Lipoma: o que é, causas e tratamento

Atualizado em
Comentários: 36

O que é um lipoma?

O lipoma é um tumor benigno constituído por células de gordura, também chamadas de células adiposas. Esse tipo de tumor se destaca do tecido gorduroso ao seu redor por ser revestido por uma cápsula fibrosa. O lipoma, portanto, é uma tumoração de gordura ao redor do tecido gorduroso.

Os lipomas costumam crescer no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele, formando uma protuberância arredondada (um caroço embaixo da pele) que é visível e palpável. 

Apesar de menos comum, também é possível a sua ocorrência em tecidos mais profundos, como músculos, nervos, órgãos internos ou na cavidade abdominal.

O lipoma não é câncer nem tem risco de virar câncer. Não existe lipoma maligno. O tumor maligno das células adiposas é o lipossarcoma, mas ele não tem nada a ver com os lipomas.

Na maioria dos casos, o lipoma é totalmente assintomático e não necessita de nenhum tratamento, a não ser que ele seja esteticamente incômodo ou provoque dor.

Cerca de 1 a 2% da população tem um ou mais lipomas pelo corpo. Esse tipo de tumor é mais comum nos adultos e no sexo feminino. Ele pode surgir em qualquer idade, mas é raro em crianças e adolescentes, e se torna mais comum a partir dos 40 anos de idade.

Causas

Ainda não sabemos por que os lipomas surgem. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.

Não há uma relação direta entre ter mais gordura no corpo e o risco de desenvolver lipomas. Ser obeso, por exemplo, não é um fator de risco. O lipoma é um tumor que ocorre frequentemente em pessoas magras. Locais habitualmente ricos em gordura, como a barriga, nádegas ou as mamas, também não são os pontos mais frequentemente acometidos.

Parece haver, porém, um maior risco de surgimento do lipoma quando o indivíduo magro ganha peso subitamente. Esse lipoma, entretanto, não desaparece se o paciente voltar a emagrecer.

A ocorrência de lipomas também está associada a algumas doenças raras, tais como: adipose dolorosa (doença de Dercum), doença de Madelung, síndrome de Cowden ou síndrome de Gardner. Nesses casos é comum o paciente ter vários lipomas pelo corpo.

Sintomas

Na imensa maioria dos casos, o lipoma é uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele. A maior parte dos lipomas mede entre 1,0 e 3,0 cm, mas alguns deles podem chegar até mais de 10 cm de diâmetro.

À palpação, um lipoma costuma ser uma massa homogênea, com bordas regulares, indolor, mole, com consistência elástica e móvel. Apesar de ser habitualmente indolor, alguns podem doer.

As características descritas acima ajudam a distinguir um lipoma de um tumor maligno, como o lipossarcoma. Tumores malignos costumam se apresentar como uma massa endurecida, pouco móvel, dolorosa à palpação e com bordas irregulares.

O ritmo de crescimento do lipoma costuma ser bem lento, ao longo de anos, ao contrário dos tumores malignos, que, geralmente, crescem de forma mais rápida.

Lipoma nas costas
Lipoma nas costas

Ombros, pescoço, costas e braços são os locais mais frequentemente acometidos pelo lipoma. Todavia, qualquer local do corpo onde exista gordura subcutânea pode desenvolver um lipoma.

Para ver mais imagens reais de lipomas, acesse o link: Fotos de lipoma (no braço, costas, pescoço e cirurgia).

Diagnóstico

Na imensa maioria das vezes, apenas a palpação da tumoração é suficiente para definir que a lesão é um lipoma.

Se, entretanto, a massa for dura, pouco móvel, dolorosa, ou se ela tiver qualquer outra característica incomum, o médico pode solicitar uma ultrassonografia ou uma biópsia da lesão para ter certeza que aquilo é uma tumoração benigna.

O principal diagnóstico diferencial é com o lipossarcoma, um tumor maligno que se origina das células gordurosas (leia: O que é o câncer?).

Tratamento

Como o lipoma costuma ser uma massa pequena e indolor, ele não precisa de tratamento na grande maioria dos casos. Tumores pequenos podem desaparecer espontaneamente, mas o que ocorre mais frequentemente é um lipoma permanecer “quieto” e inalterado durante anos.

