Parasitoses (e exame parasitológico de fezes)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 103 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que são parasitos?

Chamamos de parasito, ou parasita, qualquer ser vivo que se aproveita de outro para conseguir sobreviver. 

Para haver uma relação de parasitismo, o parasito precisa “roubar” do hospedeiro os seus meios de subsistência, sendo essa relação habitualmente vantajosa para o parasito, mas desvantajosa para o hospedeiro.

Quando falamos em parasito, a primeira coisa que vem à mente são os vermes intestinais. Realmente, a maior parte dos parasitos vive dentro do sistema digestivo dos seus hospedeiros. Todavia, há formas de parasitismo nas quais o parasito não precisa penetrar o trato intestinal para conseguir os seus alimentos. O piolho, a pulga, o percevejo e o carrapato são exemplos de parasitos que vivem no exterior do seu hospedeiro alimentando-se do seu sangue.

Existem também formas de parasitismo nas quais o parasito vive dentro da corrente sanguínea, como, por exemplo, são os casos da malária e da doença de Chagas.

Neste texto, porém, falaremos apenas dos parasitos que habitam nosso sistema digestivo, as chamadas parasitoses intestinais, conhecidas popularmente como vermes ou verminoses.

O que é parasitose intestinal?

As parasitoses intestinais são doenças típicas de países e áreas pobres com precárias condições de saneamento básico.

A maioria dos parasitos de intestino são adquiridos por contato acidental com fezes de pessoas infectadas que contaminam água, comida ou objetos.

Existem dois grupos de parasitos intestinais:

Protozoários

São seres unicelulares (compostos por apenas uma única célula). Sua reprodução é feita por divisão celular, dentro do próprio hospedeiro.

Os protozoários causadores de doença mais comuns são:

  • Amebas: os principais são a Entamoeba histolytica e a Dientamoeba fragilis.
  • Flagelados: Giardia lamblia.
  • Coccídios: Cryptosporidium parvum e a Isopora belli.
  • Blastocistos: Blastocystis hominis.

Existem protozoários que não estabelecem uma relação de parasitismo conosco. Eles vivem naturalmente no nosso intestino e não nos causam doenças. São vermes que não precisam ser tratados quando identificados nos exames de fezes, especialmente se não houver sintomas.

Protozoários intestinais que não precisam de tratamento:

  • Entamoeba gingivalis.
  • Entamoeba hartmanni.
  • Entamoeba coli.
  • Entamoeba polecki.
  • Endolimax nana.
  • Iodamoeba bütschlii.
  • Entamoeba dispar.
  • Entamoeba moshkovskii.
  • Trichomonas hominis.
  • Chilomastix mesnili.

Portanto, se você fez um exame parasitológico de fezes e o resultado acusou a presença de Endolimax nana ou Entamoeba coli, por exemplo, não é preciso tratamento algum, pois esses vermes não costumam provocar doença, sua relação conosco não é de parasitismo. Se você tem sintomas, é preciso continuar procurando a causa.

Helmintos

Os helmintos são parasitas mais complexos, compostos por várias células e órgãos internos. Podem medir desde centímetros até alguns metros de comprimento, como é o caso da teníase, conhecida popularmente como solitária.

Ao contrário dos protozoários, que se multiplicam dentro do hospedeiro, os helmintos produzem ovos e larvas que só se desenvolvem ao serem lançados no ambiente junto com as fezes. As pessoas se contaminam ao ingerir esses ovos e larvas presentes no ambiente.

Os helmintos causadores de doença intestinal mais comuns são:

Nematoides:

Trematódeos:

Cestódeos:

  • Taenia sp.
  • Hymenolepis diminuta.
  • Hymenolepis nana.

Sintomas de verminose

Cada parasito apresenta um quadro clínico próprio, muitas vezes bem diferentes uns dos outros. Entretanto, existem alguns sintomas em comum, que costumam sugerir que o paciente possa estar com alguma verminose.

