Fotos de verrugas comuns de pele

O que é uma verruga?

Verruga é uma lesão de pele bastante comum provocada pelo Papiloma vírus humano (HPV), o mesmo vírus que costuma causar o câncer do colo do útero nas mulheres.

Verruga

Existem mais de 150 subtipos do HPV. Cada subtipo tem atração por uma área do corpo. Por exemplo, o HPV-2 e HPV-4 estão associados às verrugas comuns de pele, o HPV-1 às verrugas que acometem a planta dos pés e os HPV-6 e HPV-11 costumam infectar a região do ânus e das genitálias.

Apenas as verrugas do colo do útero, da vulva, da vagina, do pênis, do ânus e da boca apresentam potencial para transformação em câncer.

Já as verrugas de pele, que costumam surgir nas mãos, nos pés, joelhos, cotovelos ou face, são lesões benignas, que não se transformam em câncer e costumam desaparecer espontaneamente com o tempo.

As verrugas associadas ao HPV estão subdivididas de acordo com a região anatômica na qual estão situadas ou pela sua morfologia. Exemplos:

  • Verruga comum (Verruca vulgaris).
  • Verruga plantar (Verruca plantaris).
  • Verruga plana (Verruca plana).
  • Verruga filiforme (Verruca filiformis).

Neste artigo vamos apenas mostrar uma galeria de fotos de verrugas comuns da pele. Se você deseja informações mais detalhadas sobre as verrugas, acesse os seguintes artigos:

Galeria do fotos de verruga comum (Verruca vulgaris)

Clique para ampliar a imagem

A verruga comum (Verruca vulgaris) costuma se manifestar como lesões tipo pápulas (sólida, circunscrita, elevada e com menos de 1 cm de diâmetro). Inicialmente lisas, rosadas ou da cor da pele, elas evoluem para crescimentos em forma de cúpula, tornando-se ásperas (hiperqueratóticas) e de coloração cinza, branca ou escurecida

A localização típica são as mãos, punhos ou dedos (incluindo cutículas e por baixo das unhas), mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Geralmente são poucas lesões, mas podem se tornar numerosas e confluentes.


Galeria do fotos de verruga plantar (Verruca plantaris)

Clique para ampliar a imagem

A verruga plantar costuma se apresentar como uma ou mais áreas ásperas com elevação ou depressão na pele, com superfície de aspecto esponjoso e eventualmente alguns pontos escuros, circundada por um anel de pele espessa. Se a lesão estiver ferida, ela pode ter um aspecto mais avermelhado. Verrugas múltiplas também podem ser confluentes e ter aparência de uma grande lesão única.

Para olhos não treinados, algumas verrugas plantares podem parecer pequenos calos nas solas dos pés.


Galeria do fotos verruga plana (Verruca plana)

Clique para ampliar a imagem

As verrugas planas são tipicamente várias pápulas pequenas, ligeiramente elevadas (bem mais achatadas que a verruga comum) da cor da pele, rosada, acastanhada ou amarelo claro. Localizadas mais comumente no rosto, mãos e parte inferior das pernas em mulheres.

Na área da barba, o vírus costuma se espalhar ao barbear, resultando em inúmeras verrugas com orientação linear (autoinoculação / fenômeno de Koebner).


Galeria do fotos verruga filiforme (Verruca filiformis)

Clique para ampliar a imagem

As verrugas filiformes são diferentes da maioria das verrugas. Eles são projeções longas e estreitas que se estendem por cerca de 1 a 2 milímetros da pele. Podem únicas ou múltiplas, de coloração amarelada, acastanhada, rosada ou em tons de pele.

Uma vez que tendem a se formar ao redor das pálpebras, narinas e lábios, também são conhecidas como verrugas faciais. Outros locais comuns são o pescoço e mãos.

Referências


Este artigo foi útil?
SimNão
MD.Saúde