O que são inflamação, pus, abscesso e empiema?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 32 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

O que é uma inflamação?

Imagine a seguinte situação: um paciente coloca um piercing em uma determinada região do corpo. O processo é feito sem a assepsia adequada e bactérias conseguem entrar pelo orifício de entrada do piercing, causando uma infecção no local.

Assim que microrganismos estranhos entram em contato com nosso meio interno, eles são logo identificados pelas nossas células de defesa, em geral os macrófagos. Essas células imediatamente liberam mediadores inflamatórios que agem aumentando a circulação de sangue local para facilitar a chegada de mais células de defesa. É uma espécie de alarme para chamar reforços.

Esse aumento local da circulação de sangue leva ao aparecimento do rubor (vermelhidão) e do calor característicos dos processos inflamatórios. Alguns desses mediadores aumentam a sensibilidade para dor, que é uma maneira de mostrar ao paciente que algo de errado está ocorrendo naquele sítio.

O reforço vem pelo sangue, através dos leucócitos (células brancas). Esses leucócitos precisam atravessar a parede do vaso para chegar no tecido infectado e combater as bactérias. Mais uma vez, os mediadores inflamatórios ajudam, aumentando a permeabilidade dos poros dos vasos sanguíneos. E

sse processo facilita a saída das células brancas, principalmente dos neutrófilos (subtipo de leucócito), mas também de proteínas e plasma, o que provoca edema no local por excesso de líquido.

Neste momento temos os quatro sinais típicos de um processo inflamatório, todos causados por reações do nosso próprio organismo. São eles:

  • Calor.
  • Rubor.
  • Edema (inchaço)
  • Dor.

Esse processo inflamatório descrito ocorre em qualquer situação de agressão, seja por infecções, por trauma, artrite, por queimaduras, doenças auto-imunes, etc.

Se o agente causador for algo pontual, como no caso de um traumatismo, esse processo será auto limitado. Se houver um agente invasor persistente, como uma bactéria ou um corpo estranho, o processo inflamatório continuará até que a causa seja eliminada.

Inflamação.
Área da pele inflamada com nítido rubor e edema. Ao toque a lesão é quente e bastante dolorosa.

O que é o pus?

Ao contrário do que muita gente pensa, o pus não é uma substância produzida pelas bactérias. Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico.

Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.

Voltando então ao nosso exemplo do piercing que ficou infectado, o quadro agora é de um local com inúmeras bactérias, inúmeros neutrófilos, plasma sanguíneo, vários tipos de proteínas, mediadores inflamatórios, etc.

O quadro é de um verdadeiro campo de batalha microscópico, com milhões de bactérias, neutrófilos e células do tecido acometido mortos, além de mais um monte de substâncias liberadas cada vez que uma célula morre. Esse conjunto de produtos forma um líquido pastoso amarelado chamado de pus.

O pus só ocorre em pessoas com sistema imunológico normal. Doentes graves, imunossuprimidos, com baixa contagem de neutrófilos, não conseguem atacar bactérias invasoras, não produzem pus e muitas vezes não conseguem sequer criar um processo inflamatório.

O que é um abscesso?

Muitas vezes, quando há dificuldade em derrotar determinadas bactérias invasoras, as células de defesa criam uma parede em volta do processo inflamatório, encapsulando-o e isolando o material purulento, impedindo que as bactérias contidas nele possam migrar para outras regiões do corpo. A essa formação de uma bolsa cheia de pus dá-se o nome de abscesso.

Abscesso na orelha
Abscesso na orelha

A formação do abscesso faz parte do arsenal de defesa do organismo. Todavia, ao mesmo tempo que o abscesso impede a saída de bactérias, ele também dificulta a chegada de antibióticos e novos glóbulos brancos. Muitas vezes, o abscesso precisa ser abordado e drenado cirurgicamente para que se possa curar a infecção de forma definitiva.

O abscesso pode se formar em qualquer órgão sólido, como fígado, rins, pulmão, cérebro etc. A presença dele indica uma infecção grave, geralmente com febre alta, suores e calafrios e outros sinais de sepse).

O que é um empiema?

O empiema é a acumulação de pus que ocorre em cavidade naturais do corpo, como por exemplo nas pleuras, nas meninges, articulações, vesícula, etc.

No abscesso, o corpo cria uma bolsa especificamente para “guardar” o pus. No empiema, esse espaço já existe na nossa anatomia natural.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


32 respostas para “O que são inflamação, pus, abscesso e empiema?”

  1. Vera Cristina

    Bom dia!
    É possível estar com uma inflamação ou infecção e estar com pus no corpo todo? Sinto os seios , barriga inchados e também dos olhos?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      No corpo todo, não.

  2. Biank camila

    Coloquei um pircing no traugus e infeccionou, tive q.tirar ,fiz uso de antibióticos,receitado pelo clínico G. Porém não tive melhora nenhuma ,,, agora estou no ingetavel (besotacil) estou na segunda aplicação mas tive só uma pequena melhora ,,, está no fim do tratamento com o ingetavel,mas dá pra perceber q.não vai ficar 100%…já faz dois meses nesse sonho q.se tornou um pesadelo ,,,porq estou tendo tanta demora na melhora ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente o antibiótico escolhido não está sendo o adequado.

      1. Maria da cruz

        Muito rica essas informações sobre essas doenças porque as vezes as pessoas questionam que infecção e inflamações são a mesma coisa agora tirei a duvida

  3. Patricia

    Amei a explicação! muito simples para nós que somos leigos. Parabéns!

    1. Marcela

      Que aula! Parabéns!!

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Obrigado.

  4. Ilena dos santos Lima

    Quero saber depois de tomar antibiótico por 10 dias e ainda está correndo muito secreção do machucado o que posso fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É preciso que algum médico veja a ferida para avaliar se ela ainda está infectada. Dependendo do tipo de secreção pode ser normal ou pode ser necessário outro curso de antibiótico.

  5. JOAO CARLOS ROMAO

    já tem 60 dias que minha esposa fez a cirurgia cesárea e tem uns 05 dias que está saindo pus, dando febre e dor na perna, poderia me orientar oque está acontecendo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ela aparentemente está com alguma infecção na perna. Ela precisa ser vista por um médico, pois é bem provável que precise de antibióticos.

  6. john

    olá doutor, meu problema, começou parecendo um cabelo inflamado interno, não se espreme e nao apresenta qualquer secreção ficou com aspecto de caroço avermelhado ao redor e amarelo no meio, já faz um ano que estou com isso no peito, é bem sensível ao toque incha e coça, se puder me orientar agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cabelo encravado que inflama precisa ser removido. Procure um médico, o processo é rápido e simples.

  7. Daniel

    Será que alguém pode me ajudar com uma boa maneira de tirar o pus? Estou com uma inflamação a 4 dias, e dói muito principalmente a noite. Se alguém poder me ajudar agradeço. Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

  8. Allyson

    O meu tambem, e estou a procura de uma resposta, Eu sempre seco bem depois do banho, mas mesmo assim, sempre tem um cheiro forte..

  9. nanda

    Parabéns Dr. Pedro!!!Belíssima explicação!!!

  10. Edna santos

    Dr.sempre tenho abscesso na nadega e sempre no mmo local,ja fui ao medico e emergencias e nunca drenaram,sempre foi feito por mim em casa,e por ser um local dificil nao consigo fazer corretamente o curativo ou drenar o suficiente.Na ultima consulta com dermatologista fui encaminhada para cirurgiao plastico,o que achei bem estranho, e nao fui! Hj com muita dor decidi consultar na UPA ao inves de convenio,achando que seria melhor atendida,e para minha surpresa nao fui sequer examinada pela medica e medicada com antibiotico e antiinflamatorio,mais uma vez drenei em casa.O que fazer para nao sofrer novamente?Devo exigir exames,cirurgia ou simplemente drenar sempre que voltar o abscesso.Inflama tanto que sinto ate meu anus inchado e dolorido dificultando sentar.Me ajude por favor!

    1. Pablo Martinelli

      Ola..vc conseguiu resolver? estou com o mesmo problema.. sempre no mesmo lugar, sara, sicatriza depois de 1mes volta

  11. Douglascidcarvalho

    Dr, arranquei um siso compactado, meu rosto ficou muito inchado, estou tomando amoxicilina e nimesulida, porem no 5 dia de tratamento comecei a vomitar muito, nada esta “parando” no meu estomago.

  12. Aliny

    remedios para tratar de doenças renais ou urinarias tipo cistite pode tirar o efeito do anticoncepcional tamisa 20 a ponto de a menstruação vir com dois dias de uso fora da data?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A infecção pode causar o atraso da menstruação, mas o antibiótico não atrapalha no efeito da pílula.

  13. Petroniomessias

    sua explicação é simplismente perfeita; muito clara e objetiva.Tenho certeza de que vc poderá aliviar a mente de todos que lerem. PARABÉNS E OBRIGADA POR SUA FORMA DE PASSAR O ASSUNTO. #DÚVIDAS TIRADAS# Joelma

  14. SAMUEL!

    Caso a pessoa esteja suspeitando de apendicite,ela pode tomar algum medicamento,antibiotico ou fazer um exame específico para detectar a apendicite?Nesse caso evitando uma cirurgia!
    Abraços!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, existem exames para detectar a apendicite. Mas, isso precisa ser feito por um médico.

  15. Carlos Roberto Braga

    Muito bom este site…Parabéns Doutor – tenho uma pergunta, se a inflamação e benéfica, porque então o anti-inflamatório? – grato abraços.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela nem sempre é necessária, principalmente se em excesso, pois provoca dores e mal estar ao paciente.

      1. Danielle kesia

        Meu marido contraiu uma bactéria no dedo,e a quantidade de pus q esta saindo depois do uso do antibiótico é assustadora,isso é uma bom ou ruim ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Se ele tinha um abscesso e agora está drenando, isso é um bom sinal.

  16. Hilda

    amei este site, muito bom mesmo. obrigado pelo carinho e dedicação para conosco os leigos.

  17. Marlisantos

    sou estudande de aux.de enfermagem,essas matérias tem me ajudado muito.Parabéns  DR. PEDRO PINHEIRO.