Fotos de Herpes Genital em Homens

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

(!) Neste artigo mostraremos fotos das lesões mais típicas do herpes genital em homens. Se você procura informações mais detalhadas sobre a doença, incluindo transmissão, sintomas, diagnóstico e opções de tratamento, leia: Herpes genital: contágio, sintomas e tratamento.

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus do herpes simples (HSV), tipicamente pelo tipo HSV-2.

Os sintomas do herpes genital tendem a se desenvolver dentro de três a sete dias após a relação sexual responsável pela contaminação. Em alguns casos, porém, pode demorar até duas semanas.

Primeira fase das lesões do herpes genital: vesículas

As lesões do herpes genital seguem um ciclo de desenvolvimento. Começam com sensações de formigamento, queimação ou dor na área afetada, seguidas pelo surgimento de pequenas bolhas na região do pênis ou ao redor, que chamamos de vesículas.

Bolhas do herpes genital
Vesículas do herpes genital

Estas bolhas se enchem de líquido claro ou turvo e são bastante dolorosas, especialmente na primeira vez que elas surgem (infecção primária).

As lesões do herpes genital também podem surgir em qualquer ponto do períneo ou ao redor do ânus dos pacientes que praticam sexo anal.

Além das vasículas, a infecção primária costuma vir acompanhada de outros sintomas, como febre, mal-estar e dores pelo corpo. Podem surgir linfonodos na região da virilha e, se as úlceras estiverem próximas à saída uretra, pode haver intensa dor ao urinar.

Vasículas do herpes genital
Vasículas do herpes genital

Segunda fase das lesões do herpes genital: úlceras

Após alguns dias, as bolhas estouram, deixando pequenas úlceras abertas e úmidas. Essas úlceras são altamente sensíveis e causam desconforto significativo.

Formação de úlceras no herpes genital
Formação de úlceras no herpes genital
Lesões do herpes no pênis
Lesões do herpes no pênis
Úlceras de herpes na base do pênis

Gradualmente, as úlceras começam a secar, formando crostas. À medida que a cicatrização continua, as crostas caem, deixando a pele intacta ou com ligeira vermelhidão. Geralmente, não deixam cicatrizes após a cura.

Herpes genital
Herpes genital

As lesões no primeiro surto do herpes genital costumam demorar em média 20 dias para desaparecer. Nas crises subsequentes, o quadro costuma ser menos doloroso e as lesões duram cerca de 10 dias.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário