Otite externa (ouvido de nadador): sintomas e tratamento

Atualizado em

O que é otite externa?

O ouvido humano é anatomicamente dividido em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa.

Para entender o que é a otite externa e quais são suas possíveis complicações, primeiro é necessário conhecer um pouco sobre a anatomia do ouvido.

O ouvido externo é composto pela pavilhão auricular (orelha) e pelo canal auditivo, terminando na membrana timpânica. Após o tímpano, inicia-se a região do ouvido médio.

Quando há uma inflamação em qualquer parte do ouvido externo, damos o nome de otite externa. Quando a inflamação ocorre após o tímpano, chamamos de otite média.

Anatomia do ouvido

O canal auditivo externo é um ducto cilíndrico com mais ou menos 2,5 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Inicia-se na orelha e termina na membrana timpânica.

A parte mais externa do canal auditivo é revestida por uma pele mais grossa com numerosas estruturas anexas, como glândulas que produzem cerume, glândulas sebáceas e folículos pilosos.

A porção interna do canal, mais próxima do tímpano, contém uma pele fina e frágil, sem tecido subcutâneo. A pele nesta área está em contato direto com o osso subjacente. Deste modo, inflamações mínimas ou instrumentação do canal (como uso de objetos para coçar o ouvido) são capazes de provocar dor significativa e/ou ferimentos.

A otite externa pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.

Apenas como curiosidade, a nomenclatura mais correta não é ouvido externo, mas sim orelha externa. Antigamente chamava-se de orelha o pavilhão auricular (a parte externa e visível do órgão auditivo) e ouvido a parte interna. Desde 2001 o nome mudou e o termo ouvido já não é mais usado. O correto agora é orelha externa (pavilhão auricular + canal auditivo) e orelha média. Entretanto, como esse site é voltado para a população em geral, e para que não haja confusão, manterei os termos orelha e ouvido como todos conhecem.

Fatores de proteção do ouvido

O nosso canal auditivo possui alguns mecanismos de defesa intrínsecos que dificultam a ocorrência de infecções.

A própria anatomia da orelha já é protetora, pois ela cobre parcialmente o canal auditivo, dificultando a entrada de objetos estranhos. Outro fator que impede a entrada de objetos estranhos é o fato do canal auditivo apresentar uma área mais afinada, o que impede, por exemplo, o dedo de chegar até o tímpano. A presença de pelos na região mais externa do canal auditivo também age como barreira.

A produção de cerume também é essencial, pois além da barreira física, ela causa uma diminuição do pH do canal auditivo, inibindo o crescimento de fungos e bactérias. O cerume também é uma substância hidrofóbica, o que ajuda a diminuir a umidade dentro do ouvido.

O ouvido é um órgão “autolimpante”. A pele do canal auditivo cresce de dentro para fora, o que vai naturalmente empurrando as sujeiras, o excesso de cera e a descamação da pele para fora do ouvido.

Falamos sobre otite média em um texto à parte, que pode ser acessado neste link: OTITE MÉDIA AGUDA

Causas

Assim como várias regiões do nosso organismo, o canal auditivo possui sua própria flora de bactérias, que normalmente não causam problemas de saúde e ainda dificultam a chegada de bactérias mais agressivas. Feridas no canal auditivo podem facilitar a penetração de bactérias para tecidos mais profundos, causando infecções.

A maioria das otites externas são causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa,  uma bactéria invasora que normalmente não coloniza o canal auditivo. Das bactérias que normalmente habitam o ouvido, o Staphylococcus aureus é aquela que mais causa otite, principalmente se houver uma ferida na pele do canal do ouvido.

Fatores de risco

A otite externa costuma surgir quando algum desses sistemas de proteção citados acima é quebrado.

Exposição à água

Exposição à água é um fator de risco bem documentado para otite externa. Excesso de umidade leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, mudando a microflora do canal do ouvido, favorecendo o crescimento de bactérias que causam a otite. A otite externa é também conhecida como a otite do nadador.

Traumas no ouvido

Pequenos traumas, tais como limpeza excessiva (ou agressiva) do ouvido, não só removem cerume, mas também podem criar escoriações ao longo da fina camada de pele no canal auditivo, permitindo que bactérias tenham acesso aos tecidos mais profundos.

Além disso, parte de um cotonete pode soltar-se ou um pequeno pedaço de papel tecido pode ser deixado para trás no canal do ouvido; esses resquícios podem causar uma reação cutânea grave, levando à infecção.

Uso de cotonete

O uso de cotonete mais empurra o cerume para dentro do canal do que o remove. Esse cerume comprimido pode agir como uma rolha e só sai com o auxilio de um otorrinolaringologista. Como já dito, o ouvido não precisa ser limpo, ele mesmo é capaz de expulsar o cerume e as impurezas. O cotonete além de poder ferir o canal auditivo, ainda impede a “autolimpeza” do ouvido (leia: CERÚMEN | Cera do ouvido).

Uso frequente de fones de ouvido

Uso frequente de dispositivos que ocluem o canal do ouvido, como aparelhos auditivos, fones de ouvido (auriculares) ou tampões de mergulho também predispõem à otite externa.

Dermatite de contato

Dermatite de contato alérgica pode levar à otite externa (por exemplo, alergia a brincos ou produtos químicos em cosméticos ou shampoos), assim como outras condições dermatológicas, como, por exemplo, psoríase ou dermatite atópica.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da otite externa são dor, coceira, sensação de entupimento e corrimento de líquido do ouvido. A dor de ouvido na otite externa costuma ser muito forte e piora quando se puxa ou aperta a orelha. É possível surgirem alguns linfonodos palpáveis no pescoço do lado do ouvido acometido.

Ao exame com o otoscópio é possível notar o canal auditivo muito edemaciado e avermelhado, sinais típicos de inflamação.

A febre só costuma surgir nos casos mais graves.

Otite externa necrotizante (Otite externa maligna)

Otite externa maligna, também chamada de otite externa necrotizante, é uma complicação grave e potencialmente fatal de otite externa bacteriana aguda. Mais comum em pacientes diabéticos, idosos e imunocomprometidos, ela ocorre quando a infecção se espalha a partir da pele aos ossos e espaços da medula da base do crânio (também envolvendo tecidos moles e da cartilagem da região temporal).

Pacientes com otite externa necrotizante normalmente têm dor forte e corrimento purulento. Edema, vermelhidão e franca necrose da pele do canal auditivo podem ser evidentes ao exame otoscópico. Paralisia de nervos cranianos são um sinal de mau prognóstico.

A otite externa maligna pode levar a abscesso cerebral e à meningite bacteriana.

O diagnóstico é auxiliado pela ressonância magnética ou tomografia computadorizada, mostrando progressão da infecção para as estruturas ósseas. Pacientes suspeitos de terem otite externa maligna devem ser imediatamente encaminhados a um otorrinolaringologista.

Tratamento

A maioria das pessoas com otite externa pode ser tratada em casa.

Em alguns casos, seu médico vai lavar o ouvido com água e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) antes de começar o tratamento. Este procedimento acelera a cura, removendo as células mortas da pele e o excesso de cera do ouvido.

A prescrição de medicamentos em gotas para ouvido servem para reduzir a dor e inchaço causado pela otite externa. Essas gotas normalmente contêm uma combinação de corticoides, antifúngicos e antibióticos. Não use medicamentos por conta própria, antes de pingar qualquer remédio no ouvido para tratar uma otite é preciso ter certeza que o tímpano não está perfurado.

A aplicação correta das gotas é essencial para que estas atinjam o canal do ouvido:

  • Deite-se de lado ou incline a cabeça para o ombro oposto.
  • Preencha o canal do ouvido com gotas.
  • Deite-se de lado por 20 minutos e coloque uma bola de algodão no canal do ouvido.

Você deve começar a se sentir melhor dentro de 36 a 48 horas o início do tratamento. Se a sua dor piorar ou não houver sinais de melhora neste período de tempo, ligue para seu médico. Analgésicos ou anti-inflamatórios  em comprimidos podem ser usados para alivio da dor.

Evite molhar os ouvidos  durante o tratamento. Durante o banho, você pode colocar uma bola de algodão revestido com vaselina na orelha. Evite nadar por pelo menos dez dias após início do tratamento. Evite também usar aparelhos auditivos e fones de ouvido até a dor desaparecer.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

52 comentários em “Otite externa (ouvido de nadador): sintomas e tratamento”

  1. Estou com otite externa , a médica passou otocuriax, estou a 48 usando e não melhora. Não molhei mais . Foi muito, mesmo tomando dipirona . Preciso retornar ao médico? Ou o remédio ainda vai agir ?

    Responder
  2. Oi Dr. me acordei com agua escorrendo do ouvido, mas nao tinha lavado o cabelo nem nada para ter entrado agua, desde entao nao para de escorrer, água é modo de dizer,é um liquido clarinho escorrendo, e umas fisgadas também no ouvido o que pode ser?

    Responder
  3. Dr: primeiro quando eu dormia meu ouvido tampava, aí no outro dia eu limpei com o cotonete aí comecei a sentir dor não ouso mais e dói muito já faz 3 semanas que estou com isso o que eu faço ?

    Responder
  4. Fui à piscina e entrou muita água no ouvido,tá com ”pus” e parou de doer só um pouco dps que tomei Scaflogin,dormi até com o lado para o travesseiro mais não saiu água,o que pode ser?

    Responder
  5. Doutor meu médico me passou para pingar otociriax e eu amamento falei pra ele sobre isso e ele me passou esse remédio pra pingar mas estou com medo de fazer mal pra minha filha ela tem 2 meses e 28 dias … O que fazer? Comecei a pingar hj posso continuar?

    Responder
    • Não é uma droga contra-indicada. O problema é que não há estudos para dizer se a droga é segura ou não durante o aleitamento. A princípio, se o médico disse que não havia problema, você pode confiar nele.

      Responder
  6. Doutor faz uma semana que levei uma pancada na orelha dentro da piscina, aonde me deixou tonto. Após o choque senti dores por um dia e depois parou, porém até o momento estou com perda parcial da audição, além de que estou com “pus” no ouvido. Com o tempo costuma passar ou realmente já perdi tempo ao não ter ido procurar um médico. Obrigado.

    Responder
  7. DR. a cinco dias fui na farmacia com dores de ouvido ,zumbido e perda de audiçao,o propio farmaceutico diagnosticou otite media, me indicando o uso de cefalexina 500mg de 6em 6 horas durante seis dias. estou no quinto dia de tratamento , a dor passou mas continuo com zumbido no ouvido e tambem agora começou a sair um liquido claro do meu ouvido. O que faço Dr? desde já agradeço pelo serviço prestado!

    Responder
    • Tem que parar de se consultar com farmacêutico e procurar um médico. Vá a um otorrino, o seu tímpano pode ter perfurado.

      Responder
  8. Dr. faz cerca de 1 semana que comecei a sentir uma dor na parte externa da orelha onde nem sequer conseguia dormir encostando ela no travesseiro, uma dor na cartilagem e do nada essa dor foi para dentro de meu ouvido e agora sinto dores como se fossem agulhadas deves enquando, seria caso de otite?

    Responder
  9. Fui a uma otorrino, ela fez a remoção da secreção, confirmou meu tímpano perfurado então me prescreveu Otociriax, por que meu ouvido esquerdo estava obstruído. Ao ler a bula, observei que uso em tímpanos perfurados não é indicado. O que faço?

    Responder
    • Se foi o próprio otorrino, você pode confiar. Se estiver insegura, ligue para ele e confirme se você pode usar o medicamento mesmo com o tímpano perfurado.

      Responder
  10. Doutor, estou a quase 2 semanas com meu ouvido fechado, fui na otorrino, falaram que eu estava com otite, me deram amoxicilina para tomar, dor eu não tenho mais, porém meu ouvido não abre de jeito nenhum. Diz a Dra que tive otite por ter tido uma gripe antes. Marquei para semana que vem audiometria para ver se houve algum problema no timpano. Demora tanto tempo assim para o ouvido “abrir” ?

    Responder
  11. Olá doutor, pesquisando na internet achei seu site e devo parabeniza-lo pelo ótimo trabalho. Sinto muito coceira no ouvido e sai muita cera e com cheiro muito ruim fui ao medico e ele receitou amoxicilina. esta correto? obrigada.

    Responder
  12. Caro doutor. Faz uma semana que tive dores no ouvido, com diminuição da
    capacidade auditiva. O médico me receitou um antibiótico por 7 dias, e
    também uma antiflamatório. As dores quase desapareceram a não ser quando
    fica a noite e bate uma brisa fria, sinto um ligeiro incômodo. Porém, a
    diminuição auditiva só recuperou parcialmente. O tratamento com os
    remédios já finalizei, e o médico me orientou que após o término destes
    interrompesse e, que os sintomas ainda iriam persistir por uma semana,
    mas iriam passar. O que você pensa sobre isso doutor, não estarei
    correndo algum risco de dano irreparável ao meu ouvido se apenas esperar
    graciosamente e pacientemente que os sintomas desapareçam naturalmente?

    Responder
  13. Olá doutor. No dia 31/12 eu nadei num lago e entrou água no meu ouvido. Desde então eu tenho sensação de entupimento e sinto uma pulsação estranha no ouvido. Fui na farmácia e me deram um remédio pra otite externa, mas não funcionou em nada. Já tentei até técnica de cone chinês e não melhorou. Tem algo que eu possa fazer? Não tem otorrino na minha cidade.

    Responder
    • É possível que você tenha um tampão de cera no ouvido, e que a água tenha entrado e não tenha conseguido sair. Algum médico tem que dar uma olhada lá dentro do ouvido para confirmar. Um clínico geral pode fazer isso.

      Responder
  14. Fui ao otorrino e fui diagnosticada com otite externa, ele me receitou levofloxacino, já o tom faz três dias, no entanto a dor persiste. O que fazer?

    Responder
    • Com 3 dias já era para você ter começado a notar alguma melhora. Se até o 5º dia não tiver sinais de melhora, ou se a dor se agravar em qualquer momento, volte no médico.

      Responder
  15. Fui ao médico ele me receito amoxilina e nimesulida em comprimidos e Ouvidonal para pingar. Esta saindo muita secreção, troco o algodão de meia em meia hora, é normal?
    Em quantos dias deve para essa secreção?

    Responder
        • Não existe prazo certo. O que você tem que ver é se a aprtir do segundo dia a infecção começa a dar sinais de melhora. Se após 4 ou 5 dias de antibiótico, nada melhorar, é hora de voltar no médico.

  16. doutor, estou a alguns dias com a orelha inflamada eu acho, ela doi muito ao toque e as vezes quando coça sai um liquido amarelo ou avermelhado, isso pode ser uma inflamação normal+

    Responder
  17. Dr. estou com dor de ouvido a exatamente há 7 dias, logo que senti dor fui ao médico e fui informada que estava com o ouvido bastante vermelho e a médica me receitou amoxilina 500 de 8×8 horas por 14 dias, nos primeiros dias vazou sangue misturado com liquido amarelado após o 4 dia somente o liquido amarelado e hoje não esta mais vazando só que ainda sinto dor e uma “pressão forte no ouvido inflamado” sem contar a baixa audição, isso é normal?
    Aguardo sua resposta muito obrigada

    Responder
    • Não é grave, mas você tem Procurar atendimento médico para retirar o que ficou no ouvido antes que isso possa causar algum problema.

      Responder
  18. Olá dr. Tenho problemas de cêra nos ouvidos há pelo menos uns 5 anos e sempre tenho faço a retirada usando aquelas seringas, juntamete com o otorrino. Dias trás tive o mesmo prblema, mais no ouvido direito ,pinguei por vários dias o cerumin, e notei a saida que saia muita cêra líquida,mas a sensação de netupimento ainda persistia. procurei um otorrino (SUS) que fez a lavagem do ouvido esquerdo pois continha cêra,mas dodiretio não , pois estava inflamado.Me receitou o exame de nasofibroscopia e o oto betinovate pata pingar no ouvido inflamado direito. Mas estou com muito medo de fazer tal exame pois me disseram que por meio de uma sonda introdizida pelo nariz e que é dolorido demais. Então gostaria de saber a sua opinião. Uso primeiro o medicamento do ouvido inflamado para ver os resultados,ou faço o exame indicado???. Atenciosamente
    Gilberto A. de Matos

    Responder
  19. Olá doutor,

    Marquei consulta, mas estou aguardando o dia marcado, acredito estar com otite externa, só que no canal auditivo está parcialmente fechado, por uma espécie de bolha! Isso é normal no aso da otite?

    Responder
  20. boa noite doutor, fui ao otorrino e ele falou que eu estava com infecção no ouvido e como estou amamentando ele me receitou otociriax, mas não me deu a menor explicação sobre o problema, pediu que eu pingasse 5 gotas 3 vezes ao dia durante 14 dias e voltasse nele. fiquei cheia de dúvidas…até achar o seu site que me esclareceu tudo e é ótimo parabéns pelo trabalho.(Estou com todos os sintomas citados na otite externa).

    Responder
  21. Doutor,fui ao um otorrino e la ele descodriu que eu estava com otite.Lá, ele fez uma limpeza e receitou um medicamento,Otocinalar,durante um tempo meu ouvido melhorou mais depois de um tempo estou sentindo tudo de novo.È certo eu voltar a usar o medicamento novamente?

    Responder
  22. Eu queria saber se existe algum tratamento para pessoas que criam muio cerume.Porque eu sempre tenho que ir ao otorrino fazer a lavagem, e também eu já tive otite externa. E sinto incômodo, tenho muita cera no ouvido e tenho que ficar limpando,porque as vezes aparece o sujo.
    Aguardo a resposta.Obrigada.

    Responder
    • Não existe. Mas a cera é importante para proteger o ouvido, não é ela que causa otite externa. Provavelmente você anda cutucando muito o seu ouvido.

      Responder