefrose – causas, sintomas e tratamento

O que é hidronefrose? Hidronefrose é o nome dado quando existe dilatação das vias excretoras de um ou ambos os rins. Essa dilatação é normalmente provocada por uma uropatia obstrutiva, ou seja, uma obstrução em algum ponto do trato urinário abaixo dos rins que impede o escoamento normal de urina. A uropatia obstrutiva pode ser…

Continue lendo
Função renal residual

Urina na diálise – Função renal residual

O que é função renal residual? Chamamos de insuficiência renal crônica ou doença renal crônica (DRC) a condição na qual os rins perdem de forma permanente e progressiva a capacidade de efetuar suas funções básicas, incluindo eliminação de toxinas, controle do volume de água no corpo, regulação do pH sanguíneo, controle da concentração de eletrólitos…

Continue lendo
Hematúria após exercício

Urina com sangue após esforço físico

Introdução A presença de sangue na urina é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é tão pequena, que só através de exames laboratoriais de urina é possível detectá-la. Quando a hematúria deixa a urina avermelhada e pode ser…

Continue lendo
Calculadora de taxa de filtração glomerular

Calculadoras do clearance de creatinina (TFG)

Equações para estimar a taxa de filtração glomerular Existem várias equações desenvolvidas para estimar o clearance de creatinina (taxa de filtração glomerular). As três mais utilizadas são: Cockcroft-Gault.Modification of Diet in Renal Disease (MDRD).Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI). Neste artigo vamos disponibilizar três calculadoras online para que você possa avaliar sua função renal através…

Continue lendo
Vídeo cistite da lua de mel

Vídeo: Cistite pós-coito: causas e prevenção

https://youtu.be/WxK1hcRQV7M Visite nosso canal no Youtube para ver todos os vídeos já publicados: https://www.youtube.com/mdsaude Transcrição do vídeo Você sabia que o sexo é um dos principais fatores de risco para desenvolver infecção urinária? E que algumas pessoas têm infecção urinária associada à relação sexual com tanta freqüência, que precisam tomar antibiótico após o sexo? Nesse vídeo,…

Continue lendo
Vídeo infecção urinária

Vídeo: principais sintomas da infecção urinária

https://youtu.be/iYQ7xYO2d38 Visite nosso canal no Youtube para ver todos os vídeos já publicados: https://www.youtube.com/mdsaude Transcrição do vídeo A infecção urinária é uma infecção extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Mas apesar de ser muito frequente, a maioria das pessoas que tem uma infecção urinária tem dificuldade para reconhecer os seus sintomas. E é exatamente por isso…

Continue lendo