Fotos de sífilis: precoce e avançada [imagens fortes]

O que é sífilis?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível provocada pela bactéria Treponema pallidum.

O sintoma mais comum da sífilis é uma úlcera indolor na região genital. Os pacientes que transmitem sífilis são aqueles que apresentam a doença nas fases primária ou secundária, principalmente quando há lesões ativas nos órgãos sexuais.

O galeria abaixo contém imagens da sífilis nas suas fases primária, secundária e terciária. Algumas fotos são fortes e contêm órgãos sexuais, sugerimos que não inicie a exibição se não estiver em ambiente propício.

.

.

.

.

.

Imagens

Clique na foto para ver a imagem em tamanho maior.

A fase primária da sífilis é a mais conhecida e se caracteriza pela presença de uma úlcera genital chamada cancro duro. O cancro duro é uma lesão que dura 3 a 6 semanas e desaparece mesmo sem tratamento, o que leva à falsa impressão de cura espontânea da doença.

Semanas ou meses após o desaparecimento do cancro duro, a sífilis volta a se manifestar, agora em uma fase secundária, podendo causar lesões na pele e nas mucosas. Se não for tratada, as lesões novamente desaparecem espontaneamente, retornando anos depois sob a forma de sífilis terciária, que é a forma mais grave desta doença, com elevado risco de provocar lesões desfigurantes.

Nos slide acima mostramos imagens da sífilis nas fases primária, secundária e terciária. As graves lesões da sífilis terciária apresentadas acima são raras hoje em dia, pois a maioria dos pacientes recebe tratamento adequado antes da doença chegar a uma fase tão avançada. Na era pré-antibióticos, porém, esse tipo de lesão desfigurante era relativamente comum.

Nas três fases da sífilis, o tratamento indicado é com penicilina benzatina.

Se você quiser ler sobre a sífilis, sugerimos os seguintes artigos:

RELACIONADOS