Impetigo: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 39 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é impetigo?

O impetigo é uma infecção bacteriana da pele que acomete preferencialmente crianças entre 2 e 5 anos, apesar de também poder surgir em adultos.

O impetigo é uma doença contagiosa que surge com mais frequência nos meses quentes de verão.

Causas

O impetigo é uma infecção superficial da pele que pode ser causada por dois tipos de bactérias: Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus.

Ambas as bactérias costumam viver em nossa pele sem nos causar nenhum dano. Entretanto, através de uma pequena ferida, corte ou mesmo uma picada de mosquito, elas podem alcançar camadas internas da pele e provocar infecção.

Como se pega?

Nossa pele é colonizada por bilhões de bactérias, sendo algumas colonizadoras persistentes e outras colonizadoras transitórias.

Geralmente nossa convivência com essas bactérias não nos causa problemas porque a pele age como uma armadura, impedindo o contado de germes do meio externo com nosso meio interno.

As doenças dermatológicas infecciosas geralmente surgem quando há alguma lesão que quebra esta barreira da pele, favorecendo a entrada de bactérias para dentro do nosso corpo.

As bactérias colonizadoras persistentes são as bactéria que vivem na nossa pele e são muito difíceis de serem eliminadas definitivamente. Porém, isso não é um problema, visto que este grupo raramente é capaz de nos causar doença, mesmo quando há lesões na pele.

Já as bactérias colonizadoras transitórias são aquelas que adquirimos de outras pessoas por contato direto, permanecendo em nossa pele apenas por um tempo determinado.

São essas as bactérias que costumam causar as infecções de pele. As duas bactérias causadoras do impetigo, Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus, são bactérias colonizadoras temporárias.

Furúnculo, foliculite, celulite e erisipela são outros exemplos de doenças de pele causadas por essas bactérias.

A contaminação pelo Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus costuma se dar pelo contato direto de pele com pele, porém, também pode ocorrer através de roupas, toalhas e até brinquedos nos casos de crianças.

Alguns pacientes, após se contaminarem com essas bactérias, podem armazená-las na cavidade nasal, tornando sua eliminação definitiva difícil, permanecendo, assim, colonizados por muito tempo. Mesmo que a bactéria seja eliminada da pele, basta manipularmos o nariz com a mão para nos contaminarmos novamente.

Fatores de risco

Como já referido, o impetigo é uma infecção bacteriana da pele que ocorre principalmente em crianças de 2 a 5 anos, embora possa afetar pessoas de todas as idades. Os principais fatores de risco para o impetigo são:

  • Viver em locais que tenham clima quente e úmido.
  • Contato próximo com pessoas infectadas, especialmente em áreas de aglomeração de crianças, como escolas e creches.
  • Má higiene pessoal, incluindo falta de higiene adequada das mãos, rosto ou corpo.
  • Lesões de pele já existentes, tais como eczema, psoríase, queimadura solar.
  • Pacientes com sarna (escabiose).
  • Feridas traumáticas da pele, como arranhões, abrasões ou picadas de insetos.
  • Diabetes mellitus.
  • Situações que enfraquecem o sistema imunológico, como infecção pelo HIV ou uso de fármacos imunossupressores.
  • Pacientes colonizados por estafilococos ou estreptococos.

Algumas pessoas possuem colônias de bactérias estafilococos ou estreptococos vivendo naturalmente no nariz. Esses indivíduos são chamados carreadores nasais ou colonizados.

Pacientes colonizados por estafilococos ou estreptococos são pessoas que têm a bactéria, mas frequentemente são assintomáticos. Com o tempo, porém, esses carreadores podem transportar as bactérias do nariz para outras partes do próprio corpo com as mãos, às vezes levando a infecções recorrentes de pele, como impetigo, ou espalhando as bactérias para outras pessoas.

Sintomas

Existem três formas de impetigo: comum, bolhoso e ectima.

Impetigo comum

O impetigo comum, também chamado impetigo não-bolhoso, é a forma mais comum.

O quadro geralmente se inicia com pequenas pápulas vermelhas, semelhantes a picadas de mosquito, que, entretanto, evoluem rapidamente para pequenas pústulas (lesões com pus). Essas pústulas estouram e formam leões crostosas com coloração dourada ou cor de mel.

O processo costuma durar uma semana e as lesões atacam preferencialmente a face e/ou o crânio, mas também podem surgir em braços e pernas.

Não é comum haver sintomas sistêmicos, como febre ou mal-estar; todavia, alguns linfonodos dolorosos no pescoço costumam surgir.

As lesões do impetigo não costumam doer, mas podem eventualmente causar comichão. O ato de coçar as lesões pode favorecer a disseminação da doença por mãos contaminadas.

Com o tempo as crostas somem, deixando pequenas marcas vermelhas que desaparecem a longo prazo sem deixar cicatriz.

Impetigo bolhoso

O impetigo bolhoso é causado apenas pela bactéria Staphylococcus aureus, que é capaz de produzir toxinas que causam descolamento da epiderme (camada mais superficial da pele), favorecendo o aparecimento de bolhas.

A forma bolhosa costuma acometer membros superiores e inferiores e surge em nádegas e tronco com mais frequência que no impetigo comum. O impetigo bolhoso não costuma acometer a face.

A lesão inicial do impetigo bolhoso é igual ao do impetigo comum, com pequenas pápulas, porém, evoluem rapidamente para bolhas com conteúdo amarelado. A pele ao redor das bolhas costuma estar avermelhada e com comichão. Assim como no impetigo comum, as lesões da forma bolhosa não costumam causar dor.

As bolhas geralmente rompem-se deixando uma crosta amarelo-avermelhada, que costuma ser maior e mais duradoura que no impetigo comum. No impetigo bolhoso pode haver febre e outros sintomas de infecção, como mal-estar e perda do apetite.

As lesões também costumam curar sem deixas sequelas.

Ectima

O ectima é a forma mais grave de impetigo, pois acomete camadas mais profundas da pele. Geralmente são lesões que evoluem para a formação de úlceras na pele que podem drenar pus. Essas úlceras costumam evoluir para crostas grossas e amareladas, com margem avermelhadas, que se curam lentamente, deixando cicatrizes. Não é comum haver febre no ectima.

O ectima acomete mais frequentemente os membros inferiores e pode ser causado tanto pelo Streptococcus pyogenes quanto pelo Staphylococcus aureus.

Qualquer uma das três apresentações do impetigo podem complicar com febre reumática ou com glomerulonefrite. Outra complicação comum é a evolução da lesão para uma celulite ou erisipela, infecções mais graves, pois acometem planos mais profundos da pele.

Imagens

Tratamento

O impetigo não costuma ser uma infecção grave e muitas vezes cura-se sozinho. Entretanto, o tratamento com antibiótico costuma ser indicado para diminuir a chance de contaminação de outras pessoas, acelerar a resolução das lesões e diminuir os riscos de complicações.

Se as lesões forem muito discretas, o tratamento pode ser feito apenas com boa higiene e antibióticos tópicos. O mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban®) ou Retapamulin duas ou três vezes por dia.

Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por 7 dias. Os mais usados são:


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


39 respostas para “Impetigo: causas, sintomas e tratamento”

  1. lucas silva de almeida

    olá doutor, poderia me dizer coisas doenças poderiam estar associadas a impetigo, tanto bolhoso quanto os outros dois, vc falou que e comum o bolhoso em pessoa com HIV poderia me falar outras patologias

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Lucas, atualizei o texto e inclui uma seção que fala dos fatores de risco. Lá cito várias situações que facilitam o surgimento do impetigo.
  2. Carolina Lima
    Paciente com HIV , em fase inicial de tratamento, foi diagnosticado com Impetigo por um médico, e por outro disse ser outra doença de pele discordando do diagnóstico anterior. Os sintomas são :Bolhas em todo corpo (incluindo artes íntimas, solas dos pés, couro cabeludo,ouvido, …) , febre e dores na cabeça e corpo. Qual sua opinião , Dr?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Existe impetigo bolhoso e ele é mais comum nos pacientes com HIV. Algum desses médicos era dermatologista.
  3. Debora Janaina
    Existe alguma relação em a bacteria Streptococcus pyogenes, causadora do impetigo com o Streptococcus B? Ou seja, mulheres que foram diagnosticas durante a gravidez com a Streptococcus B e fez uso de antibióticos durante o parto, pode a vir ter impetigo!?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não há relação.
  4. Geslaine Rodrigues
    como se diagnóstica é feito alguns exames ou ñ ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Em geral, não precisa fazer nenhum exame, basta ver as lesões.
  5. mylaine
    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro
    meu filho pego impetogo … o medico passo o remedio cefalexina.. em uma semana tinha sumido tudo ,
    mais agora estah voltando denovo , o que devo fazer?????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que falar com o médico novamente para ver se ele acha que o tratamento deve ser prolongado.
  6. Bruna Telles
    Boa tarde,Dr Pedro Pinheiro,Estou muito assustada com essa doença,minha filha esta sendo medicada com Cefalexina. A criança quando fica curada,ela só pega novamente por outa criança ou a bactéria permanece no corpo para sempre?
    Por favor agardo resposta?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      É muito comum a bactéria viver na pele. Por isso, é importante fazer sempre uma boa higiene da mesma.
      1. Bruna Telles
        Obrigada.
  7. camila
    Ai doutor minha filha tem 1ano e 11meses ta com o ouvido todo ferido e saiu na face e na cocha ai o medico passou uma besotacil e não sarou agora passou outro antibiótico clavulin esse medicamento e bom.me ajude estou com muito medo tem outro medicamento pra curar logo isso
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, esse antibiótico é bom.
  8. Katia
    Boa noite! Dr. Meu filho tem 1 ano e 10 meses, teve impetigo ha 2 meses atrás pela primeira vez, as lesões se concentraram no lado esquerdo do corpo entre barriga, peito e braço, curou com pomadas e antibiótico. Agora voltou na narina e bochecha. Gostaria de saber se existe uma forma de prevenir? Ou até quando isso volta? As coisas dele são sempre higienizadas individualmente e tudo o que ele usa é somente dele.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Em criança pequena é muito comum. A tendência é melhorar conforme ele vai ficando mais velho. Não há um tratamento preventivo, o mais importante é manter as mãos sempre limpas e evitar contato com outras crianças infectadas.
  9. flavia
    tenho um filho de 3 anos ele esta com empetigo . foi medicado com um antibiotico e uma pomada . Esta doença de pele pode voltar um tempo depois?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode. Mas, caso isso ocorra, é só tratar novamente.
  10. raysa
    o meu coça muito e fica um machucadinho pequeno qual e esse tipoo de impetigo
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sem ver eu não consigo saber nem se é realmente impetigo.
  11. Alinne Chris
    Meu filho tem impetigo mais ja tomou tantos medicamentos melhora e depois volta e já é 3 vez que volta e agora com febre também. o PEDIATRA DELE MANDOU USAR AGORA OUTRO ANTIBIOTICO KEFLEX
  12. nadia janaina
    Minha filha tem dez meses,quando ela tinha 7meses ela teve,mas curou,e agora estar voltando,o q eu faço Doutor,ah! Na época os medicos disserao q era catapora.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Impetigo é muito comum em crianças. Leve ela ao pediatra que ele saberá indicar o melhor tratamento para o caso da sua filha.
  13. Larissa
    Dr.,
    Aqui na minha casa, eu, meu esposo e minha filha estão aparecendo essas pequenas bolhas, parecido com impetigo, em mim aparece abaixo da barriga, sendo que aparece uma ou duas a cada semana, na minha filha aparece do lado da virilha, descendo para a coxa, sendo que está aparecendo mais, tipo, nasce uma, mucha e já nasce outra, e no meu esposo, surgiu muitos nas axilas dele, foi murchando, mas logo depois vai surgindo novamente. A pediatra da minha filha, falou que o dela, seria impetigo, o médico do meu esposo, dermatologista, falou que era candidíase, sendo que eu também tive candidiase, então, o que poderá está ocasionando isso, na gente? E qual seria a forma de eliminar essas bolhas? Qual a diferença em candidíase para esse Impetigo?