Nos raros casos em que o lipoma cresce demais, dói ou se localizada em pontos esteticamente indesejáveis, como na face, por exemplo, a cirurgia para remoção do tumor é uma opção. O procedimento costuma ser simples e rápido, podendo ser feito apenas com anestesia local. A lipossucção é outra alternativa de tratamento.

Lipoma
Lipoma removido cirurgicamente

Os efeitos colaterais da cirurgia incluem a formação de cicatriz ou de hematoma. Quando o lipoma encontra-se em áreas cosmeticamente sensíveis, o ideal é a retirada seja feita por um cirurgião plástico, que é o especialista mais treinado para realizar cirurgias com incisões menores que provocam cicatrizes mais discretas.

Em geral, o lipoma retirado não costuma recorrer.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Lesão desfigurante das mãos pela hanseníase. Hanseníase (lepra ou mal de Hansen)
Sarna Sarna humana (escabiose): sintomas e tratamento
carcinoma basocelular Carcinoma basocelular de pele: sintomas e tratamento
Queimadura Queimaduras: graus, imagens e tratamento
Queloide Tratamento do queloide e da cicatriz hipertrófica
Lentigo solar (mancha senil): o que é, sintomas e tratamento Lentigo solar (mancha senil): o que é, sintomas e tratamento
Síndrome de Stevens-Johnson O que é a Síndrome de Stevens-Johnson?
Piercing Body piercing: perigos e complicações
Melanoma Melanoma: O que é, fotos, sintomas e tratamento
Machucado Feridas e machucados: tratamento caseiro
Vitiligo Vitiligo: causas, sintomas e tratamento
Protetor solar Protetor solar: quais são as melhores opções?
Molusco contagioso Molusco contagioso: sintomas, causas e tratamento
Lipoma foto Fotos de lipoma (no braço, costas, pescoço e cirurgia)
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

36 comentários em “Lipoma: o que é, causas e tratamento”

  1. Super obrigada pela explicação.
    Se todos profissionais fornecer esses entendimentos e respondesse as perguntas com respeito e empatia seria maravilhoso. Minha mãe parece ter um é indolor, vou ver com o profissional, mês que vem. Super obrigada doutor!

    Responder
  2. Tenho um lipoma nas costas a mais de 10anos, ele tem doido e dói meu ombro esquerdo TB. Ele tem crescido e a dor é em volta. É normal?

    Responder
  3. Saiu em mim após aplicar enzima no abdomen um cisto e lugar esta escuro e dói, cresceu um.pouco uns 2 cm…e me encomenda na lateral abdomen, o que devo fazer, procurar um dermato, ou não?

    Responder
  4. ao apalpar a coxa sinto uma protuberância que não me parece circular e sim mais comprida, na extensão do musculo. isso pode ser um sarcoma ou só um nodulo de gordura?

    Responder
    • Cristiane, é impossível eu saber do que se trata à distância, sem poder examinar e sem poder pedir exames complementares. Como eu poderia dar ou descartar um diagnóstico de câncer assim pela Internet? Você precisa ser vista por um médico. Só ele, após avaliação, pode dizer se a lesão que você tem é benigna ou maligna.

      Responder
  5. Olá eu tenho no rosto lipoma no lado esquerdo. Segundo o médico, a operação é delicada, porque do lado do lipoma há um nervo que move toda a face, o problema é que ele se desenvolveu, e tem cerca de 7cm, deformando meu rosto. Eu gostaria de saber qual método é adequado para o meu problema, uma vez que a cirurgia é delicada, de acordo com o exame? Obrigado.

    Responder
    • Se estiver esteticamente feio, você pode procurar um cirurgião geral. Se for uma área muito visível, no qual a cicatriz pode ser indesejada, o melhor é um cirurgião plástico.

      Responder
  6. Olá, minha mãe apareceu com um nódulo desse tipo na parte de trás do braço direito, tem um tamanho pequeno e é indolor ao pressionar. Ela tem mais de 40 anos. Existem outras doenças que possam ocasionar esse tipo de sintoma?

    Responder
    • Tem que ir a um médico para ter certeza que é só um lipoma. Existem outras doenças que podem causar nodulação embaixo da pele, que não são lipoma.

      Responder
  7. Cresceu uma “bolinha” no punho do meu pai e não fazia ideia do que poderia ser. Tava até meio assustada, mas lendo esse texto fiquei mais tranquila. A bolinha tem todas as características de lipoma. Obrigada

    Responder