12 tratamentos para parasitose (verminoses)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 22 Comentários


O que é um vermífugo?

O termo verme é uma forma não científica de descrever qualquer animal de corpo alongado e mole, que não possui membros nem esqueleto interno ou externo, como uma minhoca, por exemplo.

Verme também é muito usado pela população leiga para descrever os vários tipos de protozoários e helmintos que podem parasitar o nosso trato intestinal, como amebas, giárdia, áscaris e tênias.

Sendo assim, vermífugo é o nome dado aos medicamentos utilizados no tratamento das verminoses intestinais.

O nome correto desses remédios contra vermes é antiparasitários ou anti-helmínticos, pois são medicamentos que agem contra parasitos ou helmintos (Para mais informações, leia: Parasitoses).

Neste artigo vamos falar sobre os principais medicamentos utilizados no tratamento das parasitoses intestinais. Ao final faremos um resumo das principais parasitoses e seus respectivos tratamentos.

Principais opções para o tratamento das parasitoses

Albendazol

O albendazol é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. Esse antiparasitário é um dos mais usados na prática médica devido à extensa lista de vermes contra os quais ele é eficaz.

O albendazol costuma ser indicado para o tratamento de infecções por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliense,Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Echinococcus granulosus, Giardia lamblia, Taenia spp., Toxocara canis e Hymenolepis nana

Entre os nomes comerciais mais famosos do albendazol estão: Zentel, Zolben, Parasin, Albel, Mebenix e Albentel.

Os efeitos colaterais mais comuns do albendazol são: dor abdominal, náuseas ou elevação das enzimas hepáticas.

Este medicamento deve ser evitado na gravidez, exceto em situações extraordinárias, nas quais o médico avaliar que o risco da parasitose para a gravidez é maior que o do medicamento.

Para saber mais sobre o albendazol, leia: BULA SIMPLIFICADA DO ALBENDAZOL.

Mebendazol

Assim como o albendazol, o mebendazol também é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. O seu espectro de ação é semelhante ao do albendazol, porém com algumas restrições, como a falta de ação eficaz contra Strongyloides stercoralis.

O mebendazol costuma ser indicado para o tratamento de infecções por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliense,Trichuris trichiura, Toxocara canis, Giardia lamblia, Taenia spp. e Echinococcus granulosus.

Entre os nomes comerciais mais famosos do mebendazol estão: Pantelmin, Licor de Cacau Xavier, Necamin e Multielmin.

Os efeitos colaterais mais comuns do mebendazol são: dor abdominal e diarreia.

Este medicamento deve ser evitado na gravidez, exceto em situações extraordinárias, nas quais o médico avaliar que o risco da doença para a gravidez é maior que o do medicamento.

Tiabendazol

O tiabendazol é mais um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. O seu espectro de ação é semelhante ao do albendazol e do mebendazol, com algumas exceções, como a falta de ação contra Taenia spp.

O tiabendazol costuma ser indicado para o tratamento de infecções por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Strongyloides stercoralis, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale, Ancylostoma brasiliense, Toxocara canis e Echinococcus granulosus.

Entre os nomes comerciais mais famosos do tiabendazol estão: Thiaben, Tiadol, Micosbel,Tiaplex,Dazotil e Foldan

O tiabendazol é menos prescrito que o albendazol e o mebendazol por provocar efeitos colaterais com mais frequência, como: dor abdominal, náuseas, tonturas, diarreia, boca seca, cansaço, fraqueza e formigamentos.

Este medicamento deve ser evitado na gravidez, exceto em situações extraordinárias, nas quais o médico avaliar que o risco da doença para a gravidez é maior que o do medicamento.

Cambendazol

O cambendazol é o medicamento da classe dos benzimidazólicos com menor espectro de ação. Este fármaco é eficaz contra Ancylostoma brasiliense, Ancylostoma caninum e Toxocara canis, mas a sua principal indicação é o tratamento do Strongyloides stercoralis.

O nome comercial do cambendazol é Cambem. A associação de cambendazol com mebendazol é vendida sob o nome comercial Exelmin.

Os efeitos colaterais mais comuns do cambendazol são: dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, flatulência, anorexia, tontura, sonolência e dor de cabeça.

Este medicamento deve ser evitado na gravidez, exceto em situações extraordinárias, nas quais o médico avaliar que o risco da doença para a gravidez é maior que o do medicamento.

Ivermectina

A ivermectina é um anti-helmíntico semissintético, produto da fermentação da bactéria Streptomyces avermitilis. Além da atividade contra helmintos, ele também age contra parasitos não intestinais, como o piolho e a sarna.

A ivermectina é um antiparasitário de amplo espectro, eficaz contra Strongyloides stercoralis, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Onchocerca volvulus, Pediculus humanus capitis (piolho), Sarcoptes scabiei (sarna) e Wuchereria bancrofti.

Entre os nomes comerciais mais famosos da ivermectina estão: Ivermec, Iverneo, Leverctin, Revectina, Plurimec e Vermectil.

Os efeitos colaterais mais comuns da ivermectina são: diarreia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação e vômitos.

A ivermectina não deve ser administrada em grávidas, durante o aleitamento materno nem em crianças com menos de 15 quilos.

Para mais informações sobre a ivermectina, leia: IVERMECTINA – Para que serve, posologia e efeitos adversos.

Praziquantel

O praziquantel é um anti-helmíntico muito utilizado no tratamento da teníase, cisticercose e esquistossomose.

O seu espectro de ação inclui os seguintes parasitos: Taenia saginata, Taenia solium, Schistosoma mansoni e Hymenolepis nana.

Os nomes comerciais do praziquantel são: Cisticid e Cestox.

Os efeitos colaterais mais comuns do praziquantel são: dor abdominal, náusea, diarreia, vômitos, tonteira, sonolência, dor de cabeça e sudorese.

O praziquantel pode ser administrado durante a gravidez.

Metronidazol

O metronidazol é um antibiótico que também possui ação contra amebas e alguns protozoários.

O seu espectro de ação em relação às parasitoses inclui: Giardia lamblia e Entamoeba histolytica.

Os nomes comerciais do mebendazol são: Flagyl, Helmizol, Neo Metrodazol, Terconazol, Rozex.

Os efeitos colaterais mais comuns do metronidazol são: náuseas, anorexia, vômitos, diarreia, cólicas abdominais, constipação e gosto metálico na boca.

O metronidazol pode ser usado na gravidez em determinadas situações. Ele só está proibido no primeiro trimestre de gestação.

Temos um artigo exclusivo sobre o metronidazol que pode ser acessado através do seguinte link: METRONIDAZOL – Pomada, Comprimido e Creme.

Pamoato de pirantel

O pamoato de pirantel é um anti-helmíntico com ação contra os parasitos Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Os nomes comerciais do pamoato de pirantel são: Combantrin e Ascarical.

Os efeitos colaterais mais comuns são: Náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais, dor de cabeça e tonturas.

O pamoato de pirantel pode ser usado na gravidez.

Nitazoxanida

A nitazoxanida é um anti-helmíntico de amplo espectro, com ação contra os seguintes parasitos: Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana; Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium parvum, Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.

O nome comercial da nitazoxanida é Annita.

Os efeitos colaterais mais comuns são: dor de cabeça, cólicas, diarreia, náuseas, vômitos e urina esverdeada

A nitazoxanida não deve ser administrada no primeiro trimestre de gravidez.

Temos um artigo exclusivo sobre a nitazoxanida que pode ser acessado através do seguinte link: ANNITA – NITAZOXANIDA – Posologia, Indicações e Efeitos Adversos.

Levamisol

O levamisol é um anti-helmíntico utilizado para o tratamento do Ascaris lumbricoides.

O nome comercial do levamisol é Ascaridil.

Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais.

O levamisol não deve ser utilizado durante a gravidez.

Niclosamida

A niclosamida é um anti-helmíntico indicado para o tratamento da Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana.

O nome comercial da niclosamida é Atenase.

Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômito, dor abdominal, diarreia, dor de cabeça e sabor amargo na boca.

A niclosamida pode ser administrada durante a gravidez.

Oxamniquina

O oxamniquina é um anti-helmíntico indicado para o tratamento do Schistosoma mansoni.

O nome comercial do oxamniquina é Mansil.

Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômito, dor abdominal e diarreia.

O oxamniquina não deve ser utilizado durante a gravidez.

Medicamentos mais indicados para cada tipo de parasitose

Ascaridíase (Ascaris lumbricoides)

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina, pamoato de pirantel, levamisol e nitazoxanida.

Leia: Ascariadíase – Transmissão, Sintomas e Tratamento.

Ancilostomose (Ancylostoma duodenale ou Necator americanus) → 

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

Leia: Ancilostomose – Transmissão, Sintomas e Tratamento.

Oxiuríase (Enterobius vermucularis) 

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

Leia: Oxiúrus – Enterobius vermicularis – Contágio, Sintomas e Tratamento.

Estrongiloidíase (Strongyloides stercoralis)

Medicamentos mais indicados: albendazol, tiabendazol, cambendazol, ivermectina e nitazoxanida.

Leia: Estrongiloidíase – Strongyloides stercoralis

Tricuríase (Trichuris trichiura)

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina e nitazoxanida.

Leia: Tricuríase -Transmissão, Sintomas e Tratamento.

Esquistossomose (Schistosoma mansoni) 

Medicamentos mais indicados: praziquantel e oxamniquina.

Leia: Esquistossomose – Sintomas, Ciclo e Tratamento.

Teníase (Taenia solium ou Taenia saginata)

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, praziquantel, niclosamida e nitazoxanida.

Leia: Teníase – Ciclo, Sintomas e Tratamento

Giardíase (Giardia lamblia)

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, metronidazol e nitazoxanida.

Leia: Giardíase – Sintomas, Transmissão e Tratamento.

Amebíase (Entamoeba histolytica)

Medicamentos mais indicados: metronidazol e nitazoxanida

Leia: Ameba (Entamoeba histolytica) – Sintomas e Tratamento.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


22 respostas para “12 tratamentos para parasitose (verminoses)”

  1. Alexandre

    Qual o medicamento para desparasitação de Eurytrema Pancreaticum em humanos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Eurytrema pancreaticum é um parasita trematódeo que normalmente infecta o pâncreas de bovinos e outros ruminantes. Infecções em humanos são bem raras. Em geral, o tratamento em humanos é feito com Praziquantel.

  2. Gusttave Almeida

    Amei esse site, está ajudando bastante nos meus estudos, sou vestibulando de medicina e há bastante conteúdo aqui a ser explorado. obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  3. Bruno

    Meu médico receitou EXELMIN. Mas não consigo achar esse medicamento, os farmacêuticos disseram que parou de ser fabricado. Existe algum substituto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Exelmin é uma composição de cambendazol e mebendazol. Não sei se existe outra marca no mercado que junte esses dois fármacos.

  4. Luziane

    Olá, Dr! Obrigada pelo conteúdo!

    Posso tomar vermífugo sem prescrição médica?

    Sempre ouvi falar que deve se tomar a cada seis meses.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só faz sentido tomar antiparasitários frequentemente se você viver em uma área com grande infestação de vermes e com má condições de saneamento e higiene.

  5. Jerusa do Carmo Brito Rodrigues

    Amei esse site essas orientações, sobre vermífugos, muito obrigada. GRATIDÃO……

  6. Teresa Cristina Barreto

    Esclarecedor, ótimo texto!

  7. Virginia Cunha

    Olá, estou com uma infestação muito grande de helmintos. Não tenho certeza se é oxiurose ou strongilose. Mas já tomei albendazeol e anita e não resolve definitivamente. Não sei mais o q fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Já fez o exame parasitológico de fezes? Antes de tratar, o ideal é identificar corretamente o parasito.

  8. Márcia

    Pra que serve o Ciprofloxacino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um antibiótico. Serve pra tratar infecções bacterianas. Não serve para vermes.

  9. Maxsuel

    Excelentes informações! O mundo é bem melhor com pessoas que se propõe a ajudar, parabéns.

  10. Ger

    Ola Pedro
    obg pela info
    Vc sabe por que que tiraram das prateleiras o Atenase e o Cestox?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Até onde eu sei, as substâncias químicas desses medicamentos (Niclosamida e Praziquantel) continuam disponíveis nas farmácias.

  11. Carlos

    O remédio Annita serve pra que?

      1. Mendes Souza

        É adequado fazer tratamento com vários tipos de antiparasitários ao mesmo tempo?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não faz muito sentido.

  12. Paulo José

    Obrigado, estava mesmo a procura dessas informações. Excelente site.