Alcoolismo (saiba se você tem problemas com o álcool)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 17 Comentários


Introdução

O consumo de bebidas alcoólicas é estimulado e romantizado na nossa sociedade, a ponto de este ser frequentemente associado na mídia à juventude, beleza, bem-estar, sucesso pessoal e sexo.

Não é incomum assistir em pleno horário nobre televisivo a propagandas de cerveja recheadas de erotismo, com mulheres jovens, bonitas e com pouca roupa. Não é à toa, portanto, que o álcool é a droga recreativa mais popular no Brasil.

O consumo de cerveja, aguardente, vinho e uísque, fazem parte do contexto cultural do país, sendo frequentemente incorporadas a eventos, reuniões sociais e festas (umas mais que as outras, dependendo da classe social).

Na nossa sociedade, o consumo de bebida alcoólica não só é aceito, como também é frequentemente estimulado e glamourizado. O problema são as consequências desse costume.

O álcool é uma droga que, se consumida em excesso, pode provocar inúmeros problemas de saúde física e psicológica. Em vez de trazer o bem-estar e sucesso sugeridos pela publicidade, o álcool pode destruir famílias e vidas profissionais. Poucos sabem desta estatística, mas 1 em cada 3 homens que consomem bebidas alcoólicas o faz excessivamente.

Neste texto explicaremos o que é o alcoolismo e quais são os critérios para se classificar o consumo de álcool como excessivo.

Após a conclusão deste texto, não deixe de ler também os seguintes artigos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas:

Informações em vídeo

Antes de seguirmos, assista a esse curto vídeo sobre os sinais e sintomas da intoxicação pelo álcool conforme a quantidade de bebida ingerida.

YouTube video

Consumo diário máximo de álcool recomendado

Considera-se que o consumo aceitável de bebidas alcoólicas é aquele que não é diário e não ultrapassa a quantidade de 20 gramas de álcool em um único dia para mulheres e pessoas idosas ou 30 gramas de álcool por dia para os homens. Convertamos isso em linguagem popular:

Consideramos 1 dose ou drink a medida de qualquer bebida que contenha cerca de 14 gramas de álcool. Isso equivale a uma taça de vinho (150 ml com teor alcoólico de 12%), uma lata de cerveja (350 ml com teor alcoólico de 5%) ou 45 ml de uísque (uma dose com teor alcoólico de 40%).

Portanto, podemos dizer que o consumo aceitável de álcool preenche os seguintes critérios:

  • Não beber diariamente, devendo haver pelo menos 2 dias da semana em que não haja consumo de álcool.
  • Homens não devem beber mais do que 2 drinks em um único dia.
  • Mulheres e pessoas acima de 65 anos (homens incluídos) não devem beber mais do que 1 drink por dia.

Em uma sociedade que estimula o consumo de álcool e pouco divulga dados sobre seus malefícios, os números acima podem parecer exagerados. Mas não são. Esses são os volumes de álcool atualmente aceitos pela comunidade científica internacional como de baixo risco para a maior parte da população. Com esse padrão de consumo de álcool há poucas chances de surgirem dependência, problemas pessoais ou danos para órgãos, como fígado, coração, pâncreas e cérebro.

Pessoas que não devem consumir álcool

O valor de 20 a 30 gramas por dia de álcool vale para grande parte da população, mas há grupos especiais que não devem ingerir álcool algum. Os indivíduos que devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas por completo são:

O que é considerado consumo excessivo?

Consideramos um etilista moderado aquela pessoa que bebe álcool, mas o faz de forma esporádica ou em pequena quantidade, como 1 ou 2 drinks por dia, por no máximo 5 dias não consecutivos da semana.

Etilista pesado é aquele que bebe álcool em excesso, ou seja, em quantidades sabidamente prejudiciais ao organismo. O consumo excessivo de álcool expõe o indivíduo a um elevado risco de desenvolver problemas relacionados à bebida, como alcoolismo (explico sua definição mais adiante), câncer ou disfunções de órgãos importantes, tais como fígado, coração ou cérebro.

A definição de consumo pesado de álcool pode variar dependendo da fonte bibliográfica. Em geral, aceitam-se as seguintes definições para um etilista pesado:

  • Consumo de mais de 7 drinks por semana para mulheres ou mais de 14 drinks por semana para homens.
  • Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens.
  • Um episódio de embriaguez por semana.
  • Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.

Definição de alcoolismo

Alcoolismo é o termo usado quando o indivíduo que bebe torna-se dependente do álcool.

Nem todo etilista pesado torna-se um alcoólico ou alcoólatra (pessoa que sofre da doença alcoolismo), mas o risco é muito elevado. O contrário quase sempre é verdadeiro, os alcoólatras frequentemente preenchem critérios para etilismo pesado.

As pessoas com dependência de álcool costumam ter um padrão de consumo de álcool destrutivo, que está associado a três ou mais dos seguintes:

  • Tolerância, o que significa que precisar de quantidades crescentes de álcool para obter efeitos de embriaguez.
  • Sintomas de abstinência, ou seja, sentir sintomas desconfortáveis quando se tenta parar de beber.
  • Perda de controle sobre a quantidade de álcool consumida, o que significa frequentemente beber mais do que o inicialmente previsto.
  • Desejo contínuo de cortar ou reduzir o consumo de álcool.
  • Passar uma quantidade crescente do dia pensando, comprando, consumindo ou se recuperando do álcool.
  • Negligenciar tarefas sociais, profissionais ou recreativas.
  • Continuar a beber, apesar de já reconhecer ter problemas físicos e psicológicos advindos do álcool.

A dependência de álcool também pode causar sintomas físicos, como, por exemplo, distúrbios do sono, tremores, desmaios e lapsos de memória.

Alguns grupos costumam usar o termo “uso abusivo de álcool” para aqueles casos que ainda não preenchem critérios para dependência, mas apresentam um padrão de consumo de álcool que interfere com suas vidas, como, por exemplo:

  • Deixar de cumprir deveres no trabalho ou nos estudos.
  • Consumo repetitivo de álcool, mesmo quando é perigoso fazê-lo, tal como antes de dirigir.
  • Desenvolver problemas legais relacionados à embriaguez.
  • Continuar a beber ainda que o uso de álcool crie problemas sociais ou interpessoais.

Calculadora para saber se você tem problemas com álcool

Se você julga que possa estar consumindo bebidas alcoólicas em excesso, responda o questionário da calculadora abaixo.

  • 0-7 pontos: baixo risco de haver problemas relacionados ao álcool.
  • 8-15 pontos: você é capaz de beber demais ocasionalmente. Isto pode colocar você ou outros em risco. Tente reduzir o consumo de álcool ou parar de beber completamente.
  • 16-19 pontos: seus hábitos de bebida podem lhe causar mal, se ainda não o fez. É importante que você reduza o consumo de álcool ou pare de beber completamente. Peça conselhos ao seu médico sobre a melhor maneira de reduzir o consumo de álcool.
  • 20 pontos ou mais: seus hábitos de bebida estão lhe causando danos. Fale com seu médico ou com um especialista em dependência química. Pergunte sobre medicamentos e aconselhamento que podem ajudá-lo a parar de beber. Se você é dependente do álcool, não tente parar de beber sem a ajuda de um profissional de saúde.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


17 respostas para “Alcoolismo (saiba se você tem problemas com o álcool)”

  1. Francyne Inocencio de Almeida

    Dr meu marido bebê todos os dias de 4 a 6 latinhas de cerveja, e final de semana uma quantidade maior .

    Brigamos muito por isso .

    Já aconteceu dele falar que na próxima semana ele iria dar uma maneira , e conseguir ficar só um dia sem beber, no dia seguinte acaba comprando cerveja até escondido de mim , para não brigar com ele

    Estou preocupada .

    Ele sempre da desculpa que é devido ao estresse do serviço, devido as preocupações e sempre fala que vai melhorar e hoje ele mal consegue ficar um dia de boa sem beber a cerveja dele ….e ainda acaba falando pra mim , que se eu não cobrasse tanto ele em relação a isso ele não iria esconder cerveja de mim .

    Ele é considerado alcoólatra???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não tenho como fechar diagnósticos pela Internet, mas o que você descreve é sim um quadro de etilismo pesado e alcoolismo.

  2. João Carlos Rodrigues Gonçalves

    Dr bebo a quarenta e cinco anos mas sempre me controlei lógico as vezes em algumas festas a gente se passa um pouco a um pouco a mais de cinco anos perdi minha filha mais velha estava com 31 anos cometeu suicídio após a morte dela comecei a beber com mais frequência a chegar no patamar de né embriagar estive inclusive em uma clínica terapêutica por causa da bebida quando terminei da clínica minha esposa ao qual era casado a 22anos me deixou voltei a tomar e bebo diariamente tenho vontade de parar inclusive sou cobrado pela família e por uma namorada que arrumei agora qual o processo para eu para de me qjude

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você precisa procurar ajuda médica. Há médicos especializados no tratamento de dependência química.

  3. Will

    Excelente artigo, Dr. Pedro. Como dito, não faltam na TV reportagens de acidentes causados pelo consumo de álcool, entretanto, propagandas institucionais e campanhas do governo sobre os perigos do álcool nós não vemos. O lobby é fortíssimo! Triste e repugnante.

    Eu nunca me considerei doente nem alcoolatra, pois posso ficar 1 mês sem beber tranquilamente. Não sinto abstinência nem nada, no máximo, se estiver aquele calorão, aquela vontade de se refrescar com uma cerveja bem gelada, mas nada tão crítico a ponto de ficar tremendo nem nada parecido. O meu problema é que em torno de 80% das vezes que bebo, uma vez que começo, não consigo parar. Indisciplina. E, por exemplo, se isso ocorre 10 vezes por ano, 1 ou 2x eu acabo brigando com minha família. O álcool mexe muito com o emocional também, é preciso ter muito cuidado e procurar ser o mais bem resolvido possível!!

    Geralmente eu não me lembro de nada. Alguns flashs e quando eu vou ficando mais calmo. Mas nas vezes em que acontece essas discussões e brigas, na hora que está quente mesmo, eu não lembro de nada. Eles dizem que eu “me transformo”. Fico agressivo. Por isso é preciso cuidar muito do emocional.

    A última vez que isso aconteceu foi há uns dias. Já tomei algumas providências e vou trabalhar essa indisciplina com o álcool (por ex, quando eu sair, estipular 5 cervejas pra noite toda, etc, coisa que nunca fiz antes) e, se for o caso mesmo, parar de vez. Tenho um tio que é alcoolatra mesmo, bebe o dia todo, custa muito pra sair de casa e etc. Ao mesmo tempo em que isso é triste, é bom, pois tenho um exemplo bem perto do que não quero me tornar e vejo o quão complicado é pra pessoa.

    Escrevi isso pra caso alguém leia e se identifique também, espero que ajude, sei lá…

    Eu sei que pode ser doloroso pensar que não conseguimos lidar com esse líquido safado, mas não podemos subestimar a bebida!

  4. Luciane Barros

    estava em.uma relação há 5 anos com uma pessoa que bebia todos os dias de 7 a 10 latinhas de cerveja desde a hora que levantava até dormir , após 4h tornava-se muito impaciente e agressivo no trânsito lojas praia , já havia sido usuário de cocaína, se internou mas não abandonou álcool essa pessoa apesar de ter comigo um carinho imenso é considerada alcoólatra?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, isso é alcoolismo. Essa pessoa precisa de ajuda médica.

  5. Korge Pinto

    Todos os dias depois do trabalho sinto a vontade e passo pela barraca a tomar duas (2) a trez (3) cervejas por vezes quatro (4) , se calha so deixo de beber por um dia de semana, no dia seguinte pela manha passo mal com as ressaca. Dr, ja sou alcoolatra, peco o seu apoio.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O texto fornece os critérios para alcoolismo. Veja se você se encaixa nele. De qualquer forma, você já tem critérios para etilismo pesado. Já é hora de buscar ajuda.

  6. Rozimar

    Meu filho bebe cerveja e somente final de semana mas o dia todo, da hora do almoço até as 00:00, ele já seria um alcoólatra???
    Adorei a reportagem e me tirou muitas dúvidas. A iniciativa de abordagem sobre o tema eh espetacular, mesmo que tenha sido feito a anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo o que você descreve, ele tem um padrão de uso abusivo de álcool.

      1. Rozimar

        Obrigado Doutor, e parabéns pela excelente abordagem.

  7. Bruno Correia

    Infelizmente seu marido já é um alcoolista.

  8. MARIA LUIZA NUNES

    Este problema eu estou abordando porque já tive muitas pessoas que vieram falecer novos devido ao alcoolismo.

    O que me trouxe aqui foi apreocupação com uma pessoa da minha familia, mulher com 30 anos e viciou-se em cerveja , e pracompletar escuto uma amiga de escola dela dizer que curtiu a vida, mas saiu do vicio, quanto a minha sobrinha o vício ficou no curtir da vida , por isso gostaria de mandar para o meu facebook,os problemas ,os quais já vejo que ela passa ,as doenças que são causadas, o sofrimento dos filhos .E alertá-los para o CURTIR A VIDA ,E se tem algum jeito de tratamento mesmo que ela não admita que é alcoolatra e sirva de lição para outras tantas pessoas. Eu que já tive uma cunhada que morreu com menos de 30 anos pelo mesmo motivo alcool e cigarro.No meu face por favor não citá-los.Obrigada. se for possível compartilhar.

  9. Josué

    E se eu bebo 1x por semana e tomo 4 cervejas e uma dose de cachaça?

  10. Patricia

    Meu marido bebe todos os dias no minimo 1 litro e meio de cerveja, e depois do jantar sempre um uisque, quais sao os riscos de vir a se tornar alcoolatra? o que posso fazer pra ajuda-lo? desde ja obrigada pela resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pela o que você descreve, ele aparentemente já é alcoólatra, pois a ingestão diária de álcool dele é muito elevada.