(!) Esta é uma página de fotos de diferentes tipos de conjuntivite. Para informações detalhadas sobre causas, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Conjuntivite: causas, sintomas, transmissão e tratamento.
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é a doença ocular causada pela inflamação e/ou infecção da conjuntiva, a fina e transparente membrana que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca dos olhos, conhecida como esclera.
Existem várias causas de conjuntivite, sendo as virais, alérgicas e bacterianas as mais comuns.
Fotos de conjuntivite alérgica
A conjuntivite alérgica costuma acometer os dois olhos, enquanto as formas infecciosas (viral ou bacteriana) costumam começar por um olho e só depois de alguns dias atingem o outro.
Vermelhidão nos olhos é um sinal quase universal. Na alergia ocular, a vermelhidão é difusa por toda a área coberta pela conjuntiva. Se a vermelhidão estiver apenas ao redor da íris (parte colorida dos olhos), outros diagnósticos devem ser pensados.
Inchaço na pálpebra associado à vermelhidão é bastante comum, assim como lacrimejamento e algum grau de fotofobia (intolerância à luz) também costumam estar presentes. Outros sintomas de alergia, como rinite e espirros também podem estar presentes.
Explicamos a conjuntivite alérgica no artigo: Conjuntivite alérgica: causas, sintomas e tratamento.
Conjuntivite viral
A conjuntivite viral é a forma mais comum de conjuntivite, normalmente causada pelo Adenovírus. Esse forma de conjuntivite pode vir acompanhada por outros sintomas de virose, como febre, dor de garganta e sinais de infecção respiratória, semelhantes a um resfriado.
Vermelhidão ocular, lacrimejamento, coceira e dor nos olhos, inchaço nas pálpebras e fotofobia são sintomas comuns. Geralmente, a infecção começa um dos olhos e pode ser transmitida para o outro.
Conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana é menos comum que a conjuntivite viral ou alérgica.
Os primeiros sintomas da conjuntivite bacteriana costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, o olho infectado fica vermelho, inchado e com uma secreção purulenta amarelada. Em alguns casos a própria conjuntiva pode ficar inchada.
Referências
- Conjunctivitis – UpToDate.
- Conjunctivitis: What Is Pink Eye? – American Academy of Ophthalmology.
- Conjunctivitis PPP – 2018 – American Academy of Ophthalmology.
- Imagens: Depositphotos, Shutterstock, WikiLectures, 123RF e arquivo pessoal.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Deixe um comentário