Urologia

Lista de artigos sobre doenças do trato geniturinário tratadas pela especialidade médica Urologia.


O que é Urologia?

Urologia é uma especialidade cirúrgica que trata do aparelho reprodutor masculino e das vias urinárias de homens e mulheres.

O que faz o médico Urologista?

Por ser uma especialidade cirúrgica, o médico urologista é responsável por todos os procedimentos cirúrgicos ou invasivos relacionados às vias urinárias e genitais do homem, incluindo rins, ureteres, bexiga, uretra, testículos, epidídimos, vasos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis.

Abaixo listamos todos os nossos artigos sobre a especialidade Urologia

Hidronefrose

Hidronefrose

urovaxom

Vacinas para infecção urinária (funcionam?)

Existem no mercado mundial 4 marcas de vacina contra infecção urinária: Uro-Vaxom®, SolcoUrovac®, StroVac® e Uromune®. A Uro-Vaxom® é a vacina mais utilizada em todo mundo e a única vendida no Brasil e em Portugal atualmente.
Testosterona

Testosterona: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Grande parte das características que fazem um macho da espécie humana ter a aparência de um homem vem da ação da testosterona no organismo, incluindo a maior presença de pelos pelo corpo, voz mais grossa, maior massa muscular, maior estatura, desenvolvimento do pênis e dos testículos, etc.
Disúria em homens

6 causas de dor para urinar em homens (disúria)

Nos homens, a uretrite (inflamação da uretra) provocada por doenças sexualmente transmissíveis é uma causa muito mais frequente de dor na hora de urinar do que a infecção urinária.
Fimose

Fimose: causas, sintomas e tratamento

a fimose surge quando não é possível retrair a pele que recobre a ponta do pênis, chamada de prepúcio. Já a parafimose manifesta-se quando o prepúcio consegue ser retraído, mas ele está tão apertado que não retorna ao ponto de origem, provocando estrangulamento da glande.
Hematúria

Hematúria: principais causas de sangue na urina

Uma urina com sangue é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la.