PRESSÃO BAIXA (hipotensão arterial) – Causas, sintomas e tratamento

O que é hipotensão?

Hipotensão é o termo médico utilizado para descrever os casos em que a pressão arterial encontra-se abaixo de 90/60 mmHg.

A pressão arterial normal é, em média, 120/80 mmHg. Porém, valores como 80/50 mmHg ou até 149/89 mmHg também podem ser adequados, dependendo do contexto clínico do paciente.

A pressão baixa não é necessariamente um problema, principalmente se ela não atrapalhar o indivíduo nas as atividades normais.

Neste artigo vamos explicar o que é a pressão baixa e quais são os problemas que ela pode acarretar.

Qual é a pressão arterial normal?

A pressão arterial (PA) é um dos indicadores da perfusão sanguínea dos tecidos. Quando a pressão arterial está normal, isso significa que todos os tecidos do corpo estão conseguindo ser adequadamente perfundidos. Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg.

Chamamos de hipertensão arterial quando a pressão arterial sanguínea está acima do necessário para uma normal perfusão tecidual, podendo, inclusive, causar danos aos vasos e órgãos a longo prazo.

Por outro lado, chamamos de hipotensão arterial quando a pressão arterial está baixa, não sendo suficiente para nutrir todos os tecidos do corpo.

Portanto, mais do que um número absoluto, a pressão arterial normal é aquela que mantém todos os órgãos e tecidos bem supridos de sangue, sem perigo de causar lesão aos mesmos.

Se uma pessoa saudável tem uma pressão de 85/55 mmHg e consegue fazer suas atividades diárias normalmente, ela não tem necessariamente uma pressão baixa, ela tem uma pressão adequada que apenas é mais baixa que a média da população.

Em contrapartida, uma pessoa hipertensa que há anos tem a pressão ao redor de 180/100 mmHg e após começar a tomar medicamentos para hipertensão consegue baixar rapidamente sua pressão para 110/70 mmHg pode sentir-se mal, com sintomas de hipotensão, apesar de ter uma pressão arterial com valores considerados normais. Isso ocorre porque o organismo deste paciente não está habituado a trabalhar com valores de pressão arterial nesse nível, o que acarreta em uma baixa perfusão de sangue nos tecidos.

Portanto, apesar do valor da pressão arterial ser um dado importante, em determinadas situações ele precisa ser interpretado dentro do contexto clínico do paciente.

Para saber mais sobre os valores da pressão arterial, leia: Valores normais da pressão arterial.

Causas

Diversas são as causas de hipotensão arterial. Algumas são graves, outras não. O que importa é contexto clínico do paciente e os seus sintomas associados.

As principais situações que podem provocar queda da pressão arterial são:

  • Sepse.
  • Insuficiência cardíaca.
  • Bradicardia (frequência cardíaca muito lenta).
  • Infarto agudo do miocárdio.
  • Cirrose hepática.
  • Gravidez.
  • Desidratação.
  • Hemorragias.
  • Reação alérgica grave (anafilaxia)
  • Hipotireoidismo descontrolado.
  • Hipoglicemia.
  • Choque térmico.
  • Excesso de medicação anti-hipertensiva.

Sintomas

Todas as vezes que o paciente tiver valores de pressão arterial menor que 100/60 mmHg e apresentar sintomas de pressão baixa, dizemos que o paciente tem um quadro de hipotensão arterial.

Os principais sintomas da hipotensão arterial são:

  • Fraqueza.
  • Sonolência.
  • Dificuldade de raciocínio.
  • Incapacidade de ficar em pé.
  • Tontura.
  • Suor frio.
  • Pele úmida e fria.
  • Parestesias nas mãos (formigamento e perda de sensibilidade).
  • Taquicardia (coração acelerado).
  • Enjoo e vômito.
  • Câimbras.
  • Redução do nível de consciência.

Em alguns casos, a pressão baixa também preocupa, mesmo que não haja sintomas. Em fases mais avançadas, doenças como a insuficiência cardíaca ou a cirrose hepática provocam alterações na distribuição de sangue pelos vasos sanguíneos do corpo, fazendo com que esses pacientes apresentem uma pressão arterial baixa.

Nesses casos, mesmo que os pacientes não apresentem sintomas, não consideramos a pressão baixa como normal, uma vez que ela está sendo provocada por uma doença, não é apenas uma característica do paciente.

A hipotensão é um sinal ainda mais preocupante se o paciente estiver tendo uma infecção aguda. Se um indivíduo costuma ter pressão normal ou alta, e durante um quadro de infecção a sua pressão arterial abaixa muito, isso pode ser um sinal sepse, que é um importante sinal de gravidade. Esse paciente deve ser avaliado por um médico e provavelmente tratado em nível hospitalar.

