Psiquiatria-

Psiquiatria

Lista de artigos sobre as doenças psiquiátricas, incluindo os principais distúrbios e transtornos descritos no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).


O que é Psiquiatria?

A psiquiatria é a especialidade médica voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais, emocionais e comportamentais, incluindo o abuso de substâncias químicas.

Diversos são os motivos pelos quais uma pessoa pode precisar da ajuda de um psiquiatra. Apesar do estigma social que a psiquiatria ainda carrega, não são só os “malucos” que precisam de apoio psiquiátrico. Na verdade, quase metade da população em algum momento da vida apresentará sinais de um distúrbio de ordem psiquiátrica, sendo os transtornos de ansiedade, depressão e abuso de substâncias os mais comuns.

Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Psiquiatria

Depressão pós-parto

Depressão pós-parto: o que é, sintomas e tratamento

A depressão pós-parto é um distúrbio desencadeado por múltiplos fatores. A queda nos níveis de hormônios que ocorre logo após o fim da gravidez, associado ao cansaço físico pela privação do sono e o estresse emocional que um bebê recém-nascido gera, costumam ter grande peso na alteração de humor da mãe.
Depressão

Sintomas da depressão major

Momentos de desânimo e tristeza ocorrem com todo mundo e fazem parte da vida. O problema surge quando este sentimento de vazio custa a desaparecer, atrapalhando suas atividades habituais e tirando-lhe o prazer de viver.