(!) Esta é uma página de fotos das lesões provocadas pelo eritema infeccioso. Para informações detalhadas sobre causas, formas de transmissão, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Eritema infeccioso: sintomas e tratamento.
O que é o eritema infeccioso?
O eritema infeccioso, também conhecido como “quinta doença”, é uma infecção viral bastante comum na infância, causada pelo parvovírus B19. O sinal mais característico dessa doença é o exantema ou rash cutâneo (manchas avermelhadas na pele) que ela provoca.
Além do rash, os pacientes podem apresentar febre baixa, mal-estar e sintomas respiratórios leves. A quinta doença é geralmente autolimitada e resolve-se sem complicações em crianças saudáveis, embora possa ser mais grave em pessoas com imunossupressão ou doenças hematológicas crônicas.
Fotos do eritema infeccioso
O rash do eritema infeccioso começa geralmente com uma vermelhidão intensa nas bochechas, que muitas vezes é descrita como “face esbofetada”. Esse exantema é tipicamente bem avermelhado, acomete ambas as bochechas e apresenta discreto relevo. As áreas ao redor do nariz, boca e olhos costumam ser poupadas.
Após alguns dias, o rash pode se espalhar para os braços, pernas, tronco e nádegas. O rash é tipicamente vermelho vivo ou rosa, e pode ser ligeiramente elevado e pruriginoso.
Uma característica desse rash do eritema infeccioso é o padrão de renda ou rede que ele pode formar à medida que desaparece. Este padrão é mais visível nas áreas de extensão dos braços e das pernas. O rash é dinâmico e pode desaparecer e reaparecer, especialmente se a pele é irritada por calor ou frio.
Após a fase aguda do exantema do eritema infeccioso, que persiste entre uma a três semanas, o paciente pode continuar a experimentar episódios recorrentes do rash por semanas ou até meses. Estas recorrências são mais comuns e podem ser desencadeadas por diversos fatores ambientais e físicos. Entre eles, o contato com água quente, a exposição prolongada ao sol, temperaturas ambientais elevadas, estresse emocional ou esforço físico intenso. Estes gatilhos parecem estimular a reativação do rash característico, refletindo a sensibilidade da pele após a infecção inicial.
Referências
- Clinical manifestations and diagnosis of parvovirus B19 infection – UpToDate.
- Fifth Disease – Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
- Imagens: Shutterstock, Depositphotos, Wikimedia commons e arquivo pessoal.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Deixe um comentário