10 SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA – Cistite e Pielonefrite

O que é infecção urinária?

Chamamos de infecção urinária as infecções de origem bacteriana que acometem o trato urinário, nomeadamente bexiga, uretra e rins.

Os três tipos existentes de infecções do trato urinário são classificadas da seguinte forma:

1. Quando a infecção acomete os rins, trata-se de pielonefrite.
2. Quando a infecção acomete a bexiga, trata-se de cistite.
3. Quando a infecção acomete a uretra, trata-se de uretrite.

Os sinais e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com a estrutura do aparelho urinário afetado. Infecções dos rins, por exemplo, costumam causar febre alta e dor lombar. Já infecções da bexiga não cursam com febre mas podem provocar intensa dor ao urinar.

Neste texto vamos falar especificamente sobre os sintomas das infecções do sistema urinário, sejam elas cistite, uretrite ou pielonefrite.

Infecção urinária - anatomia urinária

Infecção urinária em vídeo

Antes de prosseguir, assista ao vídeo preparado pela equipe do MD. Saúde sobre os 5 sintomas mais comuns da infecção do trato urinário.

Sinais e sintomas da infecção do trato urinário

Dor para urinar (disúria)

A dor para urinar, chamada disúria, talvez seja o sintoma de infecção urinária mais comum. O termo disúria engloba diferentes queixas durante a micção, tais como dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso na bexiga.

O incômodo para urinar é sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite. É causado pela irritação da bexiga e da uretra provocada pela infecção.

Nas mulheres, infecções ginecológicas podem causar dor para urinar, seja por inflamação na área ao redor da entrada da uretra, seja pela dor que o contato da urina ácida com a vulva inflamada provoca. A dica para se pensar em infecção ginecológica em vez de infecção urinária é a presença de corrimento vaginal.

Quando o paciente tem disúria, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.

Temos um texto específico sobre disúria e suas causas: DISÚRIA – DOR AO URINAR

Sangue na urina (hematúria)

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria. Apesar de sangue na urina ser o sinal de infecção urinária mais assustador para os pacientes, geralmente não é sinal de gravidade.

A hematúria pode ser macroscópica, quando é facilmente notada na urina, ou microscópica, quado somente é detectável através de exames laboratoriais.

Embora esse sinal seja comum na cistite, ele também pode ocorrer na pielonefrite ou na uretrite. Assim como a disúria, a presença de sangue surge pela irritação da bexiga e da uretra.

Quando o paciente tem hematúria, a origem da infecção urinária pode ser a uretra, a bexiga ou os rins.

Temos um texto específico sobre hematúria: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE

Febre

Quando se pensa em infecção, a febre é sempre um dos sinais que vêm à mente. Na infecção urinária, entretanto, a febre só costuma surgir nos casos de pielonefrite. Cistite não costuma causar quadro febril; quando o faz, geralmente é abaixo dos 38ºC. A febre também não é comum na uretrite, exceto nos casos mais graves, em que há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.

Na pielonefrite, a febre costuma ser alta, maior que 38ºC, e é frequentemente acompanhada de calafrios. A febre alta costuma diferenciar a pielonefrite das outras causas de infecção urinária.

Quando o paciente tem febre,a origem da infecção urinária costuma ser os rins.

Falamos especificamente sobre febre neste texto: O QUE É FEBRE?

Vontade constante de urinar

A polaciúria – necessidade de urinar a toda hora – também é sintoma comum da cistite. Essa vontade frequente de urinar, no entanto, é caracterizada por pequeno volume de urina a cada micção. Muitas vezes, há uma aparente sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Essa falsa impressão decorre, na verdade, da irritação desse órgão, e não da presença de urina.

Quando o paciente tem vontade constante ou frequente de urinar, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.

Corrimento uretral

A saída de pus pela uretra é sinal típico das uretrites, quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. Esse corrimento uretral vem frequentemente acompanhado de disúria.

Tanto a cistite quanto a pielonefrite, por sua vez, não provocam esse sintoma típico de infecção da uretra.

Nas mulheres com uretrite, o corrimento uretral pode vir acompanhado também de corrimento vaginal, pois é comum infecções como gonorreia e clamídia também provocarem inflamação da vagina.

Quando o paciente tem corrimento uretral, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra.

Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são sintomas comuns na pielonefrite e costumam aparecer junto com febre. A cistite, a seu turno, apesar de poder causar  mal estar, não costuma provocar vômitos. A perda do apetite também é frequente na pielonefrite. Assim como a febre, náuseas e vômitos só costumam surgir nas uretrites mais avançadas.

Quando o paciente tem náuseas e vômitos, a origem da infecção urinária costuma ser os rins.

Dor lombar

A dor lombar, geralmente mais intensa de um lado, é outro sintoma comum da pielonefrite. Na verdade, poucas doenças fazem o rim doer, sendo a pielonefrite uma delas.

A cistite também pode causar leve dor lombar, mas habitualmente bem menos intensa que na pielonefrite.

Quando o paciente tem dor lombar,a origem da infecção urinária costuma ser os rins.

Falamos especificamente sobre causas de dor no rim neste artigo: DOR NO RIM

Mau cheiro na urina

Urina com mau cheiro pode ser sinal da presença de bactérias, cuja origem pode ser uma cistite ou uretrite. Porém, na maioria dos casos,  odor ruim apenas significa urina muito concentrada. A ureia, substância presente em grande quantidade na urina, é responsável pelo odor característico da urina. Se esta estiver pouco diluída, o cheiro da ureia torna-se mais perceptível.

Quando o paciente tem urina com mau cheiro, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.

Falamos sobre urina mal cheirosa no seguinte artigo: URINA COM MAU CHEIRO

Desorientação e alterações do estado de consciência

A pielonefrite é um caso potencialmente grave, que pode levar a um quadro de infecção generalizada. Se não reconhecida e tratada a tempo, o paciente pode começar a apresentar sinais neurológicos, como desorientação, prostração e até redução do nível de consciência.

Os idosos são os que mais apresentam esse tipo de quadro durante uma infecção do trato urinário. Muitas vezes, não há febre nem outros sintomas, sendo a alteração neurológica a única pista de que há uma infecção em curso.

Quando o paciente tem alterações do seu estado de consciência, a origem da infecção urinária costuma ser os rins.

Perda involuntária de urina

Além da vontade constante de urinar, o paciente com infecção da bexiga pode ter dificuldade em segurar a urina. O indivíduo sente vontade de urinar, não consegue chegar a tempo ao banheiro e perde urina involuntariamente. Esse sinal chama-se urgência urinária e é muito comum nas crianças e nos idosos.

Quando o paciente tem incontinência urinária, a origem da infecção urinária costuma ser bexiga.

Sintomas típicos da cistite

Resumindo, os principais sintomas de cistite são:

  • Ardência, dor ou desconforto para urinar.
  • Sangue na urina.
  • Vontade constante de urinar, mesmo com a bexiga vazia (ou quase vazia).
  • Sensação de peso na bexiga.
  • Urgência urinária (não conseguir segurar a urina até chegar ao banheiro).

Sintomas típicos da pielonefrite

Resumindo, os principais sintomas de pielonefrite são:

  • Febre alta.
  • Calafrios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Dor lombar.
  • Prostração.
  • Desorientação (mais comum nos idosos).
  • Sangue na urina.

Sintomas típicos da uretrite

Resumindo, os principais sintomas de uretrite são:

  • Corrimento purulento pela uretra.
  • Ardência para urinar.
  • Sangue no sêmen.
  • Incômodo nos órgãos genitais.
  • Dor durante o sexo.
  • Sangue na urina.

Referências


RELACIONADOS

Regras para Comentários

Antes de comentar, clique no link a seguir para ler as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
Perguntas fora das regras serão descartadas.

Deixe um comentário

229 comentários em “10 SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA – Cistite e Pielonefrite”

  1. Estou com sintomas da candidiase mas de uma hr pra outra estou sentindo uma necessidade de urinar constante. Esvazio a bexiga e volto com vontade de urinar novamente! Sera uma cistite além da candidiase? Tbm sinto um desconforto sem saber de que canal vem! Canal da urina ou da vagina

    Responder
  2. Sinto muita queimação com ardência na vagina,queria saber se esse sintoma pode ser uma infecção urinária?

    Responder
  3. Parabéns, gostei muito do texto, tive infecção de urina forte durante toda a gravidez, inclusive pré eclampsia que virou síndrome de hellp e minha filha teve cardiopatia congênita e insuficiência renal portanto veio a óbito. Imagino que a infecção foi a causa de tudo. O que vc me diz?

    Responder
  4. To c muita dor abdominal do lado direito. Fiz exames so deu infecção urinária. Não me conformei. Pois. Nunca tinha visto antes

    Responder
    • Não tenho como dizer se o que você tem é realmente infecção urinária, mas fato de você nunca ter tido uma não significa que não possa vir a tê-la em algum momento da vida.

      Responder
  5. Dr. Pedro amado, poderia escrever um artigo sobre bexiga baixa em mulheres e incluir o procedimento cirúrgico ( tela) ? bjs

    Responder
  6. Pode-se ter infecção urinária sem ardência na hora de urinar e somente com dores pélvicas e vontade de urinar a toda hora.

    Responder
  7. Adorei o site, Ganhou uma seguidora… Esclarece bem e responde a todos os comentários sempre bem educadamente! Parabéns Dr. Pedro!

    Responder
  8. Dr. Pedro, já estou com médico marcado, mas gostaria de saber se minha infecçao urinaria pode causar colicas abdominais (nao são menstruais pois estão fora de hora).
    Obrigada.

    Responder
  9. Dr. Pedro Pinheiro, meu pai está sentindo muitas dores constantes na bexiga e muita vontade de urinar a todo momento sentido dor na hora que vai urinar e ardência também.
    O que poder ser?
    Obs: Ele já fez exame de urina e da próstata, já fez também a ultrassonografia da próstata e bexiga e não acusa nada nos exames.

    Responder
    • Esses sintomas em homens sugerem alguma infecção da próstata ou da uretra. Se ele for idoso, infecção urinária também pode ser uma causa. Tem que continuar a investigação.

      Responder
  10. Doutor, além de náusea, dor lombar ainda sinto como se tivesse inchada as costas e a perna, especialmente joelho e tornozelo, pode ser infecção urinária?

    Responder
  11. doutor,a uma semana fiz relação sexual,é quando vou urinar sinto uma ardencia na vaginaaaa ,oq seraa q é,pode ser infecção urinaria ?
    me ajuda

    Responder
    • É bem possível. VocÊ tem que procurar um médico para avaliar e prescrever um antibiótico, caso ache necessário.

      Responder
  12. Doutor, estou com dor na barriga no canto esquerdo , como se fosse um gases e a urinar arde, isso pode ser uma infecção urinaria ?

    Responder
  13. Se a infecção urinaria não for tratada o que pode acontecer ?
    quanto tempo mais ou menos pra isso começar a acontecer ?

    Por que por exemplo eu to sentindo sintomas a muito tempo e fui fazer os exames essa semana e so sai semana que vem e estou sentindo vontade de ir no banheiro constantemente, eu saio do banheiro ja com voltade de voltar lá.

    Responder
    • O maior risco é da cistite evoluir para uma pielonefrite, que é a infecção de um dos rins. Não há um prazo definido.

      Responder
    • Não é habitual. Coceira geralmente é sintoma de infecção ginecológica, como candidíase.

      Responder
  14. Eu tô com sintoma e cistite eu sempre tive isso eu melhoro e se eu ter relação ela volta ela volta sempre mesmo sendo tratada passa 5 dias ela volta não sei mais oq fazer me ajude

    Responder