Oftalmologia

Arquivo de textos sobre as doenças oftalmológicas – patologias dos olhos.

O que é Oftalmologia?

Oftalmologia é o ramo da medicina que lida com a anatomia, fisiologia e doenças do olho.

A oftalmologia é uma especialidade clínico-cirúrgica, sendo a única responsável pelas doenças oculares.

O que faz o médico oftalmologista?

O oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar, tratar e prevenir as doenças oculares, sejam elas primárias dos olhos ou doenças sistêmicas que também manifestam sintomas oculares.

conjuntivite

Conjuntivite: causas, sintomas, transmissão e tratamento

O que conjuntivite? A conjuntivite é a doença ocular causada pela inflamação e/ou infecção da conjuntiva, a fina membrana que recobre parte dos nossos olhos. Existem várias causas de conjuntivite, incluindo infecções, alergias, irritações por substâncias e até neoplasias. Os…

Continue lendo
Descolamento de retina

Descolamento de retina: sintomas e tratamento

O que é a retina? A retina é uma membrana sensível à luz localizada na parte posterior do olho. Ela é composta por multicamadas de neurônios primorosamente organizados de forma a converter fótons (unidades de energia de luz) em impulsos…

Continue lendo
Olhos secos

Síndrome do Olho Seco – causas e tratamento

O que é a síndrome do olho seco? Secura nos olhos, falta de lágrima, sensação de areia nos olhos, incômodo e queimação podem ser sinais de uma doença chamada síndrome do olho seco, também conhecida como xeroftalmia, ceratoconjuntivite sicca, queratite…

Continue lendo
Degeneração macular

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

O que é a degeneração macular? A degeneração macular relacionada à idade, muitas vezes chamada de DMRI, é a principal causa de cegueira em adultos nos países industrializados, principalmente nos pacientes com mais 65 anos de idade. A doença atinge…

Continue lendo
Lente de contato

Lentes de contato: tipos e cuidados

O que é uma lente de contato? O uso de lentes de contato ganhou muita popularidade ao longo das últimas duas décadas. Estima-se que, atualmente, mais de 130 milhões de pessoas em todo mundo as usem frequentemente. As lentes de…

Continue lendo
Catarata

Catarata: sintomas, causas e tratamento

O que é a catarata? A catarata é uma doença ocular extremamente comum, principalmente nas pessoas idosas, que é provocada pela opacificação parcial ou total do cristalino, a lente natural dos nossos olhos. A catarata é uma doença de evolução…

Continue lendo
Astigmatismo

Astigmatismo: o que é, sintomas e tratamento

O que é astigmatismo? O astigmatismo ocorre quando a córnea, parte anterior transparente dos olhos, apresenta uma alteração da sua curvatura, fazendo com que a luz que chega ao olhos não consiga ser focalizada adequadamente na retina, o que impede…

Continue lendo
Miopia

Miopia: causas, sintomas e tratamento

O que é a miopia? A miopia é um problema de visão que se caracteriza pela dificuldade de focar objetos à distância. O indivíduo míope é plenamente capaz de focar objetos que estão próximos, conseguindo, por exemplo, ler um livro…

Continue lendo
pterigio

Pterígio no olho (e pinguécula)

O que é pterígio? Damos o nome de pterígio a uma fina membrana fibrovascular do tecido da conjuntiva, em formato triangular, que surge na parte branca do olho, geralmente na região lateral mais próxima do nariz, e pode se estender…

Continue lendo