O que é a Fibromialgia?

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:

Fibromialgia explicada em 1 minuto

A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada principalmente por dor generalizada no corpo e sensibilidade nos músculos, articulações e tecidos moles. Além da dor, os sintomas comuns incluem fadiga extrema, distúrbios do sono, problemas de memória e, frequentemente, sintomas de ansiedade e depressão.

Apesar da intensidade dos sintomas, não há alterações detectáveis nos exames laboratoriais nem nos exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografias, etc. Além da dor, mais nada é detectado através do exame físico do paciente. Biópsias realizadas nos músculos, tendões e ligamentos não revelam sinais de inflamação, lesões nem alterações estruturais.

Não existe, portanto, nenhum exame laboratorial ou de imagem que confirme o diagnóstico de fibromialgia. Na verdade, esses exames só servem para se descartar outras causas de dor crônica.

A causa exata da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos, neuroquímicos e ambientais, que alteram a forma como o cérebro processa as mensagens de dor, resultando em uma maior sensibilidade à dor.

O Colégio Americano de Reumatologia publicou em 1990 os seguintes critérios para o diagnóstico da fibromialgia:

  • Sintomas de dor generalizada, que ocorrem acima e abaixo da cintura e afetam os lados direito e esquerdo do corpo.
  • Dor à palpação em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis ilustrados abaixo.

Explicamos a fibromialgia com muito mais detalhes no artigo: Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento.

Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário