Lista de artigos sobre infecções provocadas por bactérias
O que são as bactérias?
Bactérias são organismos microscópicos que pertencem ao reino monera. São formadas apenas por uma única célula procariota, ou seja, não apresenta núcleo nem qualquer outra organela envolvida por membranas, como mitocôndrias. Nas bactérias, as organelas ficam “flutuando” livres em seu interior, como, por exemplo, o seu DNA.
Existem bactérias por todo o planeta, seja na água, no solo ou em habitats altamente hostis, como lixo radioativo, em áreas profundas da crosta terrestre ou no pH altamente ácido do nosso estômago. A maioria das bactérias não causa doenças, porém, um pequeno número é responsável por infecções comuns na prática clínica.
Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a infecções bacterianas
O que são as vacinas pneumocócicas? As vacinas pneumocócicas são aquelas que oferecem proteção contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus … Leia mais
O que é escarlatina? A escarlatina é uma complicação das faringites ou amigdalites causadas por toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus … Leia mais
A psitacose, também chamada de febre dos papagaios, ornitose ou clamidiose, é uma infecção provocada pela bactéria Chlamydia psittaci, que costuma provocar sintomas como febre, tosse e dor de cabeça.
Introdução A cólera é um quadro de diarreia aguda provocada por determinadas cepas da bactéria Vibrio cholerae produtoras de enterotoxinas virulentas. Essas toxinas são capazes … Leia mais
O que é Sulfametoxazol-Trimetoprima? O sulfametoxazol-trimetoprima, também conhecido como cotrimoxazol ou Bactrim (nome comercial mais famoso), é um popular antibiótico … Leia mais
A nitrofurantoína é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite.
Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
As complicações mais frequentes das mordidas de cães são a infecção bacteriana da ferida provocada ou a lesão traumática da pele, músculos, vasos, nervos e dos tendões, principalmente quando a mordida é provocada por cães grandes e com músculos maxilares fortes, tais como Pitbull, Rottweiler, Mastim, Pastor Alemão e Fila brasileiro.
A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção potencialmente grave, provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila.
Introdução O sistema digestivo humano abriga mais de 1000 espécies de microrganismos. A nossa flora gastrointestinal natural é inofensiva e, … Leia mais
A hidradenite supurativa, também conhecida por hidrosadenite ou acne inversa, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios, que, muitas vezes, são equivocadamente diagnosticados como furúnculos ou espinhas grandes.
O cloridrato de ciprofloxacino (ciprofloxacina) é um antibiótico da família das quinolonas, que é também é composto pelos antibióticos: norfloxacino, ofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, gatifloxacino e gemifloxacino.
As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.
A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.
Neste artigo vamos abordar os mais comuns sinais e sintomas da tuberculose pulmonar e da tuberculose extrapulmonar. Como a forma pulmonar é a mais habitual, daremos ênfase aos seus sintomas.
Toxoplasmose –Toxoplasma gondii A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gondii. Pessoas com o sistema … Leia mais
Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. A otite pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.
A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.
O hordéolo, mais conhecido como terçol é uma infecção das glândulas da pálpebra, habitualmente provocadas pela bactéria Staphylococcus aureus. O hordéolo pode acometer a parte interna ou externa da pálpebra superior ou inferior.
Apesar de ser muito grave, o tétano pode ser facilmente prevenido através da vacina. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem essa infecção.
Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso, chamamos de endocardite infecciosa; se o agente infeccioso for uma bactéria, o nome mais correto é endocardite bacteriana.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria.
Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.