O sinal mais óbvio de parasitose intestinal é a presença de um parasito visível nas fezes. Como já explicado, os protozoários são unicelulares, sendo, portanto, microscópicos. Por outro lado, os helmintos são organismos complexos, que em muitos casos podem ser identificados a olho nu nas fezes. Nos casos de infecção maciça, eles podem aparecer às dezenas nas fezes. E há casos até de eliminação de vermes através da boca.

Os principais sintomas das verminoses são a diarreia, fezes com sangue, anemia, dores abdominais, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

O bruxismo, que é o ato de trincar ou ranger os dentes, costuma ser equivocadamente classificado como um sinal da presença de vermes. Crianças com bruxismo são facilmente rotuladas por familiares e conhecidos como portadoras de verminose. A verdade, porém, é que a verminose até pode desencadear um quadro de bruxismo, mas na imensa maioria das vezes, o motivo real é outro. Portanto, a maioria das pessoas com verminose não têm bruxismo e a maioria das pessoas com bruxismo não tem verminose.

O ato de comer terra, pedaços de concreto, carvão, ou outras substâncias não alimentares, também é popularmente atribuído à presença de vermes. Neste caso, até há um fundo de verdade. A presença de anemia, principalmente nas crianças, pode desencadear comportamentos alimentares bizarros. Como alguns parasitas podem causar anemia, este é um achado possível nas verminoses.

Exame Parasitológico de Fezes

O exame parasitológico de fezes (EPF) é uma das formas mais utilizadas para o diagnóstico das verminoses, sejam elas causadas por protozoários ou helmintos.

O EPF é uma análise laboratorial que consiste na avaliação de pequenas amostras de fezes do paciente. Através do exame parasitológico de fezes, o laboratório é capaz de detectar e identificar a presença de parasitos ou seus ovos nas fezes, o que é um sinal inequívoco de verminose.

Nem todas as amostras de fezes contêm ovos ou o próprio parasita. Por isso, para aumentar a sensibilidade do exame, sugere-se que sejam colhidas de 3 a 6 amostras de fezes, uma em cada dia ou em dias alternados. O laboratório costuma entregar recipientes contendo conservante para a preservação das fezes.

O paciente deve evacuar em um pedaço de papel ou plástico limpo. Deve-se ter cuidado para não haver contato das fezes com urina nem com materiais de limpeza do banheiro. Com auxílio de uma pequena colher ou pá, geralmente fornecida junto com os fracos, uma amostra dessas fezes deve ser retirada e colocada dentro do recipiente com o material conservante. A amostra deve ser conservada refrigerada (não congelar) até o dia de ser entregue ao laboratório.

Se os recipientes não contiverem soluções para conservação das fezes, as mesmas devem ser entregues ao laboratório no mesmo dia. O tempo de refrigeração não deve ultrapassar 12 horas.

Não é preciso estar em jejum e não se deve usar laxantes para facilitar a evacuação.

Um único resultado positivo do parasitológico de fezes é suficiente para se fechar o diagnóstico. Em contrapartida, para se descartar verminose são precisos, ao menos, três amostras negativas de EPF.

Em caso de exame positivo, cabe ao médico reconhecer se o verme encontrado é patogênico (capaz de causar doença) ou não. Como já explicado acima, há uma lista grande de protozoários inofensivos, que não precisam ser tratados.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento das parasitoses intestinais é simples, porém, só devemos tratar os protozoários reconhecidamente nocivos.

A classe dos Benzimidazóis (albendazol, mebendazol, tiabendazol) é ativa contra a maioria dos helmintos e contra alguns protozoários, motivo pelo qual essas drogas são muitas vezes prescritas no empiricamente, sem a realização de um EPF, para os pacientes com sintomas muito sugestivos de verminose.

O metronidazol é uma boa opção contra os protozoários.

A lista de drogas possíveis para o tratamento das parasitoses é imensa, cabendo ao médico avaliar qual o mais indicado consoante o quadro clínico e os resultados do parasitológico de fezes. Para saber mais sobre as opções de tratamento das verminoses, leia: 12 Opções de remédios para vermes.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


103 respostas para “Parasitoses (e exame parasitológico de fezes)”

  1. Regina
    Meu filho de 2 anos fez exame de fezes, porque que tem tido diarreia frequente. O resultado do exame está escrito:

    *Helmintos: ausência na amostra.
    *Protozoários: ausência na amostra.

    Significa que ele não tem verme?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, não tem verme na amostra.
  2. ERICK MIRANDA

    dr, fiz o exame de fezes e o medico me passou um remedio chamado METRONIDAZOL, mas ele nao falou qual verme deu no exame, sabedria dizer qual ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Provavelmente é uma amebíase.
  3. Murilo Amorim
    Boa tarde. Meu resultado do exame parasitológico das fezes deu cistos de Iodamoeba butschili. Qual o medicamento pode ser utilizado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A Iodamoeba butschlii não provoca doença, ela é comum nos intestinos de mamíferos. Não precisa de tratamento.
  4. Patrícia
    Eu fiz um exame e deu ausência de parasitas, oque significa????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O exame foi negativo, ele não identificou nenhum verme naquela amostra do seu exame de fezes.
  5. Eriton
    Doutor sinto muita coceira no ânus.
    E chega a feri as nadega perto do ânus.
    O q pode ser ?????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Coceira anal pode várias causas: vermes, hemorroida, assadura, alergia, irritação por algum produto, diarreia, micose…
  6. vilmar alves
    recebi uma mensagem de uma senhora do maranhão preocupada com sua saúde. os médicos, segundo ela, nao identificaram seu problema. segundo seu relato ela está evacuando “bichos” e “lagartas”. gostaria de saber se isso é possivel e que parasita é este. gratos
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      “Bichos” e “largartas” não é uma descrição que ajude na identificação do parasito. É preciso fazer um parasitológico de fezes para identificar corretamente o agente causador.
  7. Admilson
    Doutor vermes faz as fezes ficarem escuras(pretas)?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é habitual. Fezes pretas geralmente ocorrem por reposição de ferro ou sangramento no estômago.
  8. junior
    Dr. Pedro! a Giardia lamblia reprova em concursos?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Eu sinceramente não sei por que eles pedem esse tipo de exame pra concurso aí no Brasil. Em princípio, não deveria reprovar pois é um problema que é facilmente curável com medicamentos.
  9. Luiz
    fiz exame admissional constou que estou com algum parasita pois o médico passou remédio é pra repetir os exames. .
    isso pode afetar a contratação do trabalho .
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Depende do trabalho. Se for para trabalhar em cozinha ou restaurante, pode atrapalhar.
  10. maresa Afonso
    Olá doutor
    Li bastante sobre o assunto e ainda tenho dúvidas. No exame de meu filho deu presença de cisto de entamoeba coli . Confesso estou bastante preocupada, já que ele não se alimenta direito e na verdade, mais bebe leite do que come
    As vezes faz cocô bastante mole ,depois duro e as vezes prende o intestino e solta bastante gases. Será que realmente é inofensiva. Estou preocupada, pois ele tem só 1 ano e 10 meses
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Maresa, o que o pediatra dele acha sobre o caso? Antes de culpar a Entamoeba coli, é preciso descartar outras causas.
  11. Gisele
    Bom dia Dr !. Pelo que já vi o endolimax nana não causa nenhuma doença, mas minha filha de 3 anos ainda reclama de dor na barriga e emagreceu um pouco. Isso pode ser devido esse protozoário? Será necessário tomar algum medicamento?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Antes de culpar o E.nana é preciso investigar melhor a situação.
  12. Joelma Tavares
    bom dia Dr minha filha de 3 anos apresentou nos exames de fezes endolimax nana. Em criança tem a mesma caracteristica n as ofende?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não tem problema.
  13. Leandro Santos
    Mesmo apresentando entamoeba hystolitica Coli e Nana ,tem como reprova tbm? eu acho que vou tomar o ANITA e matar logo tudo e fazer outro
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Mas a Entamoeba hystolítica tem que tratar. É diferente da Entemoeba coli, que é um parasito inofensivo.
  14. Leandro Santos
    Muito obrigado doutor,e pq a minha duvida mesmo o porque do concurso pedi o exame de fezes,sendo que nao reprova? sabe o pq?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não reprova dependendo do resultado. Esses parasitos que você tem são inócuos. Mas você poderia ter parasitoses sérias.
  15. victor
    Doutor, certo dia encontrei algo volumoso em minha pele, não dava pra ver, devia estar lá há alguns dias hospedando no exterior da minha pele, apertei para tirar e era meio oval, devia ter uns 4 ou 5mm achei que se tratava de um parasita e vim pesquisar mas não se parece com nada mencionado no texto, o que realmente era isso? Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
  16. Leandro Santos
    Doutor eu fiz exames de fezes para levar ao concurso,mas so que deu
    ENTAMOEBA NANA-RAROS
    IODAMOEBA BUTSCHLII -RAROS
    isso reprova em concurso? se reprova o que eu devo fazer
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não, tanto o Iodamoeba bütschlii quanto o Endolimax nana não são parasitos que causam doença.
      1. Leandro Santos
        entao doutor ,pq o concurso pede exames parazitologico de fezes? sendo que nao provoca doenças,Entao eu posso levar esse exames que eles nao vou poder me reprovar?
      2. Robson Lisboa
        Dr. Pedro, quem tem esses protozoarios inofensivos pode tomar suplementos alimentares ou tem que eliminar os protozoarios.
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Se são inofensivos, não tem problema nenhum.
  17. Branca
    Eu não acreditava em vermes; passei a crer da pior maneira possível: defecando vários.
  18. Rafael Oliveira
    No meu resultado para exame admissional deu esse resultado:
    EXAME PARASITOLOGICO DE FEZES
    Cistos de Blastocystis hominis
    Cistos de Endolimax nana

    Neste caso seria uma fator determinante para ser eliminado do processo de seleção?
    Grato!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não acredito. Se você é saudável e não tem sintoma algum, não é preciso tratar, pois ambos parasitas desaparecem das fezes com o tempo
  19. Filipe Sousa
    Fiz exames de fezes e foi contatado Entamoeba Coli, de um tempo pra cá sempre que vou ao banheiro as fezes saem com sangue. Porém o médico disse que não tem tratamento. Este sangramento é grave, o que devo fazer, estou preocupado. Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      A Entamoeba coli não costuma causar sangramento nas fezes. É preciso investigar corretamente outras causas antes de culpar o parasito.
  20. Caren Lacerda
    numerosos ovos de ascaris lumbricoides quer dizer o que?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Que você está infectada com ascaris.
  21. Keli Loise Alteman
    meu filho fez esse exame e deu Protozoarios : AUSENTE , Helmintos : AUSENTE, o que quer dizer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Que o exame parasitológico foi negativo.
  22. Isa
    Esses vermes prejudicam a menstruação?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Podem interferir.
  23. Clara
    a minha irmã fez o exame d fezes q precisou fazer a coleta durante 3 dias no formol e o resultado foi crithosprongyelu-sp alguem pode m ajudar que tipo de verme é essa?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O nome do verme não deve ser esse bem esse. Olha lá no resultado e veja qual é o nome correto.
  24. Pamella
    Qual o método laboratorial para descobrir que se tem ovos de parasitas nas fezes?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Depende do parasita. Mas isso é irrelevante para o paciente, já que o laboratório faz todos os testes necessários.
  25. Wendry
    Boa tarde Dr. gostaria de saber se pontinhos brancos nas fezes é indicio de vermes, tenho prisão de ventre, dores abdominais e enjôo.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode ser. Tem que fazer o exame de fezes.
  26. thaynara
    Oi. Entao quando eu aperto minha barriga doi
    E me sinto enjoadas todos os dias. E sinto um ovo mexer em minha barriga
    Ja venho com isso bastante te.mpo sera que preciso fazer exame parasitógico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sem diarreia e sem dor abdominal espontânea é pouco provável que seja uma parasitose.
  27. Marcos Silva
    Dr. como faço pra saber se tenho verme ou nao, ok acontece é que depois que sempre vou ao banheiro minha barriga fica inchada e depois fica normal, ok pode ser.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Fazendo exame parasitológico de fezes.
  28. Sandrinha Regina
    Dr. minha filha defecou um verme, ele parece com uma larva de mosca mais tem uma cauda fina. Pode me ajudar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode ser ascaris. Tem que levá-la ao médico e mostrar o verme. Se não for possível, ela tem que fazer um exame parasitológico de fezes.
  29. Marta
    Dr., todos os vermífugos devem ser tomados de novo após uma semana/15 dias como se faz com os cães?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Em muitos casos, sim.
  30. Paulo Gar
    Verminose causa fraqueza e tonturas frequentes?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode causar.
  31. Elisângela S. P. S.
    Olá. Gostaria de saber o motivo de aparecer no resultado do exame de fezes a presença de muco++.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Qualquer processo inflamatório dentro dos intestinos pode provocar muco.
  32. charlotyy
    Dr. essas verminoses além de todos os sintomas descritos no texto acima ainda provocam anemia e taquicardia ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Algumas podem provocar.
  33. Mayara
    Olá Dr. Gostaria de saber se existe algum tipo de remédio eficaz contra endolinax nana?…anita e albendazol não resolvem…
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O Endolimax nana é um protozoário que não provoca doenças. Ele não precisa ser tratado. Se você tem sintomas, é preciso procurar outra causa.
  34. Dayana Damasceno
    Dr., tenho um filho de 3 anos, e ha quase 1 mes ele de vez em quando reclama do anus estar doendo, eu mesma cuido dele o dia todo, pode ser verme?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Poder até pode, mas é mais fácil ser alguma ferida no próprio ânus, principalmente se ele tiver prisão de ventre.
  35. Daniela Almeida
    não tem muita informação sobre ancilostomideos, tem como aumentar as informações?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O meu objetivo é, ao longo do tempo, escrever um texto individual para cada parasitose, assim como já fiz com a amebíase, giardíase, oxiuríase, etc. Farei isso brevemente com os ancilostomídeos.
  36. lara
    Vá ao medico e faça exames
  37. sionara
    oi,fiz exame de sangue e acusou que estava com ovos lumbricoides ascaris algo assim,mas a minha medica entrou de ferias.
    Mas quando estou comendo sinto dores no estômago e vontade de vômitar!
    Gostaria de saber o mais rápido possível se posso tomar algum remédio e qual?
    Ou se devo espera passar essas dores e vontade de vômitar!
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não posso consultar nem prescrever à distância. Procure um outro médico pessoalmente para que ele possa avaliar o resultado e prescrever a tratamento adequado.
  38. vania
    Boa tarde, gostaria de saber se uma criança que teve vermes várias vezes na infância, pode não ter sido curada totalmente e hoje ter alguma doença recorrente tipo falta de ar, erroneamente diagnosticada por asma, sistema nervoso abalado com altos e baixos, diagnosticado por depressão, taquicardia, tonteira ao levantar, coceira na parte inferior das pernas quando anda um pouco e uma tosse constante, até mesmo diagnosticada por refluxo ? E para efeito de conhecimento fui a todos os especialistas possíveis e imagináveis como otorino, pneumo,cardio, neuro,gastro,angio enfim todos os logistas e se esqueci de ir a algum por favor me lembre. Então lembrei dos vermes do passado e queria saber qual especialista e que exame mais aprofundado posso fazer para descartar isso, por favor. Agradeço qualquer ajuda.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Difícil opinar à distância com tão pouca informação. Mas, a princípio, não me parece que haja relação entre os problemas.
  39. alex
    Boa noite. Tenho entamoeba coli. Percebi que nas minhas fazes, pela agua sanitaria, percebo que tem uma cor avermelhada(sangue). Me sinto muito estufado. Isso é normal do verme?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      A Entamoeba coli não costuma provocar doença.
  40. camila
    fiz exame de fezes e deu cistos de entamoeba coli e cistos de endolimax nana estes vermes são doenças que pode interferir no meu emprego de atendente de restaurante
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A princípio, não. Mas não sei qual é a política do seu restaurante .
  41. rodrigo
    Fiz dois exames de fezes e estou esperando o terceiro… Nos dois primeiros deram negativos. É possível que eu tenha vermes mesmo o terceiro também dê negativo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, é possível.
  42. marta
    boa noite , ja estou com uma semana que nao vou ao banheiro sinto tontura dor no estomago intestino preso sempre vontade de vomitar , gostaria de saber se é vermes tamb me da um mal estar
  43. Gonzaga35
    meu anus coça muito em alguns momentos do dia e quando chega a noite coça forte e depois alivia um pouco,pasei o papel sobre meu anus e vi que sai (não é muito)um pouco de sangue onde coço,acho que é verme!o que o senhor me diz?
    1. Daniela Almeida
      o que vc tem pode ser oxiuríase
  44. Raimundo Melo
    Médicos sabem se o exame de fezes não é seu? como?
    só curiosidade
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não tem como saber.
  45. Claudia_moura2006
    uma mulher gravida que descobre que também está com a verme ameba, isso pode causar danos a criança?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode atrapalhar a gravidez. É preciso tratar.
  46. Bruninha
    Eu estou com verme, estou com umas manchas no rosto, vermelha e branca, minha orelha coça as vezes, minha mãe foi na farmacia e o homem passou albentazol, ai só veio um, mais ele falou pra mim tomar depois de 15 dias, quando eu fazer cocô vai sair as minhocas se mechendo? Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  47. Bebeca16
    mtu bem explicado!Adorei!
  48. MARIA HIRTES ALMEIDA MURTA
    Gostaria de saber o que provoca fezes escuras,pegajosas e”finas”, e a sensação de que não consegui evacuar direito,persistindo a vontade de ir ao banheiro e nada conseguir.Meu intestino não funciona todos os dias. Pode me ajudar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Fezes escuras e pegajosas pode ser sinal de sangramento. Acho que você deveria procurar ajuda de um gastroenterologista.
  49. José Augusto
    Dr. Pedro,
    Parabéns pelos artigos. São bem escritos, possibilitam uma excelente fonte de informação para leigos e ajudam as pessoas a se conscientizarem sobre  os cuidados com a saúde seja através da prevenção ou do tratamento.
  50. Valdo
    Muito Bom parabens pela explicaçao vc e realmente aquele  que chamamos que tem o Dom de Deus 
  51. Emerson
    no meu exame de fezes deu Iodamoeba bütschlii to preocupado  oque devo fazer ? qual medicamento tenho q tomar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Iodamoeba bütschlii geralmente não provoca doença e não precisa de tratamento. Se você tem sintomas, é preciso antes confirmar se não há outra causa.
  52. Estelabona
    Olá, doutores.
    Gostaria de saber se a presença de entecococcus faecalis escherichia coli não invasora e não enteropatogenica podem provocar dor na barriga de uma criança. Esses seres são muito prejudicais à saúde?
    Obrigada pela atenção.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Estas são bactérias naturais dos intestinos.
  53. valquiria silveira
    gostei bastante do artigo. Tenho apenas uma dúvida: tenho uma filha de 7 anos e nos 2 últimos exames de fezes o protozoário encontrado foi o endolimax nana e os pediatras sempre prescreveram medicamentos, existe algum risco, já que esse tipo de protozoário não afeta a saúde?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Nunca é bom tomar medicamentos sem necessidade. Mas, a princípio, não deve haver maiores problemas.