Hipertensão arterial

Lista de artigos sobre hipertensão arterial sistêmica

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é uma condição bastante comum na população, principalmente nos mais idosos, grupo no qual a prevalência chega a ser de 80%.

A hipertensão é um problema que surge quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias é alta o suficiente para causar problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas, oculares, renais e cerebrais.

Maleato de Enalapril

Enalapril: para que serve e efeitos colaterais

O maleato de enalapril é um fármaco utilizado no tratamento da hipertensão arterial, que pertence à classe dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA), sendo estruturalmente semelhante aos outros medicamentos desta classe, tais como o captopril, ramipril, lisinopril…

Continue lendo
Diuréticos

Diuréticos (remédios e naturais): como funcionam

O que é um diurético? Diurético é qualquer substância que promova a diurese, ou seja, que aumente o volume de urina produzida. Existem remédios diuréticos e existem substâncias que podem ter efeito diurético, tais como a cafeína, álcool, chá verde…

Continue lendo
Hipotensão arterial

Causas de Pressão Arterial Baixa (Hipotensão)

O que é hipotensão? Hipotensão é o termo médico utilizado para descrever os casos em que a pressão arterial encontra-se abaixo de 90/60 mmHg. A pressão arterial normal é, em média, 120/80 mmHg. Porém, valores como 80/50 mmHg ou até…

Continue lendo
IECA E ARA II

Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II

O que são os medicamentos IECA e ARA II? O medicamentos anti-hipertensivos das classes dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e os antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II) estão entre os mais utilizados para o tratamento…

Continue lendo
Hipertensão resistente

Hipertensão Arterial de Difícil Controle

Introdução A hipertensão arterial de difícil controle, também chamada de hipertensão resistente, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos. Pacientes que permanecem com a pressão arterial descontrolada de forma crônica apresentam elevado risco de doenças cardiovasculares….

Continue lendo
Hipertensão

Hipertensão Arterial: causas e fatores de risco

Introdução A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é uma doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta. Atualmente definimos a hipertensão arterial de dois modos, de acordo com suas causas: hipertensão essencial (ou primária) e hipertensão secundaria….

Continue lendo
Crise hipertensiva

Crise Hipertensiva: como baixar a pressão arterial

Introdução A hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa, que provoca lesões em diversos órgãos do corpo de forma lenta e progressiva. Em geral, são necessários vários anos de pressão arterial mal controlada até que o paciente comece a…

Continue lendo
Medir a pressão arterial

Como medir a pressão arterial corretamente?

Introdução A hipertensão arterial é umas doenças mais comuns da humanidade, acometendo cerca de 20% da população adulta e mais de 50% dos idosos. Pelo fato de ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, e por ser uma…

Continue lendo
Pressão arterial

Qual é a pressão arterial normal?

Hipertensão arterial A hipertensão arterial é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 20% de toda a população tenha níveis de pressão arterial acima do normal. Nos idosos, a hipertensão é…

Continue lendo
Hipertensão na gravidez

Hipertensão na Gravidez: riscos e tratamento

A hipertensão é o problema de saúde mais comum nas grávidas, estando presente em cerca de 10 a 15% das gestantes. Uma grávida pode ter hipertensão seja porque já era hipertensa antes de engravidar ou porque desenvolveu hipertensão arterial durante…

Continue lendo
Idoso tomando furosemida

Furosemida: para que serve, como tomar e efeitos

O que é furosemida? A furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix, é um medicamento com potente ação diurética, muito utilizado no tratamento das doenças que provocam retenção de líquidos e edemas, como a insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica, insuficiência renal, etc….

Continue lendo
Atenolol

Atenolol: para que serve, posologia e efeitos adversos

O que é o atenolol? O atenolol é um fármaco que pertence à classe dos beta-bloqueadores, habitualmente utilizado no tratamento da hipertensão arterial, da doença isquêmica coronariana e em alguns tipos de arritmias cardíacas. O atenolol, assim como outros betabloqueadores,…

Continue lendo
Amlodipina

Anlodipino (Amlodipina): para que serve?

O que é anlodipino (amlodipina)? O besilato de anlodipino, também chamado de amlodipina, é um fármaco anti-hipertensivo bastante popular devido à sua alta eficácia no controle da pressão arterial. O anlodipino faz parte de um grupo de medicamentos conhecidos como…

Continue lendo
Hipertensão

8 hábitos que aumentam a pressão arterial

Fatores de risco modificáveis para hipertensão arterial Hipertensão arterial é uma doença extremamente comum que ocorre quando pressão do sangue contra as paredes das artérias é alta o suficiente para, a longo prazo, causar problemas de saúde, tais como doenças…

Continue lendo
Hipertensão

10 complicações provocadas pela hipertensão arterial

Doenças provocadas pela hipertensão Quantitativamente, a hipertensão é o mais importante fator de risco modificável para doença cardiovascular, sendo mais comum que tabagismo, dislipidemia ou diabetes. A hipertensão frequentemente coexiste com esses outros fatores de risco, bem como com sobrepeso,…

Continue lendo