Glossário – Dicionário de termos médico: (A)

ABCDEF
GHIJLM
NOPQRS
TUVXZ 

A

Abscesso pilonidal

O abscesso pilonidal ocorre quando um cisto pilonidal existente se infecta (uma lesão que ocorre habitualmente na parte superior da prega que divide as nádegas, logo acima do ânus). A infecção leva à formação de pus dentro do cisto, criando um abscesso, que se manifesta clinicamente com dor severa, vermelhidão, inchaço e, às vezes, febre.

Falamos sobre o abscesso e o cisto pilonidal no artigo: Cisto pilonidal: causas, sintomas e cirurgia.


Acantose nigrans

Doença da pele caracterizada por hiperceratose (aumento da espessura da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor escurecida que dão aspecto verrucoso à pele). As áreas mais acometidas são a nuca, axilas, face lateral do pescoço, membros, região ao redor do umbigo e região abaixo das mamas. As principais causas são diabetes mellitus, obesidade, câncer do aparelho digestivo, hipotireoidismo, hipertireoidismo, acromegalia, síndrome dos ovários policísticos e síndrome de Cushing.

Falamos da acantose nigricans com mais detalhes no artigo: Acantose nigricans: o que é, causas e tratamento.


Acetábulo

Cavidade em formato côncavo no osso da pelve onde a cabeça do osso fêmur se encaixa e cria a articulação coxofemoral, também chamada de quadril ou anca.


Acidente vascular cerebral

Morte súbita de células cerebrais devido à falta de oxigênio, causada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo ou ruptura de uma artéria cerebral. Sinônimo de acidente vascular encefálico.

  • Sinônimos: acidente vascular encefálico, AVC, AVE, derrame cerebral, infarto cerebral.

Explicamos o acidente vascular cerebral em detalhes no artigo: AVC (derrame cerebral): sintomas e tratamento.


Acidente vascular encefálico

Ver definição de acidente vascular cerebral.


Acufeno

Também chamado de zumbido ou tinido, é a percepção de um som exterior, que na verdade não existe. O acufeno pode ser perceptível em apenas um ou em ambos os ouvidos; pode ter alto ou baixo volume.

Falamos especificamente do acufeno no artigo: Zumbido no ouvido (acufeno e tinido).


Adenomiose

Doença na qual existem fragmentos de tecido do endométrio dentro do miométrio, que é a camada muscular do próprio útero.

Explicamos a adenomiose em detalhes no artigo: Adenomiose uterina – sintomas e tratamento.


Agorafobia

Tipo de transtorno de ansiedade em que o paciente tem medo de situações nas quais não consiga escapar, evitando lugares que o fazem se sentir preso, desamparado ou envergonhado. O paciente teme uma situação real ou prevista, como usar transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão. Em casos graves, o paciente nem sequer consegue sair de casa. A agorafobia é um transtorno que pode vir junto ou separado com a síndrome do pânico.


Alergia

Reação exagerada do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas, como pólen, pelos de animais ou alimentos. As alergias mais comuns são as de pele e do sistema respiratório.


Alvéolos

Pequenos sacos de ar dentro dos pulmões, onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono.


Amaurose fugaz

Condição na qual há cegueira temporária de um ou ambos os olhos devido à falta de fluxo sanguíneo para o olho.


Anafilaxia

Resposta alérgica grave e potencialmente fatal que ocorre rapidamente após a exposição a um alérgeno.

  • Sinônimo: reação anafilática.

Explicamos a anafilaxia no artigo: O que é anafilaxia (reação anafilática)?


Anasarca

Edema generalizado por vários pontos do corpo.


Anca

Articulação formada pela união entre a parte proximal do osso fêmur e o acetábulo (parte da pelve onde a cabeça do fêmur se encaixa).

  • Sinônimos: articulação coxofemoral.

Angina

Dor no peito causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, geralmente devido a um estreitamento (estenose) de uma ou mais artérias coronárias.

Falamos em detalhes sobre a angina de peito no artigo: Angina: tipos, causas, sintomas e tratamento.


Anemia

Condição na qual há um número reduzido de glóbulos vermelhos no sangue, também chamados de hemácias ou eritrócitos. A anemia também pode ser provocada por uma quantidade reduzida de hemoglobina.

Explicamos a anemia em detalhes no artigo: Anemia – tipos, causas e sintomas.


Anestesia

Procedimento usado ​​para reduzir ou bloquear a sensibilidade à dor durante cirurgias ou outros procedimentos médicos.

Explicamos os principais tipos de anestesia no artigo: Tipos de anestesia (geral, local, raquidiana e peridural).


Aneurisma

Dilatação anormal de uma parte de um vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da sua parede. A fraqueza ocorre habitualmente por doença do vaso, que perde sua elasticidade e torna-se mais frágil e menos resistente à pressão que o sangue exerce no seu interior. Quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior é o seu risco de ruptura.

Explicamos os aneurismas em detalhes no artigo: Aneurisma: o que é, causas, sintomas e tratamento.


Anosmia

Nome dado à perda do olfato. Quando a perda do olfato é parcial, chamamos de hiposmia.


Ansiedade

Sensação de apreensão e medo, frequentemente caracterizada por sintomas físicos como palpitações, sudorese, falta de ar e sensação de estresse.

Explicamos a ansiedade em detalhes no artigo: Transtorno de ansiedade generalizada.


Antibióticos

Medicamentos usados ​​para tratar infecções bacterianas. Seu mecanismo de ação visa matar ou impedir a multiplicação das bactérias.

Explicamos os antibióticos no artigo: Antibióticos: o que é, tipos e para que serve.


Anúria

Condição médica na qual a produção de urina é extremamente baixa ou inexistente. Geralmente, é definida como a produção de menos de 100 ml de urina por dia em adultos. A anúria é um sinal de que os rins não estão funcionando adequadamente ou que há uma obstrução no trato urinário, impedindo a passagem da urina.


Anticorpos

Também chamados de imunoglobulinas, são um grupo de proteínas de alto peso molecular produzidas normalmente pelos linfócitos B após estimulação por um antígeno, geralmente um germe invasor, como bactérias ou vírus. Os anticorpos fazem parte da nossa defesa imunológica; eles ligam-se aos germes invasores, neutralizando-os para que outras células do sistema imunológico possam destruí-los.


Articulação

Chamadas popularmente de juntas, uma articulação é a conexão entre dois ou mais ossos. Exemplos de articulações: joelho, tornozelo, punho, cotovelo, ombro.


Articulação coxofemoral

Ver definição de anca.


Artrite reumatoide

Doença inflamatória de origem autoimune que ataca o tecido conjuntivo das articulações, tornando-as doloridas, inflamadas e, às vezes, deformadas.

Falamos sobre a artrite reumatoide no texto: Artrite reumatoide: sintomas, causas e tratamento.


Autoanticorpos

Autoanticorpos são moléculas de anticorpos produzidas pelo sistema imunológico que, em vez de atacar invasores externos como vírus ou bactérias, erroneamente atacam as próprias células, tecidos ou órgãos do indivíduo. Esta reação imune autodirigida pode levar a várias doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, e diabetes tipo 1. Os autoanticorpos podem ser detectados através de exames de sangue, e são muitas vezes usados para diagnosticar e monitorar doenças autoimunes.

Falamos sobre as doenças autoimunes no artigo: Doenças autoimunes: causas, sintomas e tratamento.


AVE

Acrônimo para acidente vascular encefálico. Ver definição de acidente vascular cerebral.


AVC

Acrônimo para acidente vascular cerebral. Ver definição de acidente vascular cerebral.


Esse glossário está em constante construção. Se você não encontrou a definição para um termo que procurava, mande-nos uma mensagem para contato@mdsaude.com com o título “novo termo para glossário” para podermos incluí-lo na lista.