Fotos de urticária (alergia na pele)

Veja fotos de urticária e conheça as principais apresentações clínicas dessa condição dermatológica comum, caracterizada por placas avermelhadas, pruriginosas e de início súbito.

Dr. Pedro Pinheiro
Atualizado:

59 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

(!) Esta é uma página de fotos com as lesões típicas da urticária. Para informações detalhadas sobre causas, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Urticária: o que é, causas, sintomas e tratamento.

O que é urticária?

A urticária é uma extensa reação da pele, com lesões caracteristicamente avermelhadas, com relevo e que provocam intensa coceira. Frequentemente, as lesões da urticária são múltiplas e as que surgem próximas umas das outras podem se juntar e formar grandes placas avermelhadas.

Habitualmente relacionada a algum tipo de reação alérgica, como alergia a medicamentos, substâncias ou alimentos, a urticária também pode ser desencadeada por infecções, calor, frio ou doenças de origem imunológica.

Imagens de urticária

O local do corpo mais acometido pode variar ao longo dos dias. No primeiro dia, o abdômen pode ser o local com mais lesões, no dia seguinte as costas e no terceiro dia os membros. Nos casos mais severos, o paciente pode ter inúmeras lesões por todo o corpo de uma só vez.

Lesões típicas da urticária:

Urticária nos braços
Urticária nos braços
Urticária nas pernas
Urticária nas pernas
Urticária nas costas e ombros
Urticária nas costas e ombros
Urticária na perna
Urticária na perna
Urticária nas costas
Urticária nas costas
Urticária
Urticária
Urticária na barriga
Urticária na barriga
Visualização ampliada das lesões pela urticária
Visualização ampliada das lesões pela urticária
Urticaria em criança
Urticária em criança
Urticária no tronco e costas
Urticária no tronco e costas
Lesões da urticária de perto
Lesões da urticária de perto

A urticária aguda dura poucos dias, em geral, de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Se o quadro persistir por mais de 6 semanas, classificamos a urticária como crônica.

 A urticária aguda pode melhorar, dar a impressão de estar curada e retornar subitamente.

Na maioria dos casos, a urticária vai embora sem causar maiores problemas, mas em algumas pessoas ela pode ocorrer junto com angioedema, que é uma reação alérgica mais grave que acomete as mucosas e pode causar dificuldade respiratória.


Referências


Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Atenção: para enviar sua pergunta, utilize a caixa de comentário abaixo e não o botão “Responder” em comentários de outros leitores. Assim, sua dúvida será respondida de forma individual e você não interrompe conversas já iniciadas.