Posso fazer exame de urina menstruada?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment Sem comentários

Problemas de colher a urina estando menstruada – explicação em 1 minuto

Posso colher urina estando menstruada?

Idealmente, o exame simples de urina não deve ser colhido enquanto a mulher estiver menstruada, pois o risco de contaminação da amostra com o sangue da menstruação é muito alto.

Se não for possível adiar a coleta do exame, o médico deve ser avisado, para que ele possa interpretar corretamente eventuais achados anormais nos resultados.

Quais alterações nos resultados podem ocorrer na urina se ela for colhida durante a menstruação?

Se houver contaminação da urina por sangue, dois resultados costumam ficar alterados. O primeiro, obviamente, é que haverá detecção de células sanguíneas (hemácias) na urina. A presença de sangue na urina, chamada de hematúria, é um sinal de lesão renal que pode ocorrer em diversas doenças, incluindo infecção urinária, pedras nos rins, glomerulopatias, traumas e tumores do trato urinário. Explicamos a hematúria em detalhes no artigo: Hematúria: principais causas de sangue na urina.

A segunda alteração possível por essa contaminação é a presença de proteínas na urina, chamado de proteinúria. O sangue é rico em uma proteína chamada albumina, que é a proteína habitualmente pesquisada no exame de urina. Portanto, a presença de sangue da menstruação contaminando a urina, pode causar um falso positivo na pesquisa de proteínas na urina. Isso é um problema porque proteínas na urina também é um sinal comum de várias doenças renais diferentes. Explicamos a proteinúria no artigo: Causas de urina espumosa e proteinúria.

Quantos dias depois de menstruar posso fazer exame de urina?

Idealmente, a paciente deve esperar pelo menos 2 dias após o fim da menstruação para colher o exame de urina.

Onde posso encontrar mais informações sobre o exame de urina?

Temos um artigo bastante completo sobre o exame de urina, com informações sobre a forma correta de colher a urina e detalhes sobre cada um dos itens do resultado do exame: Exame de urina (EAS): como fazer e entender os resultados.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário