Cloridrato de fluoxetina: para que serve, dose e efeitos

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é a fluoxetina?

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial mais famoso, Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

A fluoxetina é o mais antigo e o mais estudado antidepressivo do grupo dos ISRS, tendo sido lançada no mercado em 1987.

Apesar de ser classificada como antidepressivo, a fluoxetina pode também ser usada para vários outros distúrbios, tais como transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia nervosa e síndrome do pânico.

Esse texto não aspira ser uma bula completa da fluoxetina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações objetivas e em linguagem adequada ao público leigo.

Se você procura informações não só da fluoxetina, mas também de toda a classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina, acesse o seguinte link: Antidepressivos – Inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

Mecanismo de ação

O mecanismo de ação da fluoxetina é o mesmo de todos os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância envolvida na comunicação entre os neurônios. A serotonina age sobre a regulação do humor, das emoções, do sono e do apetite. Níveis reduzidos no sistema nervoso central podem causar depressão do humor, alterações de comportamento e ainda provocam distúrbios no sono e no apetite.

A quantidade de serotonina disponível para os neurônios depende do quanto é produzido e do quanto é removido (recaptado) no cérebro.

Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina agem diminuindo a taxa de remoção da serotonina da fenda sináptica, local onde este neurotransmissor exerce suas ações. Deste modo, os ISRS fazem com que a serotonina permaneça disponível por mais tempo para os neurônios, levando a uma melhora do humor dos pacientes.

Para que serve

Sendo um antidepressivo, é mais que óbvio que a principal indicação da fluoxetina é para o tratamento da depressão. Contudo, esta não é única. A fluoxetina também é eficaz no tratamento de outros distúrbios de origem psiquiátrica, como, por exemplo:

Nomes comerciais

O cloridrato de fluoxetina é um medicamento que já possui uma versão genérica, tanto no Brasil quanto em Portugal. Além da forma genérica, ela também pode ser encontrada sob os seguintes nomes comerciais:

  • Daforin.
  • Depress.
  • Digassim.
  • Fluxene.
  • Prozac.
  • Prozen.
  • Psipax.
  • Psiquial.
  • Verotina S.

No Brasil, a fluoxetina pode ser encontrada em comprimidos de 10 ou 20 mg e em solução oral na concentração de 20 mg/ml. Em Portugal, as apresentações disponíveis são comprimidos de 20 mg ou solução oral na concentração de 4 mg/ml.

Posologia – Como tomar

A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação. O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.

A dose efetiva costuma ser de 20 mg por dia, porém, para minimizar os efeitos colaterais, o seu médico pode iniciar o tratamento com uma dose de apenas 10 mg diários, autorizando o aumento para 20 mg após uma semana. Essa prática costuma ser comum quando o paciente é idoso.

A dose da fluoxetina pode ser progressivamente elevada em 10 a 20 mg a cada 4 semanas até que o efeito desejado seja alcançado.

Os efeitos clínicos demoram cerca de 15 a 20 dias para se tornarem evidentes, por isso, não indicamos elevações da dose com menos de um mês de tratamento.

A dose máxima recomendada é 80 mg por dia. Na maioria dos casos, o paciente consegue controle dos seus sintomas com doses entre 20 e 40 mg por dia.

A fluoxetina faz emagrecer?

Apesar de ser uma pergunta pertinente e frequentemente feita pelos pacientes, ela não tem uma resposta única. A fluoxetina emagrece? Depende, às vezes, sim, às vezes não.

Essa mesma pergunta fica mais fácil de ser respondida se for feita de formas diferentes. Por exemplo:

A fluoxetina provoca alterações no peso?

Sim, a fluoxetina pode provocar alterações no peso, seja para mais ou para menos. Ambos casos costumam estar ligados ao controle da depressão e da ansiedade.

A maioria dos pacientes depressivos ou com pânico perdem o apetite e emagrecem. Conforme o medicamento exerce seus efeitos, a depressão e a ansiedade vão sendo controladas e o apetite retorna. Por isso, o paciente ganha peso.

O oposto também pode ser real. O consumo exagerado de alimentos pode ser um sintoma de doença psiquiátrica, que passa a ser controlado assim que a fluoxetina começa a exercer seus efeitos.

Em alguns pacientes, a fluoxetina pode provocar perda de apetite como efeito colateral. Nestes casos, ela pode levar à perda de peso.

A fluoxetina pode ser usada como remédio para emagrecer?

A fluoxetina não é um medicamento indicado exclusivamente para o tratamento da obesidade. Além dela não provocar perda de peso em todos os pacientes, a sua eficácia é muito menor do que a de outras drogas disponíveis no mercado (leia: Remédios para emagrecer). A redução do apetite descrita acima é um efeito que ocorre em apenas 1/5 dos pacientes.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais frequentes da fluoxetina são:

  • Náuseas (12% a 29%).
  • Insônia (10% a 33%).
  • Redução da libido (1% a 11%).
  • Diarreia (8% a 18%).
  • Retardo na ejaculação (7%).
  • Impotência sexual (7%).
  • Tremores (3% a 13%).
  • Redução do apetite (4% a 17%).
  • Sonolência (5% a 17%).
  • Ansiedade (6% a 15%).

Em geral, os efeitos adversos surgem no início do tratamento e desaparecem com o tempo.

A fluoxetina parece ser o antidepressivo ISRS que menos provoca efeitos colaterais na área sexual.

Contraindicações e precauções

A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).

A fluoxetina deve ser utilizada com cuidado nos pacientes com diabetes, pois há um maior risco de hipoglicemia, e em pacientes com doenças hepáticas. Esse antidepressivo também deve ser evitado em pacientes em fase maníaca do distúrbio bipolar, pois pode agravar os sintomas.

Apesar de não ser contraindicada, a fluoxetina costuma ser evitada na gravidez, já que existem outros antidepressivos mais seguros, como a Sertralina. O mesmo raciocínio vale para as mulheres que estão amamentando.

Os pacientes que tomam fluoxetina devem ser aconselhados a evitar o álcool, pois pode aumentar o efeito tóxico dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina. Em particular, pode aumentar o risco de dano psicomotor.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos e substâncias não devem ser usados em associação com a fluoxetina devido ao aumento do risco de efeitos adversos. Os principais são:

A fluoxetina não interfere no efeito das pílulas anticoncepcionais.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


49 respostas para “Cloridrato de fluoxetina: para que serve, dose e efeitos”

  1. Rosangela Gomes Lopes
    Fluoxetina aumentar a pressão?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é habitual.
  2. Robertto
    Já estou com algumas dificuldades nas ereções, a fluxotina pode agravar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode, mas não necessariamente vai.
  3. Anna
    Estou tomando a dois dias e tive uma crise muito forte hoje pela manhã..
    Parece que não foi bom pra mim, devo parar de tomar oi continuar por mais uns dias ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Os efeitos benéficos da fluoxetina só aparecem após 2 semanas.
  4. Luísa
    Boa tarde dr Pedro
    Estou a tomar 20mg por dia para a depressão. Posso aumentar a dose para dois comprimidos por dia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, Luísa, você nunca deve aumentar a dose dos antidepressivos por conta própria. O risco de efeitos colaterais é grande. Converse com o psiquiatra.
  5. Ludimila
    Boa noite, Doutor.
    Fui diagnosticada com depressão e transtorno de ansiedade generelarizada.
    A psiquiatra me passou o flouxetina pra começar com a dosagem de 10mg, depois de 10 dias, passar a tomar a dose de 20mg
    (Um comprido por dia)
    Gostaria de saber se essa mudança de dosagem tão rápida é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tem problema.
  6. Marcella
    Fluoxetina trata a ansiedade, mas vi que os efeitos colaterais trás ansiedade não entendi.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, esse tipo de coisa pode acontecer. nos medicamentos psiquiátricos. Ele pode ser usado pra tratar ansiedade, mas o próprio pode provocar ansiedade.
  7. Irene
    Fluoxetina aumenta a pressão arterial?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é habitual.
  8. Glaucia de Paula
    Estou tomando para sindrome do panico, e realmente bom esse remedio para isso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Síndrome do pânico é uma das indicações.
  9. Ivone Soares Pereira Gomes
    tomo alprazolan de 1mg!tinha parado de tomar o fluoxetina e agora estou tomando novamente;comecei ontem de 20mg!quanto tempo pra fazer efeito no tratamento?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Alguns dias.
  10. Maria João
    Olá comecei a fazer a fluoxetina e o zolpidem há uma semana, e daqui a 20 dias vou ter uma cirurgia, pode interferir?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não vai atrapalhar.
  11. Sérgio
    Dr meu médico passou essa medicação juntamente com Frisium para rebater a ansiedade que ele pode gerar no início. Posso tomar o pantoprazol pra diminuir os efeitos colaterais que ele causa no meu estômago?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Nenhum dos dois costuma causar lesão no estômago que seja prevenível pelo pantoprazol.
  12. Edson
    Dr Boa tarde, tomo fluoxetina de 20mg 1 comprimido por dia a 9 dias, porem a aproximadamente 3 dias tenho notado que minhas fezes tem saído na cor amarela, isso pode ser por causa do medicamento?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Diarreia é um dos efeitos colaterais mais comuns, mas alteração isolada da cor das fezes não costuma ser descrito. Porém, se as fezes estiverem ficando brancas, isso pode ser sinal de problema no fígado.
  13. Marcia
    Quanto tempo é o tratamento com fluoxetina para depressão???
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Tempo indefinido. Depende da resposta do paciente e da gravidade da depressão.
  14. Tatiana Henrique Bellinazzi
    Obrigada adorei.
    Foi o único que encontrei bem detalhado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Obrigado, fico feliz de ter ajudado.
  15. wagner c. assis
    Dr. o médico receitou-me fluoxetina 0,8 mg e 0.6 de aprazolan (receita para farmacia de manipulação)
    Gostaria de saber se essa quantidade de fluoxetina causa dependencia por 60 dias
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  16. Newton
    Dr, diariamente tomo Losartana Potássica, posso tomar fluoxetina? Foi receitado a mim devido minha ansiedade.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não tem problema.
  17. Fernanda
    Maravilhoso o texto, altamente esclarecedor. Parei de tomar o remédio por um mês e, além da volta dos sintomas, ganhei peso. Não sabia dessa relação. É um dos poucos lugares da internet que esclarece que depressão é causada pela deficiência de serotonina, e não apenas causada por traumas, etc. Essa informação deveria ser mais divulgada para que a doença fosse melhor aceita.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Obrigado, fico feliz de ter ajudado.
  18. Madison Martins
    Esse medicamento serve para ansiedade? Fui diagnosticado por um clinico geral com esse problema e ele indicou duas caixas desse medicamento.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Serve.
  19. Uyllian
    No texto informa que não deve-se usar para quem tem transtorno bipolar.
    Eu tenho e tomo..
    E agora?

    Meu médico sabe disto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se o seu médico é psiquiatra, ele deve ter um motivo pra isso. Se o médico não for psiquiatra, sugiro que você procure um.
  20. aroldo gomes
    eu comecei tomar este merdicamento a uma semana atraz..aquardo resultado..
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que esperar pelo menos uns 15 dias.
  21. PAULO
    Eu emagreci cinco quilos com seis comprimidos.
  22. Vanessa
    A fluoxetina pode aumentar a pressão arterial?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode.
    2. Terezinha Costa
      Tomo 40mg de fluoxetina pela manhã e 40mg pela tarde.Essa dosagem é muito alta?
      Posso ter problemas?
      Trato depressão grave,compulsão alimentar,transtornos de humor…
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro
        80 mg por dia é a dose máxima recomendada.
  23. Marcia Ribeiro
    Doutor posso tomar a fluoxetina vencida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não se deve tomar nenhum medicamento com a data de validade vencida. Ele provavelmente não fará o efeito desejado e ainda pode causar efeitos colaterais.
  24. RenataCMS
    Doutor, é errado prescrever a fluoxetina como remédio para emagrecer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não, não é errado, a fluoxetina pode ajudar, principalmente se o paciente tiver depressão. Mas sozinha, ela não é uma droga indicada para perder peso.