    No aguardo,
    Obrigada.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Candidíase e impetigo são doenças completamente diferentes. Uma é por fungos e outra por bactérias. O tratamento é com drogas diferentes. É preciso saber qual é o diagnóstico correto de cada um para que possa ser instituído um tratamento correto.
  14. Herik Medeiros
    minha filha já está mais de um mês e já usou “cefalexina” e outros antibióticos e também anti-alérgicos como “alegra” além de pomadas em geral como “bactoban” e nada adiantou, melhorou um pouco com a cefalexina mas quando terminou o tratamento, a praga voltou.No momento estamos usando “desonida” e está melhorando.
  15. Aliane
    Oi boa noite. Eu queria saber, se impetigo tem cura?? se puder me responder obrigada. o meu filho está eu eu estou muito preucupada por favor me responda
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, tem cura.
  16. Cristiane Araujo
    minha filha ta com ipetigo comum mas ta resistente a cura ja fez uso de cefalecxina agora de amocxila clavu tava tdo seco terminou o uso de 10 dias ontem tirou a caskinha ai eu usei a pomada nebasetim hj pela manha apereceu duas bolinhas emflamadas nao sei o que faço dou mas 5 dias do antibiotico passado pelo medico foi passado 10 dias mas acho que nao ta seco total
  17. Sandrinha_berg24
    olá…já faz quase um mês que estou com umas feridas na região intima,ja tomei antibióticos passei a pomada tok e melhorou mt…mais ainda continua se colonizando…tudo se iniciou apos um processo alérgico ao absorvente que criou bolhas q se estouraram e ficaram semelhante a pequenas urcers com pus…
  18. marciele
    olá tudo bem?
    meu filho de apenas tres meses esta com uma mancha nos braços e ombros parecida com impinge suspeito que ele tenha pego do meu intiado,que tem micose nos pes o que faço?
  19. Elivieiraassis
    Olá,
    Estou com uma ferida nos rosto, que observando as informações acima acredito ser impedigo. Fui em 3 dermatologistas diferentes, que não souberam afirmar o que se tratava,apenas afirmaram se tratar de uma infecção na pele, isso depois de descartarem a possibilidade de herpes, pois era a suspeita inicial. Mas me medicaram com o Bactroban e Ciprofloxacino via oral. Fazem 3 dias que estou ultilizando essa medicação, em quanto tempo irei obter melhora? Gostaria de saber se ficará alguma cicatriz,?
  20. Marinalvaseverina
    apessoa que teve gnda vai ficar hipertenso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não necessariamente.
  21. Eliana Borowski
    Dr. estou com uma lesão na face que parece isso mas fui diagnosticada como rosácea, não sei mas não confiei no que o medico falou pq ja tive rosacea e é diferente. O que faço?
  22. gustavo euzebio
    ola dotor estou com isso no pe e no rosto al lado da boca oque faço para elimina-los
  23. Marcelo Meix
    olá Dr. tenho esse impinge no rosto e braço e isso tem me causado um transtorno muito grande como faço para elimina-los……..Obrigado
  24. Helena Mesquita
    Bom dia Dr.

    Meu sobrinho fez analises recentemente e acusou staphylococus,estive a ver as imagens e são iguais a Ectima,eu pergunto qual é o tratamento adequado a esta doença visto q ela faz resistência ao antibiotico…