O que é escabiose?
A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei.
A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou crianças em creches.
Ácaro – Sarcoptes scabiei
Os ácaros são seres microscópicos de oito patas, da classe dos aracnídeos. O Sarcoptes scabiei tem um tamanho médio de 0,3 milímetros, que é basicamente o limite do que o olho humano nu consegue ver.
O Sarcoptes scabiei é um parasita que vive, alimenta-se e reproduz-se em nossa pele. O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias.
Após a cópula, o ácaro macho morre enquanto a fêmea penetra através das camadas superficiais da pele, criando um microscópico túnel, onde ela fica entocada, depositando os seus ovos durante toda sua vida, que dura cerca de 30 a 60 dias. A fêmea do Sarcoptes scabiei libera 2 a 3 ovos por dia. Os ovos eclodem em três ou quatro dias, e as larvas recém nascidas fazem o caminho de volta em direção à superfície da pele, onde amadurecem e podem se espalhar para outras áreas do corpo.

Os ácaros Sarcoptes scabiei produzem enzimas que degradam as proteínas da pele, principalmente a queratina, que serve de alimento para os mesmos. Conforme eles se movem através da epiderme, vão deixando para trás as suas fezes, criando lesões lineares na pele. As lesões e a coceira da escabiose são resultados de uma reação alérgica da pele contra o próprio ácaro, seus ovos e fezes.
Transmissão
Ter sarna não é necessariamente um sinal de má higiene. A escabiose é uma infecção transmitida entre pessoas através de contato próximo. Os casos mais habituais são entre familiares que vivem na mesma casa. A via sexual é outra maneira comum de se adquirir sarna. Exército, lares para idosos, creches e presídios são locais onde frequentemente há surtos de sarna.
O contato entre crianças e adolescentes na escola não costuma ser próximo o suficiente para causar a transmissão, o que de modo algum significa que não haja risco. Do mesmo modo, um simples aperto de mão ou um rápido abraço não costumam ser suficientes para haver transmissão.
O ácaro Sarcoptes scabiei consegue sobreviver no ambiente por 24 a 48 horas, o que torna possível a transmissão através de roupas, lençóis ou toalhas, apesar desta via não ser a mais comum.
Animais, como cães e gatos, também podem ter sarna, mas o ácaro que os infecta é diferente, tornando a transmissão para humanos pouco comum. Quando ela ocorre é geralmente em animais realmente infestados de ácaro. Todavia, como o homem não é o hospedeiro habitual da sarna canina ou felina, o ácaro não se reproduz e a infecção dura apenas alguns dias (o tempo de vida do ácaro).
Sintomas
O sintoma clássico da escabiose é uma coceira difusa pelo corpo, que costuma ser mais intensa à noite.
O período médio de incubação da sarna é de cerca de 6 semanas. Porém, nos pacientes reinfectados, os sintomas podem surgir em apenas 24 horas. Uma pessoa contaminada é capaz de transmitir a sarna, mesmo que ainda esteja sem sintomas, no período de incubação.
As lesões típicas da escabiose são pequenas pápulas (pontinhos ou bolinhas com relevo) avermelhadas, de 1 a 3 mm de diâmetro. As lesões, às vezes, são tão pequenas que podem passar despercebidas ou camufladas pelos arranhões causados pela intensa coceira.

As lesões da sarna podem ser difusas. Os locais mais envolvidos são as mãos (principalmente entre os dedos), pulsos, cotovelos, axilas, mamilos (especialmente em mulheres), áreas ao redor do umbigo, genitália (especialmente em homens), joelhos, nádegas, coxas e pés. As costas são habitualmente poupadas e a cabeça, palmas e solas só costumam ser acometidas em crianças.
Os túneis produzido pelas fêmeas do Sarcoptes scabiei também podem ser visíveis, apesar de não serem tão comuns como as pápulas. Eles geralmente se apresentam como finos traçados na pele, discretamente elevados, que podem ter até 10 mm de comprimento.
Para ver mais imagens da sarna clássica, acesse o artigo: Fotos de sarna humana (escabiose).
Sarna crostosa (sarna norueguesa)
Na maioria dos pacientes com sarna, o número total de ácaros presentes não costuma ultrapassar uma centena. Após um aumento exponencial no início da doença, o sistema imunológico do paciente consegue frear a multiplicação do Sarcoptes scabiei, mantendo a sua população mais ou menos estável.
Em pacientes com alguma fraqueza do sistema imunológico, os ácaros podem conseguir se multiplicar indefinidamente, chegando a alcançar uma população de mais de um milhão em alguns casos. Esta super infestação de Sarcoptes scabiei é chamada de sarna crostosa ou sarna norueguesa, que é a forma mais grave da escabiose.
Os pacientes com maior risco são os idosos ou os portadores de problemas, como SIDA (AIDS), hanseníase, linfoma, síndrome de Down ou outras doenças que provoquem alterações do sistema imunológico.
A sarna crostosa provoca grandes crostas vermelhas na pele, que se espalham facilmente se não forem tratadas. O couro cabeludo, mãos e pés são frequentemente afetados, embora as manchas possam ocorrer em qualquer parte do corpo. As lesões da sarna crostosa geralmente não coçam e contêm um grande número de ácaros.
Tratamento
As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos.
- A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas. Após 1 ou 2 semanas, o processo pode ser repetido.
- A Ivermectina por via oral é usada em dose única, com repetição após 14 dias.
A taxa de sucesso dos dois tratamento é semelhantes, mas a Ivermectina é o tratamento mais adequado para surtos em lares de idosos, presídios ou domicílios com muitos moradores, pois tomar um comprimido é bem mais simples que aplicar um creme por todo o corpo.
A sarna crostosa é tratada com uma combinação dos dois medicamentos: Permetrina 5% aplicada diariamente por 7 dias mais Ivermectina, uma dose nos dias 1, 2, 8, 9 e 15
É importante lembrar a pessoa infectada com o ácaro da sarna costuma demorar até 6 semanas para apresentar sintomas. Por isso, o tratamento também é recomendado para os membros da família e contatos sexuais, mesmo que estes não estejam aprestando sintomas de escabiose.
Referências
- Escabiose – Doenças infecciosas e parasitárias – Guia de bolso, 8a edição revista – Ministério da Saúde.
- Scabies – World Health Organization.
- Scabies – Centers for Disease Control and Prevention.
- Scabies – American Academy of Dermatology.
- Scabies: A clinical update – Australian Family Physician.
- Scabies: Epidemiology, clinical features, and diagnosis – UpToDate.
- Scabies: Management – UpToDate.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Estamos com sarna humana
Já formos no médico foi confirmado.
Mas minha filha ficou toda empolada pela mesma doença
O meu marido é recluso e na cela dele esta lá um senhor com Sarna vão todos a mesma sanita estão lá 8 presos juntos não será perigo para meu marido?
Sim, o risco de transmissão é bem alto nessas situações.
Acho que estamos com sarna.Eu e minha esposa. Não fomos ao médico, maís vendo na Net.Tomamos ivermectina,peridrina, passamos o creme e até agora nada.
O ideal é ir a um dermatologista. O diagnóstico pode estar errado.
Estou com coceira pelo corpo muito horrível, me encomoda muito, com certeza é a escabiose, como faço para tratar
Tem que ir a um médico para ele confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Quem trabalha com crianças na creche deve ficar afastada do serviço? Fui diagnosticada com sarna
Sim.
Quantos vezes pode tomar ivermectina?
Não há um limite. Quantas vezes for necessário.
Dr, minha filha apresenta na pele, ela tem 4 meses, tô usando a pomada histamin, serve como tratamento? Ou só alivia a coceira??
É só sintomático, não trata a infecção.
Limpeza do colchao , sofá, lençóis, travesseiro, toalha de banho e roupas. Estou usando lysoform no colchão, aspiro todos os dias e troco as roupas de banho e de cama diariamente
Tomei a medicação ivermectina e permetrina 5% e nada de melhorar……o que deve estar acontecendo ?
Será que o diagnóstico está correto?
Estou com escabiose e já tomei o o remédio e nada de passa
Tem passar, Letícia. Se não passou é porque o tratamento não foi o mais adequado.
As manchas das picadas saem com tempo?
Sim.
Pegueii sarna humana estou passando deltametrina no primeiro dia quase morri de tanto coçar essa praga se e loco maiss nao vou desistir e so o começo ……
Eu não aguento mais =(
Resgatamos uma gatinha, trouxemos pra casa e a adotamos.
Algum tempinho depois começaram a surgir as boinhas pelo corpo e coceira. Minha outra gatinha que era super saudavel tb pegou.
Estamos fazendo de tudo. Já tomamos ivermectina, usamos sabonete de benzoato de benzila, ja usamos pomada com ivermectina, fervemos td qto é tecido da casa, roupas pessoais e de banho, limpamos estofados, colchões e travesseiros com vinagre…. estamos nessa luta a qse 2 meses e até agora nada de melhorar…
Não sei mais oq fazer, estou desesperada.
Vai ao médico
Quem pratica esporte de contato (ex.: jiu-jitsu) deve ficar quantas semanas sem treinar?
Tem que evitar contato pessoal até estar clinicamente curado.
vou passar aqui oque fiz para curar a sarna que me assombrou 1 ano apos pegar da minha cachorrinha!!
Tomei invermectina
Usei Deltametrina Até de óculos no corpo só não ingeri pq não podia mas tava quase kkkk.
Usei loção 5x ao dia ,sabonete,shampoo. e se tivesse rollon e colonia tb usava pq vc fica louco de tanto coçar.
nos 1º dias quando se usa a coçeira aumenta em 50% parece que seu corpo fica formigando todo fui parar ate no hospital de madrugada de tanta coçeira .
Mas é o efeito da deltametrina Agindo no corpo.
É normal porém só fui saber depois kkkk.
Depois de 1 semana a coçeira some
Lógico que alem disso tem que lavar as roupas do corpo e de cama com agua quente diariamente e o colchão deixar no sol
Nunca mais quero ter isso denovo!!!!