Uma outra situação que também é preocupante e potencialmente fatal são os casos de hipotensão associados à dor no peito ou palpitações, pois estes sintomas podem indicar um problema cardíaco grave.

O que é hipotensão postural?

Quando estamos submetidos a situações de estresse, como medo, calor intenso, dor, etc., o corpo pode apresentar uma súbita queda da pressão arterial por uma situação que chamamos de reflexo vagal.

Já aquelas tonturas que sentimos quando nos levantamos muito rapidamente ocorrem pela chamada hipotensão postural.

Quando estamos deitado, o corpo não precisa vencer a gravidade para levar sangue de volta ao coração e ao cérebro. Ao nos levantarmos subitamente, a pressão arterial que era suficiente quando estávamos deitado, pode ser insuficiente nos primeiros instantes em que ficamos em pé.

Em geral, o corpo rapidamente se adapta e não sentimos nada de mais, mas os pacientes idosos, diabéticos, pessoas desidratadas ou com dose excessiva de anti-hipertensivos, essa resposta pode demorar alguns segundos, o suficiente para ocorrerem sintomas mais fortes, como tonturas, vista escurecida, suores e até quedas da própria altura.

Ter tontura ou uma fraqueza eventualmente pode acontecer com todo mundo. Porém, se essa situação ocorrer com frequência, o ideal é procurar um médico. Isso pode ser sinal de desidratação, efeito colateral de algum remédio, dose excessiva de anti-hipertensivos ou algum problema de coração.

Para mais informações, leia: Desmaio, síncope e reflexo vagal.

Situações nas quais as pessoas acham que é hipotensão, mas não é

Algumas pessoas acreditam ter pressão baixa porque apresentam constantemente desânimo, preguiça, falta de energia, sono frequente, letargia, etc. Esses não são necessariamente sintomas de hipotensão. Muitas situações podem cursar com esses sintomas sem que a pressão arterial esteja baixa.

Um caso particular são os pacientes com síndrome da fadiga crônica, que é uma doença que provoca um quadro de cansaço persistente, muitas vezes incapacitante. Esses pacientes muitas vezes apresentam níveis de pressão arterial um pouco abaixo da média da população, mas os sintomas são pela doença, e não por uma baixa perfusão de sangue para os tecidos.

Na verdade, ao contrário da hipertensão, a hipotensão não é uma doença, mas sim um sinal de uma doença. Se a pessoa tem pressão baixa, mas não tem sintomas relevante e consegue ser produtiva, levando uma vida normal, ela tem, na verdade, uma pressão normal, que é apenas mais baixa que a média.

Portanto:

  • Nem toda pressão arterial abaixo de 90/60 mmHg indica algum problema de saúde.
  • Nem toda pressão arterial precisa estar abaixo de 90/60 mmHg para ser sintomática. Hipertensos de longa data podem sentir-se mal com valores de pressão arterial considerados normais para a maioria das pessoas, caso haja uma redução rápida da pressão.
  • A maioria das pessoas que acredita ter pressão baixa, não tem. Tem uma pressão normal que é apenas mais baixa que a média.
  • Pessoas com pressão considerada baixa, mas que são saudáveis e levam uma vida normal não são consideradas hipotensas.
  • Hipotensão não é doença em si, mas sim um sinal de uma possível doença.
  • A hipertensão normalmente surge sem causa aparente. A hipotensão que surge subitamente e provoca sintomas tem sempre um motivo que deve ser investigado.
  • Mais importante que os valores absolutos da pressão arterial são os sintomas que o paciente sente e o contexto clínico no qual a hipotensão está ocorrendo.

Tratamento

Se o paciente tem pressão baixa de forma crônica, mas não apresenta nenhuma queixa ou sintoma, não é necessário nenhum tratamento.

Nos casos de hipotensão postural ou mal estar de curta duração por conta de uma baixa da pressão arterial, o ideal é manter o paciente deitado, com o rosto virado para o lado e as pernas erguidas. Na maioria dos casos, o mal-estar some em menos de 1 ou 2 minutos. Não é preciso pôr sal em baixo da língua. O sal não tem efeito imediato, e se o paciente for hipertenso isso pode acabar causando um pico hipertensivo depois que a pressão normalizar.

Se o paciente tem pressão arterial normal e subitamente apresenta uma hipotensão com sintomas, o ideal é que ele seja avaliado por um médico. Nestes casos, o tratamento será para o problema que está causando a hipotensão, e não para a hipotensão em si.


