Parasitoses

Arquivo de textos sobre os vermes mais comuns e suas respectivas parasitoses.

O que é parasitose?

Parasitose, ou doença parasitária, é qualquer doença infecciosa provocada por um parasito. Parasito – ou parasita – é um organismo que vive em um outro organismo hospedeiro e obtém sua comida às custas dele.

Os parasitos podem ser classificados de acordo com parte do corpo do hospedeiro em que vivem:

  • Ectoparasitas: vivem e atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro.
  • Endoparasitas: vivem no interior do corpo do hospedeiro.
  • Hemoparasitas: vivem na corrente sanguínea do hospedeiro.

Existem três classes principais de parasitas que podem causar doenças em humanos: protozoárioshelmintos e ectoparasitas.

Toxoplasmose na gravidez

Toxoplasmose na gravidez: sorologia, riscos e sintomas

O que é toxoplasmose? Toxoplasmose é a infecção causada pelo parasito Toxoplasma gondii. Apesar de ser muito comum, a toxoplasmose é uma doença relativamente desconhecida da população, pois na grande maioria dos casos, a infecção é assintomática e passa despercebida. É…

Continue lendo
Escabiose

Fotos de sarna humana (escabiose)

O que é a sarna? A sarna, também chamada escabiose, é uma doença de pele provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A sarna clássica geralmente se manifesta como uma erupção muito pruriginosa com uma distribuição característica. As laterais dos dedos, punhos,…

Continue lendo
Parasitológico de fezes

Parasitoses (e exame parasitológico de fezes)

O que são parasitos? Chamamos de parasito, ou parasita, qualquer ser vivo que se aproveita de outro para conseguir sobreviver.  Para que haja uma relação de parasitismo, o parasito precisa “roubar” do hospedeiro os seus meios de subsistência, sendo essa relação…

Continue lendo
Leishmaniose

Leishmaniose – Sintomas, transmissão e tratamento

O que é leishmaniose? Usamos o termo leishmaniose para definir um conjunto de doenças causadas por parasitos do gênero Leishmania. Estes parasitos estão presentes em quase todos os continentes, com exceção da Austrália e Antártica, já tendo sido identificadas mais…

Continue lendo
Piolho

Piolhos: como acabar com a pediculose

Introdução O piolho é um inseto sem asas que mede aproximadamente 4 mm de comprimento, possui uma coloração transparente e acinzentada e pode causar infestação em regiões do corpo onde há pelos ou cabelos. Os piolhos são ectoparasitas, ou seja,…

Continue lendo
Giardia Lamblia

Giardia Lamblia (giardíase): sintomas e tratamento

O que é giardíase? A Giardia lamblia, também chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale, é um protozoário que pode parasitar os intestinos dos seres humanos e causar diarreia e dor abdominal. A doença causada pela Giardia lamblia recebe o nome…

Continue lendo
Tricomoníase

Tricomoníase (T. vaginalis): o que é, sintomas e tratamento

Introdução Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Ela é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas. Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de…

Continue lendo
Caramujo - esquistossomose

Esquistossomose: o que é, sintomas e tratamento

O que é esquistossomose? A esquistossomose, também conhecida como barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada por parasitas do gênero Schistosoma. Existem seis espécies de Schistosoma, a saber: S. mansoni, S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis…

Continue lendo
toxoplasma gondii

Sinais e sintomas da toxoplasmose

Toxoplasmose -Toxoplasma gondii A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gondii. Pessoas com o sistema imune intacto geralmente não desenvolvem sintomas de toxoplasmose. No entanto, o parasita pode persistir durante toda a vida no seu…

Continue lendo
Sarna

Sarna humana (escabiose): sintomas e tratamento

O que é escabiose? A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico…

Continue lendo
Larva Migrans

O que é larva migrans (bicho geográfico)?

O que é larva migrans? A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum. Transmissão O…

Continue lendo
pediculose pubiana

Pediculose Pubiana (chato): sintomas e tratamento

Pontos-chave do artigo → O que é: a pediculose pubiana, conhecida popularmente como chato, é uma doença contagiosa causada pelo inseto parasita Phthirus pubis, chamado também de piolho-da-púbis. A pediculose pubiana é uma infecção semelhante à que ocorre no couro…

Continue lendo
Estrongiloidiase

Estrongiloidíase: transmissão, sintomas e tratamento

O que é estrongiloidíase? A estrongiloidíase é uma verminose causada pelo nematoide (helminto) Strongyloides stercoralis, muito comum nas regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil. O Strongyloides stercoralis costuma habitar o intestino delgado dos indivíduos infectados e, na maioria dos…

Continue lendo
Tricuríase

Tricuríase: transmissão, sintomas e tratamento

O que é tricuríase? A tricuríase é uma verminose causada pelo parasito Trichuris trichiura, um nematódeo de aproximadamente 4 cm de comprimento, que habita o intestino grosso dos indivíduos infectados. A infecção pelo T. trichiura costuma ser assintomática na maioria dos…

Continue lendo
Ancilostomose

Ancilostomose: transmissão, sintomas e tratamento

O que é ancilostomose? A ancilostomose, também chamada de ancilostomíase, necatoríase, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada pelos nematódeos da família Ancylostomidae: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. Outras espécies de ancilostomídeos, como o…

Continue lendo
Vaca - Teníase

Teníase – Ciclo, Sintomas e Tratamento

O que são teníase e cisticercose? A teníase, conhecida popularmente como solitária, é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos da classe cestoda. A cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos,…

Continue lendo
Metronidazol

Metronidazol (bula): pomada, comprimidos e creme

O que é o metronidazol? O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários. O metronidazol pode ser usado para tratar desde infecções gastrointestinais…

Continue lendo
Febre maculosa

Febre maculosa – doença do carrapato estrela

O que é a febre maculosa? A febre maculosa é uma doença que surge quando uma pessoa é picada por um carrapato contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Essa infecção ocorre em todo o continente americano, desde o Canadá até a…

Continue lendo
annita-nitazoxanida

Annita (Nitazoxanida): doses, indicações e efeitos

O que é nitazoxanida? A nitazoxanida, mais conhecida pelo nome comercial Annita, é um remédio contra parasitas intestinais que tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos. Apesar de indicado inicialmente para o tratamento das infecções por protozoários, como a criptosporidíase e a…

Continue lendo
Vermífugo

12 tratamentos para parasitose (verminoses)

O que é um vermífugo? O termo verme é uma forma não científica de descrever qualquer animal de corpo alongado e mole, que não possui membros nem esqueleto interno ou externo, como uma minhoca, por exemplo. Verme também é muito usado…

Continue lendo
Albendazol

Albendazol (bula): para que serve e como tomar

Para que serve o medicamento albendazol? O Albendazol é um medicamento anti-helmíntico e antiparasitário que pertence à classe dos benzimidazóis, a mesma dos também antiparasitários tiabendazol, mebendazol e cambendazol. Ou seja, de forma bem simples: o albendazol é um remédio para…

Continue lendo
Verme do sushi

Anisaquíase – verme do sushi

O que é anisaquíase? A anisaquíase é uma parasitose intestinal provocada por vermes nemátodes da família Anisakinae, nomeadamente Anisakis simplex, Anisakis physeteris e Pseudoterranova decipiens, que habitualmente adquiridos após a ingestão de frutos do mar ou peixes crus. A anisaquíase ainda é uma doença rara,…

Continue lendo