Fotos de eritema infeccioso

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment Sem comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

(!) Esta é uma página de fotos das lesões provocadas pelo eritema infeccioso. Para informações detalhadas sobre causas, formas de transmissão, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Eritema infeccioso: sintomas e tratamento.

O que é o eritema infeccioso?

O eritema infeccioso, também conhecido como “quinta doença”, é uma infecção viral bastante comum na infância, causada pelo parvovírus B19. O sinal mais característico dessa doença é o exantema ou rash cutâneo (manchas avermelhadas na pele) que ela provoca.

Além do rash, os pacientes podem apresentar febre baixa, mal-estar e sintomas respiratórios leves. A quinta doença é geralmente autolimitada e resolve-se sem complicações em crianças saudáveis, embora possa ser mais grave em pessoas com imunossupressão ou doenças hematológicas crônicas.

Fotos do eritema infeccioso

O rash do eritema infeccioso começa geralmente com uma vermelhidão intensa nas bochechas, que muitas vezes é descrita como “face esbofetada”. Esse exantema é tipicamente bem avermelhado, acomete ambas as bochechas e apresenta discreto relevo. As áreas ao redor do nariz, boca e olhos costumam ser poupadas.

Eritema infeccioso - “face esbofetada”
“Face esbofetada”
Rash na face do eritema infeccioso
Rash na face do eritema infeccioso
Exantema na face - quinta moléstia
Exantema na face – Quinta moléstia
Face esbofetada - eritema infeccioso
Face esbofetada

Após alguns dias, o rash pode se espalhar para os braços, pernas, tronco e nádegas. O rash é tipicamente vermelho vivo ou rosa, e pode ser ligeiramente elevado e pruriginoso.

Uma característica desse rash do eritema infeccioso é o padrão de renda ou rede que ele pode formar à medida que desaparece. Este padrão é mais visível nas áreas de extensão dos braços e das pernas. O rash é dinâmico e pode desaparecer e reaparecer, especialmente se a pele é irritada por calor ou frio.

Rash do eritema infeccioso
Rash em padrão de renda no braço
Eritema infeccioso
Exantema do Eritema infeccioso
Rash do eritema infeccioso no braço
Rash do eritema infeccioso no braço
Rash do eritema infeccioso em corpo e face
Rash do eritema infeccioso em corpo e face
Rash do eritema infeccioso no corpo de um bebê
Rash do eritema infeccioso no corpo de um bebê

Após a fase aguda do exantema do eritema infeccioso, que persiste entre uma a três semanas, o paciente pode continuar a experimentar episódios recorrentes do rash por semanas ou até meses. Estas recorrências são mais comuns e podem ser desencadeadas por diversos fatores ambientais e físicos. Entre eles, o contato com água quente, a exposição prolongada ao sol, temperaturas ambientais elevadas, estresse emocional ou esforço físico intenso. Estes gatilhos parecem estimular a reativação do rash característico, refletindo a sensibilidade da pele após a infecção inicial.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário