O que é disúria?
A dor para urinar, também conhecida como disúria, é um dos sintomas mais comuns nos pacientes que apresentam inflamação/infecção do trato urinário.
Consideramos disúria qualquer desconforto que surja na hora da micção, seja ele dor, ardência, sensação de peso, queimação ou pontadas.
Nas mulheres, a principal causa de disúria é a infecção urinária, mais especificamente a cistite, o nome que damos à infecção da bexiga.
Nos homens, porém, a história é diferente, pelo menos para aqueles que estão na faixa etária entre 15 e 50 anos, já que, nesse grupo, a cistite não é uma situação comum. Nos homens, a uretrite (inflamação da uretra) provocada por doenças sexualmente transmissíveis é uma causa muito mais frequente de dor na hora de urinar do que a infecção urinária.
Neste artigo, falaremos sobre as principais causas de incômodo ou dor na hora da micção entre os homens.
Se você quiser saber mais sobre a disúria em geral, incluindo os casos em mulheres, acesse o seguinte link: Principais causas de dor ao urinar.
Principais causas de disúria nos homens
A disúria habitualmente surge quando há uma inflamação, de origem infecciosa ou não, em algum ponto do trato geniturinário inferior, que no homem é composto pela próstata, bexiga, testículos e uretra.
É muito importante conhecer as principais causas de disúria para não cair na armadilha de julgar que toda dor ao urinar é causada por uma infecção urinária. Nas mulheres, esse raciocínio pode até levar você a acertar o diagnóstico na maioria dos casos, mas nos homens jovens, ele está completamente equivocado.
A seguir, falaremos resumidamente sobre as 6 situações mais comuns que podem provocar dor na hora da micção. São elas:
- Uretrite.
- Prostatite.
- Cistite.
- Cálculo urinário.
- Epididimite.
- Hiperplasia benigna da próstata
Uretrite
Chamamos de uretrite a inflamação da uretra, o canal que passa por dentro do pênis e escoa a urina da bexiga.
A uretrite é a causa mais comum de disúria nos homens jovens e sexualmente ativos. As principais causas de uretrite são a gonorreia e a clamídia, duas infecções bacterianas transmitidas pela via sexual.
Em ambas infecções, além da disúria, o paciente costuma ter também um corrimento uretral purulento, que pode surgir de forma espontânea ou apenas quando o paciente “ordenha” o pênis.
Esse sintoma é o ponto-chave que ajuda a diferenciar a uretrite da infecção urinária, pois pacientes com cistite não costumam ter corrimento uretral.
Além da gonorreia e da clamídia, a uretrite também pode ser provocada por outros germes, como Mycoplasma genitalium, Ureaplasma urealyticum, adenovírus e herpes simplex vírus.
A inflamação da uretra também pode ter origem não-infecciosa, como nos casos de traumas, como durante a passagem de uma sonda vesical, ou irritação por produtos químicos, como antissépticos ou espermicidas.
Masturbação excessiva também pode provocar trauma na uretra e disuria temporária.
Para saber mais sobre a uretrite, leia: Uretrite: o que é, causas, sintomas e tratamento.
Prostatite
A prostatite, que é a inflamação da próstata, é outra causa comum de disúria nos homens.
Ao contrário da hiperplasia benigna da próstata e do câncer de próstata, duas complicações que ocorrem quase que exclusivamente em idosos, a prostatite pode surgir em adultos jovens.
A prostatite pode ser aguda ou crônica.
A prostatite aguda é um quadro que costuma ser provocado por uma bactéria, como a Escherichia coli, Proteus ou Klebsiella.
Os sintomas mais comuns da prostatite aguda são dor para urinar, febre, calafrios, vontade de urinar a todo instante, dificuldade para conseguir urinar, dor pélvica, fraqueza e mal-estar geral.
Já a prostatite cônica, que também é chamada de síndrome da dor pélvica crônica, é um quadro de causa desconhecida que pode durar meses.
Além da disúria, a prostatite crônica também pode provocar dor testicular, dor ao ejacular, dificuldade para urinar e sangue no esperma.
Explicamos a prostatite com mais detalhes no seguinte artigo: Prostatite: sintomas, causas e tratamento.
Infecção urinária
Como já referido no início do texto, a infecção urinária é a principal causa de disúria nas mulheres, mas é pouco comum nos homens jovens.
A infecção urinária nos homens só costuma ocorrer naqueles que apresentam alguma anomalia do sistema urinário, como estenose da uretra, refluxo vesico-ureteral ou alterações da próstata que provoquem obstrução do fluxo urinário.
Portanto, em homens jovens e saudáveis com queixa de dor para urinar, a cistite não deve ser a primeira nem a segunda hipótese a ser considerada.
Por outro lado, se o paciente já tiver mais de 50 anos e um histórico de hiperplasia benigna da próstata, a infecção urinária pode, sim, ser a casa da disúria.
Para saber mais sobre a infecção urinária, leia: 10 Sintomas da infecção urinária.
Cálculo urinário
A passagem de um cálculo urinário pela uretra pode provocar lesão da mesma, o que leva ao surgimento da disúria.
Dependendo do tamanho da pedra, ela pode ficar impactada na uretra, provocando também sintomas como sangue na urina, dificuldade para urinar, jato urinário fraco e dor na região do pênis.
Muitas vezes, o paciente consegue ver o momento em que a pedra passa pela uretra, pois ela sai na urina e cai no vaso sanitário. Se a passagem da pedra tiver sido muito traumática, a dor para urinar pode persistir por mais alguns dias.
Para saber mais sobre o cálculo urinário, leia: Cálculo renal (pedras nos rins): causas, sintomas e tratamento.
Epididimite
O epidídimo é uma estrutura que fica localizada acima dos testículos e tem como função armazenar os espermatozoides produzidos.
A epididimite é um quadro de inflamação do epidídimo, que costuma ocorrer por infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis.
A epididimite pode provocar dor na hora de urinar, mas os seus sintomas mais comuns são a dor testicular e edema na bolsa escrotal.
Explicamos a epididimite no artigo: Epididimite e orquite: causas, sintomas e tratamento
Hiperplasia benigna da próstata
Conforme os homens envelhecem, a sua próstata tende a aumentar de volume, um quadro chamado hiperplasia benigna da próstata (HBP). Cerca de metade dos pacientes com mais de 50 anos tem HBP. Já na faixa etária acima dos 80 anos, a taxa é maior que 80%.
Como a uretra passa por dentro da próstata, ela pode ficar comprimida nos casos de hiperplasia benigna da próstata. Essa compressão dificulta a passagem da urina, provocando obstrução do fluxo urinário.
A obstrução pode provocar dor ao urinar pela própria dificuldade que o paciente tem de fazer a urina passar pela uretra, mas também porque favorece a proliferação de bactérias na urina, o que aumenta o risco de infecção urinária.
Além da disúria, os sintomas mais comuns da HBP são jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção, vontade de urinar a toda hora, mesmo com pouco volume de urina na bexiga, necessidade de fazer força para urinar e vontade frequente de urinar à noite, durante o sono.
Falamos com mais detalhes sobre a HBP no seguinte artigo: Hiperplasia benigna da próstata: causas, sintomas e tratamento.
Referências
- Evaluation of Dysuria in Men – American Academy of Family Physicians.
- Dysuria: Evaluation and Differential Diagnosis in Adults – American Academy of Family Physicians.
- Approach to infectious causes of dysuria in the adult man – UpToDate.
- Urethritis in adult men – UpToDate.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.