Infecção ginecológica

Arquivo de texto sobre as principias infecções ginecológicas

O que é infecção ginecológica?

Consideramos infecção ginecológica qualquer infecção do trato reprodutor feminino, que é composto pelas seguintes estruturas: vulva, vagina, colo do útero, útero, trompas e ovários.

Existem vários tipos de infecção ginecológica. As três mais comuns são a vulvite (inflamação da vulva), a vaginite (inflamação do canal vaginal) e a cervicite (inflamação do colo do útero).

Doença inflamatória pélvica

Doença inflamatória pélvica (DIP)

O que é a doença inflamatória pélvica? A doença inflamatória pélvica, também chamada de DIP, é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores, nomeadamente útero, trompas de Falópio e ovários, com possível extensão para outras estruturas pélvicas e até abdominais. A … Leia mais

Categorias Sem categoria
Coceira vaginal

15 causas de coceira vaginal (o que pode ser?)

A coceira vaginal, também chamada de prurido vulvar, é uma queixa bastante comum, que pode surgir em mulheres de qualquer idade, sejam elas sexualmente ativas ou não.

Categorias Sem categoria
Bartholin

Glândula de Bartholin: cisto, abscesso e bartolinite

O que é a glândula de Bartholin? As glândulas de Bartholin são duas glândulas que se localizam na vulva, porção externa da genitália feminina, e têm como função a produção de um fluido mucoso que serve para lubrificar e umidificar … Leia mais

Vaginose

Vaginose bacteriana: sintomas e tratamento

O que é vaginose? A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pela proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil. A vaginose está relacionada ao crescimento de várias … Leia mais

Categorias Sem categoria
Corrimento vaginal

Corrimento vaginal: branco, amarelo, marrom, verde

Corrimento vaginal é o nome que damos à secreção de fluidos pela vagina, que, dependendo das suas características, pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica.

Categorias Sem categoria
Sifilis

Sífilis: estágios, Sintomas, VDRL e Tratamento

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa transmitida principalmente pela via sexual. O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital. Quando não tratada adequadamente, a sífilis desenvolve-se como uma doença de três estágios: sífilis primária, secundária e terciária.