Referências


RELACIONADOS

Regras para Comentários

Antes de comentar, clique no link a seguir para ler as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
Perguntas fora das regras serão descartadas.

Deixe um comentário

36 comentários em “PRESSÃO BAIXA (hipotensão arterial) – Causas, sintomas e tratamento”

  1. Minha PA sempre foi 100×60 e me sentia muito bem, agora 2 semanas tenho sentindo dor de cabeça e ao verificar a pressão arterial vejo que fica oscilando 110×60, 120×70.. Tenho 45 anos.

    Responder
  2. Dr. bom dia! meu namorado nos ultimos dias,tem sentido estranhos sintomas.As mãos e os pés dele ficam extremamente gelados e transpiram muito,ontem mesmo ele sentiu isso e logo teve uma sensação de pressão baixa e deitou.O que pode estar relacionado á esses sintomas???

    Responder
  3. Dr. Boa noite, eu estou grávida de 4 meses e meio e desde do início da gravidez tenho feito tensão muito baixa – 50-80, ou 50-70, antigamente a minha tensão era sempre elevada a ponto de me ser diagnosticado taquicardia e prolapso na válvula mitral e era na base dos 160-110, ou até 180. À cerca de 1 ano foi-me também diagnosticado hipotiroidismo e tenho um nódulo na tiroide de 9mm,parei a medicação para a tiroide quando soube que estava grávida por conselho médico, aguardo consulta de endocrinologia no hospital e só este mês tive a primeira consulta de obstetricia,o processo é muito lento e ninguém se interessa pelo meu caso, receio pela saúde do bebé. Tenho uma filha já com 9 anos que nascei sem tiroide, e que teve e tem uma série de complicações,qual o seu conselho médico perante esta situação? Devo consultar um endocrinologista em vez de aguardar talvez maisum mês pela consulta no hospital? A tensão baixa pode trazer problemas no desenvolvimento do bebé? Muito agradecida pela sua atenção dispensada,Deus abençoe o seu trabalho Dr.

    Responder
  4. ola dr.tenho hipotireodismo ,e sempre qdo faco esforços repentinos como subir escadas ,correr etc tdo q faço q exija força repentina a minha pressao cai rapidamente e desmaio,até mesmo qdo faço discussões c/alguem eu fico tonta e sinto vertigens fortes,tem como controlar isso?a ultima vez a minha pressao estava em 10×7 ,tenho 37 anos e peso 53,4kg.por favor gostaria de resposta breve pq estou preocupada pois o meu pai era hipertenso e estou chegando aos 40 anos.

    Responder
  5. Boa tarde, Dr. Eu ah anos tenho desmaios, mais nas maiorias das vezes eu me apresentei esse sintomas após ver sangue ou em outras vezes por ter ficado em um local muito quente e abafado. Eu tenho alguma doença? Já fiz diversos exames e os medicos dizem que minha pressão é baixa mesmo. Eu sempre me alimento corretamente, mais ontem tive uma queda de pressão por alguns segundos e depois quando acordei, eu vomite. Isso pode ser grave?

    Responder
  6. Ola meu esposo esta com pressão,baixa ele ja fez todos os exames que o medico pedio mais não deu nada e ele contua sentindo a pressão o que devo fazer para evitar que a PA fique baixa.Danielle Rosa.

    Responder
  7. Bom dia!
    Tenho minha PA normal, mas quando faço algumas atividades físicas muito puxadas minha pressão baixa (85 x 80 +/-), sendo que o normal é subir.
    Gostaria de saber se tem alguma ideia do que seja isso e se corro algum risco.
    Vale lembrar também, que quando eu fazia basquete e corria muuuuuuito, as vezes minha gengiva formigava. Mas nunca desmaiei.
    Gostaria de um retorno. Obrigada!!!

    Responder
  8. Olá , eu ando com algumas dores de cabeça e ontem por acaso mediram-me a tensão e estava a 8.9 :s e ando com muitas dores de cabeça , ao levantar sinto tonturas e pareçe que vou a cair :s tenho suores , tenho frio e calor e depois passa mas no dia seguinte volta ao mesmo , obrigada 

    Responder
  9. Eu  sinto umas tonturas, não consigo fikar em pé direito, fiko tremula, me tipo calor nao sei explica direito,e tenhu uma sensação muito estranha, mas me sinto muito mal, sendo que tenhu que sair pra rua e pegar ar, porque me dah falta de ar tambem. Meu nome é ANDRESSA SILVA e tenho 18 ANOS.

    Responder
  10. Eu desmaiei depois de me estressar muito e acabei ficando tão  nervoso q fiquei tonto, passando uns minutos eu comecei ver tudo piscando e de repente eu desmaiei, tenho 19 anos e isso já aconteceu comigo 2 vezes em menos de 1 mês !

    Meu nome é Fabricio

    Responder
  11. quando estou dormindo me dar crise convulsivas tipo hepiletica,mas ñ tenho pilepcia isso acontece uns 4 dia antes de terminar o comprimido fico toda dolorida e esquecida e tenho 27anos isso vem me acontecendo deste os meus23anos sofro muito já procurei ajuda medica e ñ me deram solução a minha pressão é 10*8 já checou até 9*6 quando chega até esse ponto eu desmaio pq a dor de cabeça é grande……………eu me chamo FGAS

    Responder
  12. sentir tontura com sensasão de desmaio após caminhda média ou longa é sinal de pressão baixa. É algo preocupante? qual médico deve ser consultado?

    Responder
  13. oi eu estol gravida de 2 meses e minha presão estar 100 x 70 e normal eu mi cinto mal com calafrios e dor no corpo e muita tontura canso muito rapito meu coração fica acelerado e tenho 22 anos e normal

    Responder
  14. Oi.
    Minha pressão geralmente fica por volta de 9. Às vezes cai pra 8, e sinto o básico: tontura, frio, etc.
    Há algumas horas atrás, ainda hoje, senti o que costumo sentir quando ela está na casa dos 8, e senti também a sensação de estar submersa num “sonho”, entende? Mal tinha disposição para falar, e mesmo estando sem comer há mais de dez horas, não sentia o mínimo apetite.
    Não sabendo o que fazer, comi muitas coisas salgadas, e melhorei um pouco. Agora estou melhor. Isso foi pressão baixa? Ou o puro placebo amenizou essas sensações terríveis?

    Responder
  15. Oi! Bom dia , meu nome é Dayane e tenho 16 anos Queria saber se minha pressão está baixa, a minha presão é de 10*5. sinto tontura constantemente, pernas doem, coluna, mim dá um apagão nas vista fica tudo escuro sabe, mas depois volta ao normal, tenho isso desde meus 11 anos. quando tive isso a primeira vez levei um susto. hoje ja estou acostumada. queria saber o que pode ser isso. e minha glicemia é de 92mg/dl e eu tinha tomado um cafeziinhomas só o café rsrs, é normal a minha glicemia ?

    Responder
  16. gostaria de saber se tenho quebras de tenção ou ataques de anciedade, visto que os sintomas sao os mesmos tanto de um como do outro. Sou uma pessoa muito anciosa, vivo com alguma pressão familiar e tenho um metabolismo um pouco lento devido a má circulação sanguínea. De momento estou a tomar Ginsana e como sempre sinto pontadas na cabeça muito fortes em alturas de maior nervosismo e stress.

    Responder
  17. Dr.tive umas sensações de tontura mais nao cheguei a ficar tonto, e na cabeca nao e dor mais como se algo estivese apertando nos dois lados atras dos olhos na regiao temporal. minha pressao aferi estava as 18>30 – 120/80 as 20:20 –100/60 as 22:00 –110/80

    Responder
  18. como dar assistência para um hipotenso?lembro q foi falado de deita-lo com os pés para o alto.mas tem augo natural q pode ser oferecido ao paciente para auxiliar antes q o atendimento cheque?   

    Responder
    • Não, o certo mesmo é deitar e levantar as pernas para o sangue voltar mais rapidamente ao coração.

      Responder
  19. ontem eu fui no parque de diversão e desmaiei no brinquedo   depois medirão minha pressão tava 110×80 isso e pressão baixa 

    Responder
  20. dr. eu ando com dor na nuca e 1 pouco zonza., fui medir a pressão e estava 8por 5., ando meio desanimada também qual medico devo procurar? obrigada.

    Responder
  21. Dr ontem me senti muito mal, com tonturas , dor de cabeça e vômitos. fui ao médico e minha PA estava 96×46. Esses sintomas tem haver c a pressão baixa?

    Responder
  22. Vi seu artigo hoje e “acredito” ter encontrado a razão para tantas câimbras. Tenho a pressão normal de 8×5 e isso não me dificulta em nada, mas sempre tenho muitas câimbras e formigamentos. Eles são diários.

    Responder
  23. É possível uma pessoa apresentar hipo e hipertensão em situações diferentes.Acho que durante o período pré-menstrual tenho hipertensão e em outras de estresse,mal alimentação ou lugares abafados fico com a pressão baixa.Poderia me responder por e-mail também?

    Responder