Additional menu

Infecção ginecológica

Arquivo com todos os textos sobre infecção ginecológica publicados no site mdsaude.com

Infecção ginecológica

O que é infecção ginecológica

Consideramos infecção ginecológica qualquer infecção do trato reprodutor feminino, que é composto pelas seguintes estruturas: vulva, vagina, colo do útero, útero, trompas e ovários.

Existem vários tipos de infecção ginecológica. As três mais comuns são a vulvite (inflamação da vulva), a vaginite (inflamação do canal vaginal) e a cervicite (inflamação do colo do útero).

Sintomas sugestivos de infecção ginecólogica

Principais causas de infecção ginecológica

A infecção ginecológica pode ser provocada por diversos tipos de infecção, que podem ter como agentes causadores bactérias, vírus, protozoários ou fungos.

As principais formas de infecção ginecológica e suas respectivas causas são:

Vulvite

Vaginite

Cervicite

É importante destacar que a divisão acima é apenas didática, uma vez que é muito frequente a paciente ter mais de um tipo de infecção ginecológica pelo mesmo germe, tal como vulvite e vaginite ou vaginite e cervicite.

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção ginecológica menos comum, porém bem mais grave, pois ela acomete os órgãos reprodutores femininos superiores, como o útero, trompas de Falópio e ovários.

A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente da clamídia ou gonorreia.

Cerca de 15% das mulheres infectadas com gonorreia ou clamídia acabam desenvolvendo doença inflamatória pélvica. A infecção por clamídia é mais comum, mas a DIP provocada pela gonorreia costuma ser mais grave, com maior risco de infertilidade e acometimento de órgãos abdominais.

O tratamento deve ser feito antibióticos apropriados.

Para mais informações sobre a DIP: Doença inflamatória pélvica – Causas, sintomas e tratamento.