Terçol no olho: causas, sintomas e tratamento

Atualizado em

O que é o terçol?

O hordéolo, chamado popularmente de terçol, treçol, terçolho, treçolho, viúvo ou belezinha, é uma infecção de origem bacteriana que surge nas glândulas presentes nas pálpebras superiores ou inferiores

Dependendo da glândula acometida, o terçol pode surgir na parte interna da pálpebra, sendo chamado neste caso de hordéolo interno, ou na parte externa, quando recebe o nome de hordéolo externo.

O terçol manifesta-se como um nódulo vermelho e doloroso, que fica localizado próximo à borda da pálpebra. Em muitos casos, ele pode se parecer com uma espinha, pois frequentemente apresenta um ponto de drenagem do pus interior, como nas imagens acima.

Causas

Todos nós possuímos glândulas sebáceas na pele, cuja ação é secretar uma substância oleosa, chamada sebo, que tem como objetivo evitar o ressecamento da pele.

Nas pálpebras essas glândulas sebáceas ficam próximas aos cílios e recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas meibomianas, como ilustrado abaixo.

O terçol ocorre quando há obstrução e contaminação destas glândulas, geralmente pela bactéria Staphylococcus aureus. O processo é muito semelhante ao que ocorre na formação da acne comum (espinhas) na pele, com obstrução de uma glândula sebácea e contaminação da mesma por uma bactéria.

Terçol no olho - como surge
Glândulas de Zeiss e glândulas meibomianas

Quando a infecção se dá na glândula de meibômio, o paciente desenvolve um hordéolo interno. Quando a infecção ocorre na glândula de Zeiss, o que surge é um hordéolo externo.

Um dos principais fatores de risco para o surgimento do terçol é a blefarite, uma condição na qual há inflamação na margem das pálpebras e aumento da secreção gordurosa, o que resulta em uma aparência de caspa nos cílios. Essa inflamação associada à grande produção de gordura facilita a obstrução das glândulas e a proliferação de bactérias no seu interior.

Além da blefarite, outros fatores de risco para o aparecimento do terçol incluem:

  • Esfregar os olhos com as mãos sujas.
  • Inserir lentes de contato sem lavar as mãos antes.
  • Não lavar o rosto à noite para retirar a maquiagem antes de dormir.
  • Use produtos cosméticos na face com validade expirada.
  • Rosácea.
  • Estresse.
  • Flutuações hormonais.

O terçol não é uma infecção contagiosa, não havendo, portanto, necessidade de isolamento do paciente nem do uso de óculos escuros, como é o caso da conjuntivite, por exemplo.

Sintomas

O terçol é uma coleção de pus que surge dentro das glândulas sebáceas do olho. Clinicamente ele se caracteriza por um pequeno nódulo doloroso e avermelhado que surge na parte interior ou exterior das pálpebras.

Hordéolo interno e externo
Tipos de terçol

Frequentemente há um ponto branco no meio da inflamação, o que dá ao terçol a aparência de uma espinha. Em muitos casos, pode ocorrer rotura e drenagem espontânea do pus nessa região.

Além da dor, outros sintomas comuns são coceira, secreção (remelas), lacrimejamento, inchaço do olho, sensação de corpo estranho, visão borrada e fotofobia (aumento da sensibilidade dos olhos à luz).

É possível haver mais de um hordéolo em cada pálpebra e mais de uma pálpebra acometida ao mesmo tempo.

Sinais de gravidade

Na imensa maioria dos casos, o terçol é uma infecção branda, que se resolve espontaneamente ou com alguns cuidados simples, explicamos mais abaixo, na parte do tratamento.

No entanto, a infecção do terçol pode ser tonar mais agressiva, necessitando de apoio de um médico oftalmologista. Os sinais e sintomas que podem indicar o surgimento de complicações do hordéolo são:

  • Febre.
  • Exuberante inchaço da pálpebra, provocando fechamento do olho.
  • Extensão da área ruborizada para além das pálpebras.
  • Queda dos cílios.
  • Intensa vermelhidão da conjuntiva (parte branca dos olhos).
  • Visão dupla.
  • Terçol que não melhora após 3 semanas.
  • Intensa dor nos olhos.

Diferenças entre calázio e terçol

O calázio também surge devido a uma obstrução das glândula sebáceas das pálpebras. A diferença para o terçol é a ausência de infecção bacteriana.

O calázio forma um nódulo endurecido nas pálpebras, que não costuma ser doloroso nem tão inflamado quanto o terçol. A lesão evolui lentamente e costuma drenar ou ser reabsorvida entre 2 e 8 semanas.

Tratamento

A maioria dos terçóis desaparece sozinho após 5 ou 7 dias. Alguns cuidados aceleram esse processo, entre eles:

  • Higiene adequada dos olho e da pele ao seu redor.
  • Aplicação de calor local, que pode ser feito com compressas umedecidas de gaze ou algodão por 15 minutos, quatro vezes por dia.
  • Massagens leves do nódulo com as mãos limpas para ajudar na drenagem do pus.
  • Evitar o uso de lentes de contato durante a infecção.
  • Evitar o uso de maquiagem.

Se o terçol não melhorar com as medidas listadas acima, pode ser necessário o uso de colírios e pomadas oftalmológicas contendo antibióticos e corticoides.

Nos casos mais complicados, quando há inflamação crônica ou grande coleção de pus, uma pequena incisão na pálpebra para drenagem do abscesso pode ser necessária.

Resumo

  • O que é o terçol: o hordéolo, mais conhecido como terçol é uma infecção das glândulas da pálpebra, habitualmente provocadas pela bactéria Staphylococcus aureus. O hordéolo pode acometer a parte interna ou externa da pálpebra superior ou inferior.
  • Como se pega: o terçol habitualmente surge em situações nas quais há aumento da produção gordura pelas glândulas da pálpebra e/ou manipulação do olhos com as mãos sujas.
  • Sintomas: o hordéolo é um nódulo doloroso e avermelhado que surge nas pálpebras, semelhante a uma espinha. Eventualmente, ele pode romper e drenar pus.
  • Tratamento: limpeza adequada dos olhos e da face associada a compressas mornas costuma ser suficiente na maioria dos casos. Colírios e pomadas oftalmológicas contendo antibióticos podem ser necessários nos casos que não melhoram espontaneamente.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

O Dr. Renato Oliveira é medico oftalmologista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em Córnea e Doenças Externas Oculares pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Faz parte do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

71 comentários em “Terçol no olho: causas, sintomas e tratamento”

  1. Gostei muito da explicação pois meu olho começou a ficar dolorido e dois dias depois surgiu uma bolinha igual uma espinha na pálpebra externa ,e eu não sabia oque estava acontecendo ..

    Responder
  2. Eu tenho um tercol no meu olho direito mais nunca saiu e nem saro, já faz 2 anos e ele continua no msm lugar e um pouco maior , corsa muito as vezes

    Responder
  3. Fala professor. Ótimo conteúdo. Só uma correção: “Temos glândulas sebáceas por toda a pele. Nas pálpebras elas recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol (clique na imagem ao lado para ampliá-la)” . Na verdade, as glândulas sebáceas do tecido palpebral são as glândulas de Meibomius e de Zeiss. A glândula de Mol é uma glândula sudorípara apócrina. O hordéolo externo é quando há infecção das glândulas de Zeiss ou de Moll, já o hordéolo interno é quando há infecção da glândula de Meibomius.

    Responder
  4. Estou com uma bolinha amarela no canto interno do meu olho direito ! Oq isso é?
    Sinto dores no local e um pequeno encomodo tem tipo um pus no meu olho direito !

    Responder
  5. Estava com apenas um simples terçol no olho, de repente estou com 6 ao redor do mesmo olho. O que eu posso fazer? Isso é normal?

    Responder
    • Molhe um pedacinho de algodão em água quente (não é fervendo) e faça uma compressa com ele no olho afetado. Quando esfriar, repita o processo.

      Responder
  6. Boa noite doutor
    estou com terçol a quase7 meses no olho esquerdo, ele nao doi mais as vezes incha e arde os meus olhos
    meu oftalmo me pediu que fizesse essa drenagen
    Mais gostaria de saber se essa drenagem é perigosa? E se corre o risco de aparecer novamente?

    Responder
  7. Dr. Já está com um mês que estava com essa inflamação no olho, usei as compressas mornas, porém sem efeito! Fui ao oftalmologista, e ele prescreveu um shampoo neutro e uma pomada que contém ciprofloxacino, e já estou no quarto uso dessa pomada e continuo sem efeito, e percebo que o outro está ficando da mesma forma que o primeiro, ele primeiro incha e sinto dor no local, depois de alguns dias fica só uma “bolina” no canto da pálpebra! Gostaria de saber sua opinião! Obrigada

    Responder
    • De longe é difícil opinar. O que eu sugiro é que, se não está havendo melhora do terçol com o o tratamento proposto, você volte no oftalmologia.

      Responder
    • Tem que conversar com o pediatra ou oftalmologista para descobrir a causa. Ela pode ter, por exemplo, blefarite.

      Responder
  8. Hoje cedo vi que nasceu uma ”bolinha”vermelha na minha pálpebra inferior, e depois de pesquisar percebi que era a famosa terçou.
    Comecei a um mês e meio a utilização de um anticoncepcional e gostaria de saber se o causador dessa infecção (terçol) pode ser por conta da utilização dessa medicação.
    Obrigada

    Responder
        • Não entendi a surpresa. Não conheço a paciente, não sei que antecendetes ela possui, não vi a sua lesão, não sei que outros medicamentos ela toma, não sei quais os fatores de risco para terçol que ela apresenta… Mantenho minha resposta, acho que não. Para ter certeza, eu precisaria de muitos mais dados clínicos e, no mínimo, poder examiná-la.

  9. olaa dr. saiu um terçol na palpebra superior, ficou um pouco vermelho no inicio e depois ficou normal, mas nao veio a vazar e ficou tipo um carocinho q as vezes aumenta e diminui. oq devo fazer primeiro pra evitar a cortar ????

    Responder
  10. ola doutor estou gravida e desdo inicio da minha gravidez apareceu um terçol e ñ sumil mais ai passei no oftalmologista e ele passou uma pomada e um colirio mais não melhorou e agora esta qrendo sair mais outro no mesmo olho mais sendo na parte de cima e um outro no outro olho, o que faço para melhorar?

    Responder
  11. Doutor, existe terçol dentro do olho? Há alguns meses tive uma conjuntivite que evoluiu para herpes ocular, tratei com a medicação indicada pelo oftamologista e fiquei boa. Mas essa semana me apareceram dois terçóis na parte superior da pálpebra e depois de dois dias sumiram, quando sumiram eu acordei com muita dor no canto externo do olho e estava inchado, quando ergui a pápebra vi que tem uma bolinha, pode ser terçol ou pode ser outras coisas?? Por favor me ajude pois não estou conseguindo atendimento na rede pública e não estou com condições de pagar uma consulta. Caso o senhor possa me dar uma luz eu ficarei eternamente agradecida. Muito obrigada, Shayene.

    Responder
  12. Doutor,
    Estou com uma dúvida. Num espaço de 2 meses, estou com um 3.º treçol. No 1.º passou com as pomadas que vendem nas farmacias, mas o 2.º tive que ir a um médico oftalmologista em que tomei anti-inflamatório, anti-biotico e gotas… Passou. Agora no outro olho tenho outro treçol… Devo recorrer novamente ao médico? Mas que especialidade? Oftalmologia ou dermatologia? E já agora eu nestes meses tive dois furunculos nos cotovelos e gastroentrite (reparei que a bactéria que causa treçol também pode causar gastroentrite). O que devo fazer?
    Muito obrigado por toda ajuda e amabilidade.

    Responder
  13. Olá, a alguns anos eu tive terçol, e ele nao saiu, ficou uma bolinha pequena… E sempre me perguntavam se eu estava cm viuvo… mas de uns tempos pra ca, ela anda bem vermelha e inchada, oq devo fazer?

    Responder
  14. estou gravida e nasceu um terçol na parte de baixo do meu olho não sei como tratar
    ja fiz compressas com agua morna e ja passei colirio não resolveu até agora oque faço?

    Responder
  15. boa noite tudo bom dr
    bem eu estou com o olho direito inxado parecendo um terçol so que estou indo pra 2 semanas e nada de melhorar e pra piorar o meu olho esquerdo esta vermelho e coçando
    bem doutor nao sei o que eu faço,pois ja fiz compressa de tudo e nada de melhorar ate colirio coloquei e nada no meu olho direito esta criando tipo de uma casquinha que incomoda muito
    por favor me ajude pois nao sei mais o que faço nao consigo dormir por causa disso
    ja fui aqui na santa casa de santos,mais o oftalmo de la disse que era conjutivite mais doutor estou com todos os sintomas do terçol como pode ele nao saber
    me ajude por favor
    grato se me ajudar

    marcus vinicius

    Responder
  16. Olá queria tirar uma duvida,Todo ano eu pego terçol, e sempre era uma bolinha, peguei terçol ha 3 dias e esta muito enxado meu olho, é a primeira vez que isso acontece de ficar muito enxado, isso é normal? 

    Responder
  17. estou com Terçol nos 2 olhos, já faz mais de 3 meses. já fui em oftalmologista e eles me passaram um colírio.Usei mas não teve nenhum efeito, fiz compressas de águe morna durante os 3 meses, mas tambem não adiantou.Pessoas próximas me indicaram uma pomada com o nome Epitezan, mas tambem não adiantou de nada até agora! ainda tenho algo a fazer??

    Responder
    • Tem, procurar outro oftalmologista. É dever do especialista resolver o seu problema. Sozinho, em casa, é que vc não terá solução.

      Responder
  18. Todos os Oftalmologistas que eu vou nem meche .. só olha de longe e ja diagnostica isso é mt chato viu … os pacientes ficam com akela incerteza .
     

    Responder
  19. Minha filha de 14anos esta com terçol,ha trez meses ,ja levei em varios especialista,ja tomou varios antibioticos,colirios ,pomadas,ja drenou, e nada de melhora, agora indicou que sera preciso fazer uma biopcia.Sera que é coisa grave?

    Responder
  20. Em min demora a sair o terçol mas quando sai, sai nuitas vezes e quando fica bom de um olho sai en outro, isso ocorre frequente mente, pode ser normal ou nao é normal. Preciso procurar um oftamologista? Obrigado e agaurdo resposta.

    Responder