Infecções bacterianas

Lista de artigos sobre infecções provocadas por bactérias


O que são as bactérias?

Bactérias são organismos microscópicos que pertencem ao reino monera. São formadas apenas por uma única célula procariota, ou seja, não apresenta núcleo nem qualquer outra organela envolvida por membranas, como mitocôndrias. Nas bactérias, as organelas ficam “flutuando” livres em seu interior, como, por exemplo, o seu DNA.

Existem bactérias por todo o planeta, seja na água, no solo ou em habitats altamente hostis, como lixo radioativo, em áreas profundas da crosta terrestre ou no pH altamente ácido do nosso estômago. A maioria das bactérias não causa doenças, porém, um pequeno número é responsável por infecções comuns na prática clínica.

Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a infecções bacterianas

Pneumonia atípica

Pneumonia atípica

Azitromicina

Azitromicina [Bula simplificada]

A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.
Psitacose

Psitacose: sintomas, transmissão e tratamento

A psitacose, também chamada de febre dos papagaios, ornitose ou clamidiose, é uma infecção provocada pela bactéria Chlamydia psittaci, que costuma provocar sintomas como febre, tosse e dor de cabeça.
Doença da arranhadura do gato

Conheça a Doença da Arranhadura do Gato

A chamada doença da arranhadura do gato é uma infecção provocada por arranhões de gatos infectados com a bactérias Bartonella henselae.
nitrofurantoína

Nitrofurantoína (Macrodantina): para que serve e doses

A nitrofurantoína é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite.
Amigdalite

Faringite estreptocócica

Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
Mordida de cão

Mordida de cachorro: cuidados e tratamento

As complicações mais frequentes das mordidas de cães são a infecção bacteriana da ferida provocada ou a lesão traumática da pele, músculos, vasos, nervos e dos tendões, principalmente quando a mordida é provocada por cães grandes e com músculos maxilares fortes, tais como Pitbull, Rottweiler, Mastim, Pastor Alemão e Fila brasileiro.
Legionelose

Legionelose: sintomas, transmissão e tratamento

A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção potencialmente grave, provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila.
Hidradenite

Hidradenite: sintomas, causas e tratamento

A hidradenite supurativa, também conhecida por hidrosadenite ou acne inversa, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios, que, muitas vezes, são equivocadamente diagnosticados como furúnculos ou espinhas grandes.
ciprofloxacina

Ciprofloxacino: indicações, posologia e efeitos

O cloridrato de ciprofloxacino (ciprofloxacina) é um antibiótico da família das quinolonas, que é também é composto pelos antibióticos: norfloxacino, ofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, gatifloxacino e gemifloxacino.
Cefalexina

Cefalexina: para que serve e como tomar

A cefalexina é um antibiótico da família das cefalosporinas, quimicamente parecido com a família das penicilinas.
Otite média

Otite média: causas, sintomas e tratamento

As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.
Clamídia

Infecção por Clamídia (Chlamydia trachomatis)

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.
Tuberculose

10 sintomas da tuberculose (pulmonar ou extrapulmonar)

Neste artigo vamos abordar os mais comuns sinais e sintomas da tuberculose pulmonar e da tuberculose extrapulmonar. Como a forma pulmonar é a mais habitual, daremos ênfase aos seus sintomas.
Otite

Otite externa (ouvido de nadador): sintomas e tratamento

Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. A otite pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.
Terçol - hordéolo

Hordéolo (Terçol)

Tétano

Tétano: causas, transmissão, sintomas e vacina

Apesar de ser muito grave, o tétano pode ser facilmente prevenido através da vacina. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem essa infecção.
Endocardite

Endocardite: o que é, sintomas, tratamento e profilaxia

Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso, chamamos de endocardite infecciosa; se o agente infeccioso for uma bactéria, o nome mais correto é endocardite bacteriana.
Tuberculose

Tuberculose: causas, sintomas e tratamento

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria.
Pneumonia